Com uma voz única e inabalável, LiSA é mais conhecida por ser parte da trilha sonora de diversos animes, como Fate/ZeroSword Art Online,  que a ajudaram a  conquistar milhares de fãs ao redor do mundo. Ela estreou na animação em Angel Beats! como a voz de canto de Yui, uma das vocalistas da banda fictícia Girls Dead Monster. Com mais de 10 anos de carreira solo, a artista se consolidou na indústria como, talvez, uma das maiores cantoras japonesas que este mundo já viu

No seu álbum lançado no dia 16 de Novembro de 2022, LiSA mostrou o alcance da sua ousadia musical  misturada com sua atitude de estrela do rock, presente desde que era vocalista da banda independente Chucky, antes da estreia. A artista registra em “LANDER” o impacto da pandemia sobre si e sobre a comemoração planejada para seu 10⁰ Aniversário de debute solo.

O álbum também compila diversas músicas produzidas em colaboração nos últimos anos, inclusive aquelas que já se tornaram clássicos por serem da trilha do famoso anime Kimetsu no Yaiba: Demon Slayer. Por isso, para tornar a experiência de ouvir esse disco ainda mais especial, traduzimos¹ as notas de encarte onde ela expressou seus pensamentos e sentimentos por cada música deste novo projeto, além de pequenas curiosidades sobre os bastidores e parcerias. As notas estão disponíveis em um site e na aba “comunidade” no canal oficial do YouTube da LiSA.
Coloca o fone de ouvido, dá play no álbum e vem saber o que levou a cantora a compor cada uma dessas 14 faixas de “LANDER”. 


01.Yu-Ke

Esse é o tema do filme Sword Art Online Progressive: Aria of a Starless Night da série  Sword Art Online com a qual tenho trabalhado com muitas músicas ao longo do tempo. Eu  li o enredo e retratei o momento em que Asuna, a guerreira, se fortaleceu em meio ao desespero como um flash de luz poderoso e manejável. Essa canção me salvou muitas vezes em noites desamparadas quando ainda devia olhar para frente. “Vai, eu irei”[um trecho da música]. Um som de mantra. Ayase, compositor da música, tem uma linda voz. Pedi para ele se juntar comigo, cantando algumas partes, na esperança de que sua voz ecoasse como uma mensagem ressonante de alguém.

02. Isseino Kassai

Eu fiz essa música bem na época em que completei o 10⁰ aniversário do meu debut solo em Abril de 2022. Tendo em vista que o mundo assistiu a uma mudança drástica, eu tentei desfrutar desse novo mundo  enquanto lidava com as circunstâncias e mentalidade daquele momento. Eu compus essa música na esperança de que, para além dos tempos de dificuldades e lutas que apresentam-se de diversas formas, haverá um amanhã onde poderemos sorrir com orgulho e nos animarmos juntos. Para todos que dão tudo de si para viver o presente… “Aqui vamos nós, Viva!”.  Eu gostaria de dividir com vocês toda essa disposição eufórica que é chegar até o dia de hoje. Usem suas mãos, pés, vozes, almas, mentes… cada parte de si mesmos para soltar esse grito!

THE FIRST TAKE:

03. dis/connect

A segunda faixa “Isseino Kassai” se conecta diretamente com esta, que inicia como se acelerasse a dinâmica. Shota Horie co-escreveu muitas músicas comigo, aqui colaboramos integralmente numa composição pela primeira vez. A canção apresenta uma estrutura intrincada de notas entrelaçando a voz e os instrumentos que começa com uma frase que diz: “Para ser honesta, eu estou desgastada e farta/ O que é a verdade / Eu nem ligo mais”, sobre uma sequência rápida de notas, extravasando os verdadeiros sentimentos internos do eu lírico.  A melodia de Shota me guiou e me desvendou para que escrevesse sobre uma mente ambígua e irrazoável que não pode ser expressa por palavras corretas e racionais. Eu acho que pensamentos negativos e maldições são desculpáveis somente se você balbucia-los.

04. Shampoo Song

Ryosuke Sasaki da banda “a flood of circle” escreveu essa música para mim. Sempre que eu escuto uma música da  flood, desejo mover meu corpo. Sempre que ouço uma canção da flood, parece que estão gritando em voz alta para o meu coração; sinto que não perceberia sozinha que meu coração precisava de salvação, mas agora ele a alcança. Ter o som claro e veloz da flood combinado com meu canto direto lava todas as teias de aranha, probabilidades e fins do mundo, ou isto ou aquilo que foi deixado sem resposta, na forma de uma música de xampu. Refresque e limpe sua mente com uma música de xampu. Yeah!

05. Akeboshi 

Depois de colaborar com Yuki Kajiura em “from the edge” e “homura”, fiquei feliz ao receber essa canção e pensei “Ela é real!”. Achei isso por ela ter exercitado suas habilidades implacavelmente e confiar “Yuki Kajiura” a mim. Tirei meu chapéu quando descobri que a guitarra no primeiro verso foi criada com a finalidade de imitar um “trem”. Trabalharmos juntas e seguir sua liderança como parceira sempre faz me sentir como se tivéssemos jogando shogi [jogo de tabuleiro tradicional japonês]. Esta tornou-se mais uma música que me permitiu dar outro grande passo.

THE FIRST TAKE:

06. Shirogane

Esse é o tema de encerramento do anime Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba  – Mugen Train. Eu sempre crio as músicas de encerramento pensando que são um bastão para ser entregue ao próximo episódio. “Shirogane” é uma canção na qual eu fortemente sondei as mentes de Tanjiro e seu grupo, porque eles nunca perdem a esperança e sempre seguem em frente, mesmo em aflição e enfrentando qualquer dificuldade. Enquanto criávamos essa música, Yuki Kajiura gentilmente indicou-me e guiou-me através das mudanças na letra e melodia com seu próprio canto. Eu ouvi nossa demo “lendária” na qual cantamos em dueto tantas vezes que, quando gravei a faixa de verdade, estava de alguma forma possuída por ela.

07. homura

Me lembro quando li a história original de Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba  – Mugen Train pela primeira vez, demorou muito tempo para eu prosseguir ao próximo mundo depois de encerrar o mangá. Eu penso com muita frequência sobre “o fim da vida” e essa música me deu a oportunidade de encarar novamente e transformá-lo em canção. A “felicidade” e as “promessas” confiadas por aqueles que deixam suas pessoas amadas para trás e os “arrependimentos” e o “respeito pela determinação” da parte daqueles que foram deixados para trás… Expliquei meus sentimentos para Yuki Kajiura expressar essas palavras na letra da música. Ela nomeou a canção “homura (chamas)” para que eu encarnasse essas emoções.

THE FIRST TAKE:

08. Romahiko 

Se pudesse escapar de tudo e me deleitar flutuando pelo ar… Nomeei essa canção “Romahiko” (voo de fuga) experimentando um sentimento de romance num estado de espírito bastante despreocupado. Quanto mais eu crescia, mais me tornava ciente das responsabilidades e da consciência de ser uma adulta; eu estava me fazendo desconfortável e essa música de Ichiyo Izawa me fez perceber isso. Sua melodia doce soou como uma pitada de loucura que permitiu lembrar-me da minha criança interior e experimentar um sentimento de romance nisso. A banda criou a pré-intro dessa canção colocando as emoções  geradas depois de ouvirem a música anterior. Graças a eles, tornou-se uma música com poder de te disparar para o próximo planeta a partir das três últimas faixas que possuem funções significativas. As mudanças drásticas na estrutura da canção que Izawa fez devido a sequência da pré-intro são impressionantes também. 

09. HADASHi NO STEP

A música tema da série “Promise Cinderella”, drama de terça-feira da TBS, me deu a oportunidade de cantar sobre os valores em “apaixonar-se”, dos quais me afastei por anos. Depois de passar por várias situações, agora nos trinta, tem muitas coisas que considero mais importantes sobre estar apaixonada. O processo de criação dessa música me defrontou com um crush que deixei para trás na adolescência e o atual estado mental daquele amor hesitante. A aura pop de Tabuchi, com quem eu produzi canções de amor a partir da imaginação e enredos, e as seções de  piano e metais arranjadas por Masanori Shimada, representaram a complexa paixão adulta de uma forma fofa e meiga. Fiquei tocada quando ouvi “HADASHi NO STEP” como trilha sonora enquanto um ator estava realmente dando passos descalços. Eu também recordei do sentimento de se ter um crush em alguém, como a dor no coração e o derramar de lágrimas, quando li a obra original [o drama é baseado em um mangá].

10. Shifukunotoni

Eu tive a oportunidade de cantar para a “Kabaya Pureral Gummy”,  uma marca de balas que sempre gostei. Aprendi de novo o conceito da marca, que era como o testemunho do porquê eu gostava da Pureral Gummy em primeiro lugar.  Eu criei essa canção na esperança de que todos e todas alcancem sua recompensa – “Shifukunotoni” (momento de êxtase), por se esforçarem ou mesmo quando não conseguirem fazer o suficiente. Vocês podem aproveitar a sensação “macia e feliz” de recuperar o fôlego porque estão trabalhando arduamente. Espero que a Pureral Gummy e essa música possam estar perto de vocês enquanto  tirarem um breve intervalo. Obrigada, sempre, pelo seu trabalho duro.

11. Saturdays with You 

Existe algo especial sobre os Sábados. “Saturdays with You” é uma música sobre amizade. Eu tive a ideia de fazer uma trilogia com a mesma pegada de “HADASHi NO STEP” e “Shifukunotoni”. Eu posso continuar trabalhando arduamente porque você também está trabalhando duro em outro lugar. Pensei nos amigos que cresceram comigo na minha cidade natal.  A história da minha amiga descrita no primeiro verso foi baseada na vida real. Vou me certificar de ouvir o que aconteceu entre ela e seu namorado mais novo ;-❫ A letra da canção é cravejada de palavras tingidas por duas visões do mundo. Essa é uma  música para cada um de vocês que batalham por amor, trabalho e amizade. “Step, Step Saturdays with you…” [esse final é um verso da música por isso não traduzi].

12.  Akujo no Okite 

Acrescentei esta canção apressadamente depois de terminar todas as faixas de LANDER, enquanto, de alguma forma, senti vontade para outra corrida. Me rendi à sensação de arrancada e aos instrumentos selvagens para desvelar minha teoria sobre akujo (garota má²). Então, qual é a minha percepção sobre a akujo? Minha interpretação é de que ela é insana e bela porque está determinada a ser malvada. Eu espero que apreciem a abertura dessa faixa com a sensação de interceptar uma conversa telefônica do espaço. Não esmagarei seu coração com meus punhos; vou segurá-lo para você. 

13. dawn

Essa foi a primeira faixa que terminei para esse álbum. Na verdade, eu trabalhei nela enquanto estava fazendo meu último álbum LEO-NiNE. Quando terminava a letra de “dawn”, o mundo estava perturbado com uma epidemia misteriosa e Tóquio se encontrava no meio do chamado “estado de emergência”.  Tudo o que eu havia planejado desmoronou. Sem saber como retratar novamente as esperanças do futuro, passei dias e noites não fazendo nada e sem dar um passo em frente. Nessas circunstâncias, escrevi essa música olhando para o meu eu do passado, tentando encontrar respostas e esperando que o potencial para o futuro não iria se desvanecer. Desde então, recebemos muitos novos começos, não é?

14. NEW ME

Enquanto  meu 10⁰ aniversário se aproximava, estava experimentando um sentimento de novo começo. Entrei em um foguete que me levou através da chuva e claridade para chegar na minha nova pessoa  – NOVA EU. Assim que terminei essa música, o título desse álbum se confirmou. Shota Horie criou uma  estrutura firme para essa canção a partir dos fragmentos de música que levei para ele. Embarquei nessa jornada sozinha, mas os sentimentos dos meus amigos se transformaram em música e adicionaram camadas e camadas a minha trajetória – como uma orquestra. Eu estou por mim mesma, mas não estou sozinha. Essa canção é para você que é um pouco parecido comigo. Vá em frente, meu querido.


¹Essa é uma tradução feita da versão em inglês seguindo a ordem das músicas no álbum.
²A palavra akujo literalmente significa ‘uma garota má’ ou ‘uma mulher malvada’. A akujo é geralmente retratada como uma mulher atraente que seduz homens e prejudica e destrói suas vidas. […]. Uma mulher sexualmente autônoma e economicamente independente é considerada  ‘uma garota má’ ou ‘uma mulher malvada’ uma vez que ela rejeita as instituições tradicionalmente associadas com o  papel das mulheres e os ideais de feminilidade como o casamento e a maternidade” (HARADA, Kazue. Good Bad Girls: Male Writers’ Romanticization of Prostitutes in the Postwar Era. Dissertação de Mestrado. University of British Columbia, Vancouver, 2002, p. 1-2, tradução nossa).

Texto por Tainá Elis | Revisão por Fran | Equipe de Redação e Tradução da K4US www.k4us.com.br | Não retirar trechos ou texto na íntegra do site sem os devidos créditos