Venha conhecer incríveis ilustradores de K-Pop brasileiros de estilos diversos que você com certeza vai amar!

Ano passado e no início desse ano, nós da K4US trouxemos algumas matérias falando sobre ilustradores, tanto ilustradores nacionais quanto ilustradores internacionais, incríveis que cederam um pouco de seu tempo para nos contar um pouco sobre si mesmos e sobre seus trabalhos e inspirações artísticas que envolvem o K-Pop! E dessa vez não vai ser diferente 😉

Nós acreditamos demais no poder da arte e no quanto ela precisa ser mais valorizada no nosso país, e por conta disso, é sempre um imenso prazer e alegria trazer essas matérias apresentando tantos artistas maravilhosos para vocês! Pensando nisso, resolvemos fazer a parte 3 dessa nossa saga de ilustradores de K-Pop que fazem fanarts lindas inspiradas nos nossos artistas favorites e muito mais!

Mas, antes de começarmos, nós não podemos esquecer de agradecer pelo trabalho maravilhoso que essas pessoas talentosíssimas fazem. “Assim como sempre ratificamos nas nossas outras listas e iremos repetir nessa, nós sinceramente amamos ver nossos artistas favoritos com outra perspectiva e releitura e, mais do que tudo, vendo artistas brasileiros fazendo isso!” 

Bora começar?

Uli / @uliverse.exe

Uli é uma ilustradora e designer carioca de 26 anos que é formada em comunicação visual e animação! É uma Army e Exo-L que apoia todo girlgroup e solo feminino que o K-Pop a apresentar. Uli sempre foi apaixonada por mangás e animes, e foi essa paixão que serviu de base e grande inspiração para o estilo de desenho que ela desenvolveu desde que era criança em suas obras.

Quais elementos você diria que te inspiram mais atualmente?

Minhas inspirações vêm muito do K-Pop em si, seja a moda, o visual dos clipes, maquiagem e etc. Mas com certeza uma das coisas que mais me dá um boost de inspiração para tudo que eu crio, além de animes de garotas mágicas, é filmes teen dos anos 90 e 2000, bruxaria e a moda Harajuku 💖

S

Laura / @Plutorsart

Laura tem 23 anos e é de Caruaru, interior de Pernambuco. Desde cedo já se interessava por moda e sempre gostou de rabiscar croquis e, por conta disso, começou a desenhar. Sempre buscou tutoriais na Internet e praticava bastante, com isso a arte se tornou seu maior meio de expressão.

Como você conheceu o K-Pop e como, por assim dizer, esse gênero musical acabou entrando na sua vida e até mesmo na sua arte?

Eu conheci o K-Pop através da minha irmã quando eu era mais nova e fui me encantando aos poucos. Entretanto, foi só quando eu conheci o BTS que, além de serem a minha maior inspiração, foi quando eu tive o incentivo que eu precisava para enfim compartilhar minha arte e me conectar com o trabalho de outros artistas que passei a admirar.

Atualmente, eu faço fanarts dos meninos em ilustração digital e também me inspiro em animes, cartoons e em chibis, e isso se reflete bastante no meu estilo de desenho.

Giulia / @Hothocoart

Giulia tem 20 anos e vem do estado do Ceará! Sua arte é inspirada no estilo Chibi que consistem em personagens pequenos e muito fofinhos. Conta que é Army desde 2016 e que os meninos do BTS são os que ela mais ama desenhar, o que os torna sua maior fonte de inspiração por ela gostar de retratar esse lado mais fofo e divertido deles em seus desenhos. Em 2021 Giulia viu a oportunidade de finalmente começar uma lojinha onde ela vende seus desenhos em forma de prints e adesivos! 

Quando você de fato resolveu começar a desenhar?

Comecei com a arte digital em 2020, no período de pandemia. Quando comprei minha mesa digitalizadora eu me apaixonei pelas infinitas possibilidades que esse tipo de arte pode oferecer!

Vão conferir a lojinha da @hothocoart!

Mimi / @miminhokart

Mimi vem diretamente do Espírito Santo, tem 23 anos e sua relação com o desenho vem desde pequena.

Poderia nos contar um pouco como tudo começou entre você e a arte?

Meu pai sempre desenhou muito bem e fazia vários desenhos para eu colorir. A partir disso, comecei a pintar e desenhar. Eu não sei definir meu estilo pois ele está em constante mudança, mas busco sempre passar conforto, calma, paz, serenidade e magia nos meus desenhos. Eu me inspiro muito com cenários bonitos do céu e do mar ou músicas, então gosto muito de desenhar cenários! Principalmente a natureza em si.

Sou Army há 5 anos e faço muita fanart de BTS (risos), mas eu também faço artes de outras coisas que gosto e de desenhos originais.

Danielle / @dansblueside

Com 21 anos, vinda de Blumenau, Santa Catarina, está Danielle. Desenha desde que se entende por gente mas começou a desenhar com um propósito apenas no começo de 2021, quando começou a desenhar digitalmente.

Como você definiria seu estilo de desenho?

Não sei definir meu estilo com precisão pois acho que ele ainda ainda está em desenvolvimento. Mas posso dizer que eu tento deixar as coisas como a forma real delas. Ao desenhar, eu geralmente começo com algo que me inspire, podendo ser uma paleta de cores, uma referência do Pinterest ou uma música, e produzo a partir dali.

Jade / @artsydream.studio

Jade é uma ilustradora e estudante de Design de 22 anos do Rio Grande do Sul. Suas inspirações vem de várias formas: como assistir um filme ou escutar uma música; mas a maior fonte com toda certeza, segundo ela, é do seu grupo favorito BTS.

Quais estilos você mais gosta de desenhar?

Sempre fui muito apaixonada por todo tipo de arte e desenho desde bem pequenininha! Eu ainda não tenho um estilo próprio, mas gosto demais de desenhar Chibis, um estilo japonês de fazer personagens fofos!

Vão conferir a lojinha da @artsydream.studio!

Daniela / @animoony

Daniela é de Brasília, Distrito Federal, e tem 17 anos. Faz arte digital desde 2020 mas sempre amou desenhar.

Nos conte um pouco sobre sua conta e inspirações!

Minha conta é, em grande maioria, de fanarts do BTS. Mas num futuro não tão distante pretendo fazer de outros grupos e sobre outras coisas que gosto também. Sobre meu estilo…

Bom, acho que estou começando a descobrir ele agora 😂 Demorei muito para encontrar uma forma de desenhar em que eu ficasse realmente confortável e feliz. Minhas maiores inspirações são dos meus artistas favorites: @darr_choi, @sp_art_, @de_brenner e @chumm.chee. Eu também uso muitas referências que encontro pelo Pinterest!

Curiosidade: nós também já entrevistamos a sul-coreana @sp_art_ na nossa matéria de ilustradores internacionais! Corre lá para conferir depois 😉

Malu / @mlspitombeira

Desenhando desde pequena, pois sempre foi um vício seu, Malu assina como Mlspitombeira pois é uma junção de todo o seu nome! Hoje em dia ela afirma que seu vício é seu trabalho, estudo e sua paixão. É uma universitária de Design Digital e ilustradora freelancer, tendo trabalhado até mesmo em algumas capas de livros.

Conta para gente um pouco mais sobre você, sua arte e alguns de seus projetos!

Já cheguei a passar muito tempo sem desenhar, inclusive o BTS foi um dos maiores influenciadores a me fazer voltar. Com toda certeza desenhar uma fanart me motiva quando estou querendo criar! Meus projetos pessoais são meu livro e Webtoon, vocês podem conhecer mais do meu trabalho pesquisando meu “@” em tudo que é canto que eu sempre estarei alimentando minhas redes sociais de fanarts e artes que eu invento de fazer, desde animes até originais! É só irem lá me seguir 😉

Yuri / @aijiminkookie

Yuri tem 17 anos e trabalha como freelancer de fanarts, principalmente de fanfic.  Sua paixão por desenho começou desde que se lembra “por gente”, e então, não tem outra coisa que venha fazendo ao longo de sua vida a não ser desenhar e melhorar seus conhecimentos e técnicas dentro dessa área. Em relação ao seu estilo de desenho, Yuri gosta de explorar vários! Mas acaba nunca tendo um jeito único de desenhar o que o incomoda um pouco, mas ele diz que vem adorando fazer algo no estilo de suas artes mais recentes. Sua meta para esse ano é ter um estilo de arte fixo!

Como é sua relação com o seu trabalho e como isso foi se tornando o que você mais faz hoje em dia?

Antes de ter um perfil no Instagram, eu costumava publicar meus desenhos pelo Twitter em uma conta pessoal. Com isso, ao longo do tempo, resolvi começar a investir nessa área. Lembro que minha primeira fanart de shipp de K-Pop foi de uma fanfic que eu amava ler e desde então eu fui fazendo mais e mais desenhos, até perceber que desenhar coisas que trouxessem algum tipo de visibilidade para a comunidade LGBTQIA+ era o que eu realmente amava fazer!

Eu também faço e trago conteúdos diferentes, mas é o que eu venho trazendo de mais habitual para o meu perfil já que me considero um artista extremamente perfeccionista e quero deixar tudo sempre muito organizado com meus desenhos, e por isso venho sempre buscando melhorar mais e mais a cada dia.

As coisas começaram a parecer verdadeiramente gratificantes quando algumas editoras que adaptam histórias LGBTQIA+ para físicos me chamaram para fazer alguns trabalhos e isso realmente foi muito animador pois senti que estou sendo reconhecido um pouco mais 🙂

Allan / @anddyhikari

Allan tem 18 anos é de Niterói, Rio de Janeiro. Mesmo cursando Relações Internacionais, ele trabalha mesmo é como designer gráfico e ilustrador. Não sabe muito bem como descrever seu estilo, já que o diversifica bastante e adora tentar coisas novas, mas se inspira muito em ilustradores de Manhwa e também em outros ilustradores como: @monstera__tea e @uliverse.exe.

Como e o que você mais gosta de desenhar e apresentar em suas obras?

Eu amo desenhar Idols que eu acompanho e admiro, sinto como se fosse um elo entre a minha arte e a deles, além de ser uma forma de demonstrar meu amor e minha visão de seus trabalhos. Gosto sempre de adicionar um toque mágico e fantasioso aos meus desenhos como se eles viessem de um mundo paralelo encantado, sem ter que me preocupar com verossimilhança.

Também gosto de testar composições diferentes e brincar com os elementos da referência, eu vejo minha arte como um lugar livre de restrições onde eu posso expressar totalmente minha personalidade e meus gostos sem medo.

Mayara Martins / @thesrtamay

Mayara Martins é uma designer e ilustradora curitibana de 26 anos que vem fazendo várias obras misturando o K-Pop com a cultura pop geek num geral em algumas de suas obras mais recentes. Também é possível achar algumas obras baseadas em alguns dramas asiáticos em sua conta 😉

Como você conheceu o K-Pop e começou a implementá-lo em sua arte?

Conheci o K-Pop no início de 2021 e desde então a música tem sido uma inspiração constante e uma grande ajuda para enfrentar a quarentena. Em tempos tão sombrios em que vemos notícias ruins em todo os lugares, o K-Pop tem sido uma fonte de conforto, por isso tento representar esse sentimento através da minha arte.

Amy / @peachbun.draw

Com apenas 17 anos, Amy mora na capital de São Paulo e sempre gostou de desenhar, mas apenas começou a levar o desenho mais a sério no seu 5º ano do fundamental quando uma professora de sua escola a deixava ficar na sala de artes durante os intervalos desenhando e sempre a apoiou muito. Nunca fez aulas de arte ou cursos, mas sempre esteve muito envolvida com a comunidade artística que influenciou pesadamente seu progresso. Amy quer continuar explorando novas mídias e técnicas, e em breve pretende abrir sua própria lojinha com produtos feitos por ela!

Quando você começou a desenhar de vez e quais são suas inspirações para realizar suas obras?

Comecei desenhando com um lápis e um bloco de canson que ganhei dessa mesma professora que sempre me incentivou, mas hoje em dia meu foco é o desenho digital para qual eu transitei em 2019.

Gosto de animes e mangás desde criança e, por conta disso, são uma grande influência na minha arte além das recém-descobertas Webtoons. Quando eu era criança assistia muitos desenhos japoneses que minha vó me dava de presente! Filmes do Studio Ghibli, Sailor Moon, Sakura Card Captors entre outros, eram minha programação da tarde, o que acabou transferindo bastante para o meu estilo de desenhar.

Em 2016 me tornei Army e, a partir daí, também me tornei uma fanartist. Desde então eu desenho os meninos sempre que posso e com o passar do tempo fui me integrando na comunidade artística do fandom, que me deu muito apoio e me recebeu de braços abertos.

S

Dan / @saixchi

Advogada e ilustradora de São Paulo, @saixchi gosta muito de fazer arte digital mas ultimamente tem experimentado a arte em tela. Todos os seus trabalhos já postados em seu Instagram até agora são feito em acrílico (tela 60×50) e ela aplica todo o carinho do mundo sobre eles!

Ela conta que, para uma tela de tamanho grande como essa ficar pronta, demora entre 20 a 40 horas. É um processo realmente feito com muito amor.

Como foi seu primeiro contato com o K-Pop e como a inspiração chega até você para pintar?

Meu primeiro contato com esse mundo do K-Pop foi em 2008 com Girls Generation e SHINee! Mas fui me envolver ativamente a partir da era de Mic Drop do BTS. Atualmente eu tenho escutado muito os grupos da 4ª geração, mas eu sou uma fã de carteirinha da 3ª geração. Especialmente de iKON, Monsta X, Exo e BTS.

Inspiração é difícil de expressar, mas acredito que o que me impulsionou muito a sair da minha zona de conforto e voltar a pintar em tela foi assistir o In The Soop do BTS. Estava passando por uma época difícil e ver os meninos tirando um tempo para se dedicarem a eles mesmos me inspirou a fazer o mesmo! Não preciso nem falar que meu Utt (Yoongi) dando pinceladas me fez pegar o quadro na hora e seguir os mesmos movimentos 🤣

Y

Kat / @yoonisuri

Kat tem 14 anos, nasceu e mora na Inglaterra mas é filha de brasileiros! Começou a desenhar entre seus 9 e 10 anos, e tudo que aprendeu até hoje foi sozinha.

Nos conte um pouco sobre como é o processo das suas obras e suas inspirações!

Ultimamente eu uso Procreate para fazer meus trabalhos, mas também gosto de usar Copic. Adoro BTS, eles me inspiram a desenhar. Tento passar através da minha arte cenas que dão um quentinho no coração e conforto.

Gostaria também de mencionar mais alguns artistas que me inspiram: @hopamine_, @namseokgay, @djamilaknopf e @naeriy!

Arth Rocha / @quokkastar

Arth Rocha é residente de Olinda, Pernambuco e tem 23 anos. Apesar de gostar de K-Pop desde 2011, só foi começar a desenhar mais sobre o gênero musical por volta de 2018.

Como é sua relação com a arte e o K-Pop?

Música e desenho são manifestações diferentes de arte que não divergem entre si. Para mim, um complementa o outro e eu apenas crio em cima disso. Tento não me prender pensando que minha arte vá mudar a vida de alguém, apenas sinto que ilustrar é uma forma de expressar o que admiro porque acho que é isso que importa no final: uma auto gratificação.

Atualmente tenho me dedicado mais a desenhar temas da cultura pop com os meninos do Stray Kids, mas sou multistan e acabo trazendo outros grupos que gosto para a minha arte também!

Anee / @artzz_bug

Anee tem 19 anos e vem de São Luís, Maranhão e começou a aprender arte digital no celular há quase dois anos e tem sido uma experiência e tanto para si.

Quais estilos você gosta mais de desenhar e quais são seus planos pessoais?

Eu gosto de tentar de tudo um pouco, desde Chibi, semi-realismo ao cartoon que é o que eu mais desenho nos dias atuais. Eu utilizo das coisas que eu gosto como inspiração para criar minhas fanarts!

Pretendo ser designer e seguir ramo artístico como ilustradora freelancer, espero que mais e mais pessoas gostem do meu trabalho 💜

Nanda / @seesaw__cake

https://www.instagram.com/p/CUT72DWgn1O/?utm_source=ig_web_copy_link

Instagram: @seesaw__cake

Nanda é graduada em artes visuais e trabalha atualmente como artista freelancer, fazendo comissões como capas ou brindes de livros de autores independentes e colorindo quadrinhos, todos esses trabalhos ela assina com seu pseudônimo @seesaw__cake. Sua relação com a arte e os desenhos começou desde bem cedo, o que a levou à faculdade de artes visuais.

Suas inspirações e influências sempre vieram a partir da cultura pop oriental, mas Nanda gosta de dizer que desenha vários estilos dependendo do que ela quer naquele momento, da situação em que se encontra ou quando se trata de uma comissão e da intenção do cliente para com aquele trabalho. Do desenho semi-realista aos traços mais estilo mangá – este último sendo o que ela tem mais preferência – são os jeitos de desenhar que ela com mais frequência em seus desenhos.

O que a arte representa para você?

Arte para mim é como uma fonte de energia. Eu inicio meu dia fazendo um planejamento do que eu quero produzir, a intenção, como vai ser a composição e finalmente parto para a prática. Basicamente, é a mesma rotina diariamente. Eu gosto bastante de desenhar os integrantes do BTS, e tenho um foco grande no Jimin e no Yoongi que são meus Utts, então os desenho com grande frequência. (Também como shipp favorito 🤭).

Fora esse tema, nos meus trabalhos originais gosto de representar temáticas voltadas para fantasia, magia e um pouco de surrealismo. Espero que confiram meu trabalho e gostem dele!

Faela / @yoonsskitty

Faela vem de Curitiba, Paraná e é apaixonada por artes desde muito nova. Seu traço se formou e evoluiu de várias técnicas que aprendeu ao longo do tempo. Suas maiores inspirações são @alekdar e @dbnnr.

Antes de terminarmos a nossa matéria, venho ressaltar que o objetivo desta lista, além de enaltecer esses fanartists maravilhosos, é dar visibilidade para a comunidade de artistas brasileiros. Finalmente, queria agradecer imensamente a todos que autorizaram a divulgação de suas artes nesta lista! Esperamos que, cada vez mais, a arte e o K-Pop ganhem destaque no Brasil e no mundo!

Gif do anime/mangá Jibaku SHounen Hanako-kun