Se você é ARMY (fandom do BTS), ou está bastante ativo no TikTok, com certeza já deve ter visto algum vídeo da Lívia Pereira, estudante de 20 anos, interpretando algumas músicas de K-Pop na Língua Brasileira de Sinais – Libras – por lá. Em entrevista exclusiva à K4US, Lívia contou como surgiu o interesse pela língua de sinais e como sentiu a necessidade de compartilhar os seus vídeos com outras pessoas através da Internet, mesmo sendo uma pessoa bastante tímida. Além disso, ela ainda fala sobre a importância da inclusão de pessoas surdas, e sobre o surpreendente incentivo que os seus vídeos geraram para outras pessoas irem aprender Libras e seu amor pelo Suga, membro do BTS 🙂

Olá, Lívia! Aqui é a K4US, e antes de tudo gostaríamos de agradecer por você ter aceitado participar dessa entrevista. Depois de ver os seus vídeos no TikTok, nós ficamos admirados com sua atitude e achamos de extrema importância o que você tem feito! Nós esperamos que você se divirta e passe um tempo agradável enquanto responde as perguntas abaixo. Vamos começar?

Para as pessoas que não te conhecem, poderia se apresentar e contar um pouco sobre você mesma e o que te fez se interessar pela língua de sinais?

Meu nome é Lívia Pereira e eu faço TikToks interpretando músicas em Libras. Tenho 20 anos e estou na faculdade. Eu sou ARMY, gosto muito de música e claro, aprender Libras. Meu primeiro contato com a língua de sinais na verdade não foi com Libras, a língua brasileira de sinais, mas com ASL, a língua americana de sinais. Inclusive, aqui já fica uma questão que eu queria mencionar: devemos falar sempre língua de sinais e não “linguagem”. Eu e uma amiga assistíamos interpretações de músicas em ASL no YouTube. A gente copiava os sinais, mas na verdade era mais uma brincadeira mesmo. Acabou que ano passado eu tive bastante tempo livre, então resolvi colocar em prática alguns projetos que estavam nos meus planos, como aprender Libras.

O interesse surgiu com essas brincadeiras quando eu era menor e também imaginei que seria útil na minha vida profissional. Então comecei a pesquisar na internet cursos online gratuitos e iniciei meus estudos por meio do Enap e depois tive a oportunidade de continuar a estudar em um curso na minha faculdade. Logo percebi o quão pouco eu sabia sobre essa língua, que é uma das oficiais do Brasil, e sobre a comunidade surda. Estar aprendendo LIBRAS realmente ampliou minha noção sobre acessibilidade.

BTS para o photoshoot do Winter Package

Lembro de ter visto em um dos seus vídeos no TikTok você dizer que ainda estava aprendendo Libras, mas que já tinha um certo domínio da mesma. Durante esse tempo, o que te fez querer começar a gravar os seus vídeos para a plataforma? Foi algo que veio do nada ou foi uma ideia que foi gradativamente crescendo em você?

Logo quando comecei a aprender, eu tentava interpretar pequenos trechos de músicas de acordo com os sinais que eu ia aprendendo e desde o início eu gravava, mas compartilhava apenas com meus amigos. Sempre fui tímida e não me sentia muito confortável postando publicamente. Mas eu sempre recebia mensagens muito positivas dos meus amigos e comecei a entender que isso interessava as pessoas e, mais que isso, poderia ser uma maneira de incentivar os outros a aprender Libras, o que é muito importante para a inclusão de surdos. Comecei a postar como se estivesse compartilhando apenas com meus amigos e, aos poucos, me acostumei. Vejo que é algo importante, então continuo.

@livs2gi

❤️🖤FEVER – interpretação em libras ##librastiktok ##libras ##enhypen

♬ FEVER – ENHYPEN

Por que entre tantos gêneros musicais, o K-Pop foi o gênero que você começou e, ao que parece, é o que mais gosta de interpretar?

Sendo muito breve, é o gênero que eu mais escuto. Por ser Army e estar inserida nesse meio, acaba que tenho mais afinidade, mas já interpretei muito Apop (Pop americano) também. Lembro que uma das primeiras músicas que interpretei foi “7 rings” da Ariana Grande, mas essa eu não cheguei a postar, compartilhei apenas com meus amigos. Também acho que existe um vácuo nas interpretações em Libras de músicas de K-Pop.

Música 7 Rings de Ariana Grande

O primeiro vídeo do seu perfil é uma interpretação da música “Blueberry Eyes” do MAX feat. Suga. Teve algum motivo para você ter escolhido essa canção para começar a interpretar?

Logo quando escutei Blueberry Eyes pela primeira vez, senti vontade de interpretar, achei o refrão fácil para colocar em sinais. Além disso o Yoongi é meu bias, inclusive meu user é “livs2gi” por causa dele. Ele me inspira e me motiva a colocar em prática os meus planos e em muitos outros sentidos também.

Yoongi para o photoshoot do Season’s Greeting

Também vimos no seu perfil que você fez algumas interpretações de aberturas de anime, em especial de Kimetsu no Yaiba (Demon Slayer). Você também gosta de animes ou só esse em específico que você quis interpretar?

Também gosto muito de animes! Inclusive, estou assistindo ‘Jujutsu Kaisen’ no momento, então pretendo em breve interpretar uma das músicas. Meus preferidos são ‘Tokyo Ghoul’ e ‘Shingeki no Kyojin’ (Attack On Titan)

Da esquerda para direita os animes: Kimetsu No Yaiba, Jujutsu Kaisen, Tokyo Ghoul e Shingeki No Kyojin
@livs2gi

Demon Slayer OP❣️ – interpretação em libras ##libras ##librastiktok ##demonslayer ##kimetsunoyaiba

♬ Gurenge – LiSA

Como você se sentiu com o retorno positivo e de grande escala que os seus vídeos receberam e ainda recebem? Você esperava por essa recepção tão positiva?

Foi bem surreal, não esperava tanta gente e tantos comentários positivos. Eu faço os TikToks porque eu gosto; então unir as músicas e treinar Libras, me fez gostar em dobro! Não tenho o objetivo de “hitar” ou ficar famosa, mas eu acho importante a partir do momento que traz maior visibilidade à Libras.

@livs2gi

🤍Telepathy – interpretação em libras🖤 #librastiktok #libras #bts_official_bighit #btsarmy

♬ 잠시 – BTS

Muitas pessoas nos comentários dos seus vídeos dizem que começaram a aprender Libras por conta do seu conteúdo, que voltaram a ter interesse em aprender ou até mesmo que se sentiram motivadas a ir aprender pela primeira vez. Como você se sente sabendo que várias pessoas começaram a mostrar interesse em aprender a língua através dos seus vídeos? E o quão você acha importante que as pessoas de fato aprendam essa língua?

É muito gratificante. Cada vez que recebo um comentário desse tipo me recordo do propósito, do porquê resolvi postar publicamente minhas interpretações. É muito importante aprender e pode também ser algo bom para sua vida profissional. Libras é uma das línguas oficiais do nosso país e é essencial para permitir a acessibilidade e a inclusão de surdos.

Recentemente o grupo sul coreano BTS inseriu a língua de sinais internacional no seu mais novo single “Permission To Dance”, e vimos que muitos dos seus vídeos são interpretações de músicas do grupo. O que você achou dessa atitude de colocar a Libras no MV de forma tão natural e nítida?

Fiquei muito emocionada quando notei os sinais. Me fez perceber o quanto eles estão preocupados e conectados com o público deles. Trazer a discussão sobre a língua de sinais foi realmente uma atitude muito inclusiva. Eu sou ouvinte, mas por estar aprendendo e fazer interpretações, me senti mais próxima deles. Apenas imagino como foi o impacto para a comunidade surda de Armys. Isso é muito importante para a acessibilidade na música, que muitas vezes é esquecida. Gosto muito e ia bastante a shows antes da pandemia. Mas me recordo apenas uma vez de ter visto um intérprete de Libras nesses eventos.

MV de Permission To Dance do BTS
@livs2gi

Permission to Dance – interpretação em libras🧡mtmtmt feliz com a língua de sinais na coreografia🥺🤧##bts_official_bighit ##btsarmy ##permissiontodance

♬ Permission to Dance – BTS

O que você acha do fato de Libras ainda não ser algo que é tão discutido no sistema de educação brasileiro? Você acha que libras deveria ser ensinado nas escolas como uma matéria obrigatória/essencial?

Muitos não sabem que Libras, além do português, é a língua oficial do Brasil. Isso é muito preocupante. É preciso que essa língua seja mais valorizada, assim como o inglês e o espanhol. Seria muito interessante que pelo menos o básico de Libras fosse oferecido como disciplina curricular. Não apenas para ouvintes serem mais inclusivos, mas também para pessoas surdas. O aprendizado será mais natural se elas precisarem usar Libras.

GIF

Uma pergunta agora um tanto descontraída. Qual foi a música que você mais gostou de interpretar? Teve alguma que foi mais difícil? Conta para a gente!

Acho que “Permission To Dance”. Sinto que foi muito natural interpretar essa música, sem contar que eu amo o refrão. Também gostei muito de “Frost” do TXT. Na verdade, acho que foi a minha preferida até agora. A mais difícil provavelmente foi “134340. Decidi fazer o verso do Yoongi, então tive que sinalizar mais rápido. Por ainda não ser fluente, às vezes acabo focando muito nos sinais e, para sincronizá-los com as expressões faciais, acaba sendo um pouco desafiante. Mas eu gostei muito, e é a música preferida de muitos Armys, então acho que gostaram!

@livs2gi

Responder a @vivis.sxy Frost – interpretação em libras 💙 ##tomorrow_x_together ##libras ##librastiktok ##txt ##txtmoa

♬ Frost – 투모로우바이투게더 (TOMORROW X TOGETHER)
@livs2gi

134340🪐 – interpretação em libras ##bts_official_bighit ##btsarmy ##libras ##librastiktok ##suga

♬ yoongis verse in 134340 – pluto🚶‍♂️

Para finalizarmos nossa entrevista, você gostaria de deixar algum recado para as pessoas que talvez queiram aprender Libras ou até que se questionam sobre como ou por onde podem começar a aprender?

Querer já é de grande importância. Mostra que a pessoa percebe o quanto é necessário. Mas mais importante ainda é começar e colocar em prática. E, para isso, existem muitos meios, inclusive meios gratuitos online. Sugiro pesquisar, pois é bem fácil de achar. Até fiz um TikTok recentemente com dicas para quem quer iniciar os estudos.

E para quem está começando: treine bastante os sinais, principalmente os mais básicos, isso vai te ajudar a prosseguir e aprofundar com maior facilidade. Eu também estou aprendendo e erro muito. O importante é treinar, e você pode até pensar que não está tendo muito progresso a cada dia, mas continue. Chegará um momento que você perceberá o quanto avançou. E Libras é realmente incrível. Posso dizer que mudou a minha vida em vários aspectos. Também é uma língua muito boa de aprender, eu me divirto bastante. Tenho certeza que vocês também vão amar aprender Libras!

@livs2gi

Responder a @byjeongguk aprendam Libras😊💜🫂 ##libras ##librastiktok

♬ som original – lívia

E essa foi nossa entrevista com a Lívia! Ficaram também motivados a aprender Libras? Porque a gente aqui na K4US ficou super! Sigam o trabalho da Lívia no TikTok: @liv2gi. Obrigado e até a próxima! 😀