Seguindo a série que homenageia os 10 anos de Girls’ Generation, agora é a vez de dar uma reviewzinha nos dois últimos MVs que elas lançaram: “All Night” e “Holiday” – como o MV de “All Night” tem duas versões, vamos falar da “Documentary”, que é mais completa.

 

All Night

Entre os takes clássicos das oito integrantes dançando juntas em suas roupas exuberantes e dando um gostinho da coreografia, o MV de All Night” mistura também um pouco de ficção e, como diz o próprio título do vídeo, documentário.

A parte ficcional do MV logicamente dá margem para diversas interpretações, então tudo bem discordar, viu gente? Assim como em todo o resto do clipe, as meninas estão numa balada. É até engraçado porque elas formam direitinho um “quem é você na balada?”: Tiffany é a amiga que não sai do celular, TaeYeon é a amiga dela que por isso acaba não se divertindo tanto, SooYoung é a cantora da boate, Yuri é a que se encanta logo de cara por ela, enquanto, Sunny e Seo são as amigas que não se desgrudam, Hyo é aquela que vai closar e Yoona parece até meio desanimada no fim das contas.

Ao longo do MV podemos perceber duas histórias se desenrolando, ambas representadas de forma tão sutil e subjetiva que passam facilmente despercebidas (eu mesma só entendi depois de rever umas cinco vezes).

Tiffany, que parece estar chateada com algum mozão, passa praticamente o tempo todo no celular, até mesmo se afasta da pista para ligar para pessoa, mas parece não ter muito sucesso. A cena dela correndo e se deparando com a pista de dança vazia pode até ser interpretada como uma alusão a isso (Teorias? SNSD também tem). Essa parte não faria muito sentido na história a não ser que fosse parte da imaginação dela, né? Funciona como uma ilustração de como ela se sente tentando alcançar alguém que parece não lhe dar a atenção que busca. TaeYeon, por sua vez, parece completamente alheia à festa, ali basicamente para estar ao lado de Tiffany, e as duas só passam a se divertir quando se juntam às outras na pista.????

“Nós estamos apenas rondando um ao outro”

A parte da SooYoung e Yuri foi a que mais me surpreendeu, já que não tinha percebido das outras vezes que assisti, e tive até que procurar sobre para entender.  Encontrei um fórum (amém reddit) com duas interpretações, mas uma me pareceu mais plausível. Vocês perceberam que logo que a Yuri entra na boate e vê a SooYoung ela parece ficar surpresa? Guardem essa informação. Para quem não sabe do que se trata a letra da música, “All Night” fala sobre um ex-casal que se encontra em uma boate e meio que tem uma recaída. Não um casal que terminou há pouco tempo, mas um casal que parece não se ver há bastante tempo. É isso mesmo, tudo indica que SooYoung e Yuri são esse casal (!).

A cena da primeira vez que Yuri a vê se repete no meio do MV, mas dessa vez sem pessoas em volta, é como se só estivessem apenas as duas ali – mais uma vez, o recurso da boate vazia parece ilustrar algo do imaginário. Nessa cena, as duas se olham, caem confetes e é como se fosse um momento de reaproximação, encantamento e excitação, como na própria letra fala, tudo de uma vez. Logo em seguida as duas aparecem dançando juntas no palco.????

“Como uma boba eu me apaixono de novo por você”

As outras histórias são bem secundárias em comparação a essas duas. Mas deixo aqui minha menção honrosa ao casal saindo do banheiro (hmmm) quando Hyo e Sunny encontram TaeYeon e às drag queens que se juntam às meninas no meio da festa.

A parte documental do MV segue a mesma linha dos teasers que antecederam seu lançamento, reunindo depoimentos de cada uma das integrantes. Essa é uma parte que apela bastante para o emocional e, sendo SONE ou não, a gente acaba sentindo o impacto como no momento em que a TaeYeon fala que o SNSD é como um país para ela, seu lugar de origem e para onde ela volta, assim como todos acabam voltando para sua casa. “All Night” termina com um compilado de cenas que retrata a trajetória do grupo e é capaz de fazer chorar qualquer um que segurou as lágrimas durante os quase 8 minutos da versão documentário.

Depois de teorias e interpretações, acho que vale reassistir o MV, né? Essa é a versão legendada pelo Indi Subs.

 

 

Holiday

Mostrando o título da música em letras que imitam o clássico letreiro de “Hollywood”, “Holiday” começa já anunciando a que veio: transformar a festa e o verão do SNSD em um clássico musical jovem. As meninas parecem todas estar se preparando para o feriado (para quem não sabe, é o que o título da música significa????) de alguma forma: TaeYeon e SeoHyun estão planejando suas roupas para sair, Sunny e Yuri parecem já ter começado os trabalhos em uma lanchonete retrô coloridíssima e digna de um “Grease” da vida. Yoona já sai de uma loja com as comprinhas na mão e SooYoung, a mais feliz, tá dançando e cantando pela rua no maior estilo “Singing in the rain” (mas sem a chuva, me identifiquei). Lembrando da era “Hoot” do grupo, HyoYeon e Yuri voltam a dividir um elevador, dessa vez para encontrar Tiffany e partirem para toda diversão que um que o feriado pode prometer.

Apesar do MV de “All Night” ainda ter um apelo estético forte, em “Holiday”, isso parece bem mais explorado, dando maior importância aos ambientes que apresenta do que a uma história em si. As cores vibrantes utilizadas nos cenários e nos modelos que as meninas estão usando combinadas com a iluminação, tanto nos momentos em que está mais forte quanto nas situações em que  a cena parece iluminada pelo pôr do sol, resultam num clima cinematográfico de verão e diversão.

Outra diferença entre os dois MVs é que neste conseguimos ver muito mais da coreografia, com as meninas dançando entre os cenários e até mesmo nos takes em que simulam os grandes números de um musical. Esse último caso acontece especialmente em dois momentos: quando elas estão dançando diante de uma praia cenográfica com direito aos fogos que todos queremos soltar quando o feriado chega e no grand finale do musical, no palco rodeado por holofotes com direito a chuva de papeizinhos.

Sabe aquele alívio que a gente sente quando o tão esperado feriado chega e ficamos livres de responsabilidades cotidianas? É disso que a letra fala, e sobre como o melhor a se fazer durante esse momento é deixar as preocupações para trás e curtir cada segundo dele com quem você gosta (fica a dica pro 7/09, gente). O colorido que faz o clima de calor e diversão do MV não poderia expressar melhor o tema da música.

Segue o link para vocês darem aquela viewzinha legal e rever o MV.

 

 

 

“É muito importante que tenhamos passado uma geração juntas” – Kwon Yuri (All Night Documentary Ver.)

Pra nós também!????

(Texto por: Bea)