Que o TWICE é um dos MAIORES grupos de k-pop da atualidade nós já sabemos, mas o quanto a 5ª turnê mundial ‘READY TO BE‘ em solo brasileiro seria lendária, icônica e bafônica, nós ainda não estávamos preparados. O certo é, o grupo composto pelas nove integrantes Naeyon, Jeongyeon, Momo, Sana, Jihyo, Mina, Dahyun, Chaeyoung e Tzuyu mostrou que merece o título, os recordes, os estádios e, principalmente, os melhores ONCEs (nome do fandom) do mundo.

Como grandes fãs das lendas, nós da K4US estivemos nos dois dias de show e com uma grande conquista: fomos credenciados como imprensa!! Valeu, Live Nation Brasil e principalmente a você, leitor e leitora que está sempre apoiando nosso trabalho! Agora, vamos ao espetáculo que foi as TWICE no Brasil, desde a chegada no aeroporto, passando pela passagem de som, até o fim do segundo show. 

TWICE NO BRASIL
Grupo subiu ao palco às 19h30, sem atrasos – Foto: Camila Cara @camilafcara/Divulgação

Sendo o único país confirmado na América do Sul, o Brasil bateu um recorde de público nos dias de show. E além dos brasileiros, não era difícil encontrar fãs de países vizinhos em meio ao mar de gente. A prova disso foram as filas quilométricas mesmo diante de altas temperaturas. A correria por uma boa visão do palco começou nos acampamentos em frente aos portões do Allianz Parque desde o dia 4, domingo.

Engana-se quem pensa que isso poderia atrapalhar a emoção dos fãs. Durante a espera você já encontrava looks caprichados, ouvia a setlist do show com seus amigos e pessoas da fila, ganhava fanmades e trocava pulseiras personalizadas com outros fãs, inspirados na trend dos swifties. Vale ressaltar que também era possível adquirir pulseiras temáticas da turnê incluídas no pacote VIP do show e outros itens do merchandising oficial a venda no estádio.

Foto publicado pelo TWICE após o primeiro show no país – FOTO: @twicetagram/Reprodução

Os dois dias contaram com um público extremamente animado e diverso. Foram pais e mães acompanhando as filhas, namorados que se descobriram ONCEs, adultos de diferentes idades, gêneros e estilos vibrando juntos. Até influencers e artistas curtiram o show. 

O destaque vai para três: A cantora Pabllo Vittar, fã de carteirinha de k-pop e do girlgroup no primeiro dia de concerto, o ator Cauã Reymond, sendo o pai do ano ao acompanhar a filha, e, nos dois dias, o grupo de dança New Crias. Direto de Maceió, o sexteto viralizou nas redes sociais com seus covers de dança de k-pop que se unem à estética “chave”. E eles são uns queridos, viu? Teve até fila pra tirar foto com os divos do lado de fora do estádio. 

Vcha impressiona em show de abertura 

Podemos dizer que a animação dos fãs do TWICE também contagiou o Vcha, grupo global novato da JYP Entertainment, responsável pela abertura do espetáculo. As meninas entregaram carisma, talento e vocais poderosos no ao vivo, o que causou uma recepção calorosa no público e trouxe uma coerência imensa com a discografia das artistas principais em quesito de estilo musical e dança. Com um público agitado, Vcha conseguiu não só provocar uma entrada impactante, como também trazer os ONCEs para pular e cantar junto.

Vcha, a nova aposta global da JYP – Foto: Camila Cara @camilafcara/Divulgação

As seis meninas com idade entre 15 e 19 anos, Lexi, Camila, Kendall, Savanna, KG e Kaylee performaram três músicas: “Girls of the Year”, “Y.O.Universe” e “Ready for the World”. Formado no finalzinho de 2023 pelo reality A2K  (America 2 Korea), o grupo debutou oficialmente em janeiro de 2024 com o MV de “Girls of the Year”.

READY TO BE IN BRAZIL 

Com o estádio todo iluminado e lotado de fãs, a 5ª turnê mundial ‘READY TO BE’, começava. Pontualidade é o que não faltou. Às 19h30, as luzes do palco no Allianz Parque piscavam dando início ao espetáculo que estava por vir. Seguindo a setlist de outros shows, a sensual versão em inglês de “SET ME FREE” abriu o palco, seguida dos hits “I CAN’T STOP ME”, “GO HARD”, “Moonlight Sunrise” e “Brave”

Com belíssimos vestidos vermelhos e coreografias impecáveis, o TWICE apresentou o seu primeiro ato e com mic ligado até o final do show por volta das 22h. O estádio foi preenchido com a superestrutura de palco principal, secundário e passarela. Em muitas músicas, interações e principalmente no final do show, os fãs da pista premium puderam ver elas de pertinho.  

Twice no Brasil
Show de fogos de artífico marcou o início e final da turnê – Foto: Camila Cara @camilafcara/Divulgação

Em todos os momentos de interação com as ONCEs, as divas rasgavam elogios ao público, mostrando o quanto estavam surpresas e felizes com a energia e gritos altos dos ONCEs brasileiros, provando que somos sim a melhor plateia! E não foram só elogios, durante as pausas de interação as meninas exploraram o português. 

Dahyun com os seus “nossa 👍” e “muito bom👍” foram como um raio de sol, até os clássicos “eu te amo” e “obrigado” de todas fizeram o coração dos fãs baterem mais rápido. Outros membros fizeram discursos mais longos em português, como a Chaeyoung sobre “My Guitar”, música autoral que cantou e tocou em sua performance solo.

Performances solo criam um show à parte

O segundo ato foi marcado por parte das performances solos das membros. Dahyun abriu com o cover sensível de Colbie Caillat “Try” no piano com um vestido estonteante. Aliás, todos os looks eram belíssimos. Logo depois veio o cover de Charlie Puth e Kehlani “Done for Me”, realizado pela Tzuyu com dançarinas de apoio e esbanjando charme. 

A unit japonesa veio logo atrás nos solos. Sana performou “New Rules” da Dua Lipa, entregando coreografias, sensualidade e vocais. Momo deixou todos de queixo caído com a performance de dança de Beyoncé “Move” com direito a pole dance. E a Mina veio para terminar de enterrar o fandom com a música de Ariana Grande “7 Rings”, com muito rebolado. 

A próxima leva de solos não poderia ser mais oposta em conceitos, começando com Chaeyoung, mais intimista, seguida de Jihyo com “Closer”, música de seu álbum de debut com muita coreografia e vocal, dessa vez com um microfone de rosto. Depois temos Jeongyeon com o cover fofo e colegial de “Can’t Stop the Feeling!” do Justin Timberlake. O último solo foi da membro mais velha, Naeyon com o hit “POP!” com muitos dançarinos e confetes. 

Hits e mais hits com direito a banda 

E o que falar sobre “Feel Special”? Antes mesmo de “Cry For Me” começar nós já estávamos chorando com os vocais potentes da Jihyo, fazendo uma versão a capella no final da música. Com um microfone amarelo na mão e uma energia contagiante essa mulher fez história! Poucos são os artistas que parecem tão à vontade no palco quanto Jihyo. A líder do grupo realmente nasceu para ser uma estrela. “FANCY” e “The Feels” fecharam mais um ato de show com novos figurinos delicados de fadas

“I GOT YOU”, que ganhou MV recentemente, veio para emocionar o estádio inteiro, com letras que demonstram o amor e dedicação de ambos, grupo e ONCEs. “Queen Of Hearts” foi a última antes do medley com os hits. Sim, está repetitivo, mas a discografia das Twice é recheada de ícones! Os fãs puderam pular e cantar muito com “Yes or Yes”, “What is Love?”, “Cheer Up”, “Likey”, “Knock Knock”, “Scientist” e “Heart Shaker”

MV de “The Feels” passa das 425 milhões de visualizações no Youtube.

Depois de mais um ato, troca de roupa, interação e VCR (Vídeos curtos sobre o conceito da turnê) temos a música mais brasileira da setlist “Alcohol-Free” que bebe da bossa nova. Seguida de “Dance The Night Away” e “Talk That Talk”, chegou o momento dos fãs brilharem no telão com a Dance Cam enquanto o TWICE se preparava para o final. Presente em todos os shows, a regra era manter a animação durante a música que estivesse tocando na hora, sabendo a coreografia ou não, e muitos fãs demonstraram conhecimento das danças.

O grupo também contou com uma banda ao vivo trazendo uma pegada mais encorpada e diferente às apresentações, com guitarrista, baterista, baixista e tecladista. Sem falar na boa quantidade de dançarinos e efeitos práticos, com plataformas móveis que subiam e desciam com as cantoras tanto no palco principal quanto na passarela, e um telão gigante que acompanhava. Tudo isso com direito a fogos de artifício, confetes variados lançados ao público e diversos outros aparatos que deram suporte às apresentações solo das integrantes. 

Com o show se encaminhando para o final tivemos na roleta, na “sorte” e pressão do público, a performance de “Do Not Touch” da unit japonesa formada pelas integrantes Momo, Sana e Mina, MISAMO. A segunda escolha da roleta caiu em “Doughnut” no primeiro dia e no segundo “I’m Gonna Be A Star” e “Gone”.

 9 anos de grupo e muitos recordes quebrados

Atingindo um sucesso de vendas no Allianz, o grupo feminino formado em 2015 pelo reality “Sixteen” conseguiu esgotar os ingressos do primeiro dia. E ao longo de 18 shows em 2023, a turnê mundial ‘READY TO BE’ já acumula mais de 54 milhões de dólares, sendo a segunda tour mais lucrativa de um grupo feminino de k-pop na história.

Allianz Parque na ‘READY TO BE’ – Foto: Camila Cara @camilafcara/Divulgação

Além disso, nossas meninas serão as primeiras do gênero a estampar a capa da Billboard Brasil, chegando na edição de março. Para o TWICE, esse marco também é inédito, sendo a primeira vez que sai em alguma versão da revista.

READY TO BE foi repleto de momentos especiais e que emocionaram tanto a plateia como as próprias artistas, trazendo discursos como o de autoaceitação, de não permitirmos que as pressões externas nos podem e de diminuirmos a cobrança sobre nós mesmos. Dessa forma, poderemos abraçar nossas diferenças e expressar o que nos torna únicos. Parafraseando a diva Dahyun Vocês nos amam do jeito que somos e finalmente estamos preparadas para sermos quem queremos ser”.

Homenagem dos ONCEs para o TWICE

O segundo dia de show foi ainda mais cheio de emoções consagrando a turnê no Brasil como a melhor do TWICE! No começo do encore, já com as meninas com as camisetas oficiais da turnê, veio o coro de fãs no estádio cantando parabéns para a Jihyo, deixando-a perdida por um momento e com um sorriso enorme no outro quando entendeu do que se tratava. 

Outro momento muito aguardado por ONCEs foi o da exibição do vídeo homenagem que as fanbases fizeram para as meninas e que foi aprovada para exibição. A @oncetwicebrasil publicou nas redes sociais “Apresentamos o nosso país para o Twice, além de falar do nosso amor por elas e da importância do Twice nas nossas vidas”. O vídeo emocionou todos no estádio, não teve quem segurasse as lágrimas diante de tanto amor compartilhado.

TWICE entregou em dois dias de show um espetáculo de performance, carisma e talento, mostrando o motivo de ser uma das gigantes do k-pop e indo além do gênero. As mensagens dos banners “TWICE sempre faz os ONCEs se sentirem especiais”  e “TWICE, lembre-se sempre de nós como memórias preciosas!” não poderiam ser mais verdadeiras e precisas.

Com uma super produção, esperamos que o Brasil seja mais visitado pelas nove integrantes do TWICE, assim como outros grupos de k-pop. Afinal, a experiência de fazer um show para o público brasileiro está em outro nível e só reflete a qualidade apresentada pelos artistas. Diga-se de passagem, gigantes.