Kim Mingue se tornou um dos queridinhos dos fãs de k-drama do Brasil nos últimos dois anos. Apesar de não ser o seu primeiro papel, foi o charmoso e doce Cha Sung Hoon, de “Pretendente Surpresa”, que mostrou ao público brasileiro seu potencial. Logo depois, nos surpreendemos com o sombrio Joo Gyeok Chan em “Snowdrop” e mais tarde nos rendemos ao sacerdote Rembrary, que acaba possuindo o corpo de um artista de k-pop em “The Heavenly Idol”, seu último trabalho na TV. São três papéis muito distintos e a escolha, segundo o próprio ator em entrevista exclusiva para a K4US, é uma maneira de se desafiar.

“Imagino que entrego diversão aos telespectadores ao mostrar diferentes personagens a eles. E, assim, também amplio o espectro da minha carreira de atuação ao me desafiar em novos papéis”, explicou o ator de 28 anos.

Em “The Heavenly Idol”, Mingue interpreta um sacerdote de outro universo, Rembrary, que acaba invadindo o corpo do cantor de k-pop Woo Yeon Woo, enquanto precisa derrotar Shin Jo Woon, interpretado por Lee Jang Woo. Curiosamente, por um curto período de tempo, o ator chegou a treinar para se tornar um cantor ao lado de membros que hoje formam o SEVENTEEN, mas optou seguir na atuação, onde se encontrou.

“Ser ator é uma profissão bastante charmosa. É uma profissão que descubro diferentes sentimentos me desafiando e experienciando diversas coisas. E também é uma profissão que recebe amor e carinho de muitas pessoas”. 

Até tomar a decisão de ser ator, durante a infância e adolescência Mingue chegou a cogitar outras profissões. Ele contou para K4US que quando criança era apaixonado por Lego, então por um momento muito breve, sonhou em ser arquiteto. Seguir a carreira profissional de nadador também não foi descartada por um tempo e o ator pode sentir na pele a profissão em um dos seus primeiros papéis no drama “Who Are You: School 2015”.

“Pretendente Surpresa” e o sucesso no Brasil

No fim, a decisão de seguir a carreira como artista foi certeira. Ao longo de uma década, Kim Mingue já mostrou seu talento em 25 produções para da TV, além de outros quatro filmes, mas foi com seus personagens em “Então eu me casei com a minha anti-fã” e, principalmente, “Pretendente Surpresa”, que ele conquistou muitos fãs brasileiros.

“A gravação de ‘Pretendente Surpresa’ foi muito gostosa. Cha Sung Hoon é um personagem muito charmoso em si, mas também foi um papel que consegui mostrar bem o que eu queria mostrar, com a transformação da minha imagem”, contou o ator para K4US.

Durante seu trabalho neste k-drama, Mingue pôde improvisar em uma das cenas ao lado de Jin Young Seo, que deu vida a Seol In Ah. Na cena, que se tornou viral nas redes sociais, o personagem tira os óculos antes de beijar In Ah, mas a ação não estava prevista no roteiro. O ator explica para K4US que sempre prioriza o texto, mas que ultimamente tem improvisado cada vez mais.

“Na verdade, eu sou fiel ao roteiro. Mas o desejo de querer deixar cada cena mais rica e divertida fez eu criar esses improvisos e ultimamente creio que estou improvisando cada vez mais”, explicou.

O papel é tão aclamado que rendeu ao ator alguns prêmios, inclusive no Brasil, como Melhor Ator Coadjuvante no Prêmio Anual K4US (PAK) 2022, realizado com a participação de fãs brasileiros. Para ele, receber um prêmio no outro lado do mundo é muito gratificante e que “o fato de haver pessoas que torcem por mim mesmo de longe é algo sempre emocionante”. Sério, um fofo, pessoal.

“Sou sempre grato por vocês e gostaria de encontrar vocês pessoalmente e criar memórias incríveis com vocês logo. Até o dia que chegar esta oportunidade, darei meu melhor para retribuir o amor de vocês entregando diversão e emoção por meio de diversas obras e personagens”, completou o ator.

Desafio na carreira

Nessa mesma época de “Pretendente”, Mingue ainda se transformou para Joo Gyeok Chan em “Snowdrop”. Ele explica para a K4US que o personagem foi um grande desafio e, de certa forma, causou preocupação por apostar em uma imagem tão diferente do que ele havia apresentado até agora. Comparando diretamente com Cha Sung Hoon, o contraste de tom e visual dos personagens é enorme.

“Foi muito difícil e também foi um grande desafio para mim. Por ser uma imagem muito diferente dos papéis anteriores, fiquei preocupado se os telespectadores iriam conseguir focar na obra, se minha atuação não seria estranha, se eu não estaria estragando a imersão na obra. Mas graças a ajuda dos colegas atores, diretores e produtores creio que encerramos bem toda a produção”.

Causa animal

Pai de três gatinhos lindinhos, Sian, Kun e Shyami, o cantor ainda arruma tempo em sua recheada agenda para a causa animal. Em 2022, o ator chegou a organizar a exposição “My Art, Your Art”, que foi importante para conscientizar tanto fãs quanto público em geral sobre o abandono de animais. 

“Organizei o evento na esperança de que os gatos que foram abandonados, maltratados e até mesmo aqueles que saíram de casa sem querer recebessem ajuda. Também queria que a imagem ruim que as pessoas têm sobre os gatos de rua mudasse”, explicou o ator.


Bom, acho que deu para perceber que Mingue é simplesmente um dos atores mais incríveis da dramaland. O ator possui um leque variado de personagens no seu portfólio ‒ um papel mais incrível que o outro ‒ e cada vez mais tem ganhado reconhecimento tanto da crítica especializada e de fãs ao redor do mundo, principalmente os brasileiros. Siga Kim Mingue no Instagram e assista seus trabalhos mais recentes na Netflix e Viki.

Edição por Jolu & Ana Carol | Tradução por Mariana Araújo e Annyie | Equipe de Redação da K4US
www.k4us.com.br | Curadoria por Giullie Fernandes | Não retirar sem os devidos créditos