Quando falamos do MAMAMOO, qual é a primeira coisa que vem à sua mente? Possivelmente é a potência vocal que o grupo possui, certo?! Desde 2014 Solar, Moonbyul, Wheein e Hwasa tem mostrado versatilidade em suas produções e provado incansavelmente o seu “status” na indústria do k-pop. 

Não é de hoje que as meninas são destaque no país por seus vocais. Cada uma possui sua própria cor e identidade, contudo, quando as quatro se juntam acaba se transformando no melódico grupo “I say MA MA MOO”. 

Por isso, não é de se espantar que até a sua apresentação seja uma harmonia, afinal, o MAMAMOO é um dos poucos grupos que vieram de uma empresa pequena e tem crescido organicamente devido ao talento natural que possui. Dessa forma, separamos 5 momentos icônicos onde o grupo provou ser o vocal da nação. Confira! 

Immortal Songs  

Quando um grupo debuta, normalmente, a empresa costuma fazer várias promoções em diferentes programas televisivos para que ele possa ganhar visibilidade e, com o MAMAMOO, não foi diferente. Em 2015 o grupo participou do programa da KBS chamado “Immortal Songs” que basicamente consiste em fazer uma reinterpretação de músicas consagradas da Coréia do Sul. Bom, não preciso dizer mais nada, o MAMAMOO chamou atenção da plateia e foi o primeiro grupo rookie a ganhar a competição do show. Assista uma das apresentações abaixo! 

Em uma recente entrevista, Solar, líder do grupo, comentou que quando era rookie a empresa pediu para que ela e as demais integrantes fossem boas, pois elas teriam que chamar atenção pelo seu talento e não pela beleza, já que elas não tinham o “padrão de idols”. Portanto, participar do Immortal Songs foi um momento importante para a carreira do MAMAMOO já que elas poderiam provar, de uma vez por todas, que são muito talentosas. 

MAMA 

O MIC TA ON! Em 2018, o MAMAMOO participou da edição do Mnet Asian Music Awards (MAMA) sediado no Japão. O grupo decidiu ir além, apresentando uma performance individual de cada integrante com direito a pole dance, participação especial e hits solos que elas já haviam emplacado. Contudo, o grupo ganhou destaque pela performance de Egotistic e Starry Night onde mostrou para um estádio inteiro que o microfone de todas as integrantes, estava AO VIVO. Assista abaixo! 

E claro que elas não poderiam ficar de fora da próxima edição. No MAMA de 2019, além de colaborar com JYP, o MAMAMOO  performou o hit “HIP”. A música estava no auge na Coreia do Sul e as meninas provaram mais uma vez que além de cantarem super bem, também poderiam manter a estabilidade vocal enquanto dançavam uma coreografia considerada “dificil”. 

Atualmente, a performance alcança mais de 65 milhões de visualizações no canal do YouTube da Mnet. Além disso, o MAMAMOO se tornou o grupo feminino da 3º geração com mais visualizações em uma performance no MAMA. Fala se elas não arrasam muito? 

QUEENDOM 

O QUEENDOM teve a sua primeira edição em 2019 e contou com diversos grupos, incluindo o MAMAMOO. Desde a sua primeira apresentação, Solar, Moonbyul, Wheein e Hwasa levaram para o palco do programa um show que somente elas são capazes de fazer. Performando o sucesso “Décalcomanie”, o MAMAMOO entregou uma performance lendária onde todas as integrantes esbanjaram vocal. 

Desde a primeira missão, as meninas mantiveram estabilidade ficando em segundo lugar. Portanto, a vitória não espantou ninguém quando elas foram consagradas as primeiras rainhas da edição. Sobretudo, em cada apresentação o MAMAMOO surpreendia ainda mais e, posso dizer, que as próprias integrantes ficaram surpresas quando foram anunciadas como campeãs. Afinal, elas estavam ali apenas para mostrarem quem são e como gostam de cantar. Assista abaixo a performance final do MAMAMOO no QUEENDOM! 

Yu Huiyeol’s Sketchbook

Desde 2015, em quase todo comeback, MAMAMOO participa do programa “Yu Huiyeol’s Sketchbook”. Apresentado pelo integrante da banda “Toy”, o show de variedade consiste em um programa de entrevista e de música ao vivo para uma plateia. Portanto, como de costume, o MAMAMOO sempre se reinventa e entrega performances incríveis quando vai ao Sketchbook. 

Sobretudo, uma das primeiras performances das meninas no programa é com a consagrada “Mrs. Ambiguous”, a música de debut do grupo. É interessante assistir e perceber que mesmo dançando e se divertindo elas conseguem manter uma estabilidade vocal incrível. E como estamos falando de MAMAMOO, é claro que elas vão surpreender. Nessa performance em questão, as integrantes apresentam um medley com faixas dos principais grupos de k-pop da primeira geração. Confira! 

E seis anos depois, enquanto promoviam o álbum “WAW”, elas fizeram um medley com hits como “Tell Me” do Wonder Girls e “Sorry “Sorry” do SUPER JUNIOR no programa. A junção das músicas além de muito bem feita, ganhou uma performance com direito a coreografia e harmonia das integrantes. 

No More Drama 

O MAMAMOO é um grupo conhecido por não fazer lip sync, ou seja, dublar a música. Porém, em uma participação no programa 부잠후  em 2018, alguns fãs começaram a acreditar que finalmente as meninas tinham aprendido a fazer lip sync pois não era possível que elas estavam cantando perfeitamente igual era no álbum. 

Entretanto, quando Wheein canta sua parte e joga os papéis na mesa, fica claro que o microfone está ligado e que elas não estão dublando. O vídeo em questão gerou diversos comentários onde as pessoas elogiam a habilidade vocal do grupo. Assista abaixo! 

Killing Voice 

Não poderia terminar esse texto sem mencionar a participação do MAMAMOO no programa no YouTube “Killing Voice” do canal dingo music. Em 2020, durante a promoção do mini álbum “TRAVEL”, o grupo cantou os seus principais sucessos no vídeo e deu um tremendo show de vocal. A apresentação em questão já acumula mais de 35 milhões de visualizações sendo uma das mais assistidas no canal. Confira abaixo! 


Bom, essas foram apenas algumas apresentações onde o MAMAMOO provou ter um domínio vocal impressionante. O grupo tem se mostrado um dos mais importante da 3º geração do k-pop não só por seu talento, mas também por desafiar os padrões de beleza, ter autoria em suas produções e mais do que tudo, apoiar diversas causas sociais. 

Texto por Ana Carol | Revisão por Sisi | Equipe de Redação da K4US
www.k4us.com.br | Não retirar sem os devidos créditos