9/10

Cyberpunk – Edgerunners (Mercenários)

Título original: サイバーパンク エッジランナーズ

Ano de lançamento: 2022

Direção: Hiroyuki Imaishi

Episódio(s): 10

Esse anime não é recomendado para menores de 16 anos.

Cyberpunk é um anime baseado no jogo intitulado Cyberpunk 2077. Nele somos apresentados a uma realidade bastante distópica da humanidade, onde a tecnologia é avançada ao ponto de ser possível realizar modificações corporais que substituem partes do corpo, desde membros a órgãos, por partes mecânicas. Além da vida das pessoas ter se tornado totalmente dependente da tecnologia, a desigualdade social só aumentou existindo um enorme abismo entre o poder aquisitivo das pessoas. Nessa realidade o único jeito de se dar bem na vida é trabalhar para  alguma das grandes corporações dominantes.

É nesse contexto que conhecemos nosso protagonista: David Martinez, um jovem comum do ensino médio que mora na periferia da cidade com sua mãe. Ela por sua vez, trabalha como socorrista de uma empresa de saúde e se esforça bastante para bancar a escola cara de seu filho para que ele tenha a possibilidade de ter uma chance na sociedade injusta em que vivem. Porém, como era de se esperar, os planos muitas vezes não saem da forma como desejamos e de uma hora para a outra, David se vê órfão nesta cidade doente. Sem ter como estudar ou trabalhar e ainda ressentido pela morte de sua mãe, ele decide se tornar um mercenário fora da lei, um Cyberpunk.

Cyberpunk - Edgerunners (Mercenários)

Durante sua trajetória como mercenário, David entra para a gangue de Maine, onde conhece Lucy e a química entre os dois é inegável. Lucy por sua vez possui habilidades como hacker além de ser bastante ágil e esperta, sendo uma integrante importante da gangue. A tensão entre David e Lucy é quase palpável e é difícil não torcer pela felicidade do casal, mesmo nessa realidade tão complicada na qual vivem, onde cada dia, minuto e segundo podem ser os últimos de suas vidas.  

Infelizmente, se a vida de uma pessoa comum já é complicada em uma sociedade como esta, ela é ainda mais complicada para um Cyberpunk. O melhor jeito de descrever poderia ser com a parte de uma música da Lana Del Rey “live fast,  die young” (“viva rápido, morra jovem”, na tradução literal), assim, ao longo de seu caminho, vemos David e a gangue de Maine dividir uma parceria muito forte e única, passando por muitos desafios, comemorações, situações de quase morte, além de enfrentar o luto juntos. Os Cyberpunks são livres para viverem suas vidas como bem entenderem, entretanto a doença dessa sociedade altamente tecnológica e viciada em modificações corporais de alto risco também os atinge, nesse sentido, fica a questão: até que ponto os Cyberpunks são livres de verdade?

Cyberpunk - Edgerunners (Mercenários)

Sem dar muitos mais spoilers, oanime consegue fugir da velha história do herói órfão, bem comum em muitos filmes, livros e séries, apostando em um enredo simples mas emocionante, capaz de arrancar lágrimas.Portanto, esteja preparado, (a pessoa que vos fala foi dormir chorando). Apesar da história contar com saltos temporais, a conexão entre os personagens é bem explorada e o romance bem desenvolvido. É difícil não se apegar aos integrantes da gangue do Maine ou shippar nosso casal de mercenários.  

Outro ponto forte de Cyberpunk são suas cores e os traços de seus desenhos. Sem fugir do que estamos acostumados a ver em animes, aqui temos cores fortes como amarelo, vermelho e verde contrastando sempre com o roxo, o preto e o cinza, trazendo ainda mais intensidade às cenas e a narrativa. E combinado a isso temos uma trilha sonora bem marcante, desde a abertura as cenas de ação e emoção, com certeza alguma música entrará para a sua playlist.  


Para quem gosta de histórias curtas para maratonar em um dia ou em um fim de semana, Cyberpunk – Edgerunners (Mercenários) é uma ótima aposta. Assista ao trailer abaixo:

Texto por Letícia | Revisão por Ana Carol | Equipe de Redação da K4US
www.k4us.com.br | Não retirar sem os devidos créditos