Não é de hoje que vampiros estão presentes na cultura pop, de Nosferatu a Crepúsculo, de amedrontador a apaixonante, há sempre um tipo que marca a época. E é com a proposta de continuar o legado que o ENHYPEN trouxe esse conceito sobrenatural para o k-pop. No final de maio, o grupo teve seu comeback com “Bite me”, faixa título de seu terceiro mini álbum “DARK BLOOD”. Além disso, na última quarta-feira (7) foi lançado o MV de “Sacrifice (Eat Me Up)”, terceira faixa do álbum, o que deixou os fãs curiosos para saber como os MVs se encaixam no universo de sua WEBTOON: DARK MOON:THE BLOOD ALTAR.

Imagem dos personagem da Webtoon DARK MOON:THE BLOOD ALTAR (foto: reprodução)

Não foi a primeira vez que o grupo de sete integrantes, que surgiu em 2020 após o reality show I-LAND formado pela BELIFT, subsidiária da HYBE, trouxe elementos da Webtoon para suas letras e vídeo clipes. Por isso, ao analisarmos MVs e letras podemos criar uma linha do tempo para te ajudar a entender o universo por trás do grupo. Quem sabe isso não pode te ajudar a virar ENGENE? (CONTÉM SPOILERS DA WEBTOON)

Não podemos falar sobre as histórias que interligam os MVs sem contextualizar o enredo. DARK MOON:THE BLOOD ALTAR foi lançado em janeiro de 2022 e publicado na plataforma Naver e Line Webtoon junto com uma novel para o Wattpad. Ambas têm uma história diferente, então para facilitar irei basear as conexões apenas com a Webtoon. O enredo gira em torno de Soo Ha, uma menina misteriosa que  não se sente pertencente onde quer que vá e que, ao ser transferida para Academia Decelis, espera encontrar paz e deixar seu passado para trás. Mas tudo vai abaixo quando ela se vê no meio de um conflito entre vampiros e lobisomens. 

Imagem da formação final do ENHYPEN no reality show I-Land transmitido pela Mnet em 2020.

Pode parecer clichê uma história de uma humana no meio de lobisomens e vampiros em 2023, mas ENHYPEN trás em sua “lore” uma metáfora para a indústria que os quer como eternamente jovens, as dualidades do que é ser famoso causam e a devoção mútua entre artista e fã. Grande parte de suas letras falam sobre destino, algo muito importante na história de um grupo que foi formado durante um reality show. É uma sensação de “found family” muito grande. Aquela família que seus amigos formam quando se é jovem e está longe de casa.

Integrantes do ENHYPEN da esquerda para a direira: Ni-Ki, Hee Seung, Jake, Sung Hoon, Jung Won, Jay e Sunoo (Foto: reprodução)

Personagens da Webtoon

Todos os sete vampiros principais da Webtoon são personagens baseados nos integrantes do ENHYPEN e cada um deles tem um super poder:

  • Heli: É o personagem representativo de Hee Seung, seus poderes são telepatia e telecinese e, por ser o mais velho, tem a responsabilidade de guiar o grupo da melhor forma possível. É um dos principais interesses amorosos de Soo Ha.
  • Jakah: é o personagem representativo de Jung Won e é o cérebro do grupo. Jakah quase sempre toma a liderança e possui super velocidade e habilidade de teletransporte.
  • Jaan: tem super força e representa o integrante Jay. É um dos personagens mais sérios e atenciosos do grupo.
  • Jino: representa Jake e possui pirocinese, ou seja, habilidade de controlar o fogo. Um dos personagens mais engraçados da Webtoon do ENHYPEN.
  • Solon: é um dos personagens mais misteriosos de toda a história, pois esconde de todos que é um híbrido de vampiro com lobisomem. O personagem representa o integrante Sung Hoon.
  • Shion: Por mais que seja um personagem fofo e amigável, ele é um dos mais poderosos entre seus irmãos vampiros, pois pode controlar mentes. É correspondente a Sunoo.
  • Noa: é o mais novo, mas um dos mais talentosos no grupo, visto que pode controlar a escuridão. O membro que o representa é Ni-Ki. 

Eu posso sentir que o destino amarrou você e eu 

O destino te escolheu

Tradução de One in a Billion (ENHYPEN)

Análise dos MVs

Para facilitar vou dividir a história entre quatro fases e mostrarei como os MVs se encaixam nesses respectivos momentos:

  • Fase 1: Reino 

A princesa Selen possui poderes mágicos e vive com seus cavalheiros em paz até que Dardan, conselheiro do reino, tenta tomar todos os poderes mágicos e o trono. Seus planos são interrompidos quando Selen fica doente, e toma o sangue de Vargr, o antigo Deus lobo e se torna a lorde dos vampiros. Mesmo que seja muito poderosa, ela precisa assumir o trono de sangue para ter acesso a eles de forma completa. Esse fato enfurece Dardan, que aciona seu exército de mortos-vivos. Para tentar proteger a futura rainha, seus poderes são passados para seus cavalheiros, que se tornam lordes vampiros. 

Alguns dos MVs do ENHYPEN que trabalham essa história são: Drunk-Dazed e Fever.

Link MV Drunk-Dazed do álbum BORDER : CARNIVAL (2021)
Link MV FEVER do álbum BORDER : CARNIVAL (2021)
  • Fase 2: Orfanato

Essa fase acontece, pois a princesa Selen antes de morrer pediu para Marge, uma de suas súditas, para enviar os lordes vampiros para o futuro e cuidar deles. Então, sem memórias, os sete vampiros permaneceram por mais de 100 anos num orfanato. Foi um período de muita confusão interna e solidão. E eles só seriam libertados quando a encarnação da princesa Selen chegasse.

Alguns dos MVs que trabalham essa história são: Given-Taken, versão coreana e versão japonesa. Além de algumas cenas em Drunk-Dazed

Link MV de Debut Given-Taken do álbum BORDER : DAY ONE (2020)
Link MV de Given-Taken (Japanese Version) do álbum BORDER: Hakanai (2021)
  • Fase 3: Vida na Academia Decelis 

Durante o período da Academia Decelis os meninos têm contato com a aluna nova, Soo Ha, e por algum motivo se sentem muito atraídos por ela. Principalmente Heli, que cria uma ligação com a menina logo de cara. Há uma necessidade de proteger a novata, mesmo que ela tenha se demonstrado mais que uma humana comum. É na escola também que os setes jogam Nightball, um esporte muito parecido com o futebol americano e o handebol que nós conhecemos, e enfrentam seus maiores rivais: os lobisomens da Escola Sunshine City. O esporte pode ser visto no MV de Tamed-Dashed.

Link MV Tamed-Dashed do álbum Dimension: Dilemma (2021)

É também nessa fase que acontece a “Bloody Birthday Party”, o aniversário dos sete meninos e a única noite em que os vampiros podem consumir sangue. Essa é a festa que aparece em “Drunk-Dazed” e no MV do &TEAM “Under the skin (Extended ver.)”, o boygroup japonês da HYBE que representa os lobos na história da saga Dark Moon. 

Link MV &TEAM “Under the skin (Extended ver.) do álbum EP “First Howling : ME” (2022)

Outro MV ENHYPEN com cenas nessa fase é Future Perfect (Pass the MIC). do álbum MANIFESTO: DAY 1 (2022)

  • Fase 4: O Altar de Sangue 

Essa fase é o momento em que Dardan toma a forma do falecido amigo de infância de Soo Ha e a captura para roubar seus poderes, já que ela é a reencarnação da princesa Selen. Além disso, nessa fase há grandes batalhas entre eles e contra as forças do mal. Os vampiros e lobos se juntam com um objetivo: salvar Soo Ha de Dardan. A todo momento eles lutam por ela, e de alguma forma, ela os ajuda com seus poderes também. É uma verdadeira corrida contra o tempo para não deixar que a cerimônia no Altar de Sangue seja realizada. 

Os sete vampiros aceitaram que era seu destino salvar Soo Ha, já que ela os tirou da escuridão, nem que para isso eles tenham que devolver seus poderes a ela ou lutar até a morte. Assim, para recuperar seus poderes ela precisa morder seus cavaleiros.  

Essa fase é onde  o comeback mais atual do ENHYPEN se encontra. Desde o Concept Trailer foi possível ver como essa história de amor é trágica. As letras das B-Sides e os MVs lançados também mostram de uma forma moderna e sensual como esse amor os consumiu ao ponto de aceitarem serem devorados por ela. 

Link Concept Trailer do álbum “DARK BLOOD” (2023)

Todo o conceito do grupo é complexo, mas vale a pena conferir a Webtoon para saber o desfecho da batalha no Altar de Sangue. Também vale conferir os MVs de Bite Me e Sacrifice (Eat me up) e como todos esses conceitos foram transpassados em tela pela coreografia e os cenários. 

Todo domingo sai um capítulo novo em inglês de DARK MOON: THE BLOOD ALTAR no App WEBTOON.

 Texto por Laura Araujo | Revisão por Annyie | Equipe de Redação da K4US | www.k4us.com.br |