Adeus ano velho, feliz ano novo! Mais um ano passou como foguete e, por isso, trouxemos aquela clássica retrospectiva para fazer você recordar tudo o que aconteceu em 2022 no k-pop e no mundo dos k-dramas. Tivemos interações maravilhosas entre a seleção brasileira e a coreana, grupos que estouraram como rookies, a volta de vários grupos da 2º geração que deixam um quentinho no nosso coração e muito mais. Confira!

Drive My Car ganha Oscar de melhor filme internacional

O ano já começou bem para o cinema asiático. O filme autoral japonês “Drive My Car” ganhou o Oscar de Melhor Filme Internacional de 2022. O longa conta a história de um ator e diretor de teatro, assombrado pela morte de sua esposa, que procura um motorista. Ao receber a recomendação de Misaki, uma jovem de 20 anos, ele tem suas dúvidas iniciais, mas cria uma relação muito especial com a motorista.

Além da indicação de “Melhor Filme Internacional”, o longa também rendeu a Ryusuke Hamaguchi a indicação ao cobiçado prêmio de “Melhor Diretor”, no entanto, ele acabou perdendo a categoria para a diretora Jane Campion, pelo longa “Ataque dos Cães”.

BTS se apresenta presencialmente no Grammy Awards 2022

Assim como em 2021, o BTS não só se apresentou, como também foi indicado ao Grammy Awards 2022. No entanto, mesmo não recebendo o prêmio da noite, o grupo fez uma apresentação para lá de maravilhosa, deixando os espectadores de queixo caído.

O grupo apresentou o sucesso “Butter” numa pegada “sexy” com enredo de espiões. A apresentação rendeu vários memes na internet, incluindo a interação entre V e Olivia Rodrigo durante o ato. Assista abaixo! 

Vale destacar que essa não é a primeira vez que o BTS se apresenta no palco do Grammy. O grupo já cantou o sucesso “Old Town Road” com o rapper Lil Nas X em 2020 e a faixa “Dynamite” em 2021.

Além disso, o BTS foi indicado para o Grammy Awards 2023 nas categorias de “Melhor Performance Pop Duo/Grupo” por sua colaboração com a banda Coldplay e “Melhor Clique Musical” por “Yet To Come”, o último lançamento do grupo. Será que dessa vez a academia entrega um prêmio para um grupo de k-pop? Estamos na torcida!

BlackPink no VMA’s 2022

E vocês acham que o Grammy foi a única premiação gringa agraciada com a presença dos multitalentosos grupos sul coreanos? Blackpink fez um marco ao se tornar o primeiro grupo feminino de k-pop a se apresentar no MTV Video Music Awards, mais conhecido como VMAs. O grupo ficou com o prêmio de “Melhor Performance no Metaverso” pelo show online no jogo “PUBG MOBILE”. Além disso, Lisa ganhou o prêmio “Melhor K-Pop” pelo debut solo com a música “Lalisa”, também guardando seu espaço na história por ser a primeira artista solo de k-pop a conquistar o prêmio.

Confira a performance completa do Blackpink no VMAs:

Quando achávamos que não teríamos mais surpresas, a interação que não sabíamos que precisávamos até acontecer, aconteceu: Anitta e Blackpink se encontraram nos bastidores e no palco também. O grupo feminino de k-pop apresentou a categoria que premiou a brasileira e a eternizou como a primeira artista do país a vencer um VMA. Rolou uma foto icônica delas nos bastidores, que até hoje não saiu em boa qualidade, apenas no documentário “Born Pink Memories”, disponível no canal oficial do grupo.

Dá só uma olhada no vídeo gravado nos bastidores:

Outros grupos também ganharam prêmios bem expressivos e marcaram a premiação em 2022. BTS, por exemplo, ficou com o prêmio “Grupo do Ano” pela 4ª vez, enquanto Seventeen acabou levando o prêmio de melhor performance do ano na categoria “Push Performance do Ano” com a música “Rock With You” e se tornou o primeiro artista de k-pop a ganhar o prêmio. Essa categoria é uma iniciativa do MTV Push, que busca apresentar novos artistas ao público. Os dois grupos não estiveram presencialmente no evento, mas agradeceram pela vitória. 

Idols que deixaram o seu grupo

Incontáveis são as vezes que k-poppers foram pegos de surpresa com a saída de membros de alguns grupos de k-pop. Infelizmente, em 2022 não foi diferente. O ano começou com a integrante Denise, anunciando via Instagram, que deixaria o Secret Number, decidindo não renovar o contrato com a empresa.

Além disso, após 11 anos de atividades no Apink, Na-eun contou em uma carta escrita à mão que estaria deixando o grupo. A idol não renovou contrato com a empresa em 2021 e, atualmente, assinou com a YG Entertainment para gerenciar sua carreira de atriz. Outro comunicado que deixou milhares de fãs chateados foi a polêmica envolvendo o LE SSERAFIM, logo no debut do grupo. 

A ex-integrante, Kim Garam, após passar um tempo de “hiatus” pelo envolvimento com bullying escolar, deixou o grupo ainda no começo da carreira. A empresa emitiu um comunicado informando que estaria rescindido o contrato de exclusividade com a idol.

Ademais, foi comunicado em julho de 2022 que as integrantes Youngheun e Judy, do BlackSwan, deixariam o grupo para focar em seus novos sonhos. Além disso, outro comunicado que pegou os fãs desprevenidos foi a saída de Park Ji Eun, do Purple Kiss. Segundo a RBW, a integrante foi aconselhada por médicos a ter um longo descanso, devido às suas crises de ansiedade. No entanto, foi conversado entre a empresa e a Ji Eun que a melhor decisão seria ela deixar o grupo.

Artistas asiáticos se apresentaram no Coachella

O Coachella é um festival super famoso entre fãs de música pop e, no ano de 2022, o evento deu uma “inovada” em sua line up, convidando nada mais, nada menos do que os artistas da 88rising para se apresentarem em um stage para lá de especial. 

CL, Jackson Wang, BIBI, Hikaru Utada, Warren Hue, Mili, NIKI e Rich Brian subiram no palco principal no dia 16 de abril e deram um verdadeiro show. A apresentação durou cerca de 1 hora e deixou os milhares de fãs, que acompanhavam pelo YouTube, eufóricos com as apresentações. Foi a primeira vez que houve uma performance do “MAGIC MAN”, alter ego do cantor Jackson Wang. No entanto, o que roubou a cena da noite foi a aparição surpresa do 2ne1 (mas disso vamos falar no próximo tópico).

Além desses artistas, o Aespa também marcou presença no segundo dia de festival. Winter, Karina, Ningning e Giselle fizeram uma apresentação para lá de incrível com os maior hits do grupo. 

Vale destacar que essa não é a primeira vez que o festival tem artistas asiáticos na line up. Em 2016, o grupo de hip-hop coreano, Epik High, foi o primeiro a se apresentar no Coachella. Já em 2019, tivemos a icônica apresentação do Blackpink no festival.

Aparição surpresa do 2ne1 no Coachella

Para encerrar o stage da 88rising no Coachella, CL foi a última artista a se apresentar no palco do festival. No entanto, ela não veio desacompanhada. A cantora convidou Bom, Dara e Minzy para cantarem a icônica faixa “I’m The Best” e relembrar os tempos do 2ne1

Lógico que o momento deixou os fãs do grupo super emocionados e se tornou o assunto mais comentado do festival, já que essa foi a primeira aparição do 2ne1 após sete anos sem nenhuma apresentação em conjunto. Assista ao vídeo abaixo e relembre este momento!

Grupos da 2º geração voltam a se reunir em 2022

2022 mostrou que seria um ano diferente para os amantes de grupos da 2º geração. Apesar de terem debutado este ano, o MAMADOL é um grupo formado por mães que já foram idols e tiveram que dar um tempo na carreira. Park Jung-Ah (ex- integrante do Jewerly), Sunye (ex-integrante do Wonder Girls),Yang Eun-ji (ex-integrante do Baby Vox Re.V), Kahi (ex-integrante do After School) e as solistas Byul e Hyun Jyuni lançaram em janeiro a faixa “WooAh HIP!”.

A música é um recado para todas as mulheres que estão passando por um momento difícil e acham que não podem mais voltar a sonhar. 

Em comemoração aos 15 anos de grupo, o Girls’ Generation fez o seu aguardado retorno, após 5 anos em hiatus. “Forever 1”, título da faixa principal e do sétimo álbum de estúdio do grupo, é uma música dançante que celebra a trajetória do SNSD. 

O EP, que contém 10 faixas, é um bálsamo de amor e carinho para os SONES, como são chamados os fãs do grupo. O álbum contém diferentes estilos musicais que apenas o Girls’ Generation poderia proporcionar para o ouvinte, fazendo valer o título de “grupo da nação”. 

Mas o ano foi realmente agitado para os fãs da 2º geração. Após Hyolyn ser cotada para participar do Queendom 2 e de sua primeira performance no programa apresentando o hit “Touch My Body”, tivemos uma reunião do SISTAR, após 5 anos de disband. O quarteto fez uma apresentação para lá de especial no último episódio do programa “Yoo Hee Yeol’s Sketchbook” e deixou os fãs com um gostinho de quero mais. 

Assista abaixo! 

Para encerrar 2022 com chave de ouro, o KARA fez o seu comeback no dia 29 de novembro em comemoração aos 15 anos de carreira do grupo. O lançamento contou com a participação das integrantes Gyuri, Seungyeon e Youngji, que fizeram parte da última formação do grupo, e também de Nicole e Jiyoung, que deixaram o KARA em 2014. 

Além do comeback maravilhoso com a faixa “When I Move”, as meninas fizeram uma performance maravilhosa durante o MAMA, realizado em dezembro.

Confira abaixo! 

Pausa do BTS para focar na carreira solo

Durante o “BTS Festa” de 2022, o BTS fez uma Live no dia 14 de junho para comemorar mais um ano como grupo e também anunciar uma pausa em suas atividades para focar mais em suas carreiras individuais. 

O “BTS Festa”, para quem não conhece, é um evento feito pelo próprio septeto, que consiste em ser algo bastante íntimo entre eles e os fãs para comemorar cada ano em que eles estão juntos como um grupo em si. Dessa vez, além de comemorar a carreira, também vieram com essa notícia que trouxe muitos sustos, tanto para os fãs que não estavam esperando por isso, quanto para a própria Coreia do Sul, já que o BTS é responsável por, aproximadamente, uma grande parte do PIB do país.

Nessa mesma Live, anunciaram também que quem seria o primeiro integrante para lançar seu álbum solo era j-hope! E olha… que álbum meus amigues! 

Com o álbum “Jack In The Box”, considerado pela Time como um dos melhores de 2022, Jung Hoseok (J-hope) foi com toda sua coragem, talento e determinação para o Lollapalooza como o artista que iria finalizar a noite. Acho que todes nós sabemos o quão importante é esse feito e também o quão grande deve ter sido o peso que ele estava sentindo naquela noite. 

Mesmo com todas as preocupações e ensaios desgastantes, J-hope conseguiu entregar uma das melhores performances, não só da noite, como do festival inteiro, visto que o dia de sua apresentação foi um dos mais lotados do Lollapalooza há 31 anos.

Uma coisa muito fofa também que ocorreu foi o fato de Jimin ter ido prestigiar o companheiro de grupo e ter dado todo o apoio possível para ele naquele dia.

Após tantos recordes e feitos realizados por Jung Hoseok, tivemos também Kim Seokjin (Jin), que lançou seu álbum com o single “The Astronaut”, colaboração com a banda britânica Coldplay. A música, além de ter quebrado muitos recordes e ter ficado no topo das paradas do mundo inteiro, ainda contou com uma apresentação inédita de Jin em um show do Coldplay na Argentina no dia 29 de outubro! A emoção sentida nesse show não está descrita em lugar nenhum.

Para fechar o ano do BTS com chave de ouro, tivemos o líder Kim Namjoon (RM) lançando o álbum “Indigo”, no qual ele descreveu como “o último arquivo dos meus vinte anos”. 

Sendo um trabalho autônomo e extremamente profundo, RM também descreve “Indigo” como a documentação que relata sobre a sua juventude em um momento mais independente da sua vida. 

O álbum contou com parcerias como a de Eryka Badu, Anderson Paak, Colde, Tablo (Epik High) e Jo Yujin. 

E claro, não preciso nem citar aqui que esse álbum foi um acontecimento, né? Afinal, de arte acho que o BTS parece entender bem, não é mesmo? Quem dirá de sucessos. 

2022: o ano das mulheres no k-pop!

É absoluto que o ano de 2022 foi das mulheres e que podemos facilmente comprovar este fato. 

Primeiro, analisando as playlists do spotify, as principais músicas mais tocadas foram de grupos femininos. Começando pela playlist  famosa – “K-Pop ON!” – as músicas mais icônicas são dos grupos de 4ª geração que chegaram com tudo ao ponto de roubar muito brilho dos consagrados grupos masculinos.  

Segundo, a maioria das músicas lançadas pelos grupos femininos automaticamente se tornaram hits, sendo tocadas muitas e muitas vezes ao longo do ano. A exemplo, no serviço de streaming coreano Melon, das 9 (nove) principais músicas tocadas em 2022, 7  (sete) são de grupos femininos coreanos, sendo eles Pink Venom (BlackPink), Attention (NewJeans), Hype Boy (NewJeans), Feel My Rhythm (Red Velvet), After LIKE (IVE), LOVE DIVE (IVE) e TOMBOY ((G)I-DLE).

E terceiro, nos Daesangs de 2022, em suas premiações, tivemos ao menos um grupo feminino levando o prêmio da noite, dando fim à hegemonia masculina dos últimos anos.

Em matéria completa aqui no site da K4US iremos trazer um panorama ainda mais amplo sobre como as mulheres dominaram não só o cenário do Kpop como também o de Kdrama. Aguarde nossas próximas publicações!

Esse não é um adeus, e sim um ‘até logo’! Artistas que se alistaram em 2022

Todos os anos somos contemplados com a triste notícia de que nossos artistas favoritos precisam servir ao exército sul coreano. É claro que em 2022 não foi diferente. O ano começou com os membros do SF9, In Seong e Young Bin, se alistando em março. 

Em seguida foi a vez do Daeyeol, membro do Golden Child, e Hongseok, do PENTAGON, servirem. Além disso, P.O também foi cumprir o dever militar sendo o último do BlockB a exercersua obrigação como cidadão sul coreano. 

O ASTRO também enviou um membro para o exército este ano. MJ é o integrante mais velho do grupo e se alistou em maio. A despedida também não passou despercebida na dramalândia. O ator Kang Tae Oh se alistou no exército em setembro após ter um “boom” em sua carreira por participar do drama “Uma Advogada Extraordinária”. 

Por fim, Jin, membro do BTS, se alistou no dia 13 de dezembro após poucos dias de completar 30 anos. O artista atingiu a idade limite para se alistar e, apesar da polêmica em saber se o grupo seria isento ou não, SeokJin foi enviado ao exército sul coreano.

Texto por Ana Carol, Annyie, Sisi, Rapha, Giu, Mari Araújo, Vivi | Revisão por Fran e Carol Hope | Equipe de Redação da K4US | Não retirar sem os devidos créditos | www.k4us.com.br