Unlocked, novo filme da Netflix, monta um triplex na cabeça do telespectador. Com um enredo promissor, a produção traz muitas reflexões sobre a sociedade atual. 

Sou uma pessoa desconfiada, confesso. Sempre deixei adesivos colados nas câmeras de notebooks, não acesso wi-fi de lugares desconhecidos, dentre outras atitudes que sempre me pareceram prudentes. Porém, Unlocked me deixou ainda mais preocupada. 

10/10

Unlocked

Título original: 스마트폰을 떨어뜨렸을 뿐인데

Direção: Kim Tae Joon

Gênero: Thriller, Mistério, Crime, Drama

Elenco: Chun Woo Hee, Yim Si Wan, Kim Hee Won, Kim Ye Won, Park Ho San

Duração: 117 min

Ano de lançamento: 2023

Plataformas atendidas: Netflix

Sinopse: A vida de uma mulher vira de cabeça para baixo quando um homem perigoso pega seu celular perdido e o usa para rastrear todos os seus movimentos. (Fonte: Netflix).

ENREDO 

Antes de mais nada, a era digital é um prato cheio para os mal intencionados. Lee Na Mi (Chun Woo Hee) é o clássico exemplo de pessoa viciada, fica com o celular praticamente o tempo todo em que está acordada. Ou seja, toda a sua vida pode ser acompanhada através de suas redes sociais. Ela trabalha no marketing de uma empresa pequena que produz geléias e mantém um perfil anônimo no instagram onde compartilha receitas. 

Após mais uma noite de bebedeira, ela acaba perdendo o celular e se tornando o novo alvo de Oh Jun Yeong (Yim Si Wan), um homem silencioso e muito paciente. Ele possui um esquema elaborado para conseguir a senha do celular da Lee Na Mi e não demora muito para instalar um spyware no aparelho. Portanto, passa a acompanhar a rotina de sua vítima. O programa permite ver a tela, bem como a câmera do alvo. Simplesmente assustador!

Imagem/reprodução: Netflix

Lee Seung Woo (Park Ho San), pai de Na Mi, desconfia do rapaz que começa a aparecer na cafeteria deles. Devo dizer que o instinto do homem foi realmente muito afiado, mas claramente não temos uma boa recepção de sua filha referente ao assunto. E assim, Oh Jun Yeong começa a afastar a vítima de sua rede de apoio. Não demora muito para a vida de Lee Na Mi virar de ponta cabeça. 

Em contrapartida, o detetive Woo Ji Man (Kim Hee Won) trabalha no caso do corpo de uma jovem encontrado na floresta, parcialmente mutilado. Outros sete corpos foram encontrados na mesma região, após o início das investigações. Seu parceiro Kim Jung Ho (Jeon Jin Oh) levanta a dúvida de que o assassino pode ser o filho do próprio Woo Ji Man. 

Imagem/reprodução: Netflix
Imagem/reprodução: Netflix

As circunstâncias levam Lee Na Mi a encontrar os detetives do caso e colaborar com eles. Nesse momento, ela passou a desconfiar do gentil e calmo Oh Jun Yeong. Contudo, nada sai como eles planejam e o enredo tem um plot twist perto do fim. Ou seja, o que já estava eletrizante torna-se ainda melhor. 

UNLOCKED E O ALERTA

Acredito que a intenção por trás de Unlocked não seja deixar as pessoas paranóicas. Entretanto, podemos entender a crítica que o filme levanta à sociedade atual. Quanto tempo conseguimos passar sem o aparelho celular? O quanto de nossa vida está salvo nesse objeto tão pequeno? 

Imagem/reprodução: Netflix

Em português o título foi traduzido como “Na palma da mão” e chega a ser engraçado de tão literal. Porém, eu nunca tinha visto por essa perspectiva e agora tomarei novas medidas de segurança. Então, caros leitores, mantenham sempre em mente as suas senhas e as atualize com frequência, não acessem redes de internet desconhecidas, compartilhem o mínimo possível de informações em redes sociais e só levem o celular para lojas de assistência que já conhecem ou que possuem boas referências. 

No mais, mantenham-se prudentes e assistam ao filme, pois vale muito a pena! 

Texto por Nai | Revisão por Fran Equipe de Redação da K4US
www.k4us.com.br | Não retirar sem os devidos créditos