“Passarela de Sonhos” é um dos k-dramas que a Netflix recentemente adicionou em seu acervo e, rapidamente, ganhou destaque e tornou-se um dos queridinhos da dramaland.

Um dos personagens que vêm ganhando bastante destaque e despertou a curiosidade dos fãs foi Kim Jin-woo, interpretado pelo ator Kwon Soo-hyun. Em “Passarela de Sonhos”, o ator faz o papel de um jovem fotógrafo —  além de ser melhor amigo de infância dos personagens interpretados por Park Bo-gum e Byeon Woo-seok.

Seu papel ganhou bastante destaque no k-drama, por retratar questões que podemos relacionar com nossas vivências no dia a dia. Por conta disso e de todo seu trabalho como ator, a K4US traz uma entrevista exclusiva com Kwon Soo-hyun! Conversamos sobre seu atual papel em “Passarela de Sonhos”, assim como seu processo de preparação para a atuação em outros k-dramas e filmes. Confira!

Seu personagem em “Passarela de Sonhos”, Kim Jin-woo, está sempre tratando de assuntos importantes em cena. Um desses momentos abordou uma situação de abuso de autoridade no trabalho. Para você, qual é a importância de mostrar, em uma mídia de grande alcance, que não é necessário se submeter a qualquer situação no ambiente de trabalho?

Antes de responder, primeiramente quero agradecer por dizer que Jin-woo lida com questões importantes no k-drama. Acho que existem pessoas no topo de tudo. No final das contas, é o que as pessoas fazem e eu acho que elas devem ser respeitadas para conquistarem as coisas. Assim como Jin-woo passou por muitas situações no k-drama e foi, eventualmente, ignorado e acabou explodindo 🙂

Além da exploração no trabalho. outra questão bastante relevante sobre o k-drama e que faz parte do roteiro para o personagem de Soo-hyun é seu namoro com Won Hae-na, irmã mais nova de Hae-hyo. Diferente de como k-dramas normalmente tratam um relacionamento amoroso, “Passarela de Sonhos” mostra com muita realidade um amadurecimento de um relacionamento e a decisão de ambos em avançarem um passo para terem relações sexuais. Essa decisão é tomada quando Jin-woo concorda em tomar a vacina contra HPV.

Essa questão ainda é tabu, não só na Coreia do Sul. Mal são apresentadas para os jovens, tampouco mostradas como podem ser tratadas e prevenidas de maneira correta, para além do uso do preservativo. No drama, há a cena onde Jin-woo chama seus dois melhores amigos para o acompanharem na clínica de vacinação, e ambos acabam tomando a vacina também, tornando a cena até divertida de se assistir.

O fato é que mesmo sendo uma cena descontraída, ela comporta um assunto ainda bastante denso a ser debatido, e eles conseguiram fazer isso de forma super leve. Sobre isso perguntamos a Soo-hyun:

Outro segmento interessante no drama foi o da vacinação contra HPV. Soubemos que houve uma reação muito positiva do público sobre essa cena. Você acredita que o universo dos dramas e dos filmes deve assumir a responsabilidade de informar sobre temas importantes como educação sexual e a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis?

Eu soube que se tornou uma grande questão. Hum… eu acho que existem muitas oportunidades para informar às pessoas, pois é um trabalho que é exposto ao público, ao invés de ter que assumir responsabilidades. Achei necessário mostrar essas questões e alertar as pessoas.

Kwon Soo-hyun fala sobre Passarela de Sonhos e seu processo de atuação
Cena onde Kim Jin-woo leva seus dois melhores amigos para tomar a vacina contra HPV junto com ele.

Ao longo do drama, estamos sempre em contato com a fase pré-gravações das produções de cinema e TV. Como foi esse processo em “Passarela de Sonhos”? Você passou por uma audição para o papel? Pode nos contar um pouco de como se tornou o Kim Jin-woo?

Após algumas reuniões com o diretor, eu interpretei o papel de Kim Jin-woo, um personagem brilhante e alegre, que ama sua família, seus amigos e sua namorada. Talvez ele seja o personagem que mais se relaciona com os jovens comuns de hoje em dia e que sempre estão à nossa volta. Procurei, então, expressá-lo de maneira que não fosse exagerada e nem insuficiente.

Nas redes sociais, o elenco de “Passarela dos Sonhos” parece super parceiro. Você já tinha proximidade com suas companheiras e companheiros de cena? Como foi trabalhar com eles durante esse período?

É uma sorte trabalhar com bons colegas e boa equipe, enquanto trabalhamos juntos no mesmo projeto. Assim como em “Passarela de Sonhos”, sinto que trabalhei com ótimas pessoas em “Abismo Mágico” e “O Sorriso Deixou Seus Olhos”. Agradeço o tempo todo.

Como é o clima nos bastidores do k-drama? Você tem alguma história engraçada ou inusitada que pode compartilhar com a gente?

Hye-jun, Hae-hyo, Jin-woo e Jeong-ha são amigos da mesma idade. Porém, na vida real eu sou o mais velho do grupo e há uma grande diferença de idade, por isso tentava sempre encontrá-los para comer, ler o roteiro e tentar fazer amizade. Foi assim que nos aproximamos bastante uns dos outros e fico feliz que isso transpareça nas telas também. Até mesmo após as filmagens estamos em contato sempre e me sinto bem.

Como é para você, no lugar de ator, trabalhar em um drama que retrata justamente os bastidores da indústria do entretenimento? Você já se identificou com alguma situação específica da produção?

Eu sou bastante parecido com o personagem Hye-jun. Tenho trabalhado bastante sozinho em pequenos papéis e ainda estou caminhando. Ver Hye-jun crescer me faz sentir simpatia e torcer por ele.

Além de “Passarela de Sonhos”, o ator Kwon Soo-hyun também é conhecido por seu papel de destaque como antagonista em “Abismo Mágico”. Também disponível na Netflix, “Abismo Mágico” é um k-drama que mistura elementos sobrenaturais com investigação policial e, na trama, Soo-hyun interpreta o papel do vilão Seo Ji-wook.

Soo-hyun também fez filmes e outras pontas em k-dramas e uma coisa que não podemos negar é sua versatilidade em interpretar papéis tão opostos e também em estilos de produções diferentes, como a cinematográfica. Sabemos que pode ser desafiador a preparação de um ator para um papel.

Em “Passarela de Sonhos” você interpreta um personagem mais cativante e descontraído, mas em outros papéis como Seo Ji-wook em “O Abismo Mágico”, o personagem gerava desconfiança e sentimentos negativos do público. Como é esse processo de interpretar personagens tão divergentes em suas personalidades? Qual você prefere interpretar: um personagem mais pro lado da comédia ou um vilão? E qual o mais difícil? Nos conte um pouco sobre seu processo de preparação para essas interpretações.

É sempre difícil alcançar os personagens de qualquer produção, mas o processo é atrativo e me faz pensar muito. Quando estudo um personagem que é o oposto de um trabalho anterior, me sinto feliz, pois sinto que estou sendo apresentado a um novo amigo com uma nova personalidade. Eles conversam e fazem perguntas [se referindo às “novas amizades”]. Devo ser um personagem que vive uma vida diferente da minha pessoal, por isso ele [o personagem] tenta ser próximo a mim. 

Não é fácil escolher um papel preferido ou um que seja mais difícil que o outro. Assim como quando faço novas amizades, surgem curiosidades boas ou ruins, então tento encontrar algo favorável como um “charme” com todos os personagens que preciso interpretar.

Ainda sobre questão de interpretação e esse processo criativo, sabemos que além de dramas coreanos, você também já participou de produções cinematográficas, como em “A Era da Escuridão”. Como você descreveria a diferença do “clima” entre as gravações de um filme e um drama? Existe algum que seja mais fácil? Conte um pouco sobre os desafios de cada um.

Filmes e k-dramas devem ter personalidades diferentes na mídia, mas são semelhantes na construção de uma história. Do ponto de vista do ator, a velocidade e o clima de cada cena podem variar um pouco, mas como disse antes, trabalhar com bons colegas é sempre emocionante. Nada é fácil. Em qualquer plataforma, penso muito nos personagens que interpreto e tento alcançá-los.

De todas as atuações que você já fez, se pudesse escolher um personagem que represente mais a sua verdadeira personalidade, qual seria? E um que não tenha nada a ver com você?

Eu acho que ainda não conheci um personagem que pareça muito com a minha verdadeira personalidade, mas eu tento caracterizá-los com algumas partes de mim. Então, todos os personagens são um pouco como eu, mas um pouco diferentes. Claro, o personagem que mais difere da minha verdadeira personalidade é o Seo Ji-wook de “Abismo Mágico”. Ele é um assassino… Eu amo toda a humanidade.

Quem ou quais são suas inspirações para a atuação ou para desenvolver alguma nova técnica?

Hm… Eu assisto muitos documentários quando estou descansando. Por ser uma história real, que não foi inventada, documentários ajudam a dar mais realidade aos personagens de uma produção. Minha família, amigos e colegas de trabalho que se preocupam são uma grande inspiração para mim, uma motivação para eu ser um bom ator e uma boa pessoa.

Hora do jogo!

Se fosse escolher um local do Brasil para Kim Jin Woo fotografar, qual seria?

Kwon Soo-hyun fala sobre Passarela de Sonhos e seu processo de atuação

Porto de Galinhas para mim (gosto de lugares para as férias), mas para Kim Jin-woo escolho o Teatro Municipal no Rio de Janeiro. É tão chique que você pode sentir vontade de tirar fotos.

Com base nesses posters de filmes e séries brasileiras, escolha um de cada para assistir:

Escolhendo a partir dos posters… “Bom dia, Verônica” e “Bacurau”.

A K4US agradece a disponibilidade de Kwon Soo-hyun e de sua empresa, a Story J Company, para trazer esta entrevista.

Entrevista por Hope | Revisão por Bea e Fran | Equipe de Redação da K4US.
Não use esse conteúdo sem linkar e creditar nosso trabalho!
www.k4us.com.br