Como gostamos de sempre dizer: “não é só de Webtoons que se vivem os integrantes da K4US”, e devido a isso e com um desejo de trazer mais conteúdos para vocês conhecerem trazemos uma lista lindíssima de 10 mangás shoujos para você amar, parte 2!

Como vimos que gostaram bastante da parte 1 nós ficamos: por que não? E cá estamos! Agora, o quer saber o que é mangá shoujo e o que engloba esse gênero tão rico e diversificado porém extremamente injustiçado? Confira nossa parte 1 de 10 mangás shoujos para você amar:

Com todos esses recados dados, vamos para as recomendações?

TONARI NO KAIBUTSU-KUN

Shizuku Mizutani é apática em relação a seus colegas de classe, apenas se preocupando com suas notas. No entanto, sua visão fria da vida começa a mudar quando ela conhece Haru Yoshida, um encrenqueiro que parou de frequentar as aulas depois de entrar em uma briga no início do ano letivo. Ele não é muito diferente dela, no entanto, ele também entende pouco sobre a natureza humana e não tem amigos.  Para grande surpresa de Shizuku, ele proclama que ela será sua amiga e imediatamente confessa seus sentimentos por ela ao conhecê-la.

mangás e anime tonari no kaibutsu-kun

O que dizer de Tonari No Kaibutsu-kun? Uma história onde drama, comédia e romance são mesclados de uma forma equilibrada e perfeitamente bem conduzida.

Se você ama aquele romance slow burn que tem profundidade e não tem nenhum ponto solto, irá com certeza amar o mangá dessa trama! Embora o  anime também não tenha tantos episódios, é bem amarrado. Mas se você é como eu que adoraria também ver a história dos personagens secundários, com certeza vai querer conferir o mangá.

Por causa desse problema de Shizuku em se interessar na interação interagir com outras pessoas, ela acaba tendo muita dificuldade em render relacionamentos de qualquer âmbito. 

Então, imaginem quando Haru se declarou para ela, não é?! A confusão que foi! Porém, Haru também não é lá tão diferente de Shizuku quando se trata de sentimentos para com os outros, todavia Haru é muito mais assertivo quanto a isso e é nisso que ele se difere bastante de Shizuku.

cena do anime tonari no kaibutsu-kun / mangás

Ele é um furacão alto e bagunçado, porém extremamente inteligente – aluno prodígio por assim dizer -, assim como Shizuku. Entretanto, ela é quieta e direta como aquele vento que te refresca no verão. Os dois opostos, mas nem tanto assim.

Juntos, tanto Shizuku quanto Haru irão descobrir e explorar a natureza não só de seus relacionamentos, mas também suas próprias emoções para com os outros, entre eles e o mundo.

AKAGAMI NO SHIRAYUKI-HIME

Embora seu nome signifique “branca de neve”, Shirayuki é uma garota alegre e ruiva que vive no país de Tanbarun, onde trabalha diligentemente como boticária em sua loja de ervas. Sua vida muda drasticamente quando ela é notada devido a cor de seus cabelos pelo bobo príncipe de Tanbarun chamado Raji, que então tenta forçá-la a se tornar sua concubina. Não querendo desistir de sua liberdade, Shirayuki corta seus longos cabelos ruivos e foge para a floresta, onde é resgatada de Raji por Zen Wistalia, o segundo príncipe de um país vizinho, e seus dois assessores. Na esperança de pagar sua dívida com o trio algum dia, Shirayuki decide seguir carreira como herbanária da corte no país do Zen, Clarines.

anime/mangás akagami no shirayuki-hime

Uma trama digna de um filme da Disney que muitas pessoas não conhecem! Contando com uma adaptação belíssima em anime, nós temos Akagami No Shirayuki-hime.

O mangá nos conta a jornada de Shirayuki em busca de sua liberdade para exercer e viver segundo suas ideias e escolhas, e ela consegue encontrar isso no Palácio real de Clarines. 

Além de Shirayuki, nós também iremos acompanhar o personagem Zen Wistalia, o príncipe que ajuda Shirayuki a fugir do seu antigo reino e que está em busca de se tornar um príncipe digno para seu povo. 

Entretanto, nada são flores, não é mesmo? Enquanto acompanhamos esses dois personagens e seus amigos e companheiros Ryuu, Obi, Kiki e Mitsuhide, inimigos extremamente perigosos e ardilosos começam a se formar e conspirar contra o reino de Clarines. 

Aos poucos, Shirayuki e Zen aprendem que precisam confiar um no outro para fugir das garras daqueles que querem derrubá-los e no meio disso tudo, tentam não se apaixonar um pelo outro, mas acaba sendo um baita desafio. 

Uma história com conflitos, reis, rainhas e amor proibido! Quer coisa melhor do que essa? 

Curiosidade: Akagami No Shirayuki-hime além de ser um mangá de grande sucesso, teve 2 temporadas adaptadas em anime.

MY HERO!

Deska

Pouco depois de completar um mês desde que ingressou no ensino médio, Jun percebe que, durante o intervalo, um garoto que ela nunca viu fica rondando sua sala de aula. Aparentemente,  esse desconhecido está interessado nela. Quando o garoto, de repente, declara o que sente, Jun não sabe muito bem como reagir. Ela nem conhece ele! Porém, parece que o garoto está determinado a conquistá-la.

mangás My Hero!

My Hero! é um mangá curtinho (2 volumes apenas) e muito divertido. A graça da história vem do protagonista ser um cara super comum. Até o jeito que Yagura é desenhado faz parecer que ele seria um moleque secundário que fica no fundo dos quadrinhos, ou um amigo de um protagonista padrão. 

Se muito, lembra os garotos que a gente costuma ver nos triângulos amorosos – aqueles, que nunca ficam com a mocinha. Ele não entra nos clichês de caras bonitos e populares – o famoso bishounen – nem é frio e sério. 

Porém, suas atitudes são coerentes com o que estamos acostumades em mangás, já que ele é enérgico, animado e engraçado. Podemos enquadrá-lo como um perfeito bobo apaixonado, um patetão que, sinceramente, muitas vezes acaba sendo mais legal do que os príncipes perfeitos de muitos shoujos. 

Jun, a protagonista da história, também é interessante por ser mais pé no chão e, apesar de não entender Yutarou no começo, pouco a pouco vai vendo os lados positivos do bobão que corre atrás dela. 

Direto, fofo e leve, My Hero! É uma leitura curta e gostosa pra ler quando você só quer algo pra esfriar a cabeça. 

LAST GAME

Deska

Naoto Yanagi é um estudante do primário  admirado por toda escola por ser inteligente, bonito e rico. Até que surge Mikoto Kujou, uma estudante transferida. De aparência comum e de baixo status financeiro, ninguém esperava que a garota iria conseguir o primeiro lugar em tudo, tanto nas provas quanto em eventos esportivos. Indignado, Naoto decide fazer de tudo para superá-la, mas não consegue nem no ensino fundamental nem no ensino médio. Dez anos depois, ambos ingressam na mesma universidade e Naoto decide tentar superá-la uma última vez. Seu plano era fazer Mikoto se apaixonar por ele e depois pisar no coração da garota. Porém, ele não esperava que ele é quem ia acabar se apaixonando.

mangás Last Game

Esse aqui é apenas para quem gosta de clichês, slow burn, cenas fofas e personagens que não percebem o que está rolando em volta deles. Mas aí é que tá. 

Você sabe o que vai acontecer, você sabe que é clichê, você sabe que vão demorar pra desenrolar algumas coisas, mas… segue sendo super fofo e empolgante! 


Kujou, por mais que seja a melhor em tantas coisas, não tem muito tato social. Ela se encaixa bem no estereótipo de kuudere, já que iniciamos a história com a garota não tendo muitas expressões, não percebendo as investidas do garoto e só enfiando a cara em livros, focada em seus próprios objetivos. 

A dinâmica dos dois protagonistas é tão pura e inocente que qualquer cena de desenvolvimento, seja interna ou deles se aproximando, é de fazer o  coração palpitar. 

Naoto já no começo se mostra longe do estereótipo de riquinho chato e mimado. Ele quer vencer Kujou com as próprias forças e, por mais que não admita logo de cara, a admira.

Muitos leitores chegaram a comentar que Last Game parece uma mistura de Kimi ni Todoke pelo slow burn, Special A pela rivalidade entre os dois e Tonari No Kaibutsu-kun pela protagonista só ligar pros estudos e o mocinho correr atrás dela. Caso leia esse mangá, conta pra gente se também achou parecido!

SPECIAL A

Annyie

Hanazono Hikari sempre foi capaz de fazer coisas que pessoas normais não conseguem. Quando criança, ela assumiu que ninguém poderia vencê-la… isso até conhecer Takishima Kei. Pensando que ela iria ganhar como sempre, Hikari o desafiou para uma partida. Mas as coisas não saíram como planejado; ela perdeu todas as vezes que ela o desafiava.. Desde então, ela jurou ser melhor que Kei em tudo, desde assuntos acadêmicos até atléticos. Mas quem disse que isso seria fácil?

mangás e anime Special A

Special A (S.A.) é um mangá de muita comédia e casos amorosos, e se você é aquela pessoa que ama saber sobre os personagens secundários e terciários, esse mangá é perfeito para você!

Em sua busca por vencer Kei, Hikari se matricula na Hakusenkan: um instituto prestigiado feito especialmente para os ricos e seus filhos. Entretanto, Hikari consegue entrar em tal instituição apenas com sua inteligência e força de vontade para derrotar Kei! Olha a determinação da gata.

Ambos são o par de ouro da instituição, detendo as melhores colocações da escola e conseguindo entrar para um grupo seleto de 7 alunos da Hakusenkan que se chama Special A.

Mesmo que Hikari trate Kei apenas como um rival em absolutamente tudo, Kei nutre sentimentos românticos por ela. Sentimentos estes que ele sempre tenta expressar para Hikari, mas falha na maioria das vezes! Forçar guerreiro!

Em contrapartida, nós também iremos acompanhar a vida dos outros 5 integrantes do Special A e seus relacionamentos tanto românticos quanto de amizade além de academias rivais que aparecem nessa história!

Enfim, leiam Special A, pois vale muito a pena.

Curiosidade: Special A (S.A.) foi adaptado em 2008 em um anime de 24 episódios.

MEIDO NO KOI WA ENMA SHIDAI!

Annyie

Tomari, uma funcionária administrativa de baixo nível no Inferno de repente foi nomeada para o Enma Hall para ser a assessora do próprio Rei do Inferno.  Lá ela descobrirá que terá muito trabalho pela frente. O Rei do Inferno a manterá realmente ocupada, mas, inicialmente, não da maneira que ela pensava… Tudo é bem pior do que Tomari imaginava, pois ela nunca sonharia que o Rei do Inferno fosse um grande preguiçoso!

mangás Meido No Koi Wa Enma Shidai!

Uma comédia de amor se inicia: sejam bem-vindes a Meido No Koi Wa Enma Shidai!

Tomari é uma funcionária organizada, disciplinada e pronta para o que der e vier, mas ela não estava nem um pouco preparada para ser colocada no pior e mais tenebroso posto do Submundo: ser assessora do Rei do Inferno. 

Já Mikage está cansado de suas obrigações como rei e quer, além de dormir, tentar se divertir um pouco eescobre que Tomari, aparentemente, é excelente em entretê-lo e cuidar de seus afazeres. Ele pode confiar nela, mas ela não pode confiar nem um pouco nele.

Uma relação de tapas e beijos se inicia entre os dois, juntamente de todos os problemas que o submundo pode lhes entregar. Preparades para uma aventura cheia de surpresas? Então vem ler esse mangá maravilhoso!

HIRUNAKA NO RYUUSEI

Deska

Suzume Yosano estava acostumada com sua vida tranquila no interior, até que seus pais precisam se mudar para o trabalho e a deixam morando com o tio, em Tóquio. A caminho da casa nova e em um ambiente totalmente diferente do que está acostumada, a garota se perde e desmaia. Quando acorda já na nova residência, seu tio está recebendo uma visita, justamente um amigo dele que a trouxe em segurança. Em seu primeiro dia na escola nova, ela descobre que quem a ajudou enquanto estava desmaiada era Satsuki Shishio, o seu professor! 

mangás Hirunaka No Ryuusei

Sim, temos triângulos amorosos aqui. Não conseguimos fugir deles nessa lista de recomendações. Mas, apesar de muitas pessoas criticarem alguns rumos tomados, o que me fez gostar dessa história foi o direcionamento de tudo ir para uma direção inesperada. 

Diferente de muitos triângulos feitos apenas para nos decepcionar, enquanto lia senti que o propósito deste foi um tanto diferente. Não apenas quebrou alguns padrões que são óbvios em shoujos, como também nos trouxe um ponto importante: seguir em frente. Em como amar não é apenas você sentir um quentinho dentro de você, mas também é fazer sacrifícios, ser honesto, se dedicar. 

Suzume cativa por ser séria madura o suficiente em suas decisões e, mesmo assim, se mostra coerente com sua idade, não fugindo de desilusões e aprendizados de uma garota de 15 anos. Nossos protagonistas, Shishio e Mamura, são o contrário um do outro, o que torna a dinâmica bem interessante. 

Shishio é super extrovertido e expansivo, enquanto Mamura é calado e introvertido. Cada um consegue mostrar seus charmes e defeitos dentro do tempo que passamos com os personagens. Uma pena foi não ter mais espaço para explorar os três e também os personagens secundários, que não se mostraram bidimensionais. 

Hirunaka não é uma história sem defeitos e nem totalmente inovadora, mas mesmo assim conseguiu ficar marcada em mim, ansiosa para descobrir como todos iriam se desenvolver.

OTOMEN

Deska

Asuka Masamune é um menino que ama tudo que é fofo e doce. Porém, depois que seu pai abandona a família, Asuka é obrigado pela mãe a se tornar o mais próximo possível do homem “ideal”. Segundo ela, ele deveria exalar a masculinidade. Impedido de curtir seus verdadeiros hobbies, Asuka cresce e se torna capitão do clube de kendô, além de aprender karatê e judô. Todos na escola o amam e o garoto faz de tudo para seus verdadeiros gostos nunca serem expostos. Porém, Asuka se vê voltando aos seus antigos interesses depois de se apaixonar pela estudante transferida Ryo Miyakozuka,  uma beldade que é o extremo oposto dele: ela só se interessa por atividades ditas como masculinas.

mangás Otomen

Otomen é um jogo de palavras com a palavra “otome” que significa “garota” em japonês e “men” – homens, em inglês. Resumindo: homens que curtem coisas de garotas. 

Uma das coisas mais legais é que não temos apenas o Asuka de Otomen na história. Somos introduzidos a vários personagens que poderiam muito bem representar o “homem perfeito”, mas que tem gostos muito afeminados (e eu acho isso tudibom). Tem o mocinho que curte maquiagem, um que ama plantas, outro que escreve shoujo… enfim, me senti capturando todos os pokémon enquanto lia. 

As capas desse mangá são tão carregadas de brilho, cor de rosa e coisas fofas que às vezes dá até vergonha de pegar os volumes em mãos. Isso tudo somado a um moço bishounen ocupando toda a capa, fazendo alguma atividade considerada estritamente feminina. 

É uma mistura totalmente intencional e, do jeito que é apresentado, hilária.

Talvez a premissa do mangá, que iniciou-se em 2006, não seja tão forte agora em 2022 em que muitos estão percebendo que essas divisões do que é “para mulheres” e “para homens”  são bobagem. Mas a troca de papéis não deixa de ser algo interessante de ver e que nos faz pensar. Perfeito pra ler se você quer uma história leve que vai te tirar boas risadas! 

Curiosidade: O mangá chegou a ser serializado no Brasil pela editora Panini em 2009, mas infelizmente foi descontinuado no volume 7. No mesmo ano, a história também foi adaptada para um drama com 12 episódios. 

TAIYOU NO IE

Deska

Os pais de Motomiya Mao sempre foram distantes em sua vida. Quando jovem, ela se sentia acolhida dentro da  família de seus amigos de infância, a família Nakamura. Agora no ensino médio, seu pai se casou novamente e ela se vê sem lugar em sua própria casa. Sem sentir que tem um lugar no mundo, Hiro, seu amigo de infância, a convida para morar com ele.

mangás Taiyou No Ie

Ter medo de se abrir, medo de ser rejeitado, medo de ficar sozinhe e não encontrar seu lugar. As questões apresentadas  são coisas que muitos de nós já passaram ou vão passar. 

Apesar da carga dramática da sinopse desse mangá, Tayou no Ie conseguiu me deixar de coração quentinho inúmeras vezes. Sim, o passado da nossa protagonista é triste e a história parece ser apenas um drama, mas o jeito que os personagens são apresentados traz um tom mais alegre aos capítulos, nos fazendo rir com eles, sofrer com eles e apreciar cada detalhezinho da personalidade de cada um. 

Acompanhamos os personagens em suas jornadas para descobrir onde pertencem. Para Mao isso é mais escancarado, já que se sente rejeitada dentro da própria família. 

Além da jornada interna dela, vemos Hiro, Daiki, Sugimoto e outros personagens se desenvolvendo, mudando perspectivas e encontrando seu espaço no mundo. A história flui em um ritmo bom, não parecendo extremamente dramática. Apenas realista. 

Curiosidade: Tayou no Ie foi vencedor da  Kodansha Awards, em 2014. Em abril deste ano a editora NewPop anunciou que vai publicar o mangá no Brasil.

OHAYOU, IBARAHIME

Annyie

O estudante tímido, mas trabalhador, Tetsu Misato, aceita um emprego na agência de limpeza de seu pai, onde se encontra trabalhando na mansão na colina que sempre viu quando criança. No fundo da mansão encontra-se um jardim e um prédio solitário, onde a misteriosa filha e moradora da casa, Shizu Karasawa, vive isolada.

Enquanto limpava perto do prédio, Tetsu se depara com a garota enigmática e, quando ele retorna no dia seguinte, eles rapidamente se conhecem. Shizu revela a ele que ela está confinada no prédio devido a uma doença desconhecida que a aflige e que ela não teve interação humana por anos…

mangás Ohayou, Ibarahime

Ohayou, Ibarahime é um mangá fantástico que nos conta com detalhes o crescimento da amizade e do amor platônico de Tetsu e Shizu. Porém, a condição de Shizu não é lá tão simples…

Não se trata de uma doença contagiosa ou terminal como estamos acostumades a receber de algumas séries e mangás, e sim um transtorno dissociativo de personalidade. 

O Transtorno Dissociativo de Personalidade, também conhecido como Transtorno de Personalidade Múltipla, é um transtorno mental em que a pessoa se comporta como se fosse duas ou mais pessoas diferentes, que variam em relação ao seus pensamentos, memórias, sentimentos ou ações.

O caso de Shizu é ainda mais curioso, pois ao que tudo indica, todas as suas personalidades dizem já terem existido de fato. 

Na busca de tentar entender melhor a condição da garota, suas personalidades e a própria Shizu, Tetsu percebe que acaba se apaixonando pela menina e que precisa aprender a lidar com seus próprios sentimentos e com a condição peculiar e única dela.

É uma história cheia de sutileza, metáforas para a vida real e com bastante foco nas relações familiares e interpessoais. Eu recomendo demais a leitura desse mangá se você está em busca de algo diferenciado e extremamente rico em questão de narrativa e desenvolvimento dos personagens.


E estes foram os 10 mangás shoujo para você amar, parte 2! E aí? Curtiram ou… amaram?! Conta pra gente nas nossas redes sociais qual desses é ou foi seu mangá favorito! Até a próxima!

mangás / cena do anime Akagmi No Shirayuki-hime