cNunca é tarde demais para falar sobre um lançamento do (G)I-DLE, ainda mais quando se trata de um full álbum com referências à segunda geração do k-pop. O comeback dividiu opiniões, mas mesmo apreciado por uns e odiado por outros, é fato que o grupo sob a liderança de Jeon Soyeon consegue ficar na boca e playlist do povo.

Em janeiro, o girlgroup teve o seu tão aguardado comeback desde seu sexto mini-álbum “I Feel” com os hits pop anos 2000 “Queencard” e “Allergy” e seu mais recente e primeiro EP totalmente em inglês “HEAT” com destaque para as músicas “I DO”“I Want That”, fruto da parceria entre a Cube com a 88rising,

Relembre o hit “Queencard” lançado em maio de 2023.

Já fazia um tempo que o (G)I-DLE não lançava um álbum completo, mais precisamente desde “I NEVER DIE” em 2022 com “TOMBOY” e “My Bag” na tracklist que furaram a bolha do grupo. Intitulado apenas de “2” segue a onda do k-pop de “full albums” cada vez menores, o lançamento possui 8 faixas e quase 21 minutos de duração. 

O batidão da 2º geração voltou

As referências começam pelo título curto do álbum e a capa gritando “SECOND FULL ALBUM” remetendo ao 2NE1 com “Second Mini Album”, de 2011. A escolha pela cor prateada na capa do álbum também foi proposital.  A faixa principal de “2” é  a grande pérola do álbum, “Super Lady” é uma homenagem direta aos grupos femininos da segunda geração. 2NE1, KARA, 4MINUTE e T-ara são alguns que lembramos de cara ao assistir a produção grandiosa. 

Relembre o hit da segunda geração “I AM THE BEST” lançado há 12 anos.

Sendo um dos MVs mais caros do grupo e um dos 5 videoclipes mais caros do kpop, “Super Lady” teve um investimento de 1,1 bilhão de won (US$ 820 mil), e metade dele foi pago pelas próprias integrantes do (G)I-DLE. A situação causa estranheza, mas quando se trata da CUBE e de um dos maiores grupos da empresa, nada mais nos surpreende.  

O fato é que “Super Lady” entrega uma super produção digna de seu investimento e conceito. O videoclipe lembra os MV em “caixas” características da segunda geração e principalmente “I AM THE BEST” do 2NE1, com seus looks prateados e militares e mulheres poderosas cantando sobre empoderamento, isso sem falar do som carregado de EDMs/BigRoom (Electronic Dance Music) com uma grande farofa no final. 

Confira “Super Lady” no Youtube.

“Super Lady” abre com um show de luzes e um palco enorme em um estádio, com direito a Soyeon montada em um escorpião prateado gigante na intro da música. A paleta monocromática acompanha o MV em suas mudanças de cenários, com um design refinado e poderoso. 

A faixa carrega a marca de Soyeon – que sempre dá o que falar com suas letras e conceitos criados – na escrita e produção. “Super Lady” é um coro ao empoderamento feminino, destacando a força e confiança das super ladies espalhadas pelo mundo, inclusive das membros do grupo. 

Cada um das cinco integrantes trouxeram representações únicas para a produção, com figurinos glamourosas, são eles: Athena (Soyeon), Medusa (Minnie), Cruella (Yuqi), Cleópatra (Miyeon) e Maria Antonietta (Shuhua).

O final do MV reúne o grupo ao estádio prateado novamente, mas dessa vez com 600 pessoas de apoio, 100 dançarinos e 500 figurantes. A faixa conquistou, até o momento, sua segunda vitória em programa de televisão, sendo a primeira no Show Champion, e a segunda no M COUNTDOWN.

O kpopper e ex-bbb Vyni chegou a twittar.

A polêmica “Wife”

Como single de pré-lançamento do álbum, o grupo disponibilizou a faixa e MV de “Wife”, que traz todas as integrantes ostentando perucas verde-menta, roupas claras com a palavra “esposa” em inglês em um fundo branco. Diferente do que se espera de um single pré álbum, a música dividiu opiniões. 

Confira o MV de “Wife” no Youtube.

Também escrita e produzida por Soyeon, a faixa carrega o tom de crítica e ironia que o fandom, NEVERLANDs, está acostumado a ver desde “TOMBOY” e que está funcionando, para o bem ou para o mal. “Wife” traz uma crítica social à esposa tradicional e suas obrigações enquanto apresenta um videoclipe e uma sonoridade básica.

A música foi considerada inadequada para transmissão pela emissora nacional KBS devido às letras, segundo a empresa, “sexualmente explícitas”. “Rollie”, outra faixa de “2” , também foi censurada pela emissora por falar de um produto. 

2 SECOND FULL ALBUM – (G)I-DLE

O álbum contou com a participação ativa de todas as integrantes na criação, desde coreografia, letras e conceito, mais expressivamente a atuação de Soyeon, líder do grupo. Em entrevista à revista norte-americana Billboard, as meninas falaram um pouco sobre cada faixa de “2”. 

Soyeon, que escreveu a letra sozinha, trouxe um tom mais sombrio em “Revenge”, semelhante ao primeiro full álbum “I NEVER DIE” e compartilhou à revista o pensamento: “Revenge” é sobre como a dor da pessoa é meu único prazer. Eu nunca imaginei me vingar de alguém antes, então enquanto escrevia a letra, imaginei o que pensaria se algum dia me vingasse de alguém e escrevesse isso nesta faixa.

Yuqi, que trabalhou na letra da terceira faixa “Doll”, afirmou à revista: “Doll” é na verdade uma metáfora: você pensa que brinca comigo livremente como uma boneca, mas é o oposto – eu estou brincando com você. É disso que trata a música.

O (G)I-DLE debutou como um grupo de kpop em maio de 2018 pela Cube Entertainment. A integrante Soojin deixou o grupo em agosto de 2021.

Miyeon e Minnie trabalharam juntas na letra de “Vision” e Miyeon compartilhou: Trata-se de investigar as mentes confusas de outras pessoas e fazer movimentos de acordo com seus instintos. 

A quinta faixa “7Days” foi escrita por Minnie e conta com mais partes em inglês. Ela compartilhou seus pensamentos com a revista: “7Days” é uma música que combina uma batida de bateria e baixo e um riff de guitarra sentimental para uma sensação “pit-a-pat” de querer passar eternamente seu tempo com um amante.

Seguindo o ritmo de “7Days”, a sexta música vem mais lenta “Fate” foi escrita por Soyeon que afirmou a revista: Para mim, “Fate” é algo que inevitavelmente atrai você. Eu queria expressar as emoções ao sair de uma vida repetitiva e chata, e uma nova vida aparece de repente nas letras.

Yuqi também trabalhou nas letras e composição da penúltima música “Rollie” e compartilhou com a revista: “Rollie” é uma música que significa literalmente “eu flexiono”. Estou sempre confiante e quis expressar esses sentimentos tanto quanto possível.

(G)I-DLE lança seu comeback "2"
(G)I-DLE em comeback – Foto: Cube Entertainment/Reprodução

Tirando “7Days” e “Fate”, o álbum vem num ritmo muito bom, que é quebrado com as faixas mais lentas, para, em seguida, finalizar com “Rollie” e a básica e polêmica “Wife”. “Super Lady” abre o álbum da melhor forma, como uma grande homenagem ao feminino e às gerações passadas, trazendo um frescor aos novos lançamentos. 

“Revenge” surge com um excelente instrumental mais sombrio e é seguida por “Doll” com mais empoderamento feminino. “7Days” e “Fate” vêm com um ritmo mais lento e letras mais sensíveis. “Rollie” retoma a ostentação e o poder que nos lembra o hit “My Bag” lançado em 2022. 

Cada vez mais pesada a bolsa do (G)I-DLE

O lançamento de “2”, aclamado por uns e odiado por outros, contabilizou, apenas na primeira semana de venda 1.537.083 milhão de unidades, segundo o Hanteo, chart sul-coreano que contabiliza vendas físicas dos artistas. A conquista levou o (G)I-DLE a bater seu próprio recorde, ultrapassando a venda do mini-album “I feel”. 

Além do feito, o grupo entrou no top 5 do Hanteo entre os álbuns de grupos femininos mais vendidos no primeiro dia, ficando em quinto lugar. Em primeiro lugar se encontra o grupo aespa, seguido de NewJeans, IVE e BLACKPINK.

A cada comeback o grupo se consagra como um dos mais criativos e ambiciosos da geração, chamando a atenção de diversos públicos graças às produções, conceitos e autonomia do grupo sob a liderança de Soyeon como produtora executiva do grupo. 

“Super Lady” entra na lista de hits em defesa do empoderamento da mulher, seguido de “TOMBOY”, “Nxde” e “Queencard”. Um feito e tanto para um grupo feminino que nasceu numa sociedade tão opressiva às mulheres e que continua a abordar temas “polêmicos” em suas canções.   

Ouça “2” em todas as plataformas digitais.