Claro que a K4US não poderia ficar de fora em relembrar os momentos marcantes na música e dramaland asiática. Talvez não lembramos de todos grandes acontecimentos do ano de 2021, mas a equipe fez o seu melhor para colocar um pouquinho aqui do que rolou nesse ano que passou que nem foguetinho. Vem com a gente!

Onda de denúncias sobre bullying contra artistas de K-Pop e K-Drama

Começando por polêmica, pois é isto que o povo gosta, no começo de 2021 houve uma onda de denúncias sobre bullying praticados por artistas do mundo do entretenimento coreano. Isso envolvendo idols e atores muito conhecidos. Desses, alguns conseguiram provar que eram falsas acusações, já outros não foram mais vistos no meio do mundo artístico impactando, inclusive, na saída de membros de grupos  famosos do cenário de Kpop e cancelamento de séries que seriam lançadas. Não iremos citar o nome dos artistas, mas fica a reflexão sobre se você está acompanhando um Fav do bem ou um peso morto da sociedade. 

Movimento Stop Asian Hate

No dia 16/03/2021, um homem branco de 21 anos chamado Robert Aaron Long matou 8 pessoas em três casas de massagem diferentes em Atlanta, Estados Unidos. Seis dessas pessoas eram mulheres asiáticas. Antes de ser preso e indiciado pelos seus crimes, o capitão Jay Baker do Condado de Cherokee minimizou o ato hediondo de Robert dizendo que o atirador estava apenas “tendo um dia ruim”. Tal frase rendeu manifestações no país inteiro e no mundo, e assim surgiu o Stop Asian Hate (Pare com o Ódio Contra Asiáticos).

Tais episódios de racismo também ocorreram no Brasil, tendo em destaque as bombas atiradas à Embaixada Chinesa no final de 2021 e ao que aconteceu com a atriz Ana Hikari no Carnaval de 2020. A atriz conta em entrevistas que quando estava em um trem, um homem começou a dizer para ela sair dali com “esse coronavírus” e outras pessoas apoiaram sua atitude. 

A pandemia expôs uma violência que já existia.

Ana Hikari em entrevista para a Marie Claire

Vários artistas, incluindo os de K-Pop, se posicionaram sobre o que aconteceu e vem acontecendo desde então no mundo. Pois, querendo ou não, a pandemia ainda não chegou a um fim e as “piadas” para com os asiáticos e seus descendentes continuam sem serem comentadas pela mídia. O que está acontecendo atualmente com o mundo só trouxe à tona o que já acontecia antes, só que a maioria das pessoas fazia a famosa “vista-grossa”. O racismo e a xenofobia para com asiáticos e seus descendentes sempre existiu e nós precisamos urgentemente combater isso.

Artistas do mundo inteiro, incluindo alguns do K-Pop, se posicionaram e ainda se posicionam contra o que aconteceu e apoiam ativamente a causa do Stop Asian Hate. Entre os artistas asiáticos, temos figuras como: Jackson Wang, Mark Tuan, JB, Holland, Eric Nam, BTS, Sandra Oh, CL, Tablo (Epik High), AleXa, P1harmony, Bambam, Amber Liu e até mesmo o Rapper Jay Park.

Músicas de K-Pop que fizeram sucesso nas Olímpiadas

Durante o evento esportivo mais importante do planeta terra, o k-pop estava lá marcando presença! As Olimpíadas de Tóquio ganhou o mundo em 2021 e isso a gente não pode negar, mas o k-pop ganhou o Japão com toda certeza. Nas arenas vazias, devido a pandemia do novo coronavírus, o gênero ajudou a colocar a energia lá em cima com as batidas vibrantes e marcou presença nos Jogos. Entre os grupos transmitidos na partida estão: BTS, ITZY, TXT, BlackPink, Oh My Girl, EXO, Winner, Seventeen, Twice, NCT 127 e ATEEZ. Esse é só mais um passo para o K-Pop dominar o mundo! 

K-Dramas que alcançaram o TOP 10 de mais assistidos na Netflix Brasil

E esse ano foi surpreendente para a Dramaland, com vários dramas se destacando no TOP 10 da Netflix Brasil, dentre eles tivemos Love Alarm, Vincenzo, Run On, Girl From Nowhere, Squid Game, Hellbound, O Rei de Porcelana, Hometown Cha Cha Cha e vários outros. Talvez pareça uma coisa simples para muitos, mas ver nossas amadas obras ganhado a atenção de um grande público é muito bom, pois mostra que aos poucos o entretenimento de alguma forma está sendo mais democratizado, quebrando as barreiras geográficas e de certa forma promovendo o intercâmbio entre culturas.  

Polêmicas e suspensão de K-Dramas na fase de estreia na Coreia

Mas não só de felicidade vive a Dramaland. Alguns k-dramas se envolveram com polêmicas sérias que deixaram os coreanos bastante aborrecidos. Em março, o drama “Joseon Exorcist” estava programado para ocupar a grade da SBS quando, no primeiro episódio, os telespectadores fizeram severas críticas acusando a produção de distorcer os acontecimentos históricos da era Joseon,  ter cenas fortes de violência e o uso “distorcido” de elementos chineses. A produção tentou explicar a situação, mas o drama foi cancelado com apenas dois episódios transmitidos. 

Outra produção que foi alvo de discussão pelo público foi k-drama “Oh My Ladylord”. Após transmitir uma cena filmada pelo ângulo de cima em que o protagonista está tomando banho nu, e apenas suas nádegas estão censuradas com um emoji de pêssego para dar um alívio cômico ao contexto da cena, alguns telespectadores ficaram desconfortáveis com a situação e deixaram comentários afirmando que o ocorrido poderia minimizar a questão do assédio sexual, questionando se seria engraçado se uma mulher estivesse naquela situação. A produção do drama emitiu uma nota afirmando que tomaria mais cuidado para não deixar os espectadores desconfortáveis e a cena em questão foi reeditada. 

Por último, o sucesso do momento “Snowdrop” foi alvo de críticas entre os cidadãos coreanos. O drama que se passa no período da ditadura militar na Coreia do Sul, após a divulgação da sinopse, recebeu severos comentários dos internautas coreanos alegando que o drama estaria distorcendo fatos históricos. Um abaixo assinado  foi feito para que o governo barrasse a exibição do drama e recebeu cerca de 200 mil assinaturas. Porém, após o atraso de meses, Snowdrop estreou no final de 2021 e teve dois episódios produzidos sequencialmente para que as controvérsias fossem cessadas.  

Morte de soldado transgênero na Coréia

A primeira militar transexual da Coreia do Sul, Byun Hui-su (23), foi encontrada morta no dia três de março de 2021, em sua residência na cidade de Cheongju. Byun havia sido expulsa do serviço militar em 2020 após passar por uma cirurgia de readequação de sexo na Tailândia, enquanto estava de licença. Após voltar para cumprir o seu dever com o país, ela recebeu a notícia sobre a sua expulsão. Entretanto, a militar havia entrado na Justiça para contestar a demissão, mas infelizmente o caso se encerrou da pior maneira possível chocando todo o país. 

A Coreia do Sul é um país super conservador quanto a comunidade LGBTQIA+ e as leis para os militares são ainda mais severas. Segundo o artigo 92.6 do código penal do Exército sul-coreano, nenhum soldado pode manter relações homossexuais, e caso o faça, enfrenta dois anos de prisão com trabalhos forçados, se condenados por uma corte marcial. 

Byun Hui-su em coletiva de imprensa realizada no dia 22 de janeiro de 2020. Foto: Yonhap/ AFP

Caso do Kris Wu

O cantor e ator chinês Kris Wu, 30 anos, conhecido como ex-membro do grupo EXO, foi condenado à prisão após ser acusado de abusar sexualmente de uma menor de idade enquanto ela estava bêbada. As acusações vieram a público após a vítima conceder uma entrevista a um site de notícias Chinês. Ela afirma que foi estuprada pelo cantor quando tinha apenas 17 anos e que ele havia praticado sexo com pelo menos outras sete garotas menores de 18 anos. Após a polêmica, Kris Wu se manifestou por meio do Weibo, principal rede social da China, negando todas as acusações. Contudo, ele foi detido pela polícia de Pequim sobe suspeita de estupro. 

O caso abriu espaço para diversas pautas. Uma delas é o movimento #MeToo que ficou conhecido pelo mundo em 2017 e 2018 por denunciar assédio sexual e a falta de responsabilização para os criminosos. Graças a denúncia da vítima, muitas mulheres chinesas deixaram comentários nas redes sociais por ela representar as mulheres em um momento tão delicado e abrir espaço para que mais denúncias possam surgir. 

Aumento na quantidade de doramas dublados na Netflix (Record Of Youth, Start Up, Run On, Squid Game, Love Alarm, Sweet Home)

Algo que vimos crescer muito nesse ano foi o número de dramas novos, até mesmo estreando simultaneamente com a Coreia (Alô dona Netflix, continua nessa que é sucesso!) Recheando o catálogo  das plataformas de streaming, em especial a Netflix, que além de distribuir, também tem investido muito em produções exclusivas. Com o objetivo de atingir cada vez mais novos públicos e tornar o acesso às produções mais acessível, a Netflix têm trabalhado duro para adicionar títulos já com dublagem em português. Round 6, fenômeno mundial, é um dos exemplos mais marcantes de 2021, afinal de contas foi impossível encontrar alguém que não estivesse falando sobre “Batatinha frita 1,2,3… “, simplesmente icônico! 

E não para por aí não! Títulos mais recentes como “All of Us are Dead” que estreou ontem (20/01) já está disponível em português e outros dramas como Record Of Youth, Start Up, Run On, Squid Game, Love Alarm, Holo, My Love” também fazem parte dessa lista. 

O Crescimento de Produções de BL’s Produzidos na Coreia do Sul

Depois do sucesso de Where Your Eyes Linger (2020), um marco bem importante para a produção de BLs sul coreanos, 2021 foi o ano em que a Coreia do Sul aproveitou essa onda e se aventurou em aumentar sua contribuição para esse mercado que ganha cada vez mais espaço dentro dos mercados asiático e ocidental. 

E que aventura, né? 

Ano passado tivemos tantos BLs sul coreanos que foi quase (quase) difícil acompanhar. O país, ainda, pegou essa oportunidade para produzir conteúdos com diversos plots, desde os históricos, como Nobleman Ryu’s Wedding, aos que juntaram Tailândia e Coreia do Sul em uma trama sobre fantasmas, o inesperado Peach Of Time, com a participação dos queridinhos Jimmy e Tommy

O que acabou fisgando o coração da nossa equipe, no entanto, foi, disparado, Light On Me. A princípio como uma trama clichê, a clássica história de amor no ensino médio e, infelizmente, a personagem feminina que atua como rival amorosa, ninguém esperava que o roteiro traria delicadeza e questionamentos sobre sexualidade, ainda que mais sutis. E a cereja do bolo? Os fofos do ACE cantaram a trilha sonora do BL!   

K-Pop no Grammy

Em 2021 tivemos a primeira indicação de um grupo de K-Pop na premiação mais importante da música, o Grammy Awards. O BTS, que já havia se apresentado no palco do Grammy pela primeira vez em 2020, conseguiu sua primeira indicação na categoria ‘Melhor Performance de Grupo ou Pop Duo’ com a canção “Dynamite”. Infelizmente, o septeto não levou para a casa o tão sonhado prêmio. Porém, essa indicação foi o estopim para que o grupo ganhasse em novembro o prêmio de “Artistas do Ano” no American Music Awards. Mas se engana quem acha que para por aí, o BTS foi indicado novamente no Grammy 2022, na mesma categoria, mas dessa vez com o single “Butter”.

Será que teremos o primeiro grupo de k-pop levando para a Coreia do Sul o tão sonhado prêmio? Estamos na torcida!

Participação de um Coreano-brasileiro no High School Rapper

O Brasil tomou conta do programa de sobrevivência da Mnet “High School Rapper 4”. O participante coreano-brasileiro conhecido como “Bruninho” chamou a atenção do público após mostrar suas habilidades com rap em três idiomas: português, inglês e coreano. Já conhecido no Brasil através de sua conta TikTok, Heo Wonhyuk, nome em coreano do artista, popularizou durante sua participação o bordão “Só Vapo” que acabou se tornando o nome artístico do rapper. Infelizmente Bruninho foi eliminado na semifinal do reality, mas deixou diversos hits durante o programa, incluindo sua faixa mais popular, a canção “Meu Tempo” em parceria com a cantora BIBI

OS DEBUTS SOLOS DE 2021

Não é pra menos, o ano de 2021 foi aquele ano que fez a galera que aguardava um debut solo chorar de emoção. Brincadeiras à parte, grandes artistas que antes eram vistas dentro de seus grupos, se despiram da imagem de idol de grupo e se lançaram na carreira solo, para nossa felicidade. Nomes como Joy e a Wendy do Red Velvet e Rosé e Lisa do BlackPink, fizeram alegria do fandom ao lançar seus trabalhos individuais. Veja abaixo quais outros integrantes de Grupo que fizeram seu debut:

  • A.M – Boygroup Limitless
  • BamBam – GOT7
  • B.I – iKON
  • BM – KARD
  • Chawon – AWEEK
  • Hanse – VICTON
  • From20 – BIGSTAR
  • Hyelin – EXID
  • I.M – Monsta X
  • JAY B – GOT7
  • Jin Junwoo – VARSITY
  • Jo Yuri – IZ*ONE
  • Joy – Red Velvet
  • JT – VX
  • Kim Ji Hun – KNK
  • Kwon Eun Bi – IZ*ONE
  • L – Infinite
  • Lisa – BLACKPINK
  • MJ – ASTRO
  • Narachan – M.O.N.T
  • Roda –  M.O.N.T
  • Rosé – BLACKPINK
  • Shinwoo – BLANC7
  • SORN – CLC
  • Soyeon – T-ARA
  • Taeho – IMFACT
  • Wendy – Red Velvet
  • Yebin – DIA
  • Young K – DAY6
  • Yugyeom – GOT7
  • Yuqi – (G)I-DLE

Grupos que Deram Disband em 2021 e as Controvérsias de Saída e Encerramento de Atividades com Empresas

Como nem tudo são flores no mundo do K-Pop, muitos fãs foram pegos de surpresa quando foi anunciado o disband, a saída de algum integrante do grupo ou a não renovação com a empresa. O GOT7 é um exemplo claro disso, no ano em que o septeto completou o seu sétimo aniversário, a JYP Entertainment, empresa que gerenciava o grupo, publicou uma nota  oficial comunicando a não renovação dos sete integrantes com a empresa.

A notícia abalou os ahgases, fandom do GOT7, mas logo em seguida os membros vieram a público insinuando que o grupo não iria acabar por meio da hashtag #GOT7FOREVER. Além disso, JB, Jackson, Jinyoung, Mark, Yugyeom, BamBam e Youngjae adquiriram o direito da marca GOT7 após sair da empresa, isso significa que eles podem usar o nome GOT7 caso queiram promover como um grupo. 

Outro encerramento de contrato que ficou marcado no ano passado foi a saída da Wheein, integrante do MAMAMOO, da RBW. A idol decidiu não renovar o seu contrato exclusivo com a empresa que estava desde o debut, porém, ela segue como integrante do MAMAMOO. Alguns meses após sua saída, Wheein foi anunciada como a nova cantora da empresa THE L1VE, gerenciada pelo rapper Ravi. 

Porém, essa negociação não foi possível para alguns grupos. Em maio de 2021 foi anunciado que o  GFRIEND não renovou o seu contrato com a Source Music após seis anos de atividades. A notícia chocou os fãs, que foram pegos de surpresa. Outro grupo que optou pelo fim foi o Lovelyz, após sete anos de aparições públicas apenas uma integrante renovou o contrato com a Woollim Entertainment e as outras sete resolveram seguir o seu caminho em busca de um “novo começo”. Alguns fãs já haviam especulado o fim do grupo após algumas integrantes reclamarem sobre a falta de atividade do grupo.

Infelizmente, em 2021 também ocorreu a saída de alguns integrantes do grupo que pertencia. Em agosto, a Cube Entertainment emitiu um comunicado anunciando a saída da Soojin do (G)-IDLE. A artista estava afastada das atividades em grupo desde o começo do ano após ser acusada de bullying na época da escola, a idol negou as acusações e moveu uma ação judicial contra os rumores falsos. O caso ganhou grandes proporções e os fãs do grupo fizeram um abaixo assinado para a volta da Soojin ao grupo, porém a Cube não respondeu aos pedidos 🙁 

No último dia de 2021, Jae anunciou via Twitter que estaria entrando em hiatus das atividades com o DAY6, banda que ele participava, após seis anos. Porém, a JYP Entertainment divulgou um pouco depois que o música, na verdade, estaria saindo do DAY6 e encerrando o seu contrato com a empresa. 

Idols que Foram Para o Exército em 2021

Na Coréia do Sul todo homem coreano, entre 18 e 28 anos, na idade coreana, é obrigado a servir o exército. Com essa lei vigente desde 1957, muitos idols suspendem um tempo de suas carreiras para cumprir com o dever militar. Pensando nisso, listamos alguns artistas que foram para o exército em 2021. 

  • Taemin – Shinee
  • Chanyeol – EXO
  • Young K – DAY6 
  • Shownu – MONSTA X 
  • Baekhyun – EXO
  • Sungjin – DAY6

A Virada do Brave Girls e os Comebacks Mais Aguardados dos Últimos Tempos

Que em 2022 minha vida ganhe um upgrade assim como aconteceu com a carreira do Brave Girls, amém! Não podemos esquecer que 2021 foi o ano delas, após quase se separarem, as integrantes do Brave Girls ganharam um BUM! na carreira após a música Rollin’ viralizar na internet. Foi o hit do ano, não é mesmo? 

Além delas, os fãs de k-pop foram agraciados com a volta de alguns grupos que estavam sem atividade por muito tempo, entre eles: Shinee, 2PM, 2AM, t-ara e outros. 

Ator Tailandês Billkin Ganha o Prêmio de Melhor Ator no 17° Komchadluek Awards

O Kom Chad Luek Awards é uma premiação anual promovida por um dos maiores jornais da Tailândia, o Komchadluek. A premiação é uma das mais prestigiadas da Tailândia, premiando as produções e os atores e atrizes de destaque, tanto do cinema quanto da TV tailandesa. Em 2021, na 17° edição do Kom Chad Luek Awards, o ator Billkin Putthipong Assaratanakul venceu o prêmio de “Best Leading Actor” pelo seu papel como Teh no drama BL “I Told Sunset About You”. Sua vitória pode ser considerada um marco histórico, visto que Billkim é o primeiro ator a vencer uma premiação como esta (premiação geral) por seu trabalho em uma produção BL, além disso, os vencedores desse prêmio são escolhidos por um júri e não por voto popular. 

Relacionamentos no Mundo do K-Pop e K-Drama

O amor está no ar! Em 2021 fomos surpreendidos com alguns idols e atores anunciando relacionamento e claro que não poderíamos deixar de mencionar alguns desses momentos na nossa retrospectiva. A internet ficou eufórica com o anúncio do namoro da Joy (Red Revelvet) e do rapper Crush, os dois já haviam colaborado juntos na canção “Mayday”. 

O Bobby (iKon), em uma declaração postada em suas redes sociais, anunciou que está em um relacionamento sério com uma não celebridade e que se casaria muito em breve, mas a surpresa não parou por aí, ainda na carta o rapper  anunciou que sua futura esposa estaria esperando um bebê e que ele se tornaria *pausa* PAI!!! 

Mas não pense você que o amor está apenas no mundo da música e que a cegonha só está de brincadeira com os idols. A atriz Park Shinhye e o ator Choi TaeJoon anunciaram em suas redes sociais que se casariam em janeiro após quatro anos de namoro. Além disso, o casal também comunicou que Shinhye está grávida! Sim, nossa menina de “The Heirs” agora é MÃE! A cerimônia de casamento dos dois aconteceu no dia 22 de janeiro, em Seul. 

Desejamos toda felicidade do mundo para esses novos casais e suas famílias!! 

A Cultura Chinesa Tomando Seu Espaço no Pop Mundial

Nos últimos anos tem sido claro o alcance que o entretenimento asiático tem atingido, o que antes podia até ser considerado algo pontual ou de um nicho específico, atualmente vem sendo abraçado por grandes públicos. Além dos destaques musicais, os animes, mangás, doramas e manhuas, outra coisa que vem conquistando muitas pessoas são as novels, em específico as novels chinesas. Dentre os vários autores chineses, talvez atualmente a de maior sucesso neste meio foi a autora Mo Xiang Tong Xiu (MXTX) com suas três obras: Scum Villain’s Self-Saving System, Heaven Official’s Blessing e Grandmaster Of Demonic Cultivation.

Sendo o último, também chamado pelos fãs por seu nome em chinês, Mo Dao Zu Shi, o trabalho de maior sucesso de MXTX, tendo ganhado versões de live action, de manhua, de donghua, de áudio-livro e de áudio-drama. E no final de Julho de 2021 a editora NewPOP anunciou a publicação oficial dessa novel no Brasil. 

Atualmente ainda existem poucas informações sobre a publicação, mas algumas coisas já foram divulgadas: serão 5 livros, sendo quatro contando a história principal e o quinto livro contendo capítulos extras que não serão censurados; a série terá versão capa dura e cartonada; o nome oficial para a versão em português ficou “Mo Dao Zu Shi – O Fundador da Cultivação Demoníaca”; os livros poderão ser contar com brindes; a edição brasileira também contará com o autógrafo da MXTX. Lembrando que a todo o momento novas informações são divulgadas, assim para ficar por dentro de tudo acompanhe a conta oficial da editora NewPOP no Twitter

Sucesso de Músicas de K-Pop no Reels e no TikTok

O K-Pop é bastante conhecido pelas suas coreografias bem elaboradas. Em 2021, o gênero ganhou espaço no TikTok e no Reels com as incontáveis músicas de sucesso que renderam uma boa dancinha. Nillili Mambo- Block B, Anti-Romantic– TXT, TXT- Loser=Lover e Money- Lisa foram alguns dos hits que fizeram sucesso nas plataformas. Você com certeza deve saber pelo menos um passo desses hits, tô errada? 

The King of Mask Singer Chega ao Brasil

Um dos programas mais famosos e queridinhos da Coreia, o “The King of Mask Singer” surpreendentemente ganhou sua versão brasileira, intitulada “The Masked Singer Brasil” e logo caiu nas graças do público BR. O sucesso foi tanto que o programa mal chegou ao Brasil e já temos a segunda temporada entre nós, tornando as tardes de domingo na Globo mais animadas.

O reality faz sucesso em mais de 30 países, mas foi na Coreia onde tudo começou e com certeza você já deve ter visto seu bias participando ou já viu alguma foto inusitada, fora de contexto dele cantando de máscara no programa, bem como manda o figurino.

Aqui no Brasil, quem comanda o programa é a rainha incontestável Ivete Sangalo acompanhada da vencedora da primeira edição, Priscilla Alcantara. “Quem é você?” Artistas das mais diversas áreas desde esportistas a cantores, atores e jornalistas se fantasiam e mascaram suas vozes com o intuito de fazer surpresa sobre suas identidades para que o público de casa e os jurados desvendem o mistério.


E essa foi a Retrospectiva 2021 da K4US! Muita coisa rolou no ano que passou, não é mesmo? Conta pra gente em nossas redes sociais qual o acontecimento que mais te marcou em 2021. Até a próxima ~

Esse texto foi uma colaboração entre os redatores da K4US: Ana Carol, Annyie, Fran, Giu, Leticia e Sisi.
www.k4us.com.br | Não retirar sem os devidos créditos