16
05
18

Uniq tem uma história de sucesso transformada em abandono e descaso. Entenda a situação do grupo e dos fãs.


UNIQ é um grupo sino-coreano, o que significa que ele tem 3 membros chineses e dois coreanos. Inclusive, o grupo já veio ao Brasil, quando ainda estava no seu auge.

UNIQ era um grupo que estava em plena ascensão, conquistando uma forte base de fãs, e tendo bastante reconhecimento tanto na china, quanto na Coreia. Entretanto, tudo começou a ruir de alguns meses para cá, e o UNIQ vem passando por uma das fases mais difíceis do grupo, por causa da tensão diplomática entre Coreia e China, e pela má administração da empresa.

E é sobre esse período de decadência no UNIQ que nós vamos conversar. Vamos entender o que aconteceu com o grupo, e o que DEU ERRADO para que os membros se separassem mesmo que o grupo não tenha dado disband, e como os membros foram “abandonados” pela empresa. Além de claro, como podemos dar suporte para os membros.

Vamos dividir essa postagem em tópicos:

Uniq: Promessa de sucesso
Proibição de promoções
Abandono e atividades individuais
Retomada falha do grupo
Como apoiar os membros

 

UNIQ: PROMESSA DE SUCESSO

UNIQ é gerenciado pela YUEHUA, uma empresa chinesa, que firmou parceria com a YG entertainment. Formado pelos membros Yixuan, Yibo, Wenhan, Sungjoo e Seungyeon, sendo os três primeiros chineses, os dois últimos coreanos.

Eles debutaram com Falling in Love em 2014, e seu maior sucesso foi EOEO em 2015, que até hoje está na playlist dos kpoppers.

O grupo, apesar de ser pequeno, recebeu importantes trabalhos e parcerias, que estavam levando o grupo a outro patamar, como por exemplo, o MV de “Born to Fight”, que foi feito para o filme Tartarugas Ninjas, ou então “Celebrate” para o filme Pinguins de Madagascar.

Era um grupo visto com forte potencial para ligar China e Coreia, e trazer inovação ao mercado musical.

 

PROIBIÇÃO DE PROMOÇÕES

Em julho de 2016, houveram desacordos diplomáticos (políticos) entre a China e a Coreia do Sul. A Coreia do Sul fez instalações de misseis próximos a fronteira com a China para se proteger de possíveis ataques nucleares da Coreia do Norte, entretanto, a China não gostou nada disso, e se opôs a essa ação.

Por causa dessa tensão diplomática, a China tomou a decisão de proibir que artistas coreanos atuassem artisticamente no território Chinês (pois isso afetaria em partes a economia da Coreia).

Por conta disso, vários artistas coreanos e chineses, que possuíam lacunas em seus contratos (clausulas que não os protegessem desse tipo de situação) ficaram vetados de atuarem na Coreia ou na China.

UNIQ foi um grupo que foi absolutamente afetado por essa restrição política entre os dois países. Os membros chineses não podem promover na Coreia, e os membros coreanos não podem promover na China. Interrompendo a carreira do grupo.

 

ABANDONO E ATIVIDADES INDIVIDUAIS

Devido a falta de atividades para o grupo, houveram muitas tensões internas e os membros tiveram que dar início a carreiras invidiais. Entretanto, nem tudo são flores. Houveram problemas internos na empresa, escândalos, abandono, falta de informação para os fãs, os membros tiveram que provar seu valor e traçar uma carreira sozinhos. A seguir, iremos resumir a situação de cada membro do grupo.

 

WENHAN

Aparentemente, somente Wenhan (membro chinês) estava obtendo apoio da empresa, para seguir com suas atividades individuais, atuando em filmes, séries e sendo MC de alguns programas. Inclusive, antes mesmo do grupo ter as atividades paralisadas, Wenhan já tinha uma sobrecarga de trabalhos, tanto que o grupo veio ao Brasil sem ele.

Confira o teaser do drama que ele atuará e será lançado em breve! (ele é o rapaz de amarelo):

 

YIBO

O membro Yibo, que era muito popular em programas de variedade, teve suas atividades cortadas por um tempo, e não se sabe o motivo. Por conta disso, o idol foi persuadido por uma staff para sair da empresa, e procurar outro agenciador para suas atividades. Foi um caos no fandom, pois parecia que seria o fim do UNIQ. Foi comprovado que a staff agiu de má fé, e não tinha intenção alguma de ajudar Yibo, e ficou decidido que o mesmo manteria seu contrato com a Yuehua.

Confira a matéria com todos os detalhes:

STAFF É ACUSADA DE TENTAR FORÇAR YIBO A DEIXAR O GRUPO – By Uniq5BR

Após esse alarde, o jovem voltou a atuar em programas de variedade e de danças na TV chinesa. Tanto que sua fama está altíssima na China, principalmente após ingressar como mentor na versão chinesa do Produce.

Confira Yibo no produce, dançando a música tema das meninas:

 

YIXUAN

Yixuan, também esteve com as atividades paradas por um longo tempo, foi o membro chinês que teve menos apoio da empresa na carreira individual. Iniciou alguns trabalhos como ator e posteriormente, por conta própria, o rapaz decidiu entrar no Show Me The Money chinês (Rap of China), onde teve um destaque muito grande. Durante o programa, ele foi motivo de chacota dos outros participantes, por ser um “idol”, mas ele precisava buscar saídas, já que a empresa não lhe dava trabalhos.

Confira a atuação dele no Rap Of China, legendado em português pela UNIQ5BR:

Após sua popularidade com o programa, a empresa voltou a apoiá-lo em suas atividades, e o mesmo passou a atuar em filmes e séries. Em março de 2018, ele lançou seu primeiro MV solo.

Confira o MV solo de Yixuan, que aliás, não foi liberado no youtube pela Yuehua, e até hoje os fãs estão tentando entender o POR QUÊ. Apesar disso, deixamos o link do QQ, plataforma de streaming chinesa na qual o MV foi lançado oficialmente.

 

MEMBROS COREANOS

Sungjoo e Seungyeon foram completamente abandonados pela YUEHUA. A empresa não podia leva-los para atuar profissionalmente na China, e não sabia administrar as atividades na Coreia, pois já não mantinham mais a parceria com a YG entertainment.

 

SUNGJOO

Sungjoo passou MUITO TEMPO no limbo. Até decidir por conta própria dar um rumo na sua vida, e passou a atuar em doramas na Coreia. O sucesso foi maior que o esperado, e agora sua carreira como ator está recebendo atenção, pois ele se mostrou muito competente. Seu destaque principal foi no dorama The Liar and His Lover, ao lado de Joy, membro do Red Velvet.

Confira uma cena do dorama com a atuação de Sungjoo:

Hoje, ele tem mais seguidores no instagram e mais notoriedade em seu nome, do que Luizy, que anteriormente era o membro coreano mais popular do UNIQ.

*..*•¥

A post shared by 김성주 (@songjoo2016) on

Começou a atuar em doramas em 2017, e já tem alguns trabalhos previstos para 2018.

 

SEUNGYOUN

Luizy, que é o membro mais amado pelos brasileiros, foi o que mais se aventurou e tentou buscar um rumo para sua carreira, pois foi abandonado assim como Sungjoo.

Após perceber que a empresa não faria nada por ele, Luizy se aventurou no Show Me The Money na Coreia, onde recebeu grande destaque, pelo estilo único, e estabeleceu forte amizade com o rapper Flowsik, e juntos lançaram o MV “Recipe” em 2016. Um mês depois, ele lançou o MV solo de “Baby Ride” em parceria com Hyunsik do BTOB.

Confira os MVs:

Após um longo período de hiatos, onde os fãs levaram um susto, pois tudo no instagram dele foi apagado, Luizy retornou como WOODZ, seu nome artístico de produtor musical.

•5/12• ‘TAKE3’

A post shared by 𝐖𝐎𝐎𝐃𝐙 (@woodz_dnwm) on

Percebemos que Luizy passa por uma nova fase, que busca novas coisas, e decidiu fazer tudo sozinho. Em 2018, lançou o MV solo “Pool”, que é diferente de tudo que já havia feito.

Confira o novo trabalho de Seungyoun/Luizy/Woodz:

 

RETOMADA FALHA DO GRUPO

A empresa repentinamente anunciou o comeback do UNIQ, para 19/04/2018. Surpreendendo todo o fandom Unicorn, que achou que surgia, enfim, uma luz no fim do túnel. Havia sido prometido um fanmeeting para 19/05 na China, onde somente os membros chineses iriam atuar como artistas, e os membros coreanos iriam fazer “presença especial”, já que devido a lei, eles não podem trabalhar como artistas em território chinês. E além disso, o comeback em si, não haveria promoções na TV, porque todos os membros estavam ocupados com promoções individuais.

Ouça a musica de comeback: Next Mistake

Teria sido um recomeço, se não tivesse falhado. A empresa já veio a público informar que o fanmeeting que aconteceria em maio, foi adiado para OUTUBRO, sem maiores explicações. E novamente a carreira do UNIQ passa a ser negligenciada.

 

COMO APOIAR OS MEMBROS

Já que a empresa só apoia e promove os membros quando é conveniente para ela, nós temos que dar uma forcinha para os meninos, principalmente a Korea line, que está tendo que se virar na Coreia, enquanto a China line ainda está conseguindo uma coisinha ou outra com a empresa (Graças ao bom Deus).

A melhor maneira de apoiar, nesse momento, é dando view e deixando amor para eles em suas redes sociais. É assistindo aos MVs, doramas, e colaborando com streamings em plataformas oficiais dos membros. Abaixo deixamos links que possam ajudar vocês, e redes sociais dos membros.

SUNGJOO

  1. Onde assistir os doramas do Sungjoo? Fansub da UNIQ Brasil ou pelo Dramafever
  2. Yixuan e Sungjoo participaram juntos do filme STEP UP 6, saiba mais informações aqui.
  3. DEIXE AMOR PARA O SUNGJOO EM SUAS FOTOS DO INSTAGRAM: clique aqui

YIBO

  1. Onde assistir o Produce 101 China com Yibo? Pelo PD101 China Subs BR
  2. DEIXE AMOR PARA O YIBO EM SUAS POSTAGENS NO WEIBO: clique aqui

SEUNGYOUN

  1. Seungyoun MVs: Recipe | Baby Ride | Pool
  2. Spotify com os lançamentos do cantor: Clique aqui
  3. Soundcloud com covers e musicas autorais: Clique aqui
  4. DEIXE AMOR PARA O LUIZINHO EM SUAS FOTOS DO INSTAGRAM: clique aqui

YIXUAN

  1. Spotify com os lançamentos do Yixuan: clique aqui
  2. Onde assistir o Rap of China com Yixuan? Pelo fansub das fanbases parceiras.
  3. Onde assistir assistir o MV do Yixuan? No QQ plataforma chinesa onde foi lançado oficialmente.
  4. O dorama mais recente que ele fez parte do elenco é Basketball Fever.
  5. DEIXE AMOR PARA O YIXUAN EM SUAS POSTAGENS NO WEIBO: clique aqui

WENHAN

  1. Não conseguimos encontrar nenhuma plataforma com os doramas feitos por Wenhan disponibilizado com legendas em português. Desculpe. Vamos deixar os nomes aqui, para caso alguém possa nos ajudar: Female President  女总裁的贴身高手 | Hot Blood Academy 热血学院 | Life Risking Romance 命悬一线的浪漫 | Basketball Fever 热血狂篮 | Just Want to See You Smile 想看你微笑 | Chasing the Ball 追球

 

Por que assistir todos esses programas, séries e MVs?

Para você ter conteúdo para falar sobre os membros do uniq nas redes sociais. O que vai impulsionar a carreira deles são as pessoas falando sobre eles, tornando-os populares. Para você poder falar sobre eles, precisa conhecer pelo menos um pouquinho do trabalho deles.

Falar sobre Wenhan, Yixuan, Yibo, Sungjoo e Seungyoun no twitter, facebook, instagram, é uma maneira de ajudarmos E MUITO o trabalho deles.

Você pode se informar mais e compartilhar o conteúdo das fanbases: Uniq5BR e Uniq Brasil


Esperamos encontrar vocês por aí para falar de UNIQ, um grupão desse, cheio de talentos, que precisou correr sozinhos atrás do próprio sonho! Vamos compartilhar essa matéria onde pudermos, para que as pessoas saibam sobre a história do UNIQ, saibam como apoiá-los!

Deixo vocês com a ultima foto que o grupo tirou junto, após mais de 8 meses sem os cinco integrantes se verem, Houve um encontro anual de artistas da Yuehua (confraternização) e eles conseguiram se ver. Isso foi em março de 2018. OLHA SÓ ESSES RAIOS DE LUZ!!!!

UNIQ

A post shared by 김성주 (@songjoo2016) on

 

Texto por Chugga @ Equipe de redação da K4US
www.k4us.com.br | Por favor, não usar o conteúdo dessa postagem sem créditos.

compartilhe este post:
Postado por
Chugga
Chugga/Caroline, 94line. Fotografa e designer, amante de miojo de tomate da Turma da Mônica e apaixonada por comida coreana. Full pistola o tempo todo. Dorameira e kpopper desde 2009. Amorzineos de minha vidinea: 2PM, Wanna One, 2NE1, UnB, Imfact, WinKon, Monsta X <3
Arquivado em: KPOP