Sabe quando um amigo ou familiar voltam para você depois de uma viagem? É esse o sentimento sobre o retorno do KARD ao Brasil.

————————————————————————–

Muita coisa acontece em um ano. No K-Pop então, milhões de coisas acontecem nesse, aparentemente longo, período. Entre o fim de junho e início de julho de 2017, o KARD passou por cinco cidades brasileiras. Agora, em setembro, eles voltam com mais uma turnê pelo Brasil, trazendo para os  Hidden Kards brasileiros dois shows, um no Rio de Janeiro e outro em São Paulo, além de fansigns em Porto Alegre, Curitiba e Belo Horizonte.

Nesta primeira passagem, o KARD se mostrou tão brasileiro, que rolou até cover de Anitta feat. Maluma. Imagens que nós jamais vamos esquecer e pretendemos impedir que sejam apagadas da memória de qualquer um.

Ainda sobre KARD no Brasil em 2017, tivemos a honra de servir de cenário para dois photoshoots oficiais do grupo. Imagens que, inclusive, fizeram parte do conjunto de teasers utilizados para a divulgação do debut oficial deles.

Mas não apenas as passagens pelo Brasil marcam esse um ano de KARD. O grupo lançou seu primeiro MV em dezembro de 2016, marcando o início da trilogia pré-debut: “Oh Nana”, “Don’t Recall” e “Rumor”. Apesar de poucos grupos de K-Pop se utilizarem dessa estratégia para se lançarem, o KARD conquistou grande parte de seu público durante esse período.

As três músicas tem uma vibe muito semelhante, até porque o tropical house tem sido o principal gênero utilizado pelo grupo desde o primeiro lançamento. Durante o pré-debut eles construíram uma história com as letras das músicas, que mostram as fases de um relacionamento: “Oh Nana” é a chamada lua-de-mel, início de romance, onde tudo são flores; “Don’t Recall” é o desencanto e o término; enquanto “Rumor” explora a tentativa de superação.

Marcando o fim dessa trilogia, e o início oficial da carreira do grupo, “Hola Hola” segue um caminho muito parecido em questão de gênero musical. Mantendo a lógica da série de pré-releases, o single oficial de debut basicamente reafirma a identidade do KARD: eletro-pop, coreografias completamente diferentes dos demais grupos de K-Pop e toda diversidade que um grupo misto pode expressar.

O que para alguns foi a fraqueza do KARD – por se manter numa zona de conforto -, para outros foi a afirmação do grupo como representantes do tropical house, e gêneros afins, dentro do K-Pop. O ritmo que traz tons latinos se tornou marca registrada do grupo, o que pode ter sido um dos motivos para Somin e Jiwoo terem sido escolhidas para as performances de “Lo Siento”, do Super Junior (feat originalmente na voz de Leslie Grace).

“You in Me”, do mini-álbum YOU & ME, último lançamento do grupo, trouxe amadurecimento e nuances até então inexploradas, tanto em termos musicais quanto conceituais. As cores frias utilizadas na capa do mini álbum refletem as músicas presentes nele. O eletrônico, ainda muito presente nas músicas, encontra ritmos mais sóbrios e menos festivos, assumindo uma vibe melancólica que casou bem com as letras e com o próprio MV de comeback – que chegou causando impacto com o plot twist.

Atualmente o KARD – e a gente – vem se preparando para um comeback, onde o colorido parece novamente tomar conta. O mini-álbum “Ride on the Wind” tem data de lançamento prevista para o próximo dia 26, aqui no Brasil, e contará com seis músicas – incluindo intro, instrumental do single e uma música intitulada “Dímelo”. O melhor disso tudo? A gente pode conferir esses e os lançamentos icônicos anteriores em setembro, na 2018 WILD KARD Tour in Brazil!

Só vem, KARD!