Se você é fã de séries tailandesas, em especial Boys Love 😍, tenho quase certeza de que já deve ter assistido alguma Lakorn produzida pela GMMTV, conhecida como “A empresa dos BL famosos”, por séries com altos números de visualizações nas plataformas digitais. A pergunta é: como ela se tornou a maior produtora de Boys love da Tailândia? 🤔

Formação e primeiros anos

Para entendermos e conhecermos melhor a GMMTV, é importante ressaltar que a produtora é subsidiária de um dos maiores conglomerados de empresas direcionadas ao ramo do entretenimento da Tailândia, chamada GMM Grammy Public Company Limited (como se fosse o grupo Globo no Brasil). 

Fundada oficialmente em 1995, a GMMTV passou 10 anos se dedicando à produção de vídeos musicais e foi somente em 2005 que a empresa direcionou o foco e começou a produzir reality shows, séries e programas de variedades.

GMM 25 e Boys love

Após firmar seu nome como produtora de TV, em 2015, com a globalização e a crescente popularidade das plataformas digitais, a GMMTV lança seu primeiro canal digital terrestre intitulado GMM 25. Inclusive, foi a partir desse ano que as lakorns produzidas pela empresa passaram a ser transmitidas internacionalmente através do seu canal oficial no Youtube. Atualmente a lakorn mais antiga completa disponível no canal é My Lil boy de março de 2016 (caso queiram assistir o Nanon em sua era kid, essa é a chance 😉). No entanto, a primeira série disponibilizada na plataforma, pelas minhas fontes (a.k.a vozes da minha cabeça, pois eu assisti) foi Ugly Duckling em 2015, seguido por Kiss, em janeiro de 2016 (essas duas últimas não se encontram mais oficialmente no yt 😭).

Trazendo uma ideia diferente da maioria dos canais tailandeses da época, direcionando suas produções para a nova geração, com séries focadas no romance adolescente, comédia e diversas adaptações de webtoons famosas, a GMM 25 se tornou em pouco tempo referência na produção de lakorns do segmento jovem e extremamente popular dentro e fora da Tailândia.

MAS, e os Boys Love? Quando começou? 🤔

Ainda no início de 2016, a GMMTV, apesar de não ter lançado nenhum BL até então, começa a introduzir alguns personagens e casais LGBTQIAP+ em suas produções como, por exemplo, o Kao&Pete em Kiss e Pick&Rome em Senior Secret Love: Puppy Honey, exibidos em janeiro e março do mesmo ano respectivamente. Contudo, o primeiro Boys love propriamente dito lançado pela produtora foi Sotus, protagonizado por Krist e Singto, o drama foi exibido entre agosto de 2016 e janeiro de 2017. Com duas temporadas e dois episódios especiais, o BL fez um estrondoso sucesso na época de seu lançamento e até hoje continua sendo uma das maiores referências para os fãs do gênero 🥰.

Atualmente

Com mais de 30 Boys love produzidos até o momento e mais 9 confirmados para o primeiro semestre de 2024, podemos afirmar com toda certeza que a GMMTV se consolidou, sim, uma das maiores produtoras de BL do mundo! Acredito que um dos motivos pelo sucesso é a atenção que a empresa tem dado aos fãs do segmento, se comunicando através das redes sociais, observando onde esses fãs se encontram e com isso expandido seus shows e fanmeetings para fora da Ásia! 

Inclusive, vocês sabiam que o Brasil é, hoje, um dos países que mais assiste Boys love tailandeses fora da Tailândia? Pois é amigos, além da grande quantidade de interação, ficamos quase sempre no top 10 dos trendings topics do X (twitter) quando sai algum episódio novo (com Only friends. por exemplo, o Brasil chegou a ficar empatado com a Tailândia nos trendings topics do twitter). 

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a GMMTV e deseja conhecer ainda mais sobre seus atores e  as produções BL, em dezembro teremos pela primeira vez no Brasil um fanmeeting completo com o First e Khaotung (conhecidos também como amores da minha vida), atores de grandes sucessos como Eclipse e Moonlight Chicken, para mais informações acesse esse site.

Texto por Wiv | Revisão por Fran | Equipe de Redação da K4US
www.k4us.com.br | Não retirar sem os devidos créditos