Há exatamente oito anos, a história do TWICE começava com “Like Ohh Ahh”. O primeiro single da carreira de Jihyo, Nayeon, Jeongyeon, Momo, Sana, Mina, Dahyun, Chaeyoung, e Tzuyu foi um sucesso estrondoso ao apostar em zumbis e muita dança, em um dos videoclipes mais geniais da última década.
O grande trunfo de “Like Ohh Ahh” é traduzir muito bem o contexto que as próprias integrantes viviam na época. “Sixteen”, o reality show da JYP Entertainment junto a Mnet que formou o grupo, foi um verdadeiro sucesso. Durante 10 semanas, não se falava de outra coisa a não ser o desempenho de cada uma das participantes e, quando o line up final do TWICE foi revelado, as nove integrantes já tinham um fandom extremamente estabelecido.
Hoje com 700 versões de “Produce”, nem causa tanto impacto ver um grupo formado por um reality show ter um fandom tão forte logo no começo, mas quando TWICE foi formado isso era novidade para a Coreia do Sul. As pessoas ficaram obcecadas pelas nove muito rápido e é justamente com isso que o MV resolve brincar.
O videoclipe começa com um falso plano sequência que mostra membro a membro. Foram meses de espera, então a decisão de mostrar as integrantes aos poucos gera uma expectativa imensa para quem acompanhou o reality e anseia ver sua favorita finalmente debutando. Isso segura o espectador por quase dois minutos, quando finalmente as nove membros se juntam.
A genialidade, entretanto, vem da inserção de zumbis, uma representação ousada dos… fãs. É interessante que quando as meninas estão separadas no início do MV, os zumbis pouco se importam com elas, uma metáfora para quando estavam no anonimato, mas é ao se juntarem lá para o meio do videoclipe que os zumbis tentam a todo custo chegar pertinho do grupo da nação.
De certo modo, chega a ser muito mais uma representação de sasaengs do que fãs comuns. Até porque apenas os sasaengs seguem o grupo para todos os cantos como zumbis esfomeados, por isso que em alguns momentos eles e TWICE estão separados. Apenas no final que todo mundo se junta numa esperança bem fantasiosa de que o limite entre fã e artista seja respeitado.
A cereja do bolo acaba sendo a letra de Black Eyed Pilseung (“Touch My Body”) e Sam Lewis (“Cheer Up”), que também é sagaz por ser muito autoafirmativa. Já naquele começo tanto TWICE como a JYPE sabiam que o grupo era o momento, e não há qualquer problema em dizer com orgulho isso para todos os cantos. Oito anos depois, elas continuam sendo as maiores.
As pessoas não conseguem me deixar em paz
Nem por um minuto
Eu sou tão linda
Eu deixo todos impressionados
Não importa aonde eu vá
Like Ohh Ahh
TWICE vem ao Brasil em 2024 para dois shows em São Paulo, no Allianz Parque, com a turnê “Ready To Be”, nos dias 6 e 7 de fevereiro. É possível comprar ingressos para ambos os dias no site TicketMaster.