Há três anos, falei que o ocidente ainda não tava preparado para abraçar o k-pop em suas premiações. Ainda há o que melhorar num contexto macro, mas o Video Music Awards 2023, exibido na noite de terça-feira (12), foi um grande avanço com duas apresentações de grupos de k-pop, Tomorrow X Together e Stray Kids, que voltaram para casa com o cobiçado astronauta de prata.

Antes de seguir, é preciso ser justo em um ponto. O VMA, assim como outras cerimônias, começou sua caminhada celebrando o mercado norte-americano porque, oras, é uma premiação norte-americana. Então é normal que leve tempo para que ajustes sejam feitos para abraçar o resto do globo, seja apenas por uma vontade mercadológica, seja para realmente celebrar a música do mundo.

Falando especificamente do k-pop, o gênero ganhou uma categoria própria em 2019. Naquela época, a medida soou como uma decisão justamente para não dar o devido espaço ao gênero. Desta forma, a premiação se isentava de indicar grupos e solistas de k-pop em outras categorias porque a “cota” já seria preenchida.

De 2019 para cá, entretanto, o k-pop cresceu de forma tão absurda que se tornou inconcebível o VMA ignorar toda sua potência. Sim, houve muita influência de BTS e seus hits que estouraram a bolha, isso é inquestionável, mas o gênero como um todo se fortaleceu por completo por meio de hits de artistas como NewJeans e FIFTY FIFTY, e a inserção massiva de grupos e solistas no mercado fonográfico norte-americano.

O resultado disso tudo foram oito grupos e solistas de k-pop indicados em seis categorias na edição de 2023 do VMA. Destes oito, TXT, Stray Kids, BLACKPINK e Jungkook, do BTS, foram quem levaram para casa o astronauta de prata – veja todos os vencedores aqui.

O grande diferencial da edição de 2023, na verdade, foram as duas apresentações dos meninos. Primeiro, o Stray Kids veio com “S-Class” e mostrou toda sua potencialidade com uma coreografia de tirar o fôlego. Depois, o TXT se juntou à Anitta ao apresentar o single inédito “Back For More”, que surpreendeu a todos por flertar um pouco com o funk.

As performances, aliás, são um ponto de virada muito importante para dar visibilidade ao gênero no VMA, tanto que os meninos deram o nome com coreografias e vocais no ponto. Se, antes, apenas BTS era viável para esta premiação – e tantas outras, desta vez dois grupos dominaram o palco em New Jersey. Mais uma vez, foda.

Só que… faltou um girlgroup subir ao palco também. O melhor nome para a premiação seria o quarteto FIFTY FIFTY, tendo em vista que “Cupid” é uma das maiores músicas de 2023, mas por conta de todo o caos que sofrem na tentativa de saírem da empresa, elas nem devem ter sido convidadas pela produção. Para 2024, Senhor Astronauta de Prata, trate de levar um girlgroup, hein?


Espero que a edição de 2023 do VMA não seja apenas um ponto fora da curva e sirva de modelo para os próximos anos e demais premiações. Não há mais como ignorar o k-pop. Ei, Grammy, esse recado é para você!