O TikTok mudou a indústria da música. Acho que isso já se tornou um consenso geral. Se antes um bom videoclipe e divulgação em programas de TV eram a soma perfeita para o sucesso, hoje uma dancinha que qualquer um consegue fazer em frente à câmera do celular se tornou a fórmula certeira. Só que ninguém do k-pop parece aguentar mais esta agenda.

Zico, quem deu largada nessa onda lá em 2020 com “Any Song” ao lado da Hwasa, reconhece o “estrago” que fez. No domingo (18), durante sua participação no programa “Omniscient Interfering View”, da MBC, o rapper chegou a pedir desculpas pelos challenges terem se tornado uma obrigação na indústria.

“Geralmente, os cantores descansam ou praticam para suas apresentações na sala de espera. Só que hoje em dia, eles precisam encontrar com outros artistas e filmar os ‘challenges’. Eles ainda precisam saber a coreografia um do outro. Por isso gostaria de pedir desculpas”, expressou Zico.

Do isolamento social ao fanservice

O rapper parece se sentir culpado, mas neste caso ele foi apenas a ponta do iceberg. É preciso reconhecer que a pandemia da Covid-19 ajudou a impulsionar o TikTok e havia todo um cenário favorável à adesão dos challenges. Oras, a interação social se esvaziou por completo por mais de um ano, então ver seus artistas favoritos interagindo foi muito importante para ter uma falsa sensação de normalidade em meio ao caos.

Um ponto interessante que contribuiu para a explosão dos challenges foi a ausência dessa  interação antes mesmo da pandemia. A quarta geração é marcada por artistas mais dentro de suas caixinhas, com poucas interações entre eles seja para fugir de rumores infundados de namoro, seja para fortalecer a imagem do próprio grupo. Então ver dois artistas que outrora era inimaginável cogita-los juntos trazia um quentinho no coração.

De certa forma, o challenge é uma espécie de fanservice. Não podemos negar que foi divertido por muito tempo. E, até hoje, ainda é às vezes. Não esqueço quando Jeno, do NCT, e Eric, do The Boyz, se juntaram para challenges de suas respectivas canções e brincaram com o fato de serem parecidos. Ou quando Hoshi se juntou com os meninos do TXT. Ainda faz um certo sentido se pensar para esse lado.

Todo mundo na dancinha

Só que o problema acaba sendo o excesso. Pelo amor de Deus, todo e qualquer grupo precisa ter o seu challenge. Sempre. Às vezes, a música nem saiu e já há o desafio disponível há dias porque há alguma parceria com alguma das plataformas. Tudo pensado milimetricamente para tentar um hit, mas a verdade é que poucos conseguem.

Do ponto de vista empresarial, os challenges parecem baratear os gastos de divulgação, já que agora os grupos podem ficar por muito menos tempo divulgando, de fato, a canção. Programas de variedade, music shows e demais não se tornam mais tão necessários já que todo o público está numa única plataforma e, num dia, os artistas conseguem preencher um mês de conteúdo.

Esses artistas, entretanto, estão cansados já que “é tudo sobre os challenges agora”, conforme Seulgi, do Red Velvet, afirmou ao Bambam durante o “Bam House” em dezembro do ano passado. O cantor do GOT7, aliás, deixou claro que acha tudo muito excessivo e que “era para ser divertido acabou se tornando uma obrigação”.

Som empobrecido

Não obstante, o k-pop acabou empobrecido. As coreografias foram simplificadas durante a pandemia para que todo mundo pudesse reproduzir em casa e criar um senso de pertencimento, mas quatro anos depois alguns grupos seguem com danças que fogem a todo custo de uma complexidade artística em prol de uma maior adesão do público.

Já as canções em si estão com as letras cada vez mais repetitivas e as durações cada vez menores, sem pontes e breaks, e totalmente lineares para que a sonoridade não fuja muito dos 15 segundos que o usuário ouve na plataforma. Fora o fato do público ter se acostumado com conteúdos rápidos e dinâmicos, então canções que ultrapassem três minutos parece ser um ultraje ao consumidor.

Apesar do desgaste e desconforto dos artistas, a tendência é que essa onda se torne um tsunami neste ano. Há rumores de que o M Countdown irá passar a contabilizar vídeos feitos em plataformas como o TikTok, Instagram e YouTube para premiar grupos e solistas semanalmente. Se isso se concretizar, o que é bem provável, tempos ainda mais sombrios estão por vir.