O Som da Magia é uma trama cheia de emoções, reviravoltas e que nos faz voltar a sentir como uma criança que acredita em mágica.

10/10

O Som da Magia

Título original: 안나라수마나라

Roteirista(s): Kim Min Jung

Direção: Kim Seong Yoon

Episódio(s): 6

Ano de lançamento: 2022

Estúdio: Netflix

Plataformas atendidas: Netflix

Sinopse: “Um mágico misterioso que mora em um parque de diversões abandonado faz os problemas de uma adolescente desaparecerem e desperta sua esperança.” (Fonte: Netflix)

HISTÓRIA

O Som da Magia é um musical adaptado do manhwa “Annarasumanara de Ha Il-kwon”. Yoon Ah Yi é uma estudante do ensino médio que precisa trabalhar meio período para manter a casa e sua irmã mais nova, já que seus pais estão ausentes. Apesar de ter que trabalhar, ela é uma das melhores alunas competindo apenas com o aluno Na Il Deung. Diante disso, com toda essa situação ela deseja crescer o mais rápido possível.

Um dia Ah Yi conhece, de uma forma um tanto estranha, o mágico misterioso Lee Eul. Ele vive em um parque de diversões abandonado da cidade e a convida a voltar a acreditar em magia.

PERSONAGENS

Yoon Ah Yi

Imagem/reprodução: MyDramaList

Yoon Ah Yi (Choi Sung Eun) é uma das melhores estudantes da sala. Ela precisa trabalhar para tentar manter a casa e sua irmã enquanto seus pais estão sumidos, por isso quer crescer rápido. Apesar do desaparecimento de sua mãe quando ela era criança, Yoon Ah Yi sempre pensa nela.

Lee Eul

Imagem/reprodução: MyDramaList

Lee Eul (Ji Chang Wook) é um mágico que vive no parque de diversões abandonado da cidade e tem um passado misterioso. Ao conhecer Ah Yi, ele tem como objetivo voltar a fazer ela acreditar e ensinar a fazer mágica.

Na Il Deung

Imagem/reprodução: MyDramaList

Na Il Deung (Hwang In-Yeop) é o aluno número um, faz de tudo para manter suas notas altas. Tem um relacionamento distante com seus pais, apesar da atenção deles com o filho se dá somente a questões de  notas.

Baek Hana

Imagem/reprodução: MyDramaList

Baek Hana (Ji Hye Won) implica com Ah Yi desde o primeiro dia de aula. Ela é curiosa com a história do mágico misterioso do parque de diversões.

OPINIÃO

Um dos melhores dramas de 2022, O Som da Magia acertou em cheio ao fazer drama de fantasia no gênero musical. Com um resultado de como estivéssemos vivendo num sonho cheio de reviravoltas, emoções e muita magia.

A trama consegue balancear vários pesos de tensão, drama, fantasia e até momentos mais cômicos. As partes musicais se encaixam muito bem com o restante da história, já que estamos falando de magia e imaginação. Sobretudo, não parece estranho quando os personagens começam a cantar e dançar.

Porém a apresentação de que houve um crime e como isso vai ser desenvolvido dá um estranhamento, de repente  muda o clima do drama.

Primeiro, a aluna que está desaparecida não tem envolvimento nenhum com outros  enredos. Apenas tirando o fato de que ela é aluna da mesma escola dos personagens. Segundo, a forma que está sendo contada a história muda um pouco, fica mais pesado em geral. Isso não quer dizer que é ruim, só que essa parte não ficou muito bem desenvolvida.

Imagem/reprodução: MyDramaList

Um dos pontos fortes, se não o ponto forte, é a Direção de Arte e a Fotografia. Sobretudo, o que faz  O Som da Magia ter uma história fluida é a sua construção visual. Quando está na realidade sempre tende a cores escuras e tons de cinza que pesam um pouco na imagem.

Por outro lado, quando temos a magia em cena, a borboleta em algum momento vai aparecer, as cores são mais vibrantes e se destacam no ambiente. Além disso, os cenários  são um retrato de um ideal mostrado em publicidades ou cenas típicas de uma ficção, até tem um estilo Disney.

Imagem/reprodução: MyDramaList

Os personagens, por mais que eles são marcados por estereótipos, Ah Yi é uma típica mocinha de drama, Il Deung o aluno competidor que fica interessado pela mocinha, HaNa é uma vilã no estilo Meninas Malvadas e Eul é personagem misterioso que uma boa parte do tempo não sabemos nada sobre ele, estilo Tuxedo Mask, o cavaleiro misterioso de Sailor Moon. E uma menção honrosa para a arara de Eul que se destaca em todas as cenas que aparece.

Apesar de serem caricatos de uma certa forma, ao longo do primeiro episódio vamos nos envolvemos com os personagens, tendo empatia e torcendo para que tudo dê certo no final.

No final,o problema do crime foi resolvido com explicações, cenas cômicas e acontecimentos inesperados, misturando as sensações de felicidade e revolta. Nos minutos finais, O Som da Magia dá uma dose de nostalgia de dramas da década de 2010, como Dream High, com os atores se apresentando num palco como se fosse o encerramento de uma peça de teatro. 

Como diria Isabela Boscov “Durante aquela meia hora, cria ali pra você um lugar tão aconchegante, tão reconfortante, tão capaz de reconstruir a sua fé na humanidade que não tem preço.” 

E aí, você acredita em magia?