Imfact é praticamente um grupo camaleão. Nesse post vamos contextualizar e entender as mudanças de conceito do grupo!


IMFACT estará no Brasil nos dias 15 e 16 de setembro no evento Hallyu Expo 2018, organizado pelo Centro Cultural Coreano no Brasil. O evento acontecerá no Expo Center Norte, em São Paulo, e começa às 10h da manhã – a entrada é franca, inclusive para o show do Imfact.

Para mais informações acesse o evento no facebook! Marque “tenho interesse” ou “comparecerei” e você receberá notificações sobre novidades a respeito do evento. É sempre bom saber de tudo em primeira mão.

Leia também: CONHECENDO IMFACT, escolha seu bias!

Vamos vamos ao que interessa: Entender os conceitos do Imfact.

Sabemos que o público em geral conhece pouco sobre o Imfact, e para quem está os descobrindo agora, fica complicado entender porque o grupo muda tão drasticamente de conceitos. Então a gente vai dar esse help, pois a K4US é o site mais IF* dessa internet. (*IF: Nome do fandom do Imfact)

Vamos contextualizar cada MV, explicando as transições. Para assistir aos MVs, basta clicar no nome do MV destacado no corpo do texto.

LOLLIPOP

Resultado de imagem para imfact lollipop gif
Imfact debutou em 2016 com a faixa Lollipop, cujo mini-album tem o mesmo nome. Aliás, Imfact foi o primeiro debut no kpop em 2016. Por conta disso, os meninos tiveram muita atenção em seu debut. Lollipop tinha um conceito divertido, fofo, colorido e colegial. Além dessa pegada “somos molecada”, as cenas do MV carregavam muito fanservice e skinship entre os membros. Jian, líder do grupo, fez parte da produção do mini-album.

 

FEEL SO GOOD

Resultado de imagem para imfact gif feel so good
Após 11 meses de inatividade (O que é PÉSSIMO para um grupo rookie, pois faz com que o público esqueça deles), Imfact voltou com a faixa “Feel So Good“. Com um conceito TOTALMENTE DIFERENTE do debut, o que surpreendeu muita gente. A música veio com batidas marcantes e eletrônicas, onde o ponto alto é uma “voz assustadora” proferindo o título da música. É marcada por bastante efeito eletrônico nas vozes, simbologia e tons escuros. O estilo de roupa e cabelo dos meninos mudou completamente, assumiu uma postura mais adulta e levada para o lado “bad boy”. Isso favoreceu não somente os vocais, mas os rappers do grupo também, já que alguns aspectos do hip-hop foram inseridos. Ninguém sabe ao certo o motivo dessa mudança de conceito, as teorias discutidas pelos fãs em fóruns gringos é que:

  1. Teoria 01: Possivelmente o conceito”bad boy” era mais apreciado pelos coreanos em 2016, do que o conceito fofo/colegial.
  2. Teoria 02: Talvez essa pegada mais “pesada” seja o conceito com o qual o grupo se identifica mais.

 

In The Club

Resultado de imagem para imfact gif in the club
Surpreendendo a todos, 2 meses depois (em 2017) Imfact volta com uma faixa calma e mais levada para o estilo “ballad” intitulada “In The Club“. Ainda com cores escuras e mostrando um lado mais maduro, os meninos apresentam uma melodia triste (sofrendo pela mina que o abandonou, e implorando pra ela ficar) em um MV bem mais simples que as produções anteriores. “In The Club” dá inicio aos projetos mensais do grupo, chamado IMFACTORY, que consistia em fazer lançamentos, pequenos encontros e apresentações com os fãs mensalmente. A música é mais leve e melancólica para causar proximidade com o público e gerar um laço mais forte de carinho. Como “Feel So Good” não teve o sucesso esperado, o grupo investiu nesse projeto, com o intuito de fidelizar e agregar novos fãs.

 

Please Be My First Love

É aquele tipico MV em homenagem aos fãs: “Please Be My Firts Love” tem uma melodia doce e carinhosa, que visa causar aproximação, assim como a canção anterior, além de ser um “presente de agradecimento” aos fãs. O MV é bem orgânico, e exibe imagens “naturais” dos meninos, em seu dia a dia, e se divertido em viagens. Os meninos ainda assumem uma imagem madura, mas bem mais leve e doce. Apesar disso, foi o MV que menos teve alcance, talvez por causa do aspecto mais natural e menos elaborado.

 

Tension UP

Resultado de imagem para imfact gif tension up
Como terceiro projeto mensal, Imfact lança “Tension Up“, quebrando o clima de leveza e finalizando o IMFACTORY. A música é agitada e eletronizada, bem coreografada, e faz referencia ao debut do grupo, dando a atender que estavam voltando a suas origens, além de ser muito divertida e com imagens bem produzidas. Ela ainda tem a intenção de causar proximidade com os fãs, assim como as anteriores. Em “In The Club”, os meninos abrem seus corações partidos para nós, e pedem para sua amada ficar (no caso, o fandom IF). Em “Please Be My First Love”, eles abrem o coraçãozinho novamente para demonstrar seu amor pelos IFs. E em “Tension Up”, eles nos convidam a ficar para nos divertirmos com eles à noite. OU SEJA, com o Imfact, você verá todos os tipos de sentimentos e verá todas as faces do grupo… Seu lado triste, seu lado carinhoso e seu lado divertido, mostrando que é bom ser fã desses boys incríveis.

—-

Após “Tension Up” o grupo teve uma pausa em suas promoções, pois 4 dos membros participaram do The Unit. Jian, UngJae, Taeho e Jeup, apenas Sang não participou. Jeup foi o que mais chegou longe na competição, foi por pouco que el não debutou com o grupo UNB. Jeup teve um grande destaque nas filmagens do programa, por causa do seu surpreendente alcance vocal, e Ungjae também teve seus momentos de aparições, por ser muito gentil e doce com os outros participantes do programa. 

—-

The Light

Resultado de imagem para imfact gif the light
Após obterem os olhares curiosos do público coreano, devido as aparições no The Unit, o grupo retornou com “The Light“. As imagens mais escuras nos remetem a “Feel So Good”, entretanto, o MV não é tão pesado. Novamente o conceito dos meninos dá uma reviravolta, e reforça a teoria de que os membros gostam mais de ter “uma imagem forte”. A letra é uma “letra comum de kpop”, que fala sobre uma paixão muito forte não correspondida. E não vamos comentar o aplique do cabelo do Jian e o chapéu de cowboy, porque ninguém entendeu o que aconteceu ali. Segue o baile.

 

NaNaNa

Quatro meses depois (atualmente), Imfact faz comeback com o MV “NaNaNa“. Assim como na música anterior, o ponto alto do refrão é a voz do Ungjae, por causa da sua DEEP VOICE, muitas vezes rouca e levemente agressiva, que causa uma identificação única nas músicas do grupo. As imagens do MV se adequam ao estilo que está fazendo sucesso em 2018, algo mais limpo, orgânico, suave e mais voltado pro lado da “apreciação”, bem aesthetic. Eles apostaram nesse conceito para chamar a atenção do público “visualmente” pela beleza dos meninos. Por isso temos muitas cenas focadas nos rostos deles, ou então, aparições dos tanquinhos do Jeup e Ungjae.


RESUMO DA ÓPERA: Imfact versáteis e flexíveis, conseguem se adaptar a qualquer conceito, e fazem de tudo para agradar os fãs e mantê-los próximos.

[democracy id=”31″]

Estamos focadíssimxs, esperando o Imfact chegar no Brasil para performar cada um desses MVs e nos mostrarem a versatilidade do grupo! E vocês?

Nos acompanhem nas redes sociais, pois estamos frequentemente falando deles <3


Texto e design por Chugga  @ Equipe de redação da K4US
www.k4us.com.br | Por favor, não usar o conteúdo dessa postagem sem créditos.