O sucesso do (G)I-DLE tem nome e com toda certeza não se chama Cube Entertainment. Desde a sua estreia lá em 2018, Soyeon, rapper e compositora, tem assinado quase todas as músicas do grupo como produtora e letrista. Se o quinteto tem um hit, com certeza ela está por trás graças a sua alma criativa. No entanto, de um tempo pra cá, alguns fãs perceberam que o (G)I-DLE está mais autônomo do que outros grupos de k-pop costumam ser e, não dá para negar que isso é graças a Soyeon. 

Em uma entrevista para o cantor Rain no YouTube, Soyeon contou que se tornou produtora executiva do (G)I-DLE em “TOMBOY”, lançado em 2022. A artista falou que agora ela não precisa mais apresentar um powerpoint para a Cube Entertainment com suas ideias e que o grupo possui sua própria equipe, ou seja, elas tomam suas próprias decisões. 

Se engana quem pensa que a autonomia e o controle total da carreira se deu da noite para o dia. Desde “LATATA” Soyeon se mostrou a força motriz do grupo, o que não dá para negar que a criação do (G)I-DLE só aconteceu por conta dela, e que tem mostrado diferentes conceitos e músicas ao longo dos anos. O que pode gerar várias controvérsias já que muitos fãs de k-pop acreditam que ela é o centro do grupo e as outras integrantes estão apenas sendo coadjuvantes. Mas isso não é real. 

Por ser produtora, rapper, letrista, compositora e dançarina, Soyeon tem trabalho na construção do grupo como o todo ao longo dos anos. As próprias membros já falaram o quanto ela se importa em destacar o talento de cada integrante e que pensa as linhas e os conceitos para as cinco. Para a MTV em 2019, Minnie comentou que Soyeon conhece sua voz melhor do que ela mesma e Shuhua completou: “Prefiro só acreditar nela. Ela faz tudo tão rápido que, do meu ponto de vista, quaisquer partes que ela me dê, eu tento fazer o meu melhor”. 

É por conhecer suas membros tão bem e fazer músicas que se destacam dos lançamentos genéricos da indústria que Soyeon consegue gerenciar o grupo de forma gloriosa. Desde “TOMBOY”, podemos observar a evolução sonora do grupo e como as faixas têm falado sobre empoderamento feminino e exaltado as mulheres. É por conta dessa ousadia que o grupo tem se destacado cada vez mais na 4º geração. “Super Lady”, faixa principal do álbum “2”, lançado em janeiro, prova exatamente isso.

Por isso, não dá para negar que se o (G)I-DLE tomou controle total da sua carreira nos últimos dois anos, tudo isso se deu graças a Soyeon e a confiança que as membros depositam na mesma. Sua ousadia tem feito a diferença na indústria e esperamos que a partir dela a maneira como os grupos de k-pop são tratados por suas empresas possa mudar. Afinal, convenhamos, a Cube Entertainment já fez muita burrada, mas desacreditar no potencial do quinteto não foi uma delas, afinal, o (G)I-DLE é o grupo que mais rende receita para a companhia e bom, eles tem muito o que agradecer a Soyeon.