Dando continuidade aos debuts solos dos membros da marca NCT, Ten Lee lançou nesta terça-feira (13.02) o mini-álbum “TEN”, juntando-se a Taeyong como solista, tornando-se o segundo membro do grupo a entrar nessa empreitada.

O idol tailandês surpreendeu os fãs ao anunciar que as faixas seriam totalmente em inglês, uma escolha motivada por sua maior facilidade em se expressar no idioma, como expôs em uma entrevista para o Grammy.

Cresci ouvindo muitas músicas em inglês e, quando pratico meus vocais, canto em inglês. Acho que o inglês é mais fácil para eu expressar meus sentimentos. É muito simples, mas cabe ao ouvinte analisar a letra, então sinto que posso apenas cantar uma frase simples e criar meu próprio mundo dentro dela. Diferentes idiomas têm seus próprios encantos, mas o inglês é [mais fácil] para o ouvinte se relacionar com sua própria história

Ten

Através de uma análise pessoal faixa a faixa e também dos pré-lançamentos, como o performance film, seu debut solo pode ser resumido em uma simples ideia: ele é a verdadeira concretização de Ten Lee enquanto um artista. 

Imagem/Divulgação: SM Entertainment

“Nightwalker” é a title do disco e foi uma escolha acertada de Ten! Sendo uma música que combina batidas viciantes juntamente a um riff de guitarra, a mensagem principal da letra é sobre estar atraído por uma presença irresistível. 

O MV de “Nightwalker” tem uma aura sombria, impressionando o público com a escolha estética. Além da letra, que retrata a influência sobrenatural sobre o cientista interpretado por Ten, a coreografia evoca também os movimentos característicos do nightwalker em obras audiovisuais famosas.   

Nightwalker

Puxando as cordas, belo monstro

Energia da realeza, eu sou seu

Tocando meu coração, não há como, sou puro

Curve-se e reze

Atendendo aos fãs latinos, “Water” é uma música pop dançante latina que busca reinterpretar sucessos dos anos 2000. Divertida e sensual, ela compara o desejo por um amante à necessidade de água.

Ten comentou em sua live de pré-estreia que essa é sua faixa preferida, salientando, principalmente, a forma madura que sua voz foi trabalhada. Essa maturidade também é apresentada na coreografia descontraída, onde o idol utiliza seu corpo para expressar movimentos fluídos que ecoam o clima do pop latino. 

Eu quero você

Fluindo em minhas veias

Me deixando louco

Nunca feche a torneira

Mantenha minha água

Introduzida através de um performance film, juntamente a “Water” e uma parte de “ON TEN”, “Dangerous” é a terceira faixa do álbum e uma das mais influenciadas por Michael Jackson, com um acorde semelhante ao de “Thriller”, porém utilizado de maneira distinta com a agregação de outros elementos.

Lançado previamente, o performance film criou grandes expectativas para o lançamento do MV principal, mostrando que Ten se desafiou em todas as faixas para trazer novidades, principalmente em termos visuais.

O vídeo finaliza com uma figura desconhecida, nos deixando curiosos quanto à sua identidade – posteriormente revelada como a do “Nightwalker”. Complementando a mensagem da title do disco, “Dangerous” avisa sobre os perigos de se apaixonar pelo artista, entregue através dos visuais cativantes e sua voz sensual, tornando-o a figura irresistível de ambas as faixas.  

Não aceite a informação

Se você não escutar nada de mim, oh, não, ah

Não fique sentado escutando “Ele diz, ela diz”

Você ainda está na primeira página, bae

Você está preso como Medusa, bagunçando tudo

Então recomponha-se 

Podemos fazer melhor? Sim

Não jogue sujeira no meu nome

“ON TEN” é uma faixa hip-hop com uma batida e letra catchy, onde Ten apresenta desejos confiantes e ambiciosos para ele e seu grupo. Em uma abordagem diferente do que já trabalhou anteriormente, ele buscou trazer um rap cantado que complementa o tom divertido do instrumental. 

Da última vez que verifiquei

Eu faço um movimento, eles tentam copiar 

Da última vez que verifiquei

Minha roupa é toda branca, estou me sentindo piedoso 

Tenho meu respeito

Você vê meu time, eles estão comigo

Não, não estamos sozinhos

O que você espera

Só os chefes estão comigo

E nós no trono

A penúltima faixa do mini-álbum tem uma essência diferente, causada por ser um R&B que permite ao ouvinte relaxar após o alto astral de “ON TEN” e preparar-se para adentrar nos sentimentos de “Lie With You”, que encerra o EP.

A atmosfera solidária e calma de “Shadow” é reforçada pelo tom de voz utilizado por Ten, retratando com exímio a falta de um antigo amor enquanto observa as sombras na parede, responsáveis por lembrá-lo dos momentos que compartilharam juntos. 

Vivendo na sua sombra vazia

Suas vozes ecoam

Por que, por que eu ainda vejo sua sombra

Fugindo da sua sombra 

Você sempre me perseguirá 

Eu, na noite em que me sinto oco 

Vejo sua sombra

“Lie With You” foi um pré-lançamento, dando aos fãs uma prévia do álbum. É uma música pop de ritmo médio, com uma guitarra utilizada como um instrumento magnífico, trazendo uma atmosfera emocional auxiliada pelos vocais brilhantes. 

Oh, o meu coração mente quando me deito com você

Tenho estrelas nos meus olhos, ilumino o céu para você

Eu sei que não vamos durar e você também sabe

Por isso, querida, enquanto dura, deixa-me deitar contigo, sim

O MV entrega uma narrativa envolvente, destacada pela atuação delicada do artista transmitindo, inicialmente, uma sensação de grande felicidade com o tempo compartilhado entre um casal, mas, conforme seu desenrolar, emerge-se uma sensação de vazio quando a outra pessoa não está mais presente.

Além da narrativa principal, “Lie With You” também permitiu interpretações sobre a ideia de autoamor por parte de Ten. Detalhes como o “241” na placa do carro, associado a dedicação de tempo para si mesmo e para suas metas, juntamente com fotos teasers que o mostram contemplando a si próprio, sugerem o artista em uma jornada de autoconhecimento e autenticidade.    

Imagem/Divulgação: SM Entertainment

Ainda que seja seu primeiro lançamento de um mini-álbum, a produção entregue por Ten foi surpreendente e uma maneira brilhante de afirmar sua presença enquanto um artista completo nessa indústria, através da sua aura cativante. Dessa forma, o idol inicia o ano das NCTzens e do NCT com chave de ouro, nos deixando ansiosos para acompanhar os próximos lançamentos do grupo e, principalmente, a carreira solo do Ten.