8/10

Holo, My Love

Título original: 나 홀로 그대

Ano de lançamento: 2020

Gênero: Romance, Sci-fi, Comédia, Fantasia

Episódio(s): 12

Duração: 55 min.

Direção: Lee Sang Yeob, Yoon Jong Ho

Roteirista(s): Ryu Yong Jae, Kim Hwan Chae, Choi Sung Joon

Estúdio: Netflix

Elenco: Ko Sung Hee, Yoon, Hyun Min, Choi Yeo Jin

Plataformas atendidas: Netflix


A HISTÓRIA

Holo, My Love acompanha a trajetória de Holo (Yoon Hyun Min), um  holograma, enquanto ele tenta compreender as pessoas e suas relações, ao mesmo tempo que tenta entender a si mesmo. Ele não é uma AI (inteligência artificial) como as outras, Holo só pode ser visto por quem usa um óculos especial, e foi criado para se relacionar com as pessoas e ajudá-las a se relacionar com o mundo.

Após a primeira demonstração das habilidades de Holo para os investidores, Go Yoo Jin (Choi Yeo Jin), Diretora da GIO, é perseguida e tentam a todo custo roubar seus óculos e, consequentemente, o Holo. Desesperada, ela tenta fugir, mas acaba ficando encurralada e como sua última alternativa Yoo Jin decide deixar os óculos com alguém confiável o suficiente para devolvê-los depois, assim Holo lê todos os rostos que encontra pela rua a fim de encontrar esse alguém.

Holo, My Love

O óculos acaba indo parar nas mãos de Han So Yeon (Ko Sung Hee), funcionária de uma ótica. A jovem não entende nada quando encontra um par de óculos desconhecido em sua bolsa e fica ainda mais surpresa quando descobre sobre Holo. Enquanto isso, Go Nam Do (Yoon Hyun Min), o desenvolvedor de Holo, se prepara para pegar Holo de volta. Porém, ao conversar com a AI, Nam Do percebe mudanças estranhas no comportamento de Holo. O holograma estava fazendo coisas que não estavam em sua programação.

Assim, Go Nam Do decide deixar Holo com So Yeon por mais tempo e inicia o teste beta para poder estudar Holo e tentar entender o que causou suas mudanças. Enquanto isso, pessoas mal intencionadas tentam a todo custo por as mãos na IA. Quanto mais tempo Holo e Han So Yeon passam juntos, mais mudanças fora da programação a IA passa a apresentar e mais perigo ambos correm, deixando Nan Do cada vez mais intrigado e preocupado, não só com Holo como também com So Yeon, que o surpreende com seu jeito e personalidade.

PERSONAGENS

Holo (Yoon Hyun Min)

Yoon Hyun Min
Antes de ser o holograma Holo, ele era Hello, uma IA para computador, e foi criado pela mãe de Go Nam Do, para que seu filho tivesse um amigo e conseguisse se comunicar com o mundo. Esse objetivo se manteve com ele mesmo depois de anos, tornando Holo uma IA única no mundo.

Han So Yeon (Ko Sung Hee)

Ko Sung Hee
A jovem Han So Yeon é muito esforçada e dedicada ao seu trabalho. Devido a sua prosopagnosia, a incapacidade de distinguir rostos, So Yeon acaba passando como mal educada e esnobe, mesmo tendo uma personalidade doce e amigável. Quando Holo entra em sua vida, ela passa a se sentir mais confiante para interagir com o mundo.

Go Nam Do (Yoon Hyun Min)

Holo, My Love
O programador Go Nam Do é o desenvolvedor de Holo. Para fugir após ter hackeado o sistema da polícia coreana, ele forjou a própria morte e passou anos desenvolvendo Holo atrás da sombra de sua irmã adotiva. Mais do que um produto, para Nam Do Holo é uma IA perfeita, incapaz de cometer os erros humanos, portanto perfeita para ajudar as pessoas.  

Go Yoo Jin (Choi Yeo Jin)

Holo, My Love
A Diretora Go Yoo Jin é uma grande empresária, fundadora da GIO, empresa de tecnologia, e, para o público, a criadora de Holo. Para esconder a identidade de seu irmão mais novo, ela comanda oficialmente a empresa, tendo dedicado sua vida a Go Nam Do e à GIO. 

OPINIÃO

A premissa de Holo, My Love é previsível e sua história conta com alguns clichês, entregando um roteiro bem construído e desenvolvido que cumpre o que promete e um pouco mais. Com personagens bem relacionáveis e a leveza de um romance, o drama consegue se conectar e encantar o telespectador.

O enredo do k-drama não esconde onde ele levará o telespectador, mas ainda assim é capaz de surpreender pelo caminho, com suas situações comuns a todos, afinal todos nós, em algum momento, nos sentimentos deslocados e temos dificuldades para nos relacionarmos com as pessoas e com o mundo, como Han So Yeon devido a sua prosopagnosia e Go Nam Do devido ao seu trauma.

Holo, My Love

E as reflexões trazidas por Holo, My Love sobre diversos aspectos da vida também é um elemento surpresa. Levando a pensar sobre as relações humanas, como elas ajudam a moldar quem somos e como muitas coisas na vida dependem dessas conexões, afinal seres humanos são animais sociais. Outro ponto que traz reflexão são os limites que a tecnologia pode ultrapassar para a “segurança” de todos e até onde se está disposto a abrir mão da privacidade. Mais um questionamento trazido pelo k-drama é uma questão mais existencial, afinal Holo é um holograma que só pode ser visto pela pessoa que porta os óculos, então o que define sua existência? Só porque não podemos ver algo significa que não exista?

Todas essas questões e situações vêm embaladas por uma comédia leve e divertida combinada com um romance e uma amizade que crescem e se desenvolvem aos poucos, contando com várias cenas de dar gargalhada em um minuto e de sentir o coração quentinho logo depois.

Holo, My Love

Em relação aos personagens, três pontos merecem destaque. Primeiro, o personagem Go Nam Do é a prova de que é possível  fazer um personagem rude que não seja tóxico, uma vez que Nam Do é aquele típico personagem que sofreu muitos traumas e não sabe se relacionar com as pessoas. Porém, em nenhum momento, ele é uma pessoa tóxica com a protagonista e em seu único deslize ele se desculpa na primeira oportunidade; Segundo, é muito bom ver uma personagem poderosa de cabelos ondulados. Parece besteira, mas Go Yoo Jin é uma das poucas personagens que foge do esteriótipo de ter cabelo ondulado por ser desleixada ou suja; Terceiro, e talvez o único defeito do k-drama, o detetive especializado em TI, Nam Gi Ho (Son Jong Hak) é um personagem tão contraditório que consegue deixar uma parte do enredo bastante confusa pela falta de construção do personagem, dificultando o desenvolvimento e entendimento de uma parte da história.

A trama, ainda, finaliza combinando seus grandes gêneros, romance, sci-fi e fantasia da melhor forma possível, dando um fim real, feliz e esperançoso, levando o telespectador a colocar os pés no chão e aceitar a realidade, mas sem desistir de olhar para o céu e sonhar. 


Holo, My Love é o entretenimento perfeito para quem gosta de uma boa e velha história de romance, mas que vem bastante incrementada com elementos do Sci-Fi e da Fantasia, tornando-se uma combinação divertida de se assistir. Então, se você está a procura de um entretenimento leve e divertido dentro do conhecido, mas ao mesmo tempo inovador, Holo, My Love é o k-drama certo para você.

Texto por Leticia | Revisão por Fran | Equipe de Redação da K4US
www.k4us.com.br | Não retirar sem os devidos créditos