“The Matchmakers” ou “Os Casamenteiros” é um sageuk (K-Drama cuja narrativa se passa em um período passado da Coreia, no caso deste é Joseon) no qual o casal de protagonistas precisa formar três casais improváveis no meio de um golpe político durante a dinastia de Joseon.

Ainda que apresente as belas paisagens do período em sua estética, seu elegante figurino e claro, as atuações impecáveis do elenco, com certeza a força de “The Matchmakers” está no seu roteiro. O texto do drama encantadoramente tenta subverter as noções de patriarcado e paternalismo existentes no Confucionismo, a base cultural e filosófica da Coreia.

O drama apresenta como protagonistas Sim Jung Woo e Jung Soon Deok. 

Sim Jung Woo

Sim Jung Woo (Rowoon) é conhecido como o estudante mais inteligente do reino, passou em primeiro no concurso nacional, por isso se torna uma das pessoas de confiança do rei de Joseon, do qual até dispõe sua filha para casar com o jovem.

Jung Soon Deok

Uma das protagonistas de The Matchmakers: A jovem casamenteira Jung Soon Deok

Soon-Deok (Cho Yi-Hyun) tem como hobbie/trabalho ser uma “casamenteira”, que são como conhecidas na região as mulheres que juntam dois jovens, até no sentido burocrático em ter que lidar com as famílias, dotes, entre outros elementos que envolviam um casamento na época. Soon-Deok é conhecida como a melhor casamenteira, mas é uma atividade que ela faz escondida da família de seu esposo, de forma que ela precisa usar uma outra identidade e maquiagem para esconder seu rosto (um recurso sensacional na história). 

A trama é movimentada por três famílias: a família do rei de Joseon, a família do Ministro da Esquerda e a família Maeng, ou a das três “velhas solteiras”.

A família real

A família do rei consiste no próprio rei e sua filha, que no começo do drama se casa com o protagonista Sim Jung Woo.A família do Ministro 

A família do Ministro da Esquerda

O Ministro da Esquerda é o homem mais importante do partido de oposição ao rei Joseon e por conta disso, ele se interessa pela derrocada do rei para assumir o trono. A sua família é composta pela esposa, Park So Hyun (talvez uma das vilãs mais bem elaboradas de 2023), o Ministro da Defesa Park Bok Ki, que é seu cunhado e braço-direito de suas armações e a esposa de BoK Ki. A família do ministro é completa com seus três filhos, a jovem Ye Ji e seus dois irmãos mais velhos, onde o do meio era casado com a protagonista Jung Soon-Deok.

A família Maeng

O casamento das três “velhas solteiras” filhas da família Maeng é o plot que movimenta o drama. Maeng Ha Na, Maeng Du Ri e Maeng Sam Soon são as três jovens conhecidas em toda Joseon como as “velhas solteiras” por ainda não terem se casado. Isso acaba atraindo fofocas e gerando histórias como, a mais nova Sam Soon se veste de homem para não se casar; a do meio Du Ri é mais fechada, séria e acaba sendo grossa com os homens que se aproximam dela; enquanto há uma lenda na região que diz que a mais velha, Ha Na, é assombrada pelo fantasma de uma jovem solteira, que morreu enquanto as duas se banhavam no riacho. Portanto, todos os homens de Joseon possuem receios de se aproximarem das irmãs Maeng pensando em casamento.

A história do drama realmente começa quando Jung Woo e Soon Deok unem forças para casar as três solteiras. Jung Woo promete ao rei que vai casar os solteiros da região pois uma lei política no reino determinava que os jovens solteiros precisassem se casar até uma certa idade, do contrário, isso seria uma “falha de governo” e por consequência ele seria deposto. 

A narrativa de The Matchmakers segue a dupla tentando casar as três maiores solteiras do reino de Joseon enquanto a corte é incendiada com o possível golpe político que o partido do Ministro da Esquerda planeja dar no rei. Aos poucos no decorrer da história, Jung Woo e Soon Deok com suas investigações, vão percebendo o jogo político da família do Ministro da Esquerda ao mesmo tempo que passam a conhecer e compreender mais as irmãs Maeng, e as razões por trás do desejo de continuarem solteiras. Ainda que possuam a missão de casá-las no final, eles precisam chegar a um denominador comum para todo mundo, isso acaba gerando muitos encontros e desencontros bastante engraçados, tornando a narrativa bem prazerosa de acompanhar.

Com uma trama que lembra muito uma comédia dos erros de Shakespeare, incluindo intrigas do reino e uma variedade de shipps, você pode escolher o casal para torcer (inclusive os protagonistas). O sageuk apresenta sua força no roteiro subversivo sobre o papel da mulher dentro de uma família, destacando mulheres fortes e cheias de personalidade, ao mesmo tempo que tem em seu argumento principal a idealização do casamento. Ainda que com ressalvas, ele busca em muitos momentos criticar a cultura do casamento forçado da época, o paternalismo originado do Confucionismo e os preconceitos envoltos da viuvez.  

De longe pode não parecer, mas “The Matchmakers” tem uma narrativa bastante leve e atual, ainda que o tempo de sua história seja um período passado, isso faz do drama uma das gratas surpresas de 2023.

9/10

The Matchmakers

Título original: 혼례대첩

Roteirista(s): Ha Soo-Jin

Direção: Hwang Seung-Ki, Kim Soo-Jin

Episódio(s): 16

Gênero: Sageuk, Romance, Comédia

Elenco: Ro Woon, Cho Yi-Hyun, Jung Sin-Hye, Park Ji-Won, Jung Bo-Min, Park Ji-Young, Lee Hae-Young, Jo Han-Chul

Plataformas atendidas: KBS2, Streaming: (VIKI)

Sinopse: Sim Jung Woo, o jovem mais inteligente do reino e Jung Soon Deok, uma comerciante que se disfarça de casamenteira, se unem para casar jovens solteiros do reino de Joseon, antes que o Rei perca o trono.