Você se lembra onde estava em 2019? Como foi aquele ano para você? Sinto te informar, mas já se passaram cinco anos desde 2019 em específico. Bem, se eu pudesse perguntar isso ao TXT, tenho certeza que eles se lembram de tudo vividamente, pois foi seu ano de debut. Foi quando finalmente puderam mostrar ao mundo quem são como artistas. Entretanto, eles ainda eram tão jovens, cheios de sonhos e incertezas, era um eterno “como seria o amanhã?”

Integrantes TXT da esqueda para a direita: Yeon Jun, Beom Gyu, Tae Hyung, Huening Kai e Soo Bin (foto:reprodução)

Para o bem e para o mal, os próximos anos não foram aquilo que Soo Bin, Yeon Jun, Beom Gyu, Tae Hyun e Huening Kai estavam esperando. Foi muita luta para se provarem merecedores de debutar, tentativas de uma conexão com os fãs mesmo no meio de uma pandemia e o fato de crescerem aos olhos do público. Com certeza, tiveram que amadurecer muito rápido, mas felizmente hoje colhem os frutos desse trabalho árduo. 

 Assim, “minisode 3: TOMORROW”, último lançamento do grupo traz todas essas angústias aos fãs, apostando na nostalgia que une artistas e fãs por todos esses anos. Para resgatar essas memórias, TOMORROW X TOGETHER traz faixas e visuais que remetem a trabalhos passados do boy group. Neste contexto, é sobre isso que falaremos nesta análise. 

O MV de “Deja Vu” é um presente aos MOAs (nome do fandom do TXT) que os acompanham há muito tempo, pois traz referências a momentos marcantes de clipes anteriores como “Cat&Dog” e “Run Away”. Foi muito emocionante para mim poder pegar cada easter egg e ser transportada mentalmente ao momento no qual vi cada um desses vídeos pela primeira vez, literalmente o significado de Deja Vu. 

Vê-los tão crescidos e evoluídos em sua arte me deixa muito orgulhosa de ter dado uma chance quando o novo grupo de Big Hit foi anunciado. Eles só tinham código morse e um sonho!

Mesmo que eu goste do vídeo musical, não posso deixar de destacar que preferia que eles tivessem seguido com algo mais parecido com o trailer conceito, continuando com a “lore” do grupo, que já serviu de base para a Webtoon “The Star Seekers”. O vídeo é uma super produção e vale a pena ser conferido, pois a cada assistida se descobre uma coisa nova. Além disso, sou daquelas fãs que gostam de ficar criando teorias e quebrando a cabeça com os easter eggs, algo que esse trailer ofereceu, e muito, para mim.

Também, a letra de “Deja Vu” traz outros elementos que remetem a seus trabalhos anteriores como menções a “Crown” e “Eternally”. Na verdade, todas as faixas trazem uma sonoridade ou letras que marcaram fases importantes do TXT. O Rock de “0X1=LOVESONG (I Know I Love You)”, o afrobeat de “Tinnitus (Wanna be a rock)” e o pop de sintetizadores oitentistas de “Chasing The Feeling” foram inspirações para as músicas que foram apresentadas nesse mini álbum. 

Outro conceito da música é a palavra “Anemoia”, que significa saudades de aquilo que não foi vivido. O que é transpassado por tudo, pois mesmo se você não tiver vivido todas essas eras, irá sentir essa nostalgia. 

“Você e eu sob as estrelas prometidas

Diante da nossa coroa acumulada de poeira

Como um sonho gravado na alma

Se torne eterna, me chame”

Tradução de “Deja Vu” do TXT

Muitos podem achar esse conceito de auto referências muito batido ou repetitivo, mas particularmente eu não me importo que o TXT o faça, ainda mais quando  os integrantes fizeram parte das composições das músicas. Ademais, a “lore” de TOMORROW X TOGETHER é complexa e traz material para explorá-la por muitos mais anos, e sua discografia ditou paradigmas para outros grupos do k-pop. 

As eras do grupo perpassam por diversos gêneros de forma quase impecável, os marcando como um dos artistas mais versáteis da indústria musical. Então, revisita-las é um prazer para mim. 

A saga minisode começou com “Blue Hour”, seguiu em “Thursday’s child” e se encontra em terceiro capítulo denominado “Tomorrow”, e desde o começo desse projeto o boy group usou de sua plataforma para dar voz para à Geração Z Suas aflições e ambições marcam suas vidas pessoais e profissionais pela música, os colocando como modelos para jovens adultos que os acompanham.

Fica bem claro, então, que o que une o quinteto é um sonho e esse mesmo sonho é o que possibilita que eles suportem momentos difíceis juntos e entreguem aos fãs seu melhor, seja com suas performances elaboradas ou em forma de conteúdos divertidos para redes sociais. TOMORROW X TOGETHER a cada trabalho nos lembra que no fundo são apenas adultos com alma de criança sonhadora. E é algo que todos nós podemos nos identificar. 

Espero que vocês tenham gostado desse EP tanto quanto eu. Podem apostar com certeza que já adicionei todas as músicas na minha playlist de favoritas do momento!