Hello darkness, my old friend. 

DAY6 voltou e, com este comeback, a tristeza também. Após um longo hiatus, o retorno da banda era muito esperado, né? O que nós não fazíamos ideia era que nosso líder estaria no exército na mesma época e isto tornou a volta da banda ainda mais especial.


Pensando nisso, e acompanhando a série de postagens de b-sides feitas aqui na K4US, chegou a vez do nosso querido DAY6! Hora de mostrar a versatilidade que a banda consegue ter, indo desde às ballads, bem música de drama, até ao rock.

COVER

A faixa “Cover”, escrita por Young K, compõe o EP “The Book Of Us: Gravity”. Diferente das outras faixas do álbum que apresentam ritmos mais animados, “Cover” vem com uma melodia mais lenta e até melancólica. Para mim, a letra mostra muito o outro lado de ser uma figura pública e a insegurança e solidão que isso pode trazer.

Em forma de desabafo em monólogo, fala sobre a expectativa que nós, como fãs, colocamos em cima do artista, enquanto o locutor indaga se o fato de ser fraco e desagradável fariam nossas expectativas caírem. Fica bastante explícito como ele (o locutor) realmente se sente e que esconde muito isso.

Uma das minhas partes favoritas da música é quando a bateria vai crescendo na ponte e o Sungjin canta:

“장난 섞인 듯한 말투로
‘잘 살아’
사실 속으론
나 울고 있었어
아름다워 보이고 싶어
이별의 순간까지도 말야”

Em um tom brincalhão, disse
“viva bem”.
Na verdade, por dentro
eu estava chorando.
Eu queria parecer bem
até o momento da nossa despedida.

Trecho de “Cover” – DAY6

Para pessoas que fazem parte do fandom, esse trecho pode ser muito significativo, visto os acontecimentos recentes sobre o hiatus da banda e a repentina ida do integrante em questão para o exército, deixando um futuro incerto para o DAY6.

STOP TALKING

“Stop Talking” faz parte de um dos queridinhos dos MyDay, o álbum “The Book Of Us: Entropy”. Escrita por Young K, ela tem uma composição bem agitada, do jeitinho que os fãs de rock gostam. O interessante dela é que no início a guitarra assemelha bastante um reggae e no refrão ela fica mais intensa, com direito a um solo.

A letra é o famoso “cala a boca vai tomar no c*”. Brincadeiras à parte, o locutor faz uma crítica a pessoas que julgam demais e dão sua opinião sem pensar, podendo magoar quem se dirige.

No rap de Young K ele diz:

“왜 그러냐 진짜
막말을 해대냐
아 나 짜증이 난다
야 좀 적당히 해라
내가 오버하는 것처럼
보일 수 있겠지만
이게 내 기분인 걸
뭐 어쩌라고”

Por que você é assim?
Por que sempre fala o que quer?
Ah, isso é irritante.
Ya, isso é o suficiente.
Você deve achar
que eu estou exagerando,
O que você vai fazer sobre isso?

Trecho de “Stop Talking” – DAY6

Ele praticamente está brigando com o interlocutor, chamando atenção para a forma que ele fala, além de trazer o fato de que nunca é exagero quando você está falando como se sente em relação a algo.

RESCUE ME

“Rescue Me” provavelmente é uma das músicas mais ‘rock’ do DAY6. A faixa, escrita por Wonpil e Young K, também faz parte do “The Book Of Us: Entropy”, um dos álbuns conhecidos por ter faixas com bateria e guitarra mais pesadas e também solos.

A letra não tem tanto significado para além do que ela realmente é. Assim como o nome, o locutor pede para ser salvo, resgatado. Só a pessoa para quem ele fala pode o salvar de sua dor, pois sem ela, ele é só mais um ser vagando no universo.

“Rescue me baby, oh yeah
너의 손길만
나를 구해 줄 수 있어”

Me salve, amor, oh yeah.
Só o seu toque
pode me salvar.

Trecho de “Rescue Me” – DAY6

A música está nesta lista para quem aprecia um som mais “pesadinho”. Logo no início da música notamos o riff de guitarra feito por Jae e que já denuncia o estilo da música.

NOT FINE

Que “The Book of Us: Entropy” é um dos melhores álbuns do DAY6, isto todos sabemos, mas a grande dúvida é: Not Fine ou Not Mine? Esta é uma das tretas mais divertidas do fandom e, para alegria de uns e tristeza de outros, a maioria da K4US é do time Not Fine!

Essa música faz parte do acervo de faixas que trazem dor ao coração ao trabalhar com questões relacionadas aos dilemas de um relacionamento que está em ruínas. 

Como salvar uma relação quando não uma das partes não compartilha seus pensamentos e sentimentos?

“뭐가 불만이야 제발 말해 줘
(매번) 차가워질 때 난 두려워져
(혹시) 떠날까 끝낼까 봐
끝날까 봐 우리 사랑이

원래 넌 네 속마음을 밖으로
(절대) 꺼내지 않는 타입인 건 알아
(I can) never know why
니 머리 안 생각이
(What) 알려만 주면 I can fix”

Qual é o seu problema? Por favor me diga.
(Toda vez) Toda vez que você age friamente, eu fico assustado.
(Talvez) Você está partindo. É o fim.
É o fim do nosso amor.

Você originalmente não pode expressar seus sentimentos.
(Nunca) Eu sei que você é assim.
(Eu posso) Nunca saber o porquê.
Os pensamentos em sua cabeça
(O quê) se você me deixar saber quais são, eu posso consertá-los.

Trecho de “Not Fine” – DAY6

365247

“The Book of Us: Entropy” é, com certeza, uma experiência interessante. É um álbum que traz diferentes estilos musicais e 365247 é um exemplo disso. 

Misturando elementos de Reggae e um estilo pop latino (tudo para mim), a faixa mostra a experimentação do álbum e, ainda assim, os vocais típicos da nossa vocal line favorita deixam claro que estamos ouvindo DAY6. 

Muito foi discutido com relação à letra da música. É sensual? É sobre romance? É referência a sexo?

Dessa vez vou me abster e deixar a interpretação por sua parte.

“밤이 찾아오는 하늘처럼
(Getting redder)
어두워질수록 불이 붙어
(Getting hotter)

다시 새벽 노을이 찾아올 때까지 we get it on.
365, 24/7 aw ye.

Ready babe, one, two, three, four.
Yes, we jumping into fire.
갈수록 뜨거워져
데이더라도 손을 놓지 마 baby.

(…)

낮이 밝아도아무 문제없어
커튼은 언제라도 칠 수 있으니까 걱정 마”

Como o céu noturno que se aproxima,
(Ficando mais vermelho)
à medida que escurece, o fogo queima
(Ficando mais quente)

Até o amanhecer voltar, nós continuaremos.
365, 24/7 aw ye.

Pronto, amor? 1, 2, 3, 4
Sim, nós estamos pulando no fogo.
Está ficando mais quente.
Mesmo se queimarmos, não solte minha mão, baby.

(…)

Não há nada de errado com a luz do dia.
Eu posso sempre fechar as cortinas, então não se preocupe.

Trecho de “365247” – DAY6

AFRAID

“Afraid” talvez seja uma das faixas mais significativas para o fandom MyDay. A música, escrita por Sungjin, faz parte de “The Book Of Us: The Demon”, álbum lançado pouco antes do grupo entrar de hiatus. Por conta de questões com a saúde mental, Jae e Sungjin foram dois integrantes do DAY6 que precisaram tirar um tempo da banda e também de redes sociais. 

Durante o hiatus, Jae aparecia no Twitter e começou a fazer lives na Twitch, porém Sungjin continuava sem dar as caras, preocupando todos os fãs. Após 4 meses desde o lançamento de “The Demon”, ele fez uma live no dia do aniversário do fandom, onde falava sobre sua condição de saúde. Desabafou sobre suas inseguranças, contou o que estava fazendo para se cuidar, além de contar sobre o significado por trás da letra de “Afraid”.

A melodia por si só já é emocionante e a letra não é tão literal quanto imaginamos. A princípio a letra parece uma canção de amor cantada para outra pessoa, mas acredito que ela transpareça todas as questões de insegurança que Sungjin sofria consigo mesmo naquela época.

“하늘이 아름답다던 네가
이제는 땅만 보고 걷잖아
날 보는 것 같아

넌 검은색의 하늘을 밝히는
달을 닮았지만
너의 빛이 나의 어둠에 조금씩
가려지고 있어”

Você disse que o céu estava lindo,
agora só anda olhando para o chão.
Parece que estou me vendo.

Você parece com a Lua
que ilumina o céu escuro,
mas sua luz está gradualmente sendo
ofuscada pela minha escuridão.

Trecho de “Afraid” – DAY6

Segundo os integrantes, o próprio álbum já representa os “demônios” que constantemente criamos em nossas mentes. Muitas músicas desse álbum foram criadas para nos relacionarmos com as letras, de certa forma, para nos dar conforto. No caso de “Afraid”, sinto que foi um desabafo em forma de música.

BLOOD

“Blood” faz parte do segundo EP da banda, “DAYDREAM”, lançado em 2016. Sua melodia, animada e com uma pegada eletrônica, pode enganar quando se escuta pela primeira vez sem ler a letra. 

Em seguida, a faixa consegue mais uma proeza: enganar na interpretação. Uma parte (significante, por sinal) do fandom entende que “Blood” traz uma mensagem mais sensual. Minha interpretação, no entanto, é mais literal. 

Ao falar de “querer ver sangue”, o que Young K quis expressar é o fato de estar em um relacionamento tóxico, marcado por constantes brigas e desentendimentos que o deixam desgastado e, ainda assim, ele não consegue terminar.

“Oh u gotta see blood girl.
U gotta see blood girl.
피를 봐야만 만족하는 너
Oh u gotta see blood girl.
U gotta see blood girl.
다 죽어가면서도 I like this.
Said I like it, babe.
쓰러질 때까지
물고 늘어져 넌
내 심장을 가진
Oh baby, gotta see blood.”

Você quer ver sangue, garota.
Você quer ver sangue, garota.
Você só fica satisfeita quando vê sangue.
Você quer ver sangue, garota.
Você quer ver sangue, garota.
Mesmo quando estou morrendo, eu gosto disto.
Eu disse que gosto, babe.
Até eu cair
você me morde e fica.
Você arranca meu coração,
Você quer ver sangue, garota.

Trecho de “Blood” – DAY6

I NEED SOMEBODY

Compondo o álbum “MOONRISE” de 2017, “I Need Somebody” se mostra uma música melancólica e mais lenta, a princípio, porém em determinado momento explode com um som mais carregado, deixando-a ainda mais melancólica. Toda a construção da música, desde o seu ritmo mais lento no início a explosão de instrumentos e vocais no final, consegue passar um sentimento de desespero, como um pedido de ajuda a quem quer que possa ouvir. 

E quando paramos para analisar sua letra, a música consegue ir ainda mais fundo, tocando em um sentimento que acredito que muitas pessoas já sentiram pelo menos uma vez na vida, que é a solidão, seja pelo motivo que for, acredito que muitos de nós já passaram ou estão passando por um momento em que parece que se está sozinho e que não há nada nem ninguém lá para você. Com isso, “I Need Somebody” vem como um consolo, como se alguém te dissesse: eu também me sinto assim, você não está sozinho.

“Why am I alone?
나를 둘러싼 사람들 속에
why am I alone?
홀로 남겨진 지금 누군가 필요해
지금 누군가 필요해
Hello, 아무도 없나요
나를 받아줄 사람은 여기
Is anyone here?

Por que eu estou sozinho?
Entre todas as pessoas ao meu redor,
por que eu estou sozinho?
Eu estou totalmente sozinho, eu preciso de alguém.
Eu preciso de alguém agora.
Olá, tem alguém ai?
Alguém que possa me aceitar?
Tem alguém aqui?

Trecho de “I Need Somebody” – DAY6

DAY AND NIGHT

A música “Day and Night” abre o álbum “The Book Of Us: The Demon”, que é bastante significativo para os fãs. A música de melodia até animada trás em sua letra a descrição de um relacionamento fora do timing de uma forma divertida. Apesar da letra passar, a primeira vista, a ideia de uma relação amorosa, acredito que ela possa ir além, para um relacionamento fora do timing no trabalho, na amizade, na família ou até mesmo com nós mesmos, afinal tudo na vida tem seu momento e nem sempre é quando queremos ou quando achamos que estamos preparados.

“Sad, sad, sad, sad.
뭐 어써겠어
Always bad, bad, bad, bad.
Timing all the time.
누가 뜨거울때 면
다른 누군 차가워
진짜 미치겠어
어디선가 장난치고 있는 걸까
이젠 제발 멈춰줄 순 없는 걸까.”

Triste, triste, triste, triste.
O que nós podemos fazer?
Sempre ruim, ruim, ruim, ruim
O tempo o tempo todo.
Se uma pessoa é quente,
a outra é fria.
O que nós deveríamos fazer?
Alguém está pregando peças?
Você pode parar agora por favor?

Trecho de “Day and Night” – DAY6

ABOVE THE CLOUDS

“The Book of Us: Negentropy” é o sétimo EP do grupo, encerrando a série de todos os “The Book of Us” com chave de ouro. Dentre suas faixas, algumas foram compostas alguns anos atrás, como é o caso de “Above The Clouds”.

A letra e a melodia foram criadas por Sungjin e Young K, com participação do Jae que, em entrevista, comentou que a música foi feita em um período difícil de sua vida, marcado pelo falecimento de um amigo próximo e que esta era uma forma de homenageá-lo.

“하나만은 약속해 줬으면 해
더는 아프지 말고 웃으며
행복하게 지내 구름 위에서
그 무엇보다도 더 빠르게
구름을 가르며 힘차게
날아 보렴 자유롭게”

Eu quero que você me prometa uma coisa:
sorria e não fique mais doente.
Seja feliz acima das nuvens,
mais rápido que qualquer coisa.
Rompendo as nuvens rapidamente,
voe livremente.

Trecho de “Above the Clouds” – DAY6

Se você gostou das nossas indicações e quer conferir mais, não deixe de seguir nossa playlist do Spotify com mais vinte b-sides do DAY6 que você precisa conhecer!