Os últimos dias têm sido um turbilhão de emoções para a autora que vos escreve. E no meio de todo caos onde eu imaginei que não havia luz no fim do túnel, acabei encontrando conforto em mono. A segunda mixtape do rapper RM, membro do BTS, foi lançada em outubro de 2018 e traz consigo sete canções extremamente profundas e sensíveis. Como ARMY, eu já tinha ouvido a mixtape várias vezes, mas ela nunca havia causado um impacto tão forte como nessa última semana, quando parei para analisar cada letra. 

RM batizou carinhosamente mono como uma playlist que fala sobre amor, mas também solidão. Além disso, o rapper espera que o álbum seja um amigo e cause conforto para os seus ouvintes. Portanto, assim como o objetivo do Namjoon foi alcançado e eu fui consolada por essa mixtape, espero que você também seja ao ouvir e entender o significado de cada música. Pega um lencinho para secar as lágrimas e vem comigo! 


mono. 

Muitas teorias surgiram quanto ao significado da mixtape ser batizada com o nome “mono.”. Alguns ARMYS acreditam que se refere a “Monster No More”, já que o antigo stage name de RM era “Rap Monster”. Sendo assim, uma nova forma dele de se enxergar. 

Por outro lado, alguns fãs deduziram que o álbum tem esse nome por se tratar de um “único” dono ou uma playlist para ser “sozinho”. Logo, o termo pode ter uma interpretação alternativa e significar algo único e solitário. Independente dessas teorias, mono. se caracteriza por ser um trabalho bem íntimo de RM e, por essa razão, você é capaz de se conectar com cada música. 

tokyo

A playlist começa com “tokyo”, única música completamente em inglês do álbum. A faixa se inicia com o barulho de um trem e se estende com uma melodia profunda de piano onde RM canta os versos “acordo em Tóquio, me sinto um torso Eu sei que é hora de ir”. 

Apesar da canção ser em inglês, o rapper faz um jogo de palavras com “tokyo”, que em coreano significa solidão e saudade. Ele continua, “Eu sinto falta de mim mesmo? Eu sinto falta do seu rosto? Eu não sei”. Claramente nesta faixa, Namjoon está reflexivo sobre as decisões que deve tomar, e com o passar da melodia você percebe que ele ainda não chegou a uma conclusão. 

Para mim, “tokyo” é uma música para ouvir quando estiver com saudades de casa. Como RM nasceu na Coreia do Sul, em Tóquio ele está distante do seu país de origem e canta sobre isso “Não consigo dormir, com saudades de casa, amor Eu só quero ficar bem perto de você”. Dessa forma, quando atingimos uma certa idade e nos tornamos adultos, precisamos sair de casa para trabalhar ou estudar. Portanto, a mensagem que RM quer nos passar é que a saudade e a solidão fazem parte desse processo de crescimento. 

seoul (prod. HONNE)

A segunda música de mono. foi produzida pela dupla inglesa HONNE, composta por James Hatcher e Andy Clutterbuck, conhecidos por produzirem faixas soul futuristas. Segundo o próprio RM, “seoul” foi a canção com a letra mais trabalhosa de ser feita e demorou meses até ficar pronta. Nela, o rapper expressa o seu sentimento de amor e ódio  pela cidade Seoul. 

Para quem não sabe, Namjoon teve que se mudar para a capital da Coreia do Sul para realizar o seu sonho de se tornar um rapper. Ele começa a música com os versos “Com ar frio do amanhecer Eu secretamente abro meus olhos A harmonia dessa cidade É tão familiar para mim Os dias da minha juventude parecem tão distantes E agora está cheia de prédios e carros Mas esta é a minha casa agora (Seul, Seul)”. Além disso, se você ouvir com atenção, vai perceber que RM faz a palavra “Seoul” soar como “soul”, que em inglês significa “alma”. 

Com uma batida animada, o refrão da música é marcado por essa ambiguidade de sentimentos que ele está tentando descobrir vivendo na cidade. “Se amor e ódio são a mesma palavra, eu te amo Seoul Se amor e ódio são a mesma palavra, eu te odeio Seoul”. 

Aqui, temos esse sentimento de querer viver e deixar de viver em determinado lugar. RM canta para nós que apesar da cidade ter seus problemas, existem pontos positivos que podem ser levados em consideração. Realmente, é uma sensação de querer estar e ao mesmo tempo, não. “Eu estou deixando você Eu estou vivendo você”.

moonchild

Essa é uma canção dedicada aos “filhos da lua” e talvez a que causou mais impacto em mim. A faixa começa com RM explicando que os filhos da lua se sentem mais confortáveis ao anoitecer e que, além de nascerem tristes, precisam sofrer para encontrar a felicidade. Bem profundo, né? 

No segundo verso é onde toda a mágica acontece e é como se o rapper estivesse nos consolando nos momentos de maior tristeza. 

Vamos lá todos vocês filhos da lua, filhos da lua

É assim que deveria ser

Sim, toda essa dor, toda essa tristeza

É o nosso destino, não vê?

Sua vida e a minha foram assim

Nós temos que dançar na chuva

Dançar na dor

Mesmo que a gente desabe

Vamos dançar no avião

Nós precisamos do cenário noturno mais do que qualquer um

Apenas eu poderia me consolar, e mais ninguém

Tudo bem derrubar lágrimas

Mas não derrube a si mesmo

RM

Acredito que não preciso falar mais nada, a música diz por si só. Com uma batida intensa e a voz de RM em destaque, você realmente vai se sentir confortado com “moonchild”. Afinal, está tudo bem ficar triste. 

badbye feat eAeon

Como se fosse um interlude, “badbye” é a música de transição entre a primeira e a segunda parte da mixtape. Com uma batida melancólica, a canção tem a participação do vocalista eAeon e narra a despedida triste e sofrida de um alguém que deseja ser morto suavemente.  

A música consegue deixar um ar sombrio com os seus um minuto e trinta segundos. A melodia faz jus a sua letra e é isso que a faz se destacar das demais produções do álbum. 

uhgood  

Levando a mensagem do “Love Yourself” adiante, uhgood significa reduzir suas expectativas e deixar para trás um outro alguém. Nessa faixa, RM está reafirmando que prefere a sua própria companhia, mesmo que isso às vezes possa o tornar solitário “Me sinto tão sozinho quando estou comigo”

Durante toda a música, o rapper fala sobre suas inseguranças e o medo de se perder no meio do caminho “Eu não posso deixar o eu que você conhece ir”. Entretanto, no final da canção, apesar da dor de encontrar o fracasso e todo o sentimento ruim que isso envolve, ele está disposto a alcançar o seu objetivo e conforto em si próprio. “Mas ainda assim, atravessando essa ponte, quero me alcançar O meu verdadeiro eu”. 

Essa é claramente uma daquelas músicas que você ouve quando precisa reafirmar para si mesmo que a sua própria companhia basta. Afinal, só nós mesmos podemos saber a dor que estamos sentindo. 

everythingoes feat. NELL

Eventualmente, claramente, certamente vai passar” independente do que esteja acontecendo, seja um momento bom ou ruim, vai passar. Tudo passa. 

Essa música se tornou uma mantra para mim enquanto passava por momentos difíceis. Ouvir os versos “Como a manhã chega depois da noite Como o verão chega após a primavera Como os frutos crescem quando as flores morrem Tudo precisa doer” arrancou lágrimas dos meus olhos. 

RM faz a canção soar como um canto de esperança para quem está vivendo tempos difíceis. Além disso, ele dá um lembrete a si mesmo para se tornar um alguém melhor todos os dias mesmo vivendo esse sofrimento. “Todos os dias eu rezo (todo dia eu rezo) Para que eu possa me tornar um adulto ligeiramente melhor Todos os dias eu permaneço (todo dia eu permaneço) Pois as pessoas e as dores eventualmente morrerão Para aliviar, você deve enfrentar o vento Você não deve viver sempre dentro de um sonho Em vez de palavras vazias como: seja forte Ou mentiras como: todos são assim Peça para que esse temporal passe, como todos passam”. 

Logo, essa é uma canção que podemos perceber que o rapper tenta encontrar alívio e esperança para as suas próprias preocupações. Assim como a natureza passa por transformações, o amanhã é a certeza de que dias melhores virão. Ele nos faz acreditar nisso. 

forever rain

Por fim, chegamos a última faixa da playlist. Com um toque suave de piano e barulho de chuva, “forever rain” é a canção mais intensa da mixtape e fala sem rodeios sobre sofrimento e solidão. Segundo o próprio Namjoon, ele deseja que a canção seja tocada em seu funeral, pois é a que ele mais se sente representado. 

A música já começa com os versos “Eu desejo que chova o dia inteiro Porque eu gostaria que alguém chorasse por mim, sim Eu desejo que chova o dia inteiro Porque então as pessoas não me encarariam, sim”. Nesse sentido, Namjoon está usando a chuva como uma maneira de se confortar em meio às lágrimas. Por  causa desse mau tempo, as pessoas não poderiam ver que ele está chorando, logo, seria uma forma de viver o seu sofrimento. 

Ele continua, “Quando chove, eu sinto um pouco como se tivesse um amigo Que continua batendo nas minhas janelas e perguntando como eu estou”. Aqui, RM trata a chuva como uma amiga que está disposta a o consolar quando for preciso. 

Adiante, nos versos “Se ao menos eu pudesse bater em algum lugar como você Se eu pudesse beijar o mundo inteiro tão profundamente Alguém me acolheria? Alguém abraçaria meu corpo cansado?”. O rapper questiona o seu estado de solidão. Afinal, seria possível alguém em todo mundo acolher uma pessoa cansada de viver? 

É diante desses versos que “forever rain” se tornou uma música de fácil identificação para os ouvintes. Todes nós temos momentos tristes e de solidão, onde desejamos ficar a sós com as nossas emoções. 


um conforto, mono. 

Portanto, após analisar todas as letras e entrar profundamente nas emoções, posso dizer que mono. é uma playlist que realmente conforta as pessoas. Nela, Namjoon não tem medo de falar sobre os seus sentimentos mais obscuros e da solidão que sente ao se tornar um adulto. Por isso, somos capazes de nos identificarmos com a mensagem que o rapper deseja passar. 

Dessa forma, eu espero que assim como eu, você possa encontrar conforto em cada música. E que, além de tudo, se sinta abraçade com essa mixtape. 

Texto por Ana Carol | Revisão por Fran | Equipe de Redação da K4US
www.k4us.com.br | Não retirar sem os devidos créditos