Confira essa lista de k-idols que além de interpretes, são produtores musicais. Algo bastante comum no mundo do k-pop (e também no cenário musical de todo o mundo) são os idols que são apenas intérpretes. E não estamos aqui para julgá-los: geralmente são pessoas com um notável talento e que possuem um carisma que nos proporciona excelentes performances. 

No entanto, às vezes alguns artistas são presenteados com o pacote completo: além de serem incríveis performers, eles possuem um talento que os faz produzir músicas não apenas para si mesmos (ou seus próprios grupos), mas também para muitos outros idols; seja em colaborações ou trabalhos solo. 

Alguns dos artistas citados na matéria

Abaixo, temos uma lista de k-idols que nos surpreendem constantemente com sua versatilidade como artistas e criadores – Lembrando que não é um ranking!

B.I / Hanbin

B.I era o stage name de Hanbin, k-idol que era líder do iKON. Ainda quando estava sobre o gerenciamento da YG Entertainment, o cantor é um forte nome na produção e criação de letras de músicas, não só para sua antiga empresa, como para vários outros artistas.

O talento de Hanbin lhe rendeu o prêmio de “Compositor do Ano” Melon Music Awards de 2018, por causa da música “Love Scenario” que foi um grande viral na Coreia.

O jovem começou a escrever suas próprias músicas ainda quando era um trainee e as primeiras composições assinadas por ele foram datadas em 2013, quando participou do programa “WHO IS NEXT?” da YG. Além das dezenas de músicas que ele escreveu para o iKON, ele também produziu e compôs para muitos outros artistas, confira:

Zico (Block B)

Com mais de 90 faixas carregando seu nome nos créditos, o artista que faz trabalhos solos e faz parte do Block B se destacou por sua participação como produtor no reality “Show me The Money”. Na sexta temporada, O rapper ficou no time de produtores juntamente com um de seus amigos de longa data, DEAN. Durante o programa ele produziu músicas que obtiveram grande repercussão, como “Okey Dokey” e “Turtle Ship”. Indo em uma direção totalmente oposta, Zico comprova sua versatilidade na produção da faixa “Flower Road” (Gugudan/I.O.I).

No início de 2019, Zico deixou sua agência Seven Seasons para estabelecer sua própria gravadora, a KOZ Entertainment. Embora não seja parte da sub-unit, Zico confirmou que ele produziu a primeira faixa-título de Bastarz (primeira sub-unit oficial do grupo Block B).

Além de tudo isso, Zico participou do reality “Produce 101” na produção de uma das faixas que definiria o conceito do show.

JongHyun (SHINee) 

A estreia de JongHyun no processo criativo foi em 2009, com o single Juliette, do Shinee. Mesmo não tendo sido produzida por ele, a composição das letras em coreano foram uma colaboração de JongHyun e Minho, marcando a primeira vez que um artista da SM participou da criação de um álbum. 

Sua carreira solo se iniciou em 2015, contando com a participação de Zion.T. Deja-Boo foi o single pioneiro que levou a mais outros quatro álbuns e um mini-álbum criados pelo cantor. 

Um destaque de sua carreira como produtor nasceu de sua amizade com IU. Ao ouvir, pela primeira vez, uma música que Jonghyun enviará à solista, ela se apaixonou pela canção no primeiro momento. Ao propor ao cantor se poderia comprá-la, Jonghyun disse que ela não teria de pagar nada pela música “A gloomy clock”.

Soyeon (G-Idle)

Soyeon tem voz ativa na produção das músicas de seu grupo, (G)I-DLE, e também tem créditos na composição de dois marcantes singles: NO, do CLC e a música para o grupo K/DA, grupo lançado pela Riot Games para promover o jogo League of Legends. Ela também escreveu uma música para a abertura do programa “Idol Room”.

Dean

Dean não é exatamente um k-idol, mas é aclamado entre os fãs de kpop!

Assim como alguns nomes dessa lista, Dean também começou muito cedo: seu interesse por rap e hip hop americano surgiu ainda no ensino médio, motivando-o a cantar em sua escola. Mantendo segredo de seus pais, ele escrevia canções desde essa época, tendo atingido o feito de com apenas 16 anos trabalhar com Keith Ape e, aos 18, produzir e escrever para diversos grandes nomes do K-pop.

Foi apenas uma questão de tempo até que Dean começar a ser creditado em faixas como “Black Pearl”, do EXO e “Voodoo Doll”, do VIXX. Seu trabalho passou a ser tão reconhecido, não somente na Coreia, que isso o levou a I’m Not Sorry, um trabalho com o produtor americano Eric Bellinger (vencedor do prêmio Grammy) .

L.E (EXID)

L.E chegou ao conhecimento do público em geral como membro do grupo EXID, mas a rapper também se destaca na produção e composição de diversas músicas. Entre as mais de 30 composições e produções em seu nome, seus trabalhos mais prestigiados foram suas colaborações com Hyuna. Além de produzir os principais singles do duo Troublemaker, o nome de L.E aparece diversas vezes nos créditos das músicas do álbum A Talk, também de Hyuna. 

SUGA (BTS)

Conhecido também sob o alter-ego “Agust D”, o rapper do BTS iniciou sua carreira na produção musical ainda muito jovem, em sua adolescência. Tendo assinado com a Big Hit inicialmente como produtor, Yoongi frequentemente é creditado nas músicas de seu grupo. Com mais de 70 músicas registradas com créditos a ele, Suga é o responsável pela composição, mixagem e produção de arranjos de seus trabalhos. Entre suas produções mais notáveis, estão Eternal Sunshine (sua parceria com o Epik High), We Don’t Talk Together (para a cantora e rapper Heize) e, mais recentemente, o single “Eight”, uma parceria com a solista IU.

G-Dragon (BIGBANG)

Já faz algum tempo desde que G-Dragon se tornou uma figura emblemática na empresa em que trabalha, a YG Entertainment. Desde 2014 o idol vem escrevendo e produzindo canções para seu grupo, Big Bang, e outros artistas do selo. Seu nome está presente nos créditos de Good to You, do 2NE1, além de Ringa Linga e Stay With Me, na qual realizou uma participação nesta última, pertencentes ao álbum Rise de Taeyang.

G-Dragon trabalhou, também, no single de debut do grupo IKON, em 2015, teve importante participação da produção e criação de grandes hits de seu grupo – como BAE BAE, Lie e Fantastic Baby – e também escreveu “Palette”, da solista IU.

Seu estilo perfeccionista e crítico de criação não é conhecido apenas entre os k-idols: o rapper já colaborou na produção musical trabalhado com Skrillex e Diplo, tornando-se (juntamente com CL) o primeiro artista coreano a entrar nas paradas da Billboard Hot Dance/Electronic Songs.

Hui (Pentagon)

O que Energetic (primeiro single do Wanna One) e Never (utilizada no reality Produce 101 – season 2) têm em comum? Além de terem sido extremamente bem sucedidas, as duas músicas foram criadas por Hui, que foi chamado de “Compositor gênio” exatamente por esse motivo: o ótimo desempenho de suas canções. 

Ele também compôs o tema do drama “Chocolate”, intituladaAlone. A música foi descrita como “uma sensível balada em piano, com vocais melancólicos”.

Woozi (Seventeen)

Desde o debut de seu grupo, no ano de 2015 com o álbum “17 Carat”, Woozi já participou da criação de cinco álbuns. Todos conhecem seu talento como cantor, mas ele também se mostra um excelente compositor, letrista e produtor. Adore U, Mansae, Pretty U, Very Nice e BOOMBOOM são músicas que, por possuírem sua participação no processo de criação e produção, mostram a identidade do idol como produtor musical, e tudo isso além de serem excelentes músicas para alegrar o clima em um show.

Tendo recebido mais de 30 milhões de Won em direitos autorais nos últimos três anos, Woozi foi admitido como full member da KOMCA (Associação Coreana de Música e Direitos), devido à sua substancial contribuição para a indústria coreana de música.

S.Coups elogiando Woozi no Instagram

Sua participação no programa “Sugar Man”, como produtor musical, rendeu a ele reconhecimento no ramo: seu trabalho em parceria com Bumzu, no remake de “You In My Imagination” demonstrou sua versatilidade ao transformar a faixa em uma canção totalmente diferente para Raina e Lizzy do After School/Orange Caramel.

Em um fansign do Seventeen, Woozi mostrou sua versão demo para o trabalho com o I.O.I.

Cho Seung Youn, Luizy, Luizinho, WOODZ

Também conhecido pelos seus nomes artísticos WOODZ (승연), Luizy (승연), e que carinhosamente chamamos de Luizinho, esse idol não se contentou com apenas uma área de atuação: ele é um ex-jogador de futebol (tendo integrado o time de base do Corinthians), rapper, cantor e dançarino. Luizy foi integrante do X1, grupo formado a partir do Produce 101, e originalmente era parte do grupo UNIQ. Atualmente, ele está na industria como um cantor solo.

Tendo participado do reality “Show Me the Money”, o idol chegou até a terceira rodada do show e, no Produce 101 terminou em 5º lugar, nunca caindo de posição e obtendo um crescimento constante. Foi esse desempenho que o levou a fazer parte do X1.

Ainda nessa área dos realities musicais, ele compôs a músicaIt’s Okay para o show chinês “Idol Producer” e co-compôs uma música para o Mr-X, grupo chinês formado no término do reality citado acima.

O idol também se dedica a seu canal do YouTube, onde lançou uma música (criada por ele) para a Cledbel CF.

Seungyoun teve, inclusive, duas colaborações com Hyunsik (BTOB): “Baby Ride” e “Honbab”.

Suran

Apesar de ser um nome parcialmente desconhecido, Suran é popular entre os que acompanham o trabalho de Yoongi e Zico como produtores, pois a cantora já colaborou com ambos artistas. No entanto, existem outros trabalhos de sua produção que merecem uma atenção especial:

Entre suas músicas temos o single debut do duo LODIA, dupla onde a mesma debutou. LODIA – I Got A Felling

Jinyoung (B1A4)

Já tendo destaque anteriormente, como líder do grupo B1A4, Jinyoung participa ativamente na produção e composição das músicas de seu grupo. Considerando apenas essas canções, nas quais o idol possui créditos de composição, já são mais de 50 músicas creditadas em seu nome. Tendo sido, em 2016, um dos 5 compositores que mais lucraram com suas músicas. Jinyoung foi considerado por especialistas na área da produção musical como um dos quatro melhores desempenhando essa função.

Além de compor para o B1A4 ele também compôs músicas para grupos como IOI e Oh My Girl.

Daehwi (AB6IX/WANNA ONE)

O atual membro do grupo AB6IX e ex-Wanna One se tornou conhecido por sua participação na segunda temporada do reality Produce 101. Nesse reality, ele compôs e produziu diversas músicas. Seu talento na produção e criação musical foi logo notado em sua primeira avaliação no programa, na qual ele apresentou uma música autoral: “Hollywood”. Desde então, ele vem se destacando na criação de álbuns e singles. Sua canção “Candle” (uma parceria com Park Woo-jin) alcançou a 60ª posição no Gaon Single Chart. 

Em 2018, Lee participou do programa de competição Produce 48 da Mnet como um dos produtores das músicas do conceito, intitulado “See You Again”. Suas outras músicas compostas para seus colegas de gravadora incluem “Remember Me”, de Kang Min-hee, “Wish You Love Me” e “Dawn”, que foram incluídas no primeiro álbum do grupo MXM.

Sua versatilidade pode ser notada na música “Airplane”, também composta por ele, para o segundo mini-álbum do girl group IZ*ONE.

Daehwi ficou bastante conhecido, também, pelo seu trabalho como apresentador permanente do MCountdown, programa de variedades de longa data da emissora Mnet.

Yenny (Wonder Girls)

Yeeun participou da criação e produção de diversas músicas. Além dos trabalhos para o Wonder Girls, seu grupo de origem, ela tem crédito em várias de suas músicas solos, trabalhando sob o nome artístico de Ha:tfelt. O mais interessante é o ponto de vista que ela tem sobre o trabalho criativo, já que compõe por hobby e prazer e, assim, demonstrando seu amor pela música. Algumas músicas:


Nós linkamos várias músicas ao longo do texto, porém fomos além, fizemos uma playlist no Spotify para vocês – Com todas as músicas citadas e mais algumas que não entraram no texto, mas vale a pena conferir. Não esqueça de seguir a playlist e a K4US!