Nessa segunda-feira (26), Lee Taeyong lançou seu segundo mini-álbum solo, intitulado “TAP”, marcando o primeiro retorno de um membro do NCT como solista. O EP inclui a faixa-título, assim como outras cincos músicas, seguindo a linha do primeiro álbum do artista, “SHALALA”.

Completamente composto e produzido por Taeyong, o novo lançamento é uma conquista significativa tanto para ele quanto para os fãs. Não apenas marcou seu primeiro show solo, o “2024 TAEYONG CONCERT ‘TY TRACK’”, mas também serviu como uma despedida esperançosa antes do seu alistamento militar

O “2024 TAEYONG CONCERT ‘TY TRACK’”, realizado no último final de semana, foi o primeiro show solo do artista e contou com uma estrutura monumental, responsável por destacar a versatilidade e a habilidade artística de Taeyong. Com uma direção digna de um grande espetáculo, o artista apresentou 23 músicas ao longo dos dois dias, incluindo faixas de seus dois EPs solos. 

Foto/Reprodução: SM Entertainment

O show foi dividido em seis seções distintas, que refletem a seleção de músicas para compor ambos os discos, separando-o em arte, amor, separação, dor, cura e autobiografia, demonstrando a capacidade de transmitir as emoções complexas de Taeyong através de suas músicas.

Além de celebrar sua carreira solo, o evento representou um momento de proximidade entre o artista e seus fãs antes da sua partida para o serviço militar. Em dos momentos de conversa do show, ele expressou esse sentimento e a esperança de continuar ao lado das NCTzens: 

Acredito que todos ficarão bem, mesmo na minha ausência. Estou ansioso pelo dia em que poderemos desfrutar de um show tão alegre novamente… Acredito que um dia nos reuniremos novamente. Estou sempre ao seu lado.

A faixa-título,“TAP”, revela a persona dinâmica de Taeyong, refletindo seu apelido de “o neo dos neos”. Ela é uma música de hip-hop que captura a energia descontraída e cativante do rap de Taeyong, enquanto transmite uma mensagem de confiança e autenticidade.

Estou dirigindo rápido demais para parar

Então todos esses sinais não importa

Há muitas coisas que ainda não experimentei

Em todos esses países, em todos esses palcos

Eu vou estar ali

Particularmente a minha preferida do álbum, “Moon Tour” é uma faixa R&B  que mergulha em um território mais sensível. Ao mesmo tempo que expressa os desejos de Taeyong em explorar lugares além da sua realidade, como a lua, acredito que a música reflete também a distância entre ele e seus fãs durante o alistamento militar. 

A letra reforça sempre que o eu lírico estará ao lado da outra pessoa, ainda que essa “turnê” acabe, talvez referenciando o atual período de sua carreira. Assim, o idol reforça sua presença ao lado dos NCTzens e, ao mesmo tempo, acredita na reciprocidade de tal sentimento.  

Mesmo que essa turnê acabe

Eu ainda vou te amar até a lua e voltar

Como a eterna luz das estrelas

Quando estivermos de frente um para o outro

Lembre-se deste momento

“Run Away”, uma adição à seção de cura do show e do EP, apresenta um som de rock animado e expressa os sentimentos honestos do eu lírico para a pessoa que o abandonou. A música destaca a habilidade vocal do Taeyong, em conjunto com sua capacidade de transmitir diversas emoções. 

Fugir, fugir

Nunca mais vamos nos encontrar, fuja

É óbvio que tudo vai se repetir novamente

Fuja, você foge

Você só me deixa com dor

“APE” entra na jornada autobiográfica de Taeyong, sendo uma faixa hip-hop que demonstra a confiança do músico enquanto um artista que expressa, com sinceridade, suas preocupações e pensamentos profundos. Assim como “Moon Tour”, acredito que ela é uma reflexão sobre uma parte de sua carreira, nesse caso, a imagem que o próprio Taeyong tem sobre si enquanto um artista, reforçada em um dos discursos do show: 

“Nos últimos dez anos, acho que fiz o melhor que pude até o momento e acho que muitas pessoas reconheceram isso agora. Então penso que queria ser reconhecido [pelo meu esforço] em um canto do meu coração, e tive uma grande pressão para me sair bem. Acho que posso finalmente diminuir um pouco essa pressão, pois levei dez anos para atingir meus próprios padrões [de perfeição]”.

Assim, a quarta música do disco demonstra a superação das dificuldades e inseguranças sentidas por Taeyong durante sua carreira, desde a época de trainee, devido a grande pressão imposta por ser o líder de outros 25 meninos e pelo sucesso que o NCT alcançou.

Sou inseguro, incrível

Dez anos me mudaram muito

Peneirei o que precisava ser peneirado

Eu só vejo o que quero ver

Essa também é uma música R&B e que continua a narrativa emocional do álbum, explorando os altos e baixos de um antigo relacionamento. Ela também destaca a vulnerabilidade do Taeyong e a honestidade em expressar seus sentimentos. 

Consequências, eu sei, eu sei, eu decidi

A reunião é assustadora e trêmula, mas

Podemos consertá-lo

Espero que meus olhos enxerguem para você da mesma forma que antes

Todos os dias tenho medo de que você me deixe de novo

Por fim, “404 Loading” fecha o EP com uma nota poderosa, responsável por impressionar a todos durante o show e reforçar o artista em Taeyong, como exposto pelo crítico coreano Kim Young Dae

Pude ver o tipo de confiança que emana dos artistas que escrevem suas próprias músicas, em vez de ego; e acho que essas duas músicas [a série 404] resumem perfeitamente Taeyong como artista.

Iniciando com uma parte de “404 File Not Found”, ela é uma continuação direta a penúltima faixa do primeiro EP do idol, sendo uma reflexão sobre o desejo de superar o sentimento sufocante de inseguranças e estar ao lado daqueles que ama. Assim, a faixa é perfeita para encerrar o álbum, deixando uma impressão profunda quanto às letras do disco e uma esperança para os próximos lançamentos solos de Taeyong após sua volta.  

Se você quiser, eu escolherei essa estrela e depois

Farei um círculo ao nosso redor

Sim, assim

Vou circular ao nosso redor

Para que continuemos brilhando

Em “TAP”, Taeyong continua a explorar sua essência artística e pessoal, compartilhando suas experiências e emoções de forma autêntica. Como principal compositor e produtor do álbum, ele cria uma conexão única com seus fãs, compartilhando suas vulnerabilidades e pensamentos mais profundos.O disco é responsável por iniciar uma nova fase na vida do artista e também traz um anseio aos fãs para acompanhar sua jornada quando retornar do serviço militar, aguardando para ver como sua música continuará a evoluir. Assim, “TAP”, junto a “SHALALA”, cria expectativas emocionantes para os próximos lançamentos solo de Taeyong.