Na última segunda-feira (10), a Delegacia de Seongdong, localizada em Seul, afirmou que recebeu uma queixa contra Hwasa, integrante do MAMAMOO, por indecência durante uma apresentação na Universidade de Sungkyunkwan realizada em maio. De acordo com as autoridades, a denúncia foi feita pela associação Solidariedade de Pais de Estudantes e Proteção dos Direitos Humanos alegando que a performance causou desconforto ao público presente no festival. 

A apresentação em questão faz parte do programa “Dancing Queens on the Road”, da tvN. Durante o show, Hwasa faz um medley com as músicas do MAMAMOO e em seguida, enquanto apresenta a canção solo “Don’t”, a idol faz um gesto considerado obsceno pela associação. De acordo com a organização, os fãs presentes no local se sentiram envergonhados pelo gesto uma vez que não tinha “contexto com a performance”. Caso seja condenada, segundo o Artigo 11 da Lei de Crimes Sexuais da Coreia do Sul, Hwasa pode ser punida “com até um ano de prisão ou multada no valor de 3 milhões de wones”, cerca de 11 mil reais. 

O gesto que causo polêmica está por volta dos 1:01.

Sobre a acusação divulgada na última segunda-feira (10), de acordo com a repórter coreana Nayoung Choi, “o crime de obscenidade pública se refere ao crime de cometer algum ato obsceno em público e causar vergonha ou nojo a quem vê”. Contudo, dada as reações dos universitários durante o festival, não se pode dizer com certeza se a maioria do público ficou incomodado com o gesto que Hwasa fez. Diria que muito pelo contrário, vinda de uma plateia adulta, as pessoas presentes demonstraram uma reação positiva diante da apresentação.

O caso logo alcançou repercussão mundial e dividiu opiniões na internet. Afinal, de acordo com alguns fãs, Hwasa estaria sendo denunciada por ser “gostosa demais”? Ou melhor, por que idols masculinos não são denunciados pelo mesmo motivo? Ora, a necessidade de boygroups reafirmarem sua sexualidade, se mostrarem “o macho alfa” e seduzirem fãs no palco é muito mais comum do que um grupo feminino, não é mesmo?

Assim que a performance de Hwasa foi divulgada na internet, ainda em maio, surgiram centenas de artigos falando sobre a apresentação “sexy demais” da artista. Vale destacar que a mesma sempre optou e já disse se sentir mais confortável com esse “alter ego”. Porém, mesmo escolhendo por apresentações mais sensuais ou figurinos que destaquem suas curvas e beleza, Hwasa é alvo da imprensa coreana e de knetz (internautas coreanos) que a atacam a todo instante.

Na mesma época em que o vídeo foi divulgado, manchetes sensacionalistas sobre a apresentação da maknae do MAMAMOO foram publicadas em diversos portais de notícias. Cerca de 7 dias depois, o mesmo portal que a criticava, estava publicando uma matéria afirmando que a internet foi a loucura porque um membro de um boygroup x apareceu com o abdômen à mostra em um show. A internet também foi a loucura com a apresentação sexy de Hwasa no festival, e no bom sentido da palavra, mas dificilmente se encontrou comentários sobre a receptividade positiva da performance. 

Toda essa situação diz muito sobre a cultura e sociedade que o indivíduo está inserido. A Coreia do Sul é um país misógino e preconceituoso com as mulheres, esse é um fato que qualquer fã da cultura pop deveria saber. E bom, com uma idol que desafia a todo instante o padrão de comportamento esperado pelas mulheres coreanas, é claro que ela iria ser alvo constante de ataques. 

Espero que esse seja o pontapé inicial para que a discussão sobre a liberdade dos corpos femininos se amplie na indústria do k-pop. Essa não é a primeira vez e talvez não seja a última que Hwasa vá passar por esse tipo de situação. Mas espero, que assim como suas atitudes e posicionamentos mudaram algumas perspectivas sobre “o que é ser uma idol”, as mulheres dentro desse mercado possam se expressar da forma que quiserem, tal qual os homens fazem. 


Texto por Ana Carol | Revisão por Fran | Equipe de Redação da K4US
www.k4us.com.br | Não retirar sem os devidos créditos