Tudo o que você precisa saber sobre IU! Trajetória da vida do artista, redes sociais, trabalhos, curiosidades e muito mais!


Se você é um fã da cultura coreana, com certeza você já ouviu falar de Lee Ji Eun, a IU ! Uma das atrizes e cantoras mais queridinhas da Coreia. Toda filmagem ou álbum que conta com o envolvimento da IU é sinônimo de sucesso instantâneo, por sua beleza, personalidade e talento. Tudo o que você precisa saber sobre a IU, aqui, num só lugar!

FICHA/PERFIL

Lee Ji Eun, mais conhecida pelo seu nome artístico IU, é uma cantora, compositora, letrista, atriz e modelo sul-coreana. Seu nome artístico vem da abreviação de ‘I and You’ (Eu e Você), simbolizando que ela e os fãs se tornarão uma só pessoa através da música. A fã base Pretty Ji tem esse nome devido à junção de Pretty (Bonita) com o Ji de Jieun!

Ela nasceu no Distrito de Gwangjin, em Seul, no dia 16 de Maio de 1993. Mas Ji Eun cresceu na Província de Gyeonggi, morando em uma casa pequena com sua avó, seu irmão menor e suas primas, pois seus pais não tinham condições financeiras para sustentá-los e ficavam dia e noite nas ruas, buscando um emprego e fazendo bicos, embora sua condição financeira com sua avó também fosse de extrema pobreza.

Quando era criança, começou a sonhar em ser atriz. Ela até fez aulas de teatro por um tempo, mas acabou desistindo na época, porque seus pais não tinham mais dinheiro para pagar as mensalidades. Mas, durante o ensino médio, ela descobriu sua paixão por cantar, especialmente quando se apresentou em uma competição da escola e por causa do grande apoio que recebeu de seu pai. Ela sempre estava em karaokês cantando músicas antigas e, com isso, tomou coragem para fazer audições. Ji Eun fez testes em mais de 20 agências, mas constantemente era recusada pelas mesmas. Até que em 2007 foi contratada pela então LOEN Entertainment (atual Kakao M).

RESUMO DE SUA CARREIRA

IU se tornou trainee da LOEN Entertainment em 2007. A ideia da empresa era debutar um grupo feminino rotatório, chamado 5GIRLS, que teve várias formações de pré-debut, que incluíram a própria IU. Porém, a agência decidiu debutá-la solo e ela saiu do projeto muito cedo. O grupo nunca chegou a estrear por dificuldades financeiras de sua equipe.

Tudo o que você precisa saber sobre IU

Com 10 meses de treinamento profissional, IU debutou com o mini álbum ‘Lost and Found’ em Setembro de 2008, com 16 anos de idade. Na época, a cantora sofreu diversas ofensas durante seu debut stage com ‘Lost Child’, com a plateia gritando vários xingamentos para a mesma, ao vivo, por considerarem que “ela não tinha treinado o suficiente para debutar” e “não era bonita o suficiente”. Seu álbum de estreia falhou totalmente em vendas, mas IU acabou ganhando o prêmio de ‘Novata do Mês’ pelo Ministério da Cultura Coreana.

Em Abril de 2009, IU lançou seu primeiro full álbum ‘Growing Up’. Ele trazia uma nova imagem, com músicas com som retrô fofo dos anos 80, completamente diferente de seu debut, que era uma balada mais pesada e obscura. O álbum teve dois singles promovidos, sendo eles ‘Boo’ e ‘You Know’. 

No final do mesmo ano, IU também lançou seu segundo mini álbum intitulado ‘IU…IM’, com o main single ‘Mashmallow’, que contava com a participação do rapper ZICO, ainda trainee na época. Todos os lançamentos da cantora nesse ano tiveram uma resposta favorável do público.

O próximo ano, 2010, foi quando houve o estouro do nome IU. Em Junho, ela gravou um dueto com o Seulong do 2AM, intitulado ‘Nagging’, que ficou em #1 lugar na Gaon por três semanas consecutivas e conquistou o 1st win de sua carreira.

Em Dezembro, IU lançou seu terceiro mini álbum, ‘REAL’, que vendeu 85 mil cópias na época, esgotando na pré-venda. Seu single ‘Good Day’ ficou em #1 lugar durante 5 semanas consecutivas na Gaon. A cantora recebeu diversos elogios devido à nota de 3 oitavas na canção. 

Em 2019, posteriormente, a canção foi considerada pela Billboard como a melhor música da década no kpop. Na época, muitas pessoas começaram a se tornar seus fãs, sendo das mais diversas idades e gêneros, fazendo com que o público de IU fosse mais variado comparado ao de outros artistas de kpop.

Com seu nome aparecendo em todos os lugares, IU começou a receber diversos convites para participar de programas de TV. Então, ainda em 2010, ela participou no elenco fixo do programa ‘Heroes’ e fez suas estreia como atriz no drama ‘Dream High’, chegando, até mesmo, a lançar uma música para sua trilha sonora, que ficou em #1 lugar na Gaon, com mais de 2 milhões de cópias vendidas.

Tudo o que você precisa saber sobre IU

Em 2011, IU lançou o repackage álbum ‘REAL+’ que teve como single ‘Only I Didn’t Know’, que foi um presente do cantor Yoon Sang para ela. Fugindo de sua imagem fofa anteriormente criada, IU voltou um pouco para as origens de seu debut e estreou em #1 lugar na Gaon, vendendo mais de 23 mil cópias físicas na Coreia do Sul.

Em Novembro do mesmo ano, IU lançou seu segundo full álbum ‘Last Fantasy’, que teve um enorme sucesso comercial, com 7 milhões de cópias vendidas na primeira semana, sendo um dos álbuns mais vendidos daquele ano. O single ‘You and I’ ficou em #1 lugar na Gaon por duas semanas consecutivas e também no topo da Billboard Korea K-pop Hot 100 por cinco semanas consecutivas

Na mesma época, a cantora assinou um contrato com a EMI Music Japan para entrar oficialmente no mercado japonês. Em Dezembro de 2011, ela lançou seu primeiro mini álbum japonês, intitulado ‘I□U‘, que possuía uma seleção de suas músicas lançadas anteriormente no mercado coreano. Começando 2012, ainda no Japão, ela lançou oficialmente os singles ‘Good Day’ e ‘You and I’ em suas versões japonesas, estreando em #6 lugar na Oricon.

Enquanto iniciava sua primeira turnê, intitulada ‘Real Fantasy’, a qual tiveram os ingressos esgotados em menos de 30 minutos, IU lançou seu quarto mini álbum ‘Spring of Twenty Year Old’, para comemorar seu aniversário de 20 anos. Ele teve dois singles, ‘Peach’ e ‘Every End Of The Day’, que lideraram as paradas assim que lançados, incluindo na Billboard Hot 100.

IU foi, então, para seu segundo trabalho como atriz e conquistou sua primeira protagonista em ‘You’re the Best, Lee Soon Shin!’. O drama fez grande sucesso, atingindo mais de 30 pontos de audiência. Mais uma vez, ela lançou uma OST para a trama, ‘Beautiful Song’, em parceria com Jo Jung Suk.

Também foi lançado o seu segundo álbum japonês, ‘Can You Hear Me?’, com os singles ‘Beautiful Dancer e ‘New World’. Mais tarde, IU também lançou o álbum single ‘Monday Afternoon’, porém nenhum de seus lançamentos dessa época vingaram no Japão, fazendo com que fossem os últimos de sua carreira lá até os dias de hoje.

E foi em Outubro de 2013 que IU lançou seu terceiro full álbum, ‘Modern Times’, sendo um grande marco na carreira da cantora, onde ela apresentou seu lado mais maduro. Ele estreou em #1 lugar na Gaon, onde todas as suas faixas dominaram o TOP 10. Também conquistou o #4 lugar do Chart Mundial da Billboard e teve suas 12 faixas na parada do K-Pop Hot 100. O single ‘The Red Shoes’ vendeu, sozinho, 1,2 milhões de cópias.

Logo depois, ela lançou o repackage álbum ‘Modern Times: Epilogue’, que trazia 3 novas faixas, incluindo o single ‘Friday’ que liderou a Billboard K-Pop Hot 100 por duas semanas consecutivas, vendendo mais de 3 milhões de cópias. 

IU continuava investindo em sua carreira de atriz e protagonizou o drama ‘Pretty Man’ e cantou a OST ‘Pastel Crayon’.

Tudo o que você precisa saber sobre IU

Em 2014, IU lançou seu primeiro álbum remake, ‘A Flower Bookmark’, que trazia covers de músicas antigas que ela gostava. Ele ficou em #3 lugar entre os Melhores Álbuns de Kpop da Billbord e vendeu mais de 2 milhões de cópias. O álbum contou com dois singles, sendo eles ‘My Old Story’ e ‘The Meaning You’.

Nesse mesmo ano, a cantora fez sua primeira apresentação nos EUA, no festival KCON que aconteceu em Los Angeles, com a presença de mais de 42 mil pessoas.

IU começou a ser convidada para diversas colaborações, incluindo com o HIGH4, Ulala Session, g.o.d, Seo Taiji e Yoon Hyun Sang. Na época, ela começou a ser chamada de ‘líder de todos os tempos’ por ter cinco músicas em #1 lugar e ser a artista que passou o maior número de semanas na K-Pop Hot 100 da Billboard.

No começo de 2015, IU estrelou o drama ‘Producers’, que se tornou uma das séries mais esperadas do ano pelo público, atingindo 17 pontos de audiência. IU cantou as músicas ‘Heart’ e ’23’ para a trilha sonora, sendo a primeira lançada com seus fãs em mente e se tornou uma das músicas mais vendidas do ano.

Tudo o que você precisa saber sobre IU

Voltando a participar de programas, IU apareceu no Festival de Música do Infinite Challenge, fazendo uma parceria com o apresentador Park Myung Su, com quem gravou ‘Leon’. O festival contou com um público de 40 mil pessoas e seu episódio final alcançou uma pontuação de 21 pontos. ‘Leon’ alcançou o #1 lugar em todas as paradas musicais da Coreia do Sul, conquistando 136 Perfect All Kills.

Em Outubro desse ano, IU lançou seu sétimo mini álbum, ‘CHAT-SHIRE’, sendo o primeiro que IU produziu totalmente sozinha, se baseando no tema de ‘Alice No País das Maravilhas’. O single ‘Twenty-Three’ liderou as paradas e todas as faixas do álbum se encontravam logo após. O álbum também ficou em #4 posição nos Álbuns Mundiais da Billboard.

No próximo ano, 2016, IU começou a se preparar para as filmagens de seu mais novo drama, ‘Moon Lovers’. Elas levaram cerca de 9 meses e o drama foi considerado o mais caro feito na história da Coreia, com um orçamento de mais de 13 milhões de dólares, sendo um sucesso internacionalmente.

2017, sem dúvidas, foi o ano da IU. Ela lançou seu quarto full álbum, ‘Palette’, sendo a principal letrista, compositora e produtora. Ele teve três singles, incluindo ‘Palette’ com o G-DRAGON do Big Bang, ‘Through the Night’ e ‘Can’t Love You Anymore’ com Oh Hyuk do Hyukoh. 

‘Palette’ estreou no topo da Billboard World Albums e liderou todas as paradas nacionais. Todos os singles chegaram ao topo da Gaon, com ‘Palette’ ficando por duas semanas consecutivas em #1 lugar e conquistando a coroa tripla mais tarde. A música vendeu mais de 1 milhão de cópias e acumulou mais de 100 milhões de streamings.

Porém, foi ‘Through the Night’ que se tornou a faixa mais vendida do álbum e o segundo single mais vendido de 2017 na Coréia. A canção vendeu mais de 2 milhões de cópias em 37 semanas, teve mais de 134 milhões de streamings e até hoje se encontra no TOP 100 dos principais charts coreanos.

‘Cant’ Love You Anymore’ também teve uma grande performance nos charts, ficando em #1 lugar na Gaon e permaneceu no charts por mais 8 meses após seu lançamento. A música vendeu mais de 1 milhão de cópias, com mais de 91 milhões de streamings, se tornando uma das canções mais populares do ano

Na mesma época, IU participou do reality show ‘Hyori’s B&B’. O show trouxe a vida da lendária cantora Lee Hyori ao lado de seu marido na Ilha de Jeju, abrindo o local para hóspedes e tendo IU como ajudante. O programa teve um sucesso estrondoso e grande audiência, o que garantiu sua segunda temporada.

https://youtu.be/6H9DGlr7t6E

Em Setembro, IU lançou seu segundo álbum remake, ‘A Flower Bookmark 2’, seguindo a mesma ideia do que o anterior. Ao todo, o álbum teve três singles, sendo eles ‘Autumn Morning’, ‘Last Night Story’ e ‘Sleepless Rainy Night’. O primeiro foi lançado sem aviso prévio nas plataformas digitais e ficou em #1 em todas as paradas musicais após o seu lançamento.

Nessa mesma época, IU participou do single do novo álbum do Epik High, ‘Love Story’, que foi um grande sucesso nas paradas, ficando em #1 lugar em tempo real. Ela também realizou a turnê para o álbum ‘Palette’, que teve seus ingressos esgotados em menos de 1 minuto. Com isso, a Gallup a considerou a artista de kpop mais popular daquele ano.

Em 2018, IU completou seus 10 anos de carreira e, por isso, esteve presente de várias formas para os fãs na mídia. Ela protagonizou o drama ‘My Ahjussi’, que teve grande sucesso de audiência, sendo considerado como um dos melhores do ano. IU também começou a ser vista como uma atriz notável na indústria.

Em Julho, ela participou do single ‘SoulMate’ do ZICO, que conquistou o #1 lugar na Gaon.

Já em Outubro, como um presente para os fãs, IU lançou o single ‘BBIBBI’, que ultrapassou 1 milhão de ouvintes únicos no MelOn em apenas 16 horas após seu lançamento, quebrando seu recorde anterior com ‘Leon’. A música alcançou o #1 lugar na Gaon, #5 lugar na ‘World Digital Songs Chart’ da Billboard e foi citada como uma das Melhores Canções do Ano pela mesma.

No final do ano, ela entrou em uma turnê intitulada ‘dlwlrma’ e lançou colaborações com artistas como Kim Do Ryul e EPIK HIGH, além de participar do álbum especial de aniversário do g.o.d.

IU fez sua estreia oficial na Netflix em 2019, estrelando a série ‘Persona’, onde interpretou 4 papéis diferentes. Ela também protagonizou o drama ‘Hotel Del Luna’, que foi um sucesso comercial e registrou a maior audiência de seu horário.

A cantora tinha se programado para lançar o seu novo mini álbum, ‘LOVE POEM’, no começo de Novembro, porém ele foi adiado após o falecimento de sua melhor amiga, Sulli. O álbum, lançado no fim do mesmo mês, teve três singles, sendo eles ‘Love Poem’, ‘Blueming’ e ‘Above the Time’, que tiveram grande sucesso nas paradas. IU também fez uma turnê de mesmo nome para promovê-lo.

Em 2020, IU começou com tudo. Ela anunciou no primeiro mês do ano que estaria fazendo sua estreia nos cinemas com o filme ‘DREAM’. Atualmente, ela está gravando o mesmo e seu lançamento está planejado para acontecer em 2021.

IU também participou da trilha sonora de ‘Crash Landing on You’, com ‘I Give You My Heart’. A música ficou no topo dos charts em menos de três horas após o seu lançamento, alcançando o #1 lugar na Gaon.

Para comemorar seus 28 anos, em Maio, IU lançou o single ‘Eight’, com participação de Suga do BTS. A música seguiu a sua série de lançamentos anteriores da IU ‘Twenty-Three’ e ‘Palette’, que falam sobre as fases de suas idades e, consequentemente, seus sentimentos e amadurecimento. Sendo um dos maiores sucessos comerciais de 2020, a música continua até hoje em altas posições nos charts coreanos. 

E por fim, agora em Julho, IU lançou a música ‘Into the I-LAND’, que é a música tema do reality show de sobrevivência da Mnet ‘I-LAND’. Uma apresentação da cantora foi marcada para a estreia do programa, porém, um dia antes houve o seu cancelamento, sem nenhum motivo explicado até então. Porém, o single, apesar de ser somente uma música tema, teve uma boa resposta comercial.

CURIOSIDADES

  1. O nome de seu fandom é ‘Uaena’, que significa ‘You’ (U) que é ‘você’ em inglês, ‘ae’ (爱) que é ‘amor’ em sino-coreano’, e ‘na’ (나) que é ‘eu’ em coreano;
  2. Seu número favorito é o 8 e sua cor favorita é o roxo, mas ela também gosta muito de azul e amarelo;
  3. 99% das músicas que IU canta hoje em dia são escritas e compostas por ela mesma. Desde 2015, a partir de CHAT-SHIRE, ela se tornou a produtora principal de seus álbuns e tem total livre arbítrio e poder de escolha dentro de sua empresa, decidindo todos os mínimos detalhes sobre sua carreira;
  4. Em 2016, IU escolheu separar sua carreira de cantora e de atriz. Nos palcos, ela usaria o nome IU, mas nas telas usaria o nome Lee Ji Eun. Essa decisão foi tomada para mostrar que ela não atua por ser a idol IU, mas sim por ser a atriz Jieun, tentando quebrar o preconceito e julgamento do público com cantores que acabam virando atores. Ela também não canta mais OSTs para seus trabalhos;
  5. IU tem diversos projetos sociais em andamento desde 2012, incluindo Anti-Bullying, Ajuda de Crianças Carentes, Bolsa de Estudos, Ajuda de Idosos Surdos e para Encontrar Crianças e Pessoas com Deficiência Desaparecidas.;
  6. Atualmente, ela é modelo de mais de 10 marcas, incluindo ser a embaixadora oficial da GUCCI;
  7. Os grupos de kpop favoritos da IU são 2PM, SHINee e Oh My Girl;
  8. Com seu primeiro salário, IU comprou um carro para seus pais, porque por eles serem muito pobres, nunca tinham tido um;
  9. Quando IU começou a ficar mais famosa e podendo ter dinheiro para investir em negócios, sua família abriu um restaurante chamado ‘Good Day’, em homenagem ao grande sucesso da cantora. O local tinha um mini museu da IU, com muitas fotos e autógrafos dela. Em 2016, o restaurante foi fechado por motivos desconhecidos;
  10. IU disse no ‘Hyori’s B&B’ que não possui nenhuma religião, mas que é mais próxima do Budismo, porque sua mãe é budista;
  11. IU tem em torno de 1,60m de altura;
  12. IU toca violão, piano e bateria. Ela aprendeu a tocar todos os instrumentos sozinha, observando outras pessoas;
  13. IU não sabe dirigir. Ela disse que todo ano pensa em tirar sua carteira de motorista, mas acaba desistindo porque não teria como sair dirigindo por aí mesmo. Para se movimentar pelos lugares, ela acaba dependendo de seu gerente Hanteo ou sua melhor amiga Yoo In Na;
  14. IU escreve muitas músicas inspiradas em seus melhores amigos. Ela já disse que sua principal musa é a Yoo In Na e também já escreveu músicas para Sulli, como ‘The Red Queen’ e ‘Peach’;
  15. IU já escreveu músicas para outros artistas, sendo elas: ‘Christmas Wishes’ para o especial de Natal da MYSTIC Entertainment de 2013; ‘That Moment’ para o Seulong (2AM); ‘Her’ para a Cherry B; ‘Dear Moon’ para o Je Hwi, ‘When You Fall’ para o Sam Kim, ‘The Snowman’ e ‘My Chrismas Wish’ para o Jung Seung Hwan e ‘Greedyy’ para a JeA (Brown Eyed Girls)’;
  16. IU comprou um prédio (não se sabe em qual ano) para fazer um escritório pessoal para ela compor e escrever, e também várias salas onde trainees independentes podem ir treinar. O objetivo dela não era divulgar esse fato, mas no começo de 2019, jornalistas mal intencionados escreveram artigos falando que ela tinha comprado um prédio ilegalmente, para poder revendê-lo no futuro pelo triplo do preço. Com isso, IU veio a público em seu instagram explicar que o prédio já estava sendo usado e foi nomeado de ‘Bunker’ (‘Abrigo’, em português) pela mesma, para ser um lugar onde artistas independentes tenham suporte, equipamentos, salas de ensaio e se sintam seguros;
  17. IU é muito próxima de seus staffs, que se auto intitulam como ‘Time IU’. Mais da metade estão com ela desde o debut. Em 2019/2020, durante a renovação de seu contrato, sua principal exigência foi que a empresa aumentasse o salário de todos eles. Além disso, a Kakao também fundou a EDAM, que é comandada pelo ex-gerente geral da IU, que funciona como uma subsidiária exclusiva para a artista;

SPOTIFY

https://open.spotify.com/artist/3HqSLMAZ3g3d5poNaI7GOU?si=LEdkOm-lSU-RFvxngEZqhw

COMO ACOMPANHAR IU


Esta publicação foi desenvolvida pela fanbase Pretty Ji Brasil como autor convidado no projeto Fala Fandom da K4US. Acompanhe a fanbase nas redes sociais para receber conteúdo atualizado e traduzido sobre o grupo!

Twitter
Facebook
YouTube
Site

Clique aqui e veja a lista completa de fanbases participantes do fala fandom!