Já falamos de várias bandas por aqui, desde o k-rock mais pesado ao pop-rock, no entanto, a maioria delas são compostas totalmente por integrantes masculinos (com exceção do Rolling Quartz). 

Infelizmente, ainda é díficil ver no cenário mainstream sul-coreano bandas completamente formada por mulheres ou que tenham vocais principais femininos, mas este texto veio pra provar que elas existem… E amém por existirem 🙏

Por isso, no dia Mundial do Rock, decidimos trazer algumas bandas coreanas com vocais femininos pra você conhecer e colocar na sua playlist

Jaurim

Imagem da banda Jaurim

Iniciamos com a banda Jaurim (em coreano: 자우림), o significado do seu nome é “Floresta Roxa”, eles tiveram seu debut no ano de 1997 e seguem ativos nesses 26 anos. A banda tem em sua formação atual: Kim Yuna (Líder, Vocal, Guitarra, Teclado), Kim Jin Man (Baixo) e Lee Sun Kyu (Guitarra).

Chamaram a atenção da mídia imediatamente, uma vez que seu primeiro single, “Hey Hey Hey”, participou da trilha sonora do filme “A Man who is holding Flowers” de 1997. Apesar da banda não ser completamente formada por mulheres, temos a presença imensamente marcada pela Kim Yuna que se tornou uma representação feminina no cenário sul-coreano do rock, atraindo muitos elogios aos seus vocais e ainda mais às letras das músicas que compõem.

Com influências de Beatles, David Bowie, Pearl Jam e muitos outros, sua sonoridade única mistura psicodelismo, forte presença instrumental, um vocal poderoso e letras marcantes que retratam desde problemas sociais ao sofrimentos do crescimento humano. A faixa do vídeo acima se chama “스물다섯, 스물하나” ou “25,21”, lançado em 2013 no álbum “Goodbye, grief”, que retrata as dores da juventude. A faixa foi revivida ao ser trilha sonora do drama de mesmo nome lançado pela tvN em 2022.

Além disso, a banda conta com mais de 20 álbuns lançados, sendo 11 deles full albums. Ao longo dos anos tiveram bastante repercussão no cenário musical  da Coreia do Sul, a ponto de ganharem em 2022 o prêmioComenda do Primeiro-Ministropelas grandes contribuições à cultura do país.

Nossas sugestões de músicas para conhecer:

  • 일탈 – Purple Heart [1997]
  • 25, 21 – Goodbye, grief [2013]
  • 있지 – 자우림 [2018]
  • Stay With Me – Love Forever [2021]

Se você se interessou pela banda e quer conhecer mais, se liga nas redes sociais deles:
Instagram       |      Youtube      |        Site       |      Twitter       |        Spotify 

Walking After U 

Imagem da banda Walking After U

Continuando, temos Walking After U (em coreano: 워킹 애프터 유). A banda surgiu da fusão de integrantes de duas outras bandas (Rubber Duckie e Swingz). Tiveram seu debut em 2014 e seguem atualmente como quarteto: Sunny (Vocal e Teclado), A-Zzang (Vocal e Bateria), Haein (Vocal principal e Guitarra) e Hangyeom (Baixo).

No mesmo ano de debut (2014) lançaram seu primeiro álbum completo, intitulado “Unleash”, que continha 10 faixas, entre elas “Burn” e “Blind”. A banda é conhecida no cenário de rock indie sul-coreano e já fez várias tours por clubes de diversos países do leste asiático como China, Taiwan, Japão, e outros. 

Com um som pesado e rítmico, somado a um vocal poderoso e facilmente reconhecível, a banda traz uma sonoridade sólida que alterna entre o pop-rock e o hardcore. O grupo por vezes faz covers de rock de músicas conhecidas, como a versão da icônica faixa “All I Want for Christmas Is You” da Mariah Carey.

Em 2022 participaram do reality Great Seoul Invasion da Mnet, em que apresentaram uma versão rock’n roll para a faixa “D.N.A” do BTS. Ainda em 2022 lançaram o single “Good bye sad days”, do vídeo acima, além de seu EP “Different Color #blue” que conta com 5 faixas remasterizadas da banda.

Nossas sugestões de músicas para conhecer:

  • Runaway – Unleash [2014]
  • Strike Zone – Arirang [2018]
  • Bite Mark – Are We Ready? [2021]
  • Good bye sad days – Annyeong [2022] 

Se você se interessou pela banda e quer conhecer mais, se liga nas redes sociais deles:
Instagram       |      Youtube         |      Twitter       |        Spotify

Fishingirls 

Imagem da banda Fishingirls

Agora vamos de Fishingirls (em coreano: 피싱걸스). A ideia do nome veio em analogia à frase “Vamos pegar o público”, dita por uma das integrantes no início da formação. Debutaram em 2013 e o trio hoje é formado por: Vienna Finger (Leader, Vocal principal, Guitarra e Composição), Yuyu (Vocal e Bateria) e Song Petit (Baixo).

A primeira formação surgiu em 2011, mas só debutaram oficialmente em 2013 com o lançamento do EP “꺼져짜져 뿌잉뿌잉 (Fuck off, ppuing ppuing)” que continha 4 faixas, entre elas “Disco from Hell”. A banda é conhecida no cenário no indie sul-coreano por ser de autoformação, ou seja, elas não tinham vínculo com nenhuma empresa de gerenciamento ou gravadora.

Outro grande ponto marcante é a irreverência e originalidade, seus MVs sempre apresentam enredos que utilizam o lado cômico e fofo como marca da banda, como na faixa “Enamoured” do vídeo acima. E esses dois elementos também estão presentes na sua sonoridade que mescla pop com rifles fortes, além de um vocal agudo. Quem é fã de bandas de pop rock japonês pode se identificar imediatamente com elas pela proximidade sonora. 

Em 2020, por causa das restrições da COVID-19, passaram a produzir vários vídeos cantando covers no seu canal do Youtube. Uma curiosidade é que quase todas as músicas da banda foram compostas pela Vienna Finger. Outra curiosidade é que, no final do ano passado (2022), a Highway Star publicou um vídeo delas reagindo a memes brasileiros.

Nossas sugestões de músicas para conhecer:

  • Disco from Hell – 꺼져짜져 뿌잉뿌잉’ [2013]
  • Enamoured – Fishing Queen [2019]
  • Fishing King – Funiverse [2020]
  • Destruction King – Destruction King [2023] 

Se você se interessou pela banda e quer conhecer mais, se liga nas redes sociais deles:
Instagram       |      Youtube       |        Spotify

Adios Audio

Imagem da banda Adios Audio

E para finalizar temos o Adios Audio (em coreano: 아디오스 오디오). A banda tem esse nome pois a intenção dos membros era expressar seu desejo de que as pessoas pudessem não apenas ouvi-los, mas experienciá-los ao vivo em suas apresentações. O trio fez seu debut em 2016 e atualmente é formado por: Maho (Leader, Vocal, Guitarra e Maknae), Seung Joon Kim (Bateria) e Hojae Lim (Teclado e Vocal).

A banda surgiu do fim da premiada banda OOpsNice, que esteve ativa entre 2011-2015. Assim, a Maho e o Haje se juntaram ao Seung Joon e em 2016 lançaram os singles “밤밤밤 (Bam Bam Bam)” e “Like Snow”. Desde então, o grupo vem promovendo e participando de vários festivais tanto na Ásia quanto fora dela.

A Adios Audio apresenta uma sonoridade variada, que vai desde músicas melódicas às mais agitadas que misturam pop-rock e hardcore. O vocal da Maho acompanha as diversas mudanças de estilo e entrega uma estabilidade absurda e uma voz suave e marcante. O trio entrega incríveis apresentações ao vivo, que de fato são uma incrível experiência.

Em 2019 ganharam um pouco mais de atenção, sendo “Make One ‘s Way, a faixa do vídeo acima, a música com maior desempenho em seu canal do Youtube. O single “PING” de 2023 é seu trabalho mais recente.

Nossas sugestões de músicas para conhecer:

  • Firefly – Season 1’ [2017]
  • Make One’s Way – Make One’s Way [2019]
  • Sea of Dream – The Guide for Tomorrow [2021]
  • PING – PING [2023] 

Se você se interessou pela banda e quer conhecer mais, se liga nas redes sociais deles:
Instagram       |      Youtube      |     Twitter       |        Spotify


Esperamos que a postagem te instigue a procurar e conhecer outras bandas coreanas indie com vocais femininos ou completamente formadas por mulheres. Afinal, essas são apenas algumas das bandas que existem e que, acreditem, são incríveis. Se você conhece outras, conta pra gente nas nossas redes sociais <3

Texto por Rapha | Revisão por Fran | Equipe de Design e Redação da K4US www.k4us.com.br | Não retirar trechos ou texto na íntegra do site sem os devidos créditos