O primeiro amor é algo pelo qual todos passam. As descobertas, decepções e aprendizados que esse fenômeno traz são levados para a vida adulta e moldam a maneira que se vêem as relações inter humanas. Não a toa é um dos temas mais presentes na discografia do boy group da SM Entertainment, NCT DREAM. O grupo lançou o pré-single “Broken Melodies” na última segunda-feira (19), faixa do álbum “ISTJ” que será lançado dia 17 de Julho.

Link para o MV de Broken Melodies (2023)

O subgrupo do NCT, que debutou em 2016 com o single “Chewing Gum”, é composto por sete integrantes: Mark, Renjun, Jeno, Hae Chan, Jae Min, Chenle e Jisung, e possui uma discografia com músicas que ressoam com a geração Z, falando sobre as frustrações de se tornar adulto, decepções amorosas e as amizades, tão importantes quanto sua própria família de sangue. 

Integrantes do NCT DREAM: Mark (usando touca) Renjun (de boné), Jeno (cabelo descolorido), Hae Chan (com a mão no bolso ao lado direito), Jae Min ( cabelo rosa), Chenle ( de camiseta xadrez vermelha) e Jisung (cabelo azul)

Dessa forma, seguindo o tema do pré-single do terceiro álbum, “Broken Melodies”, que fala sobre a saudade de um amor à distância, trouxemos uma seleção especial de músicas do grupo que representam as diferentes fases de um amor juvenil, a quadrilogia “First Love”.

My First and Last (2017)

Link do MV de My First and Last

“Todos ficarão com inveja de nós

Estou pegando essa chance

De fazer meu primeiro amor durar para sempre” 

Tradução de My First and Last 

A faixa do álbum de debut “The First” começa contando a história do primeiro amor. Essa fase é tudo um sonho. Há uma idealização da pessoa pela qual o eu lírico da música se apaixonou. Tudo é descrito quase como um conto de fadas, ou um amor vindo dos livros de romance. A sensação inebriante que faz com que não se veja mais ninguém a partir daquele momento. Entretanto, muito dessa sensação vem com a inexperiência e inocência, visto que o eu lírico ainda é muito jovem para entender tudo o que está sentindo. 

Essa inocência é bem expressada pelo MV da faixa, que traz os integrantes do grupo apaixonados pela professora. Neste contexto, é mostrado um amor tão inocente e puro que para eles, construir carros de papel será suficiente para a professora os acharem maduros o suficiente para aceitar seus sentimentos. 

A coreografia também mostra esse espírito jovem que os integrantes carregam, com passos complexos e que demonstram o sentimento explosivo que cresce dentro deles. 

Bye My First… (2019)

Link da música Bye My First…

“Talvez eu não quisesse que meu coração jovem 

fosse pego por um segredo que apenas eu sei. 

Então, eu vou enterrá-lo aqui.

O amor é um pouco difícil”

Tradução de Bye My First…

A segunda música está no terceiro mini álbum “We Boom”, e retrata as lamentações de um amor que acabou de forma inesperada. O eu lírico lamenta que tudo naquele momento virou só memórias. Ele sente que o sentimento não era recíproco na mesma medida. Tudo isso é comum nesse período da juventude, afinal, o amor é um sentimento complexo e difícil de entender por todos os seres humanos. 

Há também uma quebra muito grande de expectativa que veio com esse relacionamento. Algo que se esperava que fosse leve e caloroso como nos filmes de romance, se mostra uma mentira e causa desconfianças, brigas e inseguranças. Todos esses sentimentos são tanto para lidar que ele se sente como se estivesse indo a loucura. 

Love Again (2020) 

Link do Track Video de Love Again

“Eu preciso de um tempo ao seu lado

Nem que seja muito pouco

Volte para o início junto a mim

E cante que será minha primeira e última”

– Tradução de Love Again 

Presente no quinto mini álbum “Reload”, a terceira parte dessa saga surge como recomeço. Mesmo depois de tudo que aconteceu no passado, o eu lírico da música fala como pode amar novamente, o amor já não dói tanto como antes. Entretanto, essa pessoa que ele está amando era a mesma presente na sua vida lá em sua juventude. Há uma recaída mesmo depois de tantos anos. É como sentir a vertigem e o nervosismo o fazem retornar ao passado novamente.

O passado difícil é esquecido e acredita-se que o destino os uniu novamente. É um sentimento novo vindo de forma nova e avassaladora. Mesmo com medo, há uma grande vontade de fazer dar certo dessa vez. A música possui grandes influências do hip-hop e do pop, demonstrando para quem escuta essa euforia as dúvidas de sentir um amor retornar. 

To My First (2022) 

Link da música To My First

“Nós éramos muito jovens

E não sabíamos nada sobre o amor,

Então, nos deixamos levar pela inocência, mas

Meu amor é para sempre”

– Tradução de To My First 

“To My First” participa do Repackage do segundo álbum do grupo, “Beatbox”, e traz na última parte lançada, até então, dessa quadrilogia um NCT DREAM mais maduro e nostálgico. Essa música funciona quase como uma carta para esse antigo amor. Mesmo com tantos momentos de choros e sorrisos juntos, a imaturidade de ambas as parte fez com que tudo não desse certo no fim. 

Entretanto, ainda que seja o fim, tem-se uma grande admiração mútua e a certeza que as memórias vão se manter entre os dois. Quando se chega na vida adulta, é mais fácil aceitar as decepções. Como diz o integrante Mark em seu verso: “algumas vezes na vida, as coisas simplesmente não dão certo”.

Há uma grande melancolia na letra e na música que mostram como isso deixou marcas permanentes no eu lírico. Dessa forma, o estilo R&B melódico traz um peso a mais para a faixa.

O NCT DREAM possui muitas canções que falam sobre temas que geram grande identificação, vale a pena conferir mais músicas do grupo. Tenho certeza que alguma delas vai te ajudar a se tornar NCTzen!

Essas quatro músicas e outras você terá oportunidade de ouvir ao vivo no show único da turnê The Dream Show 2: In Your Dream que passará pelo Brasil no dia 04 de Julho no Vibra São Paulo. Para mais informações sobre os ingressos disponíveis acesse o site da uhuu.com 

 Texto por Laura Araujo | Revisão por Ana Carol  | Equipe de Redação da K4US | www.k4us.com.br |