Minha história com o CIX (Connect the X), grupo da C9 Entertainment, que teve seu comeback recentemente com o single “Lovers or Enemies”, não é de hoje. Em 2019, eu estava procurando artistas novos para ser fã e passava meus dias ouvindo novos sons. Nessa época, o k-pop estava passando por uma fase de transição em todos os sentidos, tanto na sonoridade, quanto na forma que os artistas se comportavam. Aliado a isso, descobri que Bae Jin Young, meus bias do extinto Wanna One, iria estrear em um grupo novo. 

Não sou muito uma pessoa que costuma acompanhar realitys de formação de grupos como a franquia “Produce” ou a “Planet” da Mnet. Tenho minhas ressalvas quanto à forma que são conduzidas as narrativas dos programas e os sistemas de votação de fãs. Não que eu já não tenha assistido, tenho alguns no meu currículo, mas com poucos tive uma experiência positiva. 

Entretanto, a segunda temporada do Produce 101 em 2017 foi impossível de ser ignorada. Não havia um fã de k-pop que não conhecesse o Wanna One ou algum de seus integrantes. Depois de dois anos, o grupo estava se finalizando, o que me deixou triste como parte do fandom, mas ao mesmo tempo estava ansiosa para o que viria no futuro para os integrantes. Logo, a notícia do debut de Bae Jin foi animadora. 

Integrantes do CIX da esquerda para a direita: Young Hee, Hyun Suk, Bae Jin Young, BX e Seung Hun (foto: reprodução)

Debutando com estilo

 Mesmo com todas as expectativas nada me preparou para o que seria o debut deles, juro, “Movie Star” veio como uma onda avassaladora em cima de mim, a música é muito boa, não à toa que eles receberam seu primeiro win em sua primeira semana de debut. Claro que meu velho conhecido estava brilhando, mas me impressionou como os outros integrantes eram também eram talentosos, tanto no canto quanto na dança. Ademais, a presença de palco deles não parecia de pessoas que haviam acabado de estrear.

Sou dessas fãs de pop que vão atrás de ouvir o disco todo em ordem para captar cada detalhe e saborear a experiência completa, e de forma alguma ouvir o mini álbum que veio junto com “Movie Star” me decepcionou. O single “envelheceu igual vinho bom” e traz inspirações na música house e no R&B. Outras faixas de “HELLO Chapter 1: Hello,Stranger” também mostraram para o que o CIX veio, com músicas que estão na minha playlist até hoje, como a viciante “What you wanted” e o afrobeat apaixonante “Like it that way”.

Uma discografia impecável

Devo dizer, se tem uma coisa que BX, Seung Hun, Young Hee, Bae Jinyoung e Hyun Suk são bons é terem uma discografia maravilhosa, sério, poucos artistas podem se gabar de ter em seu repertório musical bom mesmo transitando por tantos gêneros diferentes. Há uma música para você na discografia deles, tenho certeza. Afinal, eles não são mais rookies na indústria, são quase seis anos lançando “hinários”

Em “Lovers or Enemies” o CIX trazem uma sonoridade oitentista que está muito em alta e a mesclam com influências de pop e hip-hop, algo que pode agradar fãs desses gêneros. Nesse sentido, essas dualidades no trabalho do grupo sempre foram presentes e são muito bem vindas para mim. “Cinema” e “Jungle”, por exemplo, são dois de seus singles que essa ecleticidade é mostrada até mesmo em seus seus MVs.

Enquanto “Cinema” é um vídeo divertido que quase cheira a pipoca e algodão doce, “Jungle” é uma super produção dark que mostra uma representação dos infernos de Dante presente na Divina Comédia. Até hoje “Jungle”, lançado em 2020, é um dos meus MVs favoritos de K-pop, se não quem sabe de todo o pop. É coisa de cinema (desculpem o trocadilho)

Projetos atuais

Os integrantes além de serem muito talentosos, também são uns queridos. E isso sempre os destaca quando participam de programas de tv.  Atualmente, cada um deles também têm se dedicado à atuação ou outros projetos musicais. Por exemplo, Seung Hun, que participou do reality “YG Treasure Box” que formou o boy group Treasure, está brilhando ao participar do “Build up”, o  mais recente reality da Mnet para formar um novo quarteto vocal. BX, outra “cria” da YG Entertainment, sempre lança músicas autorais em seu Soundcloud que também valem a pena serem conferidos. 

Não dá para não lamentar que mais pessoas não conhecem seus trabalhos, porém tenho a esperança que depois de ler esse texto, eu tenha despertado em você pelo menos a curiosidade de conferir um pouco da discografia deles. Talvez esse seja seu momento para se tornar FIX, ou seja, parte do fandom, Também estou ansiosa para ver como o grupo vai continuar suas atividades a partir daqui, sejam elas na música ou na atuação.