10/10

Oh My Venus / Oh Minha Venus

Título original: 오 마이 비너스

Ano de lançamento: 2015

Gênero: Comédia / Romance / Drama

Direção: Kim Hyung-suk, Lee Na-Jeong

Roteirista(s): Kim Eun-ji

Produção: KBS2

Elenco: So Ji-sub, Shin Min-a, Jung Gyu-woon, Sung Hoon, Henry Lau, Jin Kyung, Jo Eun-ji, Choi Jin-ho

Episódio(s): 16

Duração: 60 minutos cada episódio

Plataformas atendidas: Viki

Sinopse: Oh My Venus: Quando uma garota que era considerada linda na adolescência, e, em sua vida adulta, se transforma numa mulher que não é desejada e é subjugada, será possível recuperar sua autoestima? No voo em que voltava de uma rápida viagem de negócios aos Estados Unidos, Joo Eun tem sua vida salva em um embaraçoso encontro com o personal trainer Kim Yeong, que está regressando para a Coreia, fugindo de um rumor sobre ele nos EUA (onde vivia anteriormente). Os caminhos dos protagonistas se cruzam, e novamente numa situação embaraçosa. Seria o destino de Kim Yeong sempre salvar Joo Eun? Ele conseguirá ajudá-la a recuperar sua auto-estima? (Resenha adaptada retirada do Viki)

Oh My Venus trata com humor e drama na medida certa temas como vida saudável, body positive, autoaceitação, amor próprio, inseguranças, inteligência emocional, traumas e superação. Fala sobre lidar de forma saudável com o corpo e com a mente. Aparentemente tóxico e superficial, Oh My Venus surpreende ao mostrar que, na verdade, veio para causar reflexão e nos fazer mudar junto com os personagens.

Nesta resenha de Oh My Venus, conforme você lê a história do drama, talvez sinta que ele seja mais uma produção tóxica, que força padrões de beleza e traz sentimentos de inadequação. Contudo, não é bem assim. Ainda que o cenário contribua para que essa seja a temática central da produção, durante a dissertação da opinião, iremos te mostrar os detalhes que tornam a série bem equilibrada entre humor e drama, trabalhando com temas sobre autoaceitação, respeito à sua saúde e corpo, e superação de traumas físicos e psicológicos.

Oh My Venus é muito mais profundo do que parece!

História do Drama

Com 33 anos, Kang Joo Eun conseguiu tudo que queria em sua adolescência: ser advogada e manter seu relacionamento duradouro de 15 anos com seu namorado Im Woo Sik. Porém, como nada é lindo como esperado no mundo dos dramas, no dia do aniversário de 15 anos de namoro, Woo Sik decide terminar com Joo Eun (também conhecida por Vênus de Daegu, apelido que ganhou na adolescência por causa de sua beleza).

O namorado abandona Joo Eun por causa de sua aparência física, que não era mais a mesma da adolescência e, ainda, porque ela era muito bem sucedida em sua profissão, muito mais do que ele.

Toda essa situação deixa nossa Vênus abalada e com raiva, pois ela e sua melhor amiga, Lee Hyun Woo, acreditavam que, finalmente, Woo Sik iria pedi-la em casamento. Sem poder aproveitar a fossa de uma forma decente, Kang precisa viajar a trabalho para os Estados Unidos, e então tudo começa a mudar, e, naquele momento, não é possível saber se a mudança é para melhor ou para pior.

Por estar sob estresse, e aliado aos seus maus hábitos alimentares, Kang Joo Eun mistura café, algumas bebidas aleatórias e pílulas que sempre toma para emagrecer (e ainda faz uso de uma cinta modeladora apertada que pressionada o abdome) fazendo-a passar mal durante seu voo de volta para a Coréia.

Quem a ajuda é um jovem super gentil, chamado Kim Ji Woong, que vai até a primeira classe pedir para que seu amigo (e chefe) ajude-o a salvar nossa Vênus. E, assim, somos então apresentados ao nosso personagem principal masculino, Kim Yeong Ho.

Depois de ajudar Kang, Yeong Ho percebeu que havia chamado atenção demais com a cena de primeiros socorros e acaba precisando sair escondido do avião, já que ele estava escoltando Jang Joon Seong, um lutador famoso. Joo Eun, para então retribuir o homem que salvou sua vida, os ajuda a escaparem do avião sem serem notados após o pouso.

Após chegar à Coreia, Joo Eun estava indo comprar um cafézinho no hotel e acaba re-encontrando Oh Soo Jin, uma antiga colega de escola. O plot twist é que Joo Eun quase não reconhece a colega, pois a mesma mudou drasticamente. Antes, a referida mulher era gorda e agora estava magra, dentro dos padrões de beleza esperados, com cabelos curtos e com roupas que nunca teria usado na época de escola. Mas a surpresa não acaba por aí, Soo Jin estava acompanhada do ex-namorado de Joo Eun. Isso mesmo! Woo Sik trocou Joo Eun por Soo Jin – dá-se a entender que foi por causa da diferença na aparência das duas.

Daí em diante é ladeira abaixo. Nossa Vênus fica sem reação por causa do choque e, para completar a cena, quando ela tenta dar o primeiro passo para ir embora, o seu salto quebra e ela cai no chão. O ex tenta ajudá-la a se levantar, mas é aí que nosso príncipe, Yeong Ho, entra em ação. Ele aparece em cena tirando Kang Joo Eun daquele momento constrangedor e levando-a para seu quarto que ficava alguns andares acima no mesmo hotel onde estavam.

Quando a dupla chega no quarto, Joo Eun reencontra os jovens que a ajudaram no voo. Após uma série de acontecimentos, ela acaba descobrindo que um dos três era o famoso John Kim (mas não sabia qual dos três era), um personal trainer misterioso que atuava com celebridades, que tinha a fama de fazê-las ficarem totalmente diferentes (¹segura essa informação que a gente vai usar mais pra frente). O grande X da questão é que ninguém poderia saber quem era o Treinador Kim. Este era um segredo guardado a 7 chaves – uma vez que, na verdade, Kim Yeong Ho era o tal John Kim. Além de personal, Yeong Ho era médico, vinha de uma família rica e muito importante no país. Por isso, precisavam garantir que a mídia não descobrisse sua real identidade, para que sua família não desconfiasse, pois seria mal visto por seus entes.

E então a confusão acontece! Claro, porque precisamos de uma confusão. Joo Eun acredita que o John Kim na verdade é o Kim Ji Woong (lembra que ela não sabia qual dos três eram o personal!?), o garoto que estava do lado dela no voo, e decide chantageá-lo: ou eles a faziam emagrecer ou ela contava para todo mundo o segredo deles. Afinal, depois do trauma do término, ela achava que sua unica chance de ser feliz novamente era sendo magra (²segura essa informação, também, vamos precisar daqui a pouco).

Não teve outra, não é mesmo? Os meninos caíram na chantagem, mas não exatamente. Entre eles, resolveram fazer uma tática que, na cabeça deles, seria infalível: um treino pesado para que Kang Joo Eun desistisse da ideia maluca de emagrecer. (³Olhá só, eles achavam a ideia MALUCA!! Segura essa informação).

E como a gente sempre fala, nada é perfeito. Kang Joo Eun não perdeu nenhuma grama mesmo após treinos pesados, dietas rígidas e acompanhamento contínuo da equipe de John Kim – O que deixa os meninos desconfiados e a levam para fazer exames no hospital, descobrindo, então, que, além dos maus hábitos alimentares, a Vênus tem um problema de saúde: hipotireoidismo.

Por isso, nada do que estavam fazendo funcionava, deixando-os com peso na consciência. Sabendo da condição de saúde, Joo Eun acaba indo morar na casa dos rapazes para que fique mais fácil de eles acompanharem sua saúde, e assim começa a emagrecer de forma saudável e sempre levando em consideração os limites de seu próprio corpo.

O drama, além de focar na questão de alimentação saudável e exercícios para ter qualidade de vida, foca também na questão psicológica. Aborda traumas passados dos personagens, além de um grave problema, tanto de saúde física quanto emocional, de Kim Yeong Ho – Mas se eu contar essa parte para vocês, estarei dando spoiler.

Oh My Venus também retrata quadros da vida adulta, como problemas no trabalho, inseguranças profissionais, deficit de inteligência emocional, a luta em correr atrás dos sonhos, o esforço doloroso para esconder do mundo quem você realmente é e as dificuldades de encarar a realidade. Sem contar que retrata a pressão estética pelas quais as mulheres são submetidas e como isso pode ser tóxico.

Ao longo da produção, descobrimos o porquê de Kim Yeong Ho ter abdicado de seu posto de comando da empresa de sua família e porque sua relação com os seus entes não é das melhores. E detalhe: o ex-namorado e a colega de escola não desaparecem da trama. Segura o coração.

Personagens

Kang Joo Eun

Kang Joo Eun é a nossa protagonista principal, com 33 anos e uma advogada muito boa. Com o ganho de peso, ninguém acredita que ela era a famosa “Vênus de Daegu”, e sofre assédio no trabalho por causa de seu corpo. Por mais que tenha rompido um relacionamento de 15 anos, por escolha do cara, ela continua sendo divertida e acredita que perder peso é o que a fará “dar a volta por cima” – E depois a gente vê que não é bem assim.

Kim Yeong Ho

Kim Yeong Ho, além de ser personagem principal, é tudo de bom e mais um pouco. Médico, rico, bondoso, gentil, romântico, divertido, e nas horas vagas personal trainer dos famosos. Mas não é só disso que este homem vive. Além de todas essas qualidades, ele precisa enfrentar o destino que está em suas mãos, aprender a lidar com uma frustração do passado e não sabe por quanto tempo conseguirá fugir de compromissos com a empresa de sua família.

Jang Joon Sung

Jang Joon Sung é um lutador de boxe muito renomado nos Estados Unidos e é treinado por Kim Yeong Ho, mas o relacionamento dos dois vão além do de “mestre-aprendiz” – Joon Sung é visto como um irmão mais novo para o Treinador Kim e junto de seu fiel amigo e escudeiro, Ji Woong, eles moram todos na mesma casa. Além de arrancar doces risadas e suspiros, você também irá se emocionar com a história do rapaz que está procurando sua família biológica.

Kim Ji Woong

Se prepare para morrer de fofura com esse personagem. Ji Woong é como um ‘staff’ de Joon Sung, mas também é seu melhor amigo. Sendo ótimo em inglês, o baixinho é super bem humorado e o responsável pela aproximação dos personagens principais. Sem contar que ele sempre tenta ajudar a nossa Vênus de Daegu nos exercícios. Ele não é um personagem com história profunda, não sabemos muita coisa sobre a sua vida, mas temos uma certeza: os momentos de tela em que ele aparece, só te fará rir – pois aparentemente ele é o respiro cômico da trama.

Oh Soo Jin

Antiga colega de escola da Vênus, Oh Soo Jin aparece como chefe da personagem principal. Além da sua aparência ter mudado, toda a sua personalidade doce e sensível que tinha quando adolescente foi substituída por uma pessoa má e egoísta, que pensa apenas em si mesma.

Im Woo Shik

Você vai amar ele nos primeiros minutos do dorama, sério mesmo. Im Woo Shik na sua adolescência era um nadador olímpico muito bom, ganhava sempre medalhas de ouro e era perdidamente apaixonado por Kang Joo Eun. Na noite de comemoração de 15 anos de namoro, ele resolve por um fim em seu relacionamento. Woo Sik aparece sempre para atormentar a vida da sua ex, e, posteriormente, desenvolve um relacionamento com Oh Soo Jin.

Análise Critica

Sabemos o quão preconceituosa são as pessoas quando falamos sobre peso, ainda mais na Coreia do Sul, que possui padrões diferentes dos nossos e ainda mais impossíveis de serem alcançados.

Ficamos um pouco receosos quando vemos um drama coreano abordando o assunto “corpo”, principalmente quando alguns k-dramas por aí já foram duramente criticados por tratarem do assunto de uma forma muito perturbadora e errada. Lembra da informação ² que você segurou? Então: o que faz “Oh Minha Vênus” ser diferente é que a personagem principal acredita que perder peso vai faze-la voltar a ser feliz, voltar a ter a vida que tinha quando era adolescente – e todos os acontecimentos do drama mostram que ela está totalmente errada.

A trama mostra que é necessário encarar nossa realidade, assumir a vida adulta e desenvolver inteligência emocional para saber quando ir ou não atrás do seu passado, e quando é hora de olhar pro futuro e seguir em frente. Agora, puxa aquela informação ³ que eu pedi pra você salvar: os novos amigos de Joo Eun mostram pra ela que viver de forma saudável não muda só o corpo dela, mas também a forma como ela encara a vida. Muda o modo como ela vai encarar a própria saúde, e como ela passará a lidar com as pessoas e consigo mesma.

Lembra que o Personal Trainer John Kim deixava as celebridades diferentes ¹? Isso não se referia só ao corpo delas, mas à forma de pensar e encarar o mundo. Kim Yeong Ho tinha uma filosofia de vida, e era essa filosofia que ele passava para todos os seus clientes.


As pessoas consideravam que Kang Joo Eun tinha uma beleza perfeita na adolescência, todos faziam tudo por ela e a mesma era super respeitada por onde passava, já que era perfeitamente o padrão coreano: magra, cabelos longos, pele pálida e covinhas nas bochechas.

Joo Eun, que deu seu máximo durante boa parte de sua a vida na carreira de advogada, passa a não ser mais ouvida e reconhecida como a excelente profissional que era, além de sofrer assédios no ambiente de trabalho por causa de sua aparência. Ela começa a receber trabalhos com menos relevância.

A trama tem dois focos principais que se misturam: a perda de peso de Joo Eun e os traumas de Kim Yeong Ho. Quando dizemos que o drama aborda “vida saudável”, isso se reflete além da parte física. Toca na saúde mental, em como é difícil estar mentalmente saudável quando se é um adulto com problemas profundos enraizados há anos, quando seu valor é diminuído em função de coisas supérfluas, como o formato do seu corpo, e como é difícil se abrir com as pessoas e mostrar suas vulnerabilidades.

Além da pegada leve, descontraída e divertida (cheia de cenas fofas que rendem boas gargalhadas), a direção soube dosar muito bem as cenas de drama envolvendo a busca de Jang Joon Sung pela sua família, enquanto Kim Yeong Ho queria se esconder de sua própria. A forma como o bullying e o preconceito mudaram a personalidade de Oh Soo Jin, e a busca de Kang Joo Eun em restabelecer sua auto-confiança.

Tudo isso faz com que você se apegue aos personagens e queira, cada vez mais, saber o que está acontecendo na vida de cada um. Deseja entender mais sobre a vida do Treinador Kim, saber se um rumor que rolava nos Estados Unidos era verdade. Tenta achar os motivos de Oh Soo Jin ter se transformado em alguém tão diferente, com uma personalidade terrível. E, assim como Joo Eun, nós começamos a encarar a vida de uma forma diferente: entender a importância de uma vida saudável (em um sentido que vai além do corpo) e compreender o termo body-positive, mesmo que superficialmente. Nós mudamos junto com a personagem e isso é incrível.

Por mais que o dorama seja todo divertido, mostrando a jornada da personagem principal, precisamos falar de algo muito importante: o peso! O drama frisa em todo episódio que ser gordo não te torna feio, que somos muito mais do que quilos numa balança. Percebemos que Joo Eun se ama e se sente a mulher mais linda e sexy do mundo com o seu corpo, mas está cansada de ser rebaixada pelo seu peso.

Infelizmente, essa é uma realidade que não passa apenas nos países asiáticos, e nem acontece só na ficção: é um problema mundial e real. Quantas pessoas que não se encaixam nos padrões midiáticos sofrem com essa pressão? Ou, então, são subjugadas e invalidadas por causa da aparência? Buscar ser saudável é excelente, mas isso não significa que pessoas que são gordas necessariamente não são saudáveis. No drama, em especial, a protagonista tem uma disfunção hormonal, mas isso não significa que toda pessoa gorda é doente. Temos que levar em consideração nossos biotipos.

E atenção, não tente seguir as dietas, exercícios e estilo de vida que é apresentado no dorama. Se você deseja emagrecer, manter uma forma específica ou ficar com sua vida saudável, procure um especialista no assunto – “Saudável” está além do corpo físico!. Vá em nutricionistas, psicológos, endócrinos e treinadores de confiança. É a sua vida e seu corpo que está em “jogo”, então tome conta dele e escolha muito bem o que fazer com o mesmo. 

OST

Obviamente, precisamos falar dessa OST perfeita, não é? A música principal é cantada por ninguém menos que Jonghyun, do SHINee. Beautiful Lady mostra muito bem o que retrata no drama: “Você é minha dama linda”. O vocal de Jonghyun transmite a sensação de como é assistir cada episódio – leve e divertida. Foram apresentadas um total de sete músicas para “Oh My Venus”, e cada uma encaixa perfeitamente com todos os pontos do drama, sem contar que são perfeitas para aproveitar a fossa ou até fazer exercícios físicos.

Ouça a playlist no Spotify:

Onde assistir

O dorama está disponível para assistir no Viki, com legendas em português e totalmente gratuito. 


Por mais que seja “antigo”, Oh Minha Vênus é um dorama que continua abordando um assunto muito presente em nossas vidas, a pressão estética. Vale a pena assistir e conhecer um pouco mais sobre essa trama que irá te arrancar risadas gostosas e abrir os olhos para a verdadeira mensagem: se ame acima de tudo. E é com essa mensagem que finalizamos nossa resenha. O que achou dos personagens? Também se identificaram com a Kang Joo Eun? Comente com a gente!

Resenha por Camila | Revisão por Fran e Dadalto | Equipe de redação K4US
Não use esse texto sem creditar e linkar www.k4us.com.br