Adaptado do webtoon “Hell is Other People”, publicado entre março de 2018 e janeiro de 2019 por Kim Young Ki, o k-drama “Strangers from Hell” conta a história de Jong Woo (Yim Si Wan), um jovem que se muda do interior para Seul devido a uma oportunidade de emprego. Na cidade grande, sua vida passa por uma reviravolta  quando começa a morar no Eden Residence, que, para além de apertado, sujo e sufocante, é cheio de mistérios e mortes sombrias. Algo curioso é a forma com que o nome do prédio, Eden, que na crença cristã se refere ao paraíso criado por Deus, entra em contraste com o nome do drama, Hell, significando inferno, e com a situação infernal vivida pelo personagem nesse local.

Com o passar do tempo, Jong Woo experiencia diversas situações perturbadoras envolvendo os moradores do local, o que coloca sua sanidade em questionamento a todo momento. É nesse ambiente angustiante que ele conhece Moon Jo (Lee Dong Wook), que, a princípio, parece um homem simpático e compreensivo. Entretanto, sua real personalidade é desmascarada durante o desenvolvimento da trama. 

Moon Jo, na verdade, é um psicopata, manipulador, stalker e canibal que comete assassinatos pela pura diversão do ato e para saborear (literalmente) os resultados. Aproveitando-se da instabilidade de Jong Woo, Moon Jo busca manipulá-lo de várias formas, fazendo com que ele fique cada vez mais paranoico. Dessa forma, a namorada e os conhecidos de Jong Woo começam a duvidar de suas afirmações a respeito dos moradores do Eden, pensando na possibilidade de exageros ou até mesmo de uma loucura por parte do personagem principal.

A partir dessa relação problemática e tensa, Jong Woo sente sua mente cada vez mais confusa e suas compulsões violentas cada vez mais fortes, o que chama ainda mais a atenção de Moon Jo. Esse declínio é crucial para o momento de explosão de todas as supressões de Jong Woo, que passa a lidar com fever dreams (são caracterizados por sonhos bizarros e, normalmente, muito vívidos, que ocorrem quando o indivíduo está com febre, podendo ser associado a uma desconexão com a realidade) e alucinações cada vez mais frequentes e, em seu ápice, comete atos horrendos dos quais duvidava ser capaz.

Para Moon Jo, o seu “querido”, como se refere a Jong Woo várias vezes durante o drama, é cheio de potencial e ele precisa levá-lo ao limite. Assim, vemos uma relação conflituosa, obsessiva e doentia construída entre Moon Jo e Jung Woo, relação essa que muitos fãs especulam ser queer, ainda que não haja confirmações ou aprofundamentos dos criadores. 

A partir disso, podemos estabelecer um paralelo com a série “Hannibal”, estrelada por Mads Mikkelsen e Hugh Dancy em 2013. O doutor Hannibal Lecter talvez seja o canibal mais famoso das telas e não é por acaso. Um psiquiatra renomado, com gostos requintados, aparência elegante e grande influência, que esconde um segredo peculiar para os ingredientes de seus pratos sofisticados: carne humana; quebrando completamente a imagem construída por sua persona.

Assim como Moon Jo, Hannibal é extremamente manipulador, moldando e influenciando as circunstâncias ao seu redor para que tudo ocorra conforme seus planos. Dentro dessa teia temos Will Graham, um agente perfilador do FBI, que tem sua mente revirada pelo doutor Lecter. Essa relação existente entre Hannibal e Will se assemelha com o ocorrido entre Moon Jo e Jong Woo, à medida em que Hannibal leva Will a duvidar de sua própria sanidade mental, suas ações e sua capacidade de ser extremamente violento por suposto prazer. 

Para além desse jantar canibal dividido entre Moon Jo e Hannibal, também percebemos a enorme obsessão que existe em ambos com pessoas determinadas (Jong Woo e Will respectivamente). Ainda que sejam personagens construídos de formas muito diferentes, até mesmo em suas personas, é possível encontrar a existência de semelhanças que vão além da questão de canibalismo presente nas duas produções.

O personagem de Hannibal Lecter também possui uma relação de amor doentio por Will, sentimento que foi confirmado pelo diretor Bryan Fuller, algo parecido com o que é pincelado na relação existente entre os protagonistas de “Strangers from Hell”. Através de suas ações, Hannibal executa grandes mudanças em Will, que mesmo após descobrir de sua verdadeira identidade ainda sente uma necessidade de estar perto de Lecter, entrelaçados em um possível amor obsessivo, que resulta na criação dos murder husbands (o apelido dado pelos fãs para Hannibal Lecter e Will Graham devido a relação existente entre eles e usado por Freddie Lounds na série) 

Outra similaridade que encontramos em ambas as produções é a atmosfera sombria. Em “Strangers from Hell”, o prédio da Eden Residence é envolto em escuridão mesmo durante o dia, assim como os gosiwons de cada morador. Esse fator também está presente na casa de Hannibal, que possui uma sala de jantar relativamente sombria, onde suas refeições duvidosas são servidas. 

Somado a tal aspecto, há a construção da sensação de angústia que permeia as duas séries, aquela sensação de calafrio ao descobrir algo que não deveríamos saber. Assim, tanto “Hannibal” quanto “Strangers from Hell” conseguem transmitir para o espectador de forma magistral o sentimento sufocante que vemos nos personagens principais. 

Jong Woo e Will também possuem suas semelhanças, não só pelo fato de terem passado por fortes manipulações, mas pela personalidade que constroem a partir disso. O surto psicológico que ocorre em ambos é o ponto de partida para que seus pensamentos mais secretos ganhem vida junto de seus ímpetos mais violentos. Eles não são mais apenas vítimas de seus “inimigos”, são atraídos por eles de forma curiosa e têm suas personalidades mudadas completamente com esse rompimento, mostrando-se capazes de ações tão ruins quanto as de seus antagonistas.   

Sendo assim, “Strangers from Hell” e “Hannibal” utilizam de artefatos semelhantes para a elaboração de seus personagens e ambientações, ainda que Jong Woo, Moon Jo, Hannibal e Will habitem mundos diferentes. Ambas as séries dão calafrios em diversas cenas, causando até um desconforto no estômago com suas cenas cruas e comidas suspeitas. Talvez em um mundo paralelo o doutor Hannibal Lecter teria adorado assistir à produção sul-coreana e Moon Jo provavelmente teria sido fã de Lecter. 

Vocês já assistiram alguma dessas produções? Merecem quantas estrelas Michelin? Não deixem de contar pra gente!