17
12
18

As passagens de K-Idols por terras brasileiras dão início a nossa Retrospectiva K-Pop de 2018. Fechamos o ano com o recorde de 20 artistas que estiveram pelo Brasil, mais que o dobro de 2017. 


Se em 2017 já achávamos que era o ano do K-Pop no Brasil, 2018 chegou para mostrar que estávamos todos enganados. Só durante o primeiro semestre deste ano, o número de atrações de K-Pop que passaram por terras brasileiras superou o número total do ano anterior. Ao todo foram 20 artistas sul-coreanos no Brasil em 2018. Esse ano também marcou o recorde de eventos gratuitos com a presença de idols, totalizando três; e shows de bandas, contando com dois nomes bem populares. Achou muito? Não lembra disso tudo? Te ajudamos.

VAV

Dando início a agenda do K-Pop no Brasil, em janeiro de 2018 os VAMPS brasileiros tiveram a oportunidade de participar de uma série de interações com o VAV em uma turnê que começou no Rio de Janeiro (15/01), passou por Fortaleza (18/01) e encerrou em São Paulo no dia 21. Em cada capital, o evento principal consistiu em um Fanmeeting cheio de brincadeiras entre os integrantes e os fãs. A turnê incluiu também sessões de autógrafos (fansigns) e um Meet & Greet que dava direito a HiTouch+Foto.

Contamos um pouco sobre como foram os eventos no Rio e em São Paulo:

Very Awesome: VAV
VAV No Brasil: Como foi o fanmeeting em São Paulo! 

MVP

Sem eventos com idols durante o mês de fevereiro, março trouxe o MVP para nós. O grupo realizou uma turnê por quatro capitais brasileiras, onde se dividiram entre fanmeetings e fansigns. Em Belo Horizonte (06/03) e no Rio (07/03), os meninos fizeram apenas fansigns, enquanto Recife (09/03) e São Paulo (10/03) receberam fansign e fanmeeting.

Confira nossa cobertura do evento em SP:

MVP em São Paulo: Como foi o fanmeeting?

ACE

Não sabemos se MVP e ACE se esbarraram pelo Brasil, mas seria bem possível. Um dia antes do MVP se apresentar em São Paulo foi a vez do A.C.E na cidade, em única apresentação. Tão adepto dos shortinhos curtos quanto os próprios BR, o show foi sucesso: de músicas originais a covers, os meninos conseguiram encantar tanto os presentes quanto os que assistiram os vídeos de casa.

Nós estivemos lá fazendo a cobertura do evento:

A.C.E em SP

 

 

Nada

Desde seus tempos no Wa$$up Nada já vinha apresentando interesse pelo Brasil. Em 2014, quando ainda era uma integrante, o grupo chegou a anunciar passagem por aqui, mas o evento foi cancelado e apenas quatro anos depois ela chegou. A rapper, conhecida também por sua participação no Unpretty Rapstar Vol. 3, foi jurada do Kpop Dance Tournament IX (KDT) e realizou também um showcase no evento, que ocorreu no dia 7 de abril em São Paulo.

 

 

The Rose

Em junho foi a vez da banda The Rose dar as caras por aqui. Em apresentação em São Paulo (13/06) e no Rio de Janeiro (15/06), o quarteto entregou dois shows incríveis para o público – falo com propriedade e em primeira pessoa. Nossa equipe carioca esteve no show como público e curtiu bastante. Dá pra conferir um pouco disso no nosso twitter, onde surtamos como belas Black Roses que somos.

 

 

 

World Pop Festival (BLACK6IX, D.I.P e RANIA)

Há quatro anos não se ouvia falar de festival de K-Pop em terras brasileiras. Após o Music Bank in Brazil, presenciamos um hiato que só terminou com a chegada do Worl Pop Festival (WPF). Com a proposta de englobar diferentes aspectos da cultura pop mundial, o evento teve um dia (21/07) reservado especificamente para o K-Pop, com a apresentação de BLACK6IX, DIP e Rania. O BLACK6IX aproveitou também para realizar eventos em outros estados, passando por Rio Branco, Manaus, Goiânia, Porto Alegre e Rio de Janeiro. Contamos um pouco do evento do Rio para vocês:

BLACK6IX no Rio de Janeiro

 

 

BLANC7

Já pode pedir música no Fantástico! Após a dobradinha de 2017, o Blanc7 voltou ao Brasil em 2018 para participar o Anime Friends, em São Paulo. Foi a última passagem do grupo pelo país antes da saída do Jean Paul, e os meninos estiveram em todos os dias de evento, que recebeu um show no encerramento, dia 9 de julho.

MONT

 

Quem lembra daquele rolê de Mont no Brasil em Maio? Os meninos tinham toda uma turnê marcada por aqui, estavam super empolgados em vir, mas devido a problemas com a empresa responsável pela produção, tiveram de desmarcar tudo em cima da hora. E quando as Mints achavam que nem tão cedo: show de graça no Festival da Cultura Coreana. O evento rolou no dia 11, antecedendo o show do Monsta X por aqui.

 

MONSTA X

O maior show de K-Pop em 2018 definitivamente foi garantido por Monsta X. Muitos diriam que também foi o melhor deles. O evento aconteceu no dia 12 de agosto e lotou o Espaço das Américas, em São Paulo – palco que recebeu também BTS em 2015. Os sete integrantes foram mais que suficiente para agitar cerca de 7 mil presentes em um show regado de hits. Felizmente estivemos lá para testemunhar:

Adivinha quem bateu na mão do Monsta X aqui no Brasil?

SF9


Pouco depois da passagem do Monsta por aqui, chegou o SF9. Nos dias 26 e 27 de agosto, o Tropical Butantã acolheu os Fantasy brasileiros, que puderam conferir as apresentações dos meninos durante o fanmeeting e tiveram a oportunidade de interagir diretamente com eles em high-touch e foto em grupo.

A equipe de SP esteve lá e não sobrou ninguém para dizer que não é Fantasy.
PS: as fotos da Chugga eternizaram esses eventos da forma mais linda possível, dá um confere.

Sim! O show do SF9 nos tornou Fantasy!

Mamamoo

Ainda é difícil acreditar que o Brasil foi agraciado pela presença dessas 4 rainhas, mas é real. A passagem do grupo, que inicialmente teria Fortaleza e São Paulo como paradas para a realização do fanmeeting, acabou incluindo apenas a data em São Paulo (09/09). O evento foi cheio de interação com o público, música boa e momentos dignos de memes. Moomoos felizes e no aguardo de um próximo encontro com o grupo.

Mamamoo no Brasil? Iti Malia!

KARD

Em 2017 KARD passou pelo Brasil mostrando que eram bem brasileiros. Em 2018 eles reafirmaram isso. Apesar de não ter rolado nenhum cover de música BR, teve muita música original do grupo nos dois shows que fizeram no Rio (21/09) e São Paulo (30/09). A capital paulista saiu na frente em questão de oportunidade de ver o KARD, além do show receberam também fansign (28/09). Outras cidades que receberam fansign na WILD KARD TOUR 2018 foram Porto Alegre (23/09), Curitiba (25/09) e Belo Horizonte (27/09).

Contamos a experiência dos dois shows:

Donos do Brasil a.k.a. KARD
WILD KARD em São Paulo – Um belo fechamento de turnê!

24K

Também passando no Brasil pela segunda vez, o grupo mostrou que não falta energia pra gastar por aqui. Os meninos entregaram shows animadíssimos e cheios de interação com o público. Aliás interação não foi o problema com 24K: rolou também fansign e hi-touch nas três cidades. A galera de Fortaleza (24/08), Rio (26/08) e São Paulo (29/08) foram os sortudos que receberam o grupo. E teve K4US em SP e no Rio:

Tudo o que rolou no show do 24K no Rio de Janeiro
Ninguém faz um show como o 24K

Dabit

Idol honesto e espontâneo? Tá tendo. O solista Dabit deu um rolê por Curitiba (07/10), São Paulo e Rio (13/10) e nos concedeu uma entrevista incrível, onde dividiu um pouco de suas origens, aspirações e trabalhos com a gente.

Entrevista: Dabit virou fã  da Ana Maria Braga! Ou quase isso…

IMFACT

      Quer mais show de K-Pop gratuito? A notícia de IMFACT no Brasil veio na forma de uma ótima surpresa. O grupo participou do Brasil Hallyu Expo 2018, em São Paulo, nos dias 15 e 16 de setembro. A passagem dos meninos incluiu performances, fanmeeting, hi-touch e fansign!

IMFACT cumpre o que promete: saímos do show impactadas

 

K-Content Expo Brazil
(Hur Youngji, KARD e MxM)

Quem esperava que KARD, menos de 2 meses após vir ao Brasil voltaria para apresentação gratuita e ainda traria a primeira Hidden Member, Hur Youngji, e os meninos do MxM? Certamente não fomos nós, mas recebemos a notícia com muita alegria. Os artistas vieram para participar do KEX, organizado pela Korea Creative Content Agency (KOCCA) e aconteceu durante o feriado, no dia 2 de novembro.

K-Content EXPO: k-pop,k-dramamk-foodm e tudo mais o que você quiser

DAY6

E nós que achávamos que éramos invisíveis aos olhos da JYP fomos finalmente contemplados por uma atração da empresa no Brasil. E que atração. Apesar de não ser o formato mais popular entre os fãs de K-Pop, a banda de pop-rock movimenta uma base de fãs muito dedicada por aqui e foi mesmo o que os meninos viram. Eles ficaram chocados com a galera cantando as músicas inteirinhas, foram para o meio da plateia e prometeram voltar. Como diria aquele hino: I’ll wait.

Cancelamentos

 

Mont

Como já dito anteriormente, antes de serem convidados para o Festival da Cultura Coreana, o Mont teve uma turnê no Brasil cancelada. A tour “SORRY” passaria por Rio de Janeiro, Recife, Belo Horizonte, Porto Alegre e São Paulo, de 24 a 31 de maio.

 

BASTARZ

A sub-unit do Block B tinha passagem pelo Brasil prevista para 13 de outubro e o evento contaria com Meet&Greet, fanmeeting e high-touch.

 

Noir

Entre os eventos que rolaram pro fim do ano todos foram cancelados, começando pelo NOIR, que tinha uma turnê marcada para dezembro. A Noir Tour in Brazil passaria por Manaus (02/12), Porto Alegre (04/12), Rio de Janeiro (08/12), Belo Horizonte (09/12), Fortaleza (14/12) e São Paulo (16/12), mas segundo a Riot Entertainment, as negociações tomaram rumos incertos e ocasionaram o cancelamento. Atualmente tem campanhas no MyMusicTaste (link) para trazer os meninos pro Brasil em 2019.

Seongri

O cantor, conhecido por sua participação na segunda temporada de Produce 101 e também por, logo depois, debutar no grupo temporário Rainz, faria uma turnê pelo Brasil, participando da programação do SANA 2018 (15/12), em Fortaleza, além de realizar fanmeeting, fansign e meet&greet em duas outras cidades não tão contempladas por eventos com artistas de K-Pop: Maceió (13/12) e Vitória(16/12). Segundo nota de esclarecimento sobre o cancelamento, a empresa declarou que a venda dos ingressos foi muito abaixo da esperada, o que impossibilitou os custos da turnê.

 

Minzy

A Minzy, ex-2NE1, vinha ao Brasil para uma única apresentação em São Paulo, no dia 14 de dezembro, mas na semana anterior, os fãs que compraram ingressos para vê-la receberam uma notificação de reembolso da compra. Uma surpresa nada agradável. A empresa não deixou claro se o show foi apenas adiado, como aconteceu com Momoland, ou se foi, de fato, cancelado. Em nota oficial, a WIP Entertainment declarou que a instabilidade política e econômica, pela qual o Brasil está passando, foi o motivo da decisão, tomada em conjunto com Minzy e sua equipe.

Adiamento

 

MOMOLAND

No caso das meninas do Momoland, a perspectiva para os fãs é mais positiva. Apesar de já ter ingressos a venda e show confirmado para o dia 24 de outubro, a NoIX Entertainment anunciou o adiamento da passagem do grupo por aqui. A nova data já abre a agenda do K-Pop no Brasil em 2019: 26/06.


Texto por Bea @ Equipe de redatores da K4US
www.k4us.com.br | Por favor, não usar o texto e imagens sem créditos.

compartilhe este post:
Bea
Postado por
Bea
Carioca, 25 anos, estudante de jornalismo e carmy. Se pudesse passaria meus dias comendo batata frita, sorvete e lendo fluff, como não posso: trabalho, passo mais tempo do que devia no twitter e como batata e leio fluff nas horas vagas. Parte da equipe da LO짱 (Lojjang) e presa numa areia movediça chamada K-Pop há 9 anos (sem previsão de conseguir sair).
Arquivado em: KPOP