Os estúdios de TV e cinema ao redor do mundo correram para garantir o seu próprio serviço de streaming com o sucesso da Netflix. Poucos, entretanto, estão conseguindo se manter nessa maratona sem ao menos criar uma plataforma para chamar de sua. Estou falando do Studio Dragon, dona de grandes sucessos como “The Glory”, “Twenty Five Twenty One”, “Yumi’s Cells” e tantos outros que comprovam que o estúdio está dominando o mercado como ninguém.

Somente em 2022, foram 32 produções que conquistaram o público local e se tornaram grandes sucessos globais. Consequentemente, o estúdio faturou mais de R$ 2,7 bilhões com essas produções e o faturamento deve crescer ainda mais em 2023, tendo em vista que o planejamento para este ano é de 35 k-dramas.

“Pousando no Amor” foi um dos primeiros sucessos globais do Studio Dragon

A Netflix foi a primeira grande plataforma a entender o poder do estúdio. Antes mesmo de se tornar o queridinho, o serviço já apostava em produções como “Pousando no Amor” e “Romance Is a Bonus Book” e, em 2019, chegou a fechar uma parceria para a transmissão global exclusiva de alguns de seus títulos. Consequentemente, hoje são mais de 50 k-dramas do estúdio disponíveis na plataforma.

Igualmente de olho no dragão azul está  a Amazon Prime Video. O serviço de streaming de Jeff Bezos fechou uma parceria com o Studio Dragon para a transmissão exclusiva de algumas de suas produções em 240 países no final do ano passado. Já com o Disney+ a parceria está nos estágios iniciais, mas reforça a soberania do estúdio entre os serviços de streamings globais.

“Acredito que o crescimento [do Studio Dragon] será ainda maior no exterior. Esperamos um aumento no mercado estadunidense e japonês. Assim como no doméstico [Coreia do Sul]. Esse é o foco do estúdio atualmente”, afirmou a CEO da produtora, Kim Jey Hyun, em entrevista à CNBC.

Não só no mercado global, as estratégias do Studio Dragon visam firmar o estúdio nos Estados Unidos. “Temos mais de 100 dramas produzidos e exportados para os Estados Unidos e contamos ainda com parceria de empresas como a Skydance Media e Blumhouse na produção. Para conseguir público nos Estados Unidos, é preciso trabalhar junto com eles, que é o que estamos fazendo”, afirmou.

“The Big Door Prize” foi lançado em março

A parceria com Skydance resultou em “The Big Door Prize”, série original da Apple TV+. A colaboração ainda deve render uma nova versão de “Hotel Del Luna”, descrita como global, nos próximos anos.

No fim, o que Studio Dragon faz é o mesmo que a Sony Pictures, que até hoje não apostou na criação de um streaming, mas tem acordos gigantes com Disney+ e Netflix tanto para a transmissão, como para a criação de conteúdo inédito. Assim, ambos os estúdios lucram com os streamings sem se preocupar com todo gasto operacional que uma plataforma exige e sem, principalmente, correr o risco de cair no prejuízo. É esperto.

Texto por José e tradução por Mariana Araújo | Revisão por Fran | Equipe de Redação da K4US
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