Sabemos que o mundo dos dramas asiáticos é recheado de atrizes e mulheres que representam papéis inspiradores para nós dorameires. Mas o que muitos não sabem é que nem só de atrizes vivem os doramas, mas temos sim roteiristas e diretoras que fazem essas séries cada vez mais perfeitas para o telespectador!
Pensando nisso, preparamos uma lista de mulheres icônicas desse meio, que temos certeza que qualquer dorameira que se preze já acompanhou algum trabalho delas. Confira conosco:
Irmãs Hong (Hong Jung Eun e Hong Mi Ran)
As irmãs Hong começaram sua brilhante carreira como roteiristas de programas de variedades, fazendo sua estreia em séries coreanas apenas em 2005 com “Sassy Girl Chun-Hyang”. Com a arte de misturar enredos juvenis com romance, alcançaram o topo da carreira com nomes de grandes obras da teledramaturgia coreana, como My Girl, You’re Beautiful, My Girlfriend Is a Nine – Tailed Fox, The Greatest Love, The Master’s Sun, A Korean Odyssey e Hotel del Luna.
Jin Soo Wan
A roteirista Jin Soo Wan é conhecida por escrever histórias cativantes e que combinam gêneros, como é o caso do seu drama de sucesso Chicago Typewriter que transita tranquilamente entre romance, comédia, mistério e drama. Além desse, a roteirista também possui em seu currículo sucessos como o histórico Moon Embracing The Sun e o psicológico Kill Me, Heal Me.
Kim Eun Sook
A roteirista Kim Eun Sook tem uma longa carreira e é conhecida por sua marca registrada que são histórias de romance elegante e que tem uma linguagem que cativa pessoas de diferentes idades. Kim Eun Sook é responsável por escrever vários dos dramas de grande sucesso da dramaland, como Secret Garden, The Heirs, Descendants Of The Sun, Goblin, Mr. Sunshine e o mais recente The King: Eternal Monarch.
Lee Woo Jong
A roteirista Lee Woo Jung é conhecida por suas histórias do gênero “slice of life” como a série de dramas Replay (1997, 1994 e 1988) da tvN e outros dramas de sucesso como Prison Playbook e o recente Hospital Playlist. Além de dramas Lee Woo Jung também possui alguns realitys shows de sucesso em seu currículo, como 2 Days & 1 Night, Qualifications of Men, Sisters Over Flowers, entre outros, chegando a receber uma homenagem presidencial por seu trabalho em Grandpas Over Flowers no Korea Content Awards 2013.
Jung Hyun Jung
A roteirista Jung Hyun Jung possui histórias de romance bastante conhecidas e queridas pela dramaland, como a série de dramas In Need Of Romance da tvN e os sucessos Because It’s The First Time, querido por muitos dorameiros, e Romance Is A Bonus Book, estrelado pelo aclamado Lee Jong Suk, além do recente Lovestruck In The City estrelado por Ji Chang Wook.
Lee Eun Jin
A diretora Lee Eun Jin é conhecida pelos sucessos Sassy Go Go/Cheer Up!, My Lawyer e Feel Good To Die, tendo também trabalhado em alguns “filmes de televisão” como Waiting For Love, The Dirge Singer e Bride In Sneakers. Além disso, Lee Eun Jin também já trabalhou como produtora de dois dramas: Crime Squad e Chief Kim.
Lee Na Jung
A diretora Lee Na Jung tem muitos dramas de romance famosos da dramaland em seu currículo, desde o clássico Oh My Venus ao divertido Fighting For My Way e ao sucesso atual Love Alarm. Mesmo estando todos dentro do mesmo gênero, a diferença no contexto e foco das histórias mostra o quão talentosa Lee Na Jung é.
Shim Na Yeon
Shim Na Yeon é uma diretora de sucessos recentes da jTBC, como o drama Moment At Eighteen e o recém lançado Beyond Evil que tem sido bastante elogiado e despertado a curiosidade dos dorameiros.
Lee Yoon Jung
A diretora Lee Yoon Jung possui em seu currículo o drama clássico dos clássicos, o famoso Coffee Prince, de 2007, estrelado por Gong Yoo e que até hoje encanta e diverte os dorameiros, além dos sucessos mais atuais como Cheese In The Trap, um grande divisor de opiniões, e The Lies Within da OCN.
Kawahara Yo
A diretora Kawahara Yo é conhecida principalmente pelo drama de duas temporadas Good Morning Call. Talvez esse seja seu trabalho de maior sucesso e, com certeza, foi um drama que trouxe muitos dorameiros à dramaland. Além deste, Kawahara Yo também possui outros dramas na sua lista de trabalho, como Cinderella Date e a série Red Museum, tendo também atuado como produtora do drama Two Homelands.
É de conhecimento geral que para uma série ir ao ar, é necessário não só o trabalho dos atores, como também o trabalho e a dedicação de muitas outras pessoas de diferentes áreas e que merecem reconhecimento. Porém, por ficarem sempre nos bastidores, às vezes podem passar despercebidos pelo grande público e isso fica evidente na falta de dados e informações sobre essas pessoas.
Dito isso, também é impossível não perceber a diferença entre a quantidade de homens e mulheres que trabalham nos bastidores. É claro que há mulheres trabalhando como diretoras e roteiristas além das citadas nesta lista (esta muito provavelmente será a primeira de muitas), mas ainda assim a diferença é perceptível, onde os homens continuam dominando os roteiros e as direções.
Sendo este um dos muitos meios de trabalho ainda dominado por homens apesar do grande público dos dramas serem muitas vezes mulheres, não parece ter algo errado nessa história? Sabemos entretanto que esse é o tipo de coisa que não mudará da noite para o dia, portanto se torna cada vez mais importante valorizar e destacar trabalhos feitos por e para mulheres. E não precisa de muito para isso, um comentário positivo elogiando o trabalho de alguma diretora, roteirista e/ou produtora que você admira já ajudará muito.
Para finalizar, fica aqui a indicação do dorama Be Melodramatic que, além de ser dirigido e escrito por duas mulheres – em parceria com um diretor e roteirista – , conta a história de três mulheres que trabalham em diferentes áreas da produção de dramas e mostra suas dificuldades e pequenas batalhas do dia a dia para conquistarem seu espaço e reconhecimento. Be Melodramatic está disponível para assistir de graça no VIKI.
Texto por Letícia e Savi | Revisão por Fran | Equipe de Redação da K4US
www.k4us.com.br | Não retirar sem os devidos créditos