O mais novo filme melodramático da Netflix tem chamado a atenção dos amantes do cinema coreano. Com duas horas de duração, “Garota do século 20” se passa em 1999 e conta a história de Na Bo-ra (Kim Yoo-jung), uma jovem espirituosa que tem uma amizade muito preciosa com sua amiga de infância Yeon-du (Roh Yoon-seo). 

10/10

Garota do século 20

Título original: 20세기 소녀

Direção: Bang Woo Ri

Gênero: Romance

Duração: 120 min

Plataformas atendidas: Netflix

Elenco: Kim Yoo Jung, Byun Woo Suk, Park Jung Woo e Roh Yoon Seo

Sinopse: O ano é 1999 e uma adolescente começa a monitorar o garoto pelo qual a melhor amiga está apaixonada. Tudo vai bem até que um outro amor começa a dar as caras. Via: Netflix

O filme parece ser apenas mais um clichê colegial, contudo, passa a ganhar forma quando Yeon-du (Roh Yoon-seo) se apaixona à primeira vista por Baek Hyu-jin (Park Jun-woo), um garoto de sua escola. Porém, ela precisa se mudar para os Estados Unidos para fazer uma cirurgia cardíaca e pede a sua amiga Na Bo-ra para stalkear o menino e saber tudo sobre ele. Fiel ao acordo que fez com a amiga, Bo-ra passa a seguir os passos de Hyu-jin e detalhar tudo por e-mail para Yeon-du. 

Entretanto, ela acaba se aproximando do garoto e conhecendo não só ele, mas o seu melhor amigo, Poong Woon-ho (Byeon Woo-seok). A partir disso um triângulo amoroso se forma e vemos Na Bo-ra descobrir sobre os seus sentimentos no fim do ensino médio, ao mesmo tempo que precisa se manter fiel à amiga. 

“Garota do século 20” tem um enredo movimentado apesar de deixar a desejar em alguns momentos. A história contada no início poderia ser encurtada para dar mais desenvolvimento ao personagem de Woo-seok e sabermos um pouco mais do seu passado. Além disso, a narrativa apresentada da garota stalkeando o jovem pode ser um tanto quanto perturbadora, porém, a produção fez com que parecesse apenas uma “brincadeira de adolescentes que se gostam e fazem tudo pela amizade”. Pode ser ok, mas no meu ponto de vista poderia ter sido feita uma outra abordagem para Na Bo-ra conhecer Baek Hyu-jin. 

Ademais, a fotografia do filme é uma das mais belas que já vi em uma produção da Netflix. Os tons amarelos com os cenários de uma Coréia do Sul no final dos anos 1990 deixa tudo com um ar nostálgico e jovem, fazendo a gente sentir saudades da adolescência. Além disso, a atuação dos jovens atores é de aplaudir de pé. Kim Yoo-jung é conhecida por ter interpretado papéis em dramas de sucesso como “Amor ao Luar” e “Fadas da Limpeza” e ela não nos decepcionou, parece que nasceu para dar vida a Na Bo-ra. 

Por fim, não posso negar que o que me chamou atenção em “Garota do século 20” foi a sua história e ambientação ser um tanto quanto parecida com a do drama “Vinte e Cinco, Vinte Um”. Até o final é igualmente triste, ou mais, se compararmos as duas produções. Sobretudo, o enredo do filme pode ser sim um pouco previsível, mas para quem curtiu o drama da tvn e gosta de sofrer um pouquinho com romance, esse é o filme perfeito para assistir em uma tarde de domingo. 

Ah! E traz um lencinho para enxugar suas lágrimas porque você vai precisar.

Texto por Ana Carol | Revisão por Fran | Equipe de Redação da K4US | Não retirar sem os devidos créditos | www.k4us.com.br