É incrível pensar o quanto existem histórias que  simplesmente prendem sua atenção mesmo quando de início você não está totalmente imerso nela. E sejamos francos, isso é sempre bom. Em “Longest Promise” você pode sentir essa atmosfera despretensiosa, porém impactante e única. 

Venha conferir conosco o que temos a dizer dessa história de fantasia, que mais parece um romance à la Romeu e Julieta.


8/10

The Longest Promise

Ano de lançamento: 2023

Direção: Jiang Jia Jung

Título original: 玉骨谣

Gênero: Xianxia; Romance

Elenco: Xiao Zhan ; Ren Min

Baseado no romance “Zhu Yang”, de Cang Yue. É uma prequela da série de 2021 “Mirror: A tale of Twin Cities”.


SOBRE A TRAMA

The Longest Promise traz a história de  Zhu Yan (Ren Min), a princesa herdeira do Clã Carmim, e aspirante à feiticeira. E Shi Ying (Xiao Zan), o príncipe herdeiro do reino de Konsang, que após um evento trágico durante a infância, teve de se exilar na Montanha Jiuyi para não ser morto pelo imperador, que diga-se de passagem, é o seu próprio pai. Desde então, ele se aprimorou em magia e se tornou o preceptor da Montanha, tendo como único desejo se reencontrar novamente com sua mãe, a imperatriz Bai Wei.

O encontro dos dois se dará ainda quando ambos são crianças mas, devido a um acontecimento trágico, Zhu Yan acha que Shi Yang está morto. Tudo que ela mais deseja é se aprimorar em magia e aprender técnicas capazes de ressuscitar o príncipe herdeiro. E para isso, ela irá até a Montanha para se tornar uma discípula do preceptor Shi Yang, que ela não sabe que é o príncipe herdeiro. Uma jornada de conhecimento, aprendizado, empatia e amor irá segui-los até o momento em que ambos reconheçam os reais sentimentos que sentem um pelo outro.

Em paralelo, nós temos também a trama de Zhi Yuan (Alen Fang), um marinho do Clã do Mar, que durante 200 anos, protege a família do Clã Carmim, e também é o tutor de Zhu Yan. Ao longo da série veremos que ele é muito importante para seu clã e possui a missão de encontrar o Imperador do Mar, que será o responsável por salvar o clã do mar da extinção. Zhi Yuan é atencioso e bondoso mas esconde um passado triste que ainda o acompanha mesmo após 200 anos.


PERSONAGENS

ZHU YAN

“Não quero decepcionar meu mestre. Por isso, preciso me comportar”

SHI YING

“Não tenho porque voltar ao mundo mundano. Meu lugar é aqui na Montanha.”

ZHI YUAN

“Eu prometi à ela que iria proteger toda sua família até ela voltar para mim.”

OPINIÃO E CRÍTICA

Dentre as principais razões para assistir “The Longest Promise”, uma delas é o elenco. Xiao Zan já é um velho conhecido e querido pelos fãs de c-drama, e só esse ano, já tem mais um projeto no ar: o c-drama “The Youth Memories”. Ren Min, é uma atriz em ascensão na China e já coleciona trabalhos importantes como “Ten Years of Loving You”. Esses dois deram tudo de si no quesito química, fazendo com que este c-drama se tornasse um dos favoritos do ano.

Ying e Yang

Shi Ying e Zhu Yan, como já é subentendido, são completamente opostos mas também são o equilíbrio. Yin e Yang, na cultura chinesa, remetem as energias da escuridão (Yin) e a luz (Yang). Quando separadas, mesmo que sintam falta uma da outra, permanecem em equilíbrio. Quando se encontram, pode ser indício de um caos iminente ou uma limpeza espiritual. No caso dos protagonistas, Yan é impetuosa, fala o que pensa e muitas vezes consegue sair pela tangente e não mede as consequências de seus atos. Mesmo que para ela o óbvio esteja bem a sua frente ela ainda irá buscar novos caminhos para seguir. Já Ying, é sensato e sempre procura saber as respostas para os problemas que venham a aparecer. Dificilmente gosta de ser contrariado porque quase sempre estará coberto de razão.

“Mestre, quero continuar a viver com o senhor para sempre. É possível?”

Quando Yan se torna discípula de Ying, podemos notar uma clara mudança em seu comportamento. Ela passa a se dedicar mais às tarefas que lhe são impostas e isso faz com que sua força e seus poderes fiquem cada vez mais fortes, proporcionando uma admiração por parte do seu “shifu” (mestre em chinês). A ligação entre eles é nítida desde a primeira aula e Yan deseja fazer o melhor possível para não decepcioná-lo.

O imperador do mar

Enquanto Yan desenvolve suas habilidades na Montanha Jiuyi, seu tutor Zhi Yuan está sentindo uma presença estranha que deseja entrar em contato com ele. E ele percebe que é o Imperador do Mar. Logo, ele parte em sua própria jornada para encontrá-lo. 

O imperador do Mar é o rei supremo do clã do Mar e ele vem para salvar o povo da completa extinção. Zhi Yuan, por ter sido membro da Guarda Marinha e da Esquerda, é o único descendente do Dragão do Mar capaz de perceber a presença do imperador e levá-lo em segurança para o Mar Bileo. 

Zhi Yuan é um personagem enigmático. Ele é muito calmo nas tomadas de decisões mas se precisar entrar em batalha, ele não demonstra medo. O fato de ter convivido com a bisavó de Yan há 200 anos, o torna um grande lutador. Mas apesar desta missão, ele ainda não consegue deixar de pensar em sua amada e o quanto a deseja de volta. E essa obsessão se tornará sua maior fraqueza. 

“O imperador do mar está próximo. Posso sentir.”

A partir desse momento, o bom moço se tornará um problema, o que faz com que você tenha pena dele. É alguém que você deseja que tenha sucesso.

Uma história à lá Romeu e Julieta

Você deve estar se perguntando o porquê dessa história ser descrita como a de “Romeu e Julieta”. Se se recordam, Romeu e Julieta eram de famílias rivais, que sempre arrumavam motivo para entrarem em conflito, mas que durante um tempo, até conviviam em harmonia (não no mesmo espaço, obviamente). Em “The Longest Promise”, nosso casal eram de famílias diferentes mas que até certo ponto, não se consideravam rivais. Desde que se respeitassem os limites do palácio, todos os clãs conviviam em perfeita harmonia.

Mas o fato do clã Carmim não ser tão forte economicamente, faz com que eles não saiam com frequência de seus domínios, tornando difícil estreitar laços com clãs mais fortes. Principalmente os matrimoniais.

Entretanto, assim como em Romeu e Julieta, nosso casal desafia tudo e a todos em prol do seu amor e só desejam viver em paz, sem conflitos. Durante o drama é perceptível os elementos que compõem uma história de amor trágica vindo à tona a cada episódio. Como por exemplo, o sacrifício que Yan faz para salvar seu mestre e príncipe herdeiro, doando metade de seus anos de vida só para que ele volte dos mortos mais uma vez. Tal qual quando Romeu enfiou uma adaga no peito por achar que Julieta estava morta, aqui também temos uma prova de amor extrema e trágica. E tudo que você quer é que os heróis tenham um dia de paz.

“Podemos conseguir. Lembre-se Zhi Yan: sempre haverá tempo.”

Um enredo cativante e coerente

“The Longest Promise” traz consigo também, uma trilha sonora única e condizente com cada acontecimento de cada personagem. Claramente o visual foi bem investido aqui, e tinha um real propósito do que apenas deixar tudo simplesmente bonito. Isso se reflete também na mudança de comportamento dos personagens: à medida que Zhu Yan se torna uma pessoa mais disciplinada, suas roupas vão ficando menos extravagantes e mais condizentes com sua realidade. O mesmo vale para Shi Ying e outros personagens. O único que não apresenta muitas mudanças estéticas é justamente Zhi Yuan. E como explicado anteriormente, ele é alguém preso ao passado.

Com uma trilha sonora sensível, uma fotografia colorida e simples, “The Longest Promise” é uma obra para apreciar com calma e nos dá um ar de que tudo é possível, que nós temos tempo de fazer o que quisermos mesmo quando tudo parece ir contra nós. E você já pode conferir seus 43 episódios na Netflix, mas prepare o estoque de lencinhos porque o choro é livre!


Gostou do nosso conteúdo? Nos siga em nossas redes sociais e em nosso site para ter acesso a mais conteúdos similares e exclusivos!

Texto por Mari Araújo | Revisado por Annyie | Equipe de Redação da K4US | k4us.com.br Não retirar os devidos créditos.