E aí gente, como vocês estão? Aqui na equipe da K4US estamos todos gritando pelos bias!!!! Gente, que semana louca foi essa? Todos os dias (ou quase) tendo um MV novo de um grupo diferente! Viemos trazer pra vocês vários reviews em conjunto dos principais MVs dessa semana! <3

Seventeen – Clap

É um filme mudo? É um conceito dark? Não. É Seventeen inventando a metalinguagem!

Os teasers que antecederam o lançamento do MV não ajudavam muito. Apesar de divertir, mostrando os meninos em situações engraçadas, incluindo um Mingyu debochado e apanhando de um Woozi irritado, não mostrava nada que trouxesse a remota lembrança das fotos teasers que a Pledis soltou, onde o grupo aparece segurando instrumentos musicais, usando roupas pretas, tudo no maior estilo banda de rock. Mas a sagaz comunidade da interwebs descobriu que se você mandasse um e-mail para o Seventeen, recebia uma resposta automática simulando o contato entre um cliente e uma empresa de produção de vídeo, indicando links para os MVs antigos e dizendo que em breve estaria de volta com materiais novos e ainda melhores. E, depois dessa pista, como alguns já desconfiavam, Seventeen voltou com CLAP: MV onde eles assumem o papel de uma produtora de vídeos.

Produtora esta que está trabalhando no processo de criação dos MVs já lançados pelo Seventeen. Algumas referências são bem fáceis de achar, como os nomes que aparecem nas fitas VHS, já outros vão exigir um pouco mais de atenção e conhecimento do grupo para entender. Mas voltando ao ponto VHS, esse é um recurso que tem sido recorrente nos MVs atuais de K-Pop. Traz toda aquela vibe anos 80/90 que tá super em alta. Mas no clipe de CLAP a utilização é bem diferente: o MV não é um produto em VHS, como vem acontecendo com frequência, mas sim a VHS será um futuro produto do MV. Por isso a tal metalinguagem citada lá em cima, é o processo de criação de um MV dentro de um MV. E nisso encontramos Hoshi como uma espécie de dono/diretor da empresa – que anda pelas dependências dela segurando sua toda poderosa cenoura e representando o fandom -, S.Coups e Woozi dirigindo os clipes e os outros meninos se dividindo nos papeis de equipe de produção e atores.

O conceito de rock que foi mostrado nas fotos teaser, apesar de não aparecer visualmente no MV, é sonoramente óbvio desde o início da música. Não é o que eu chamaria de um som pesado, mas a guitarrinha que acompanha a melodia do início ao fim me fez até pensar o quão incrível seria uma versão com banda ao vivo. A sonoridade combinou demais com o colorido do MV, a energia da coreografia e com a letra da música em si, que aconselha você a bater palma naqueles dias em que você se sente especialmente azarado e estressado:

“Começa a chover antes de ir para casa / Porque isso só acontece comigo? / Fins de semana desaparecem em um piscar de olhos / Se você acha que esse é você / Venha, se juntem a nós / (Pessoal) de agora em diante / Até que suas mãos peguem fogo, batam palmas / Clap clap clap clap”

Não basta uma paleta linda de cores vivas para combinar com a letra, tem também que fazer um trabalho incrível em termos de storytelling, construindo uma narrativa bem dinâmica, compreensível e recheada de referências, tudo em menos de quatro minutos. Além de super rico em detalhes; os figurinos, maquiagem e cenários do MV são de encher os olhos e é preciso aplaudir (hm clap kkk) não só esses 13 meninos, mas a equipe que eles interpretaram no MV e realmente produziu tudo isso. Woo 짝짝짝짝!

Monsta X – DRAMARAMA

Escolhi a missão de dissertar sobre DRAMARAMA do Monsta X, por alguns motivos:

1) MV com historinha é a minha religião no KPOP

2) Recentemente tenho me esforçado para aprender sobre o grupo pois quero entrar pro Fandom

3) O MV está tão LINDO que eu senti a necessidade de falar sobre eles

Para quem ainda não compreendeu a história por completo, aqui vai um resumo:

Hyungwon é um Senhor do tempo, ele tem vários relógios que funcionam como máquinas do tempo.

Ele entrega um para Kihyun, e o objetivo do Kihyun é salvar a vida de Jooheon, que falece num acidente de carro (pela placa do carro, suspeitamos que se passa em 2019). Kihyun usa o relógio várias vezes, e não consegue salvar seu amigo, e então Hyungwon aparece na cena, Kihyun implora por ajuda, e a única maneira de salvar Jooheon é trocando de lugar com ele. Posteriormente vemos Kihyun sofrendo o acidente de carro e Jooheon trabalhando no lugar de Kihyun.

Wonho também tem um relógio. Ao que tudo indica, Wonho vive no futuro (ano de 2047), e frequentemente faz viagens ao passado para se encontrar com Shownu e praticar um tipo especifico de luta. No início do MV uma voz feminina diz que na época em que Wonho vive, é proibido ter este relógio. Até que em determinado momento, uns “agentes” perseguem Wonho e tomam relógio dele. Sendo assim, Wonho não consegue mais viajar no tempo, e Shownu fica esperando que ele volte, entretanto, ele não vai voltar. Há quem diga que Shownu era pai de Wonho, por causa do local e luta que demonstram ser algo “antigo”. Mas nada comprovado.

Minhyuk trabalha num café (ano de 2017), onde Hyungwon deixa o relógio. Neste café, um dos clientes lê um jornal que fala sobre um “viajante do tempo em fuga”. Ao que tudo indica, o viajante é I.M. Minhyuk usa o relógio para reencontrar I.M, que está em fuga de agentes, que parecem ser os mesmos agentes que tomam o relógio de Wonho. Minhyuk tenta fazer com que ambos voltem muitos anos atrás, quando ainda eram crianças, mas não dá tempo. Os homens atiram e acertam o relógio, fazendo com que Minhyuk volte onde estava antes, porém com o relógio quebrado.

O MV não é só lindo por ter uma história que nos faz tentar desvendá-la, mas por causa da coreografia, filmografia, cenografia e figurino.

O MV poderia ser facilmente classificado como um curta metragem, pois abrangeu mais de 3 tipos de planos e enquadramentos (geralmente, MVs de KPOP tem até 3 planificações). Vemos plano aberto, médio, fechado, plano americano, primeiríssimo e detalhe. Talvez eu esteja falando grego para você, mas na real isso é algo extremamente importante dentro da cenografia. As cenas em maioria estão em ângulo normal e Plongée (quando a câmera está no alto), ambos tem o objetivo de levar a pessoa que está assistindo para dentro da cena, como se ela estivesse bisbilhotando e vivenciando tudo ali no local. Vez ou outra usam o contra-Plongée, para trazer a sensação de dúvida na cena.

OU SEJA, Dramarama foi meticulosamente pensando e planejado para te fazer mergulhar nessa história. Pronto para dar mais view nessa obra de arte?

Aliás, hoje Monsta X teve sua first win. Quando assisti Dramarama pela primeira vez, eu tive certeza que esse momento chegaria. É um MV tão bom em vários aspectos, que essa first win TINHA QUE ACONTECER. Parabéns Monsta X!

Sonamoo – I (Knew It)

RAINHAS, NÉ NOM? Sonamoo está de volta com um MV todinho aesthetic/meio dark para a alegria da nação Kpopper. O MV conta com uma música SEN-SA-CIO-NAL com um ritmo bem diferente do que estamos acostumados, porém sendo viciante e gostoso de ouvir.

A letra de I (Knew It) fala sobre uma garota que foi iludida por um garoto: “Ela disse que você a fez ter esperanças muito altas fazendo-a queimar. Ela disse que você a confundiu, tornando-a louca”. Mas o Sonamoo só sabe fazer hinão, não é? <3

No MV vemos as garotas em uma casa bem dark andando por ai, algumas delas até segurando velas. E que cores LINDAAAAAAS que usaram nesse MV, mano! É uma verdadeira obra de arte, principalmente nas cenas de dança, onde há dois cenários diferentes.

Cara, vocês precisam assistir para entender o quão lindo foi esse comeback. Amém Sonamoo! <3

EXID – DDD

Não podemos negar que o “Sexy, sem ser vulgar” é um conceito que todo mundo gosta, e com certeza o EXID é expert neste assunto.

O Grupo, mais uma vez, não deixou a desejar e, se não estou enganada, desde o álbum “Ah Yeah” não tivemos um comeback que não tenha sido MARAVILHOSOS para os fãs de forma geral.

Desta vez, a mensagem do MV e da letra da música nos contam o quanto uma garota está cansada das mentiras que o cara pratica/fala no relacionamento. Ao mesmo tempo que podemos pensar que isso seja um clichezão, as frases “Eu estou vendo você me afrontar”, “Agora você está rindo de um jeito irritante” e “Porque você não cala a boca, baby” passam a mensagem bem clara que as pessoas não precisam aguentar tal comportamento em um relacionamento.

Por isso que no MV elas retratam claramente o quanto uma mulher pode tornar sim um relacionamento frio, e com razão, pois ninguém é obrigado a aguentar as mentiras dos outros.

Particularmente, eu achei bem emponderador para os termos da Coréia do Sul, pois é de conhecimento geral que tem uma cultura mais voltada para os homens do que para as mulheres. São pequenas coisas, pequenas mensagens, pequenos raps falando para mudar, que aos poucos a Coréia do Sul está mudando, e mostrando que as mulheres não tem que aguentar esse tipo de coisa em um relacionamento.

Fora essa questão mais polêmica incutida neste comeback, o MV é maravilhoso e a música viciante. Dúvido que, após ouvi-la, você não ficou com o “doel, doel, doel” na cabeça por horas. Ou que não achou a LE diva demais no contraste entre o Rosa e Preto, em uma atmosfera transparente. Entendeu a referência, não? Não? Deixe-me explicar então. Ela usa adereços de representação bem feminina, como os sapatos de salto altíssimos e brincos em um rosa choque extremo, ao mesmo tempo em que sua roupa é preta e isto demonstra seriedade e força. Isso caracteriza que uma mulher continua sendo uma mulher ao mesmo tempo que não precisa ser a fraca e a submissa na relação. Pegaram agora?

Ao mesmo tempo, que tudo é retratado em um ambiente de transparência, isso trata do relacionamento, em que de forma geral, todos os relacionamento devem ser igual e transparente para todos.

Você pode até achar que estou viajando, mas a essência destas coisas em um MV desse gênero, são estas mesmas que comentei, e garanto que tinha bem mais coisas pra falar, mas vou me ater apenas ao essencial(rs). Ademais, todas estão lindas demais no MV, a coreografia provocante não é extremista e não tenho defeitos aos comeback.

Talvez a parte mais triste seja a falta da SOLJI, que mesmo, participando de toda a construção do álbum e do conceito, não pode participar ainda devido a seu estado de saúde que continua delicado.

Enfim, mesmo sendo um daqueles comebacks de transição, ainda é aquele comeback maravilhoso e com uma mensagem muito forte por trás, que infelizmente, acho que muitas pessoas não pegaram.

DAY6 – All Alone

Desde agosto desse ano, a banda Day6 vem nos surpreendendo com seus MVs que mais parecem um k-drama. E vamos ser sinceros, quem não ama um bom e velho clichezão escolar, não é mesmo? A historinha de amor que eles vinham nos contando prendeu a atenção de vários MyDay, nos fazendo ter várias dúvidas do que shippar. Cada mês era uma ansiedade pra saber a continuação dessa novela e novembro não deixou de ser diferente.

Ao assistir “All Alone”, percebi que a repercussão não foi como esperava. Não pela música, porque é linda e bem soft, mas sim pelo MV. Acho que os fãs esperavam algo a mais, algum desenrolar da história, talvez mostrar qual shipp deu certo. Mas parando pra analisar tudo, acho que fez sentido ter sido assim.

Vamos recapitular bem resumidamente o início de tudo, começando por “What Can I Do”, o primeiro MV lançado dessa saga. Música animada, ambiente escolar e claro, um romancezinho. Como não surtar? A música basicamente é o autor se queixando que seu crush não o nota. O que ele pode fazer? Já está apaixonado. Paralelamente no MV, mostrava como personagem principal o Sungjin, que estava apaixonado por uma menina de sua turma.

Em “I Loved You”, segundo MV lançado, mostra um pouco mais da relação da menina com o Young K, que na minha opinião era o crush dela. Foi um clipe bem importante para a história, pois além do Sungjin ter tido coragem de se declarar, no final pudemos ver que na verdade SunPil não ia rolar (confesso que fiquei bem triste), pois o Wonpil tinha crush na mesma mina de seu bff. A música nos mostra que o autor estava cansado de não ter seu amor correspondido, e por isso resolveu tentar seguir em frente, deixar de amar. Mas é difícil esquecer alguém assim de uma hora pra outra.

Por isso em “When You Love Someone”, o autor da música vai nos descrever como é gostar muito de alguém. O MV mostra um Sungjin conformado por não ter seu amor correspondido, Wonpil o consolando como sempre e a menina ajudando o Young K. A história meio que já estava terminada, mas mesmo assim os fãs (me incluo nessa), esperaram algo a mais do MV de “All Alone”.

A letra fala como o autor se sente só, mesmo se forçando a acreditar que não está. Mas no MV inteiro podemos notar que eles não estão sozinhos. No final das contas, o que nos segura em momentos de solidão e tristeza são as amizades. Vimos nessa história o Wonpil sempre ao lado do Sungjin quando ele tava na bad pela menina, o Young K levando uma surra pelo Dowoon e os dois rindo e conversando depois como se nada tivesse acontecido. Mesmo o clipe tendo sido basicamente flashbacks, só de ver os cinco juntinhos cantando e tocando uma música acústica em um cenário super fofo já aquece meu coração e me faz amar o comeback. Muito difícil não se apaixonar por algo que Day6 faça.

Super Junior – Black Suit

Em 6 de novembro de 2005 Super Junior debutava e, em 6 de novembro de 2017, 12 anos depois, eles fazem comeback com seu 9º álbum de estúdio, Play, e com o MV de Black Suit.

De 15 para 7. Desde o debut, Super Junior já sofreu mudanças tanto no estilo quanto na formação do grupo. Com alguns integrantes já fora e outros afastados, o comeback trouxe Yesung, DongHae, EunHyuk, HeeChul, LeeTeuk, ShinDong e SiWon. No MV, eles incorporam uma gangue de golpistas, que tem como objetivo roubar O GRANDE TERNO que está sendo leiloado. A letra da música vai mais ou menos pelo mesmo caminho: fala sobre o desejo de roubar o coração de uma mulher em uma noite em que eles se sentem especialmente capazes de fazê-lo. Tudo isso pelo poder do terno preto. Até compreensível que no MV eles estejam tão sedentos na roupa, né?

Chiclete na medida certa, a música não soa como algo que foi feito para os grupos mais novos que vem tomando conta do K-Pop atualmente: tem mesmo é a cara do Super Junior.

Com a filmagem de trás pra frente temos não apenas um show de comidas voando e pessoas brigando quando o terno desaparece do leilão, mas também o vislumbre do desespero dos integrantes ao perceber que alguém foi mais esperto que eles. Os cortes onde a tela é preenchida por cada um deles, assim como as cenas onde eles aparecem atuando enquanto, ao redor, dançarinos executam seus números, faz com que o MV pareça uma super produção musical e cinematográfica .No clipe a história é contada de forma pouco linear, você vê partes fora da ordem, mas é o suficiente para entender. E segue spoiler: uma moça é quem leva a melhor.

O MV só deixa na vontade de mais coreografia, já que aparece pouco e a história é priorizada, mas tudo bem SuJu, estaremos aqui no aguardo da Dance Version.

Gugudan – Chococo

Esse é o MV perfeito para os amantes de chocolate! Gugudan está de volta com o seu terceiro ato chamado Chococo Factory. A letra de Chococo é bem divertida e fala sobre uma garota que diz que seus lábios e olhos são de chocolate, chamando a pessoa amada. “Lábios de choco-co-co-co chocolate, meus lábios têm gosto de chocolate”.

Infelizmente, Soyee não participou deste comeback, pois está tratando uma lesão em seus ombros. Desejamos que Soyee melhore e se recupere logo! Fighthing <3

O MV tem a temática de fábrica de chocolate, onde as meninas são controladas por uma boneca gigante que toma conta da fábrica Chococo e elas são funcionárias e cuidam da produção dos chocolates, só que elas têm uma vontade insana de comer chocolate!!!! Esse seria eu se trabalhasse em uma fábrica de chocolates hahaha. A boneca que cuida da fábrica dá muito medo, principalmente quando ela pega as meninas querendo comer o chocolate da fábrica. E elas têm tanta vonatde de comer esse chocolate, que acabam tendo sonhos com ele. O mais legal do MV são as referências a alguns chocolates famosos como Ferrero Rocher e M&M’s que acabaram virando Mimiro Rocher e Gu&Gu’s. O MV é bem colorido e é bem bizarro em algumas cenas, o que o deixa mais divertido ainda! <3 Eu estou simplesmente apaixonado por todo esse conceito, principalmente por ter chocolate envolvido, hehe.

E agora eu vos digo: todo esse conceito de fábrica de chocolate foi inspirado no livro A Fantástica Fábrica de Chocolate, de Roald Dahl. A boneca é uma referência ao Willy Wonka (numa versão beeeeem mais creepy), enquanto as garotas são seus Oompa Loompas. Genial isso, não? E esse conceito inspirado em livros vêm desde o debut do grupo, onde o primeiro ato foi A Pequena Sereia com Wonderland, e no segundo temos a história de Narciso (aquele da Mitologia Grega) em A Girl Like Me.

Block B – Shall We Dance

Os primeiros segundos de música podem enganar os desavisados, uma vibe meio salsa triste em um piscar de olhos já se transforma com o rap do Zico e a melodia encontra o rumo de um ritmo bem mais envolvente e viciante dali para o refrão. Não só viciante, uma vez que você escuta você já sente seus ombros se mexendo mesmo sem você querer.

E não é essa a intenção da música? “Boomboom fique pronto para usar o seu corpo”, a letra fala basicamente sobre você relaxar, ligar o foda-se para os outros e dançar com o bonde. A coreografia também ajuda bastante a chegar na vibe: é tão fácil que se você ver o MV algumas vezes já tá fazendo igual.

Primceiramente, Park Kyung, admiro seu cabelo, irmão, em uma Coreia de mullets você levou esse corte a um novo nível. E por falar de cabelo, U-Kwon e suas tranças me lembram uma polêmica que rolou bem lá no debut do Block B: os antigos dreads do Zico. A apropriação cultural no K-Pop é sempre um tema bem difuso, assim como as discussões que rolam em torno disso, então deixo o ponto solto e a ideia no ar.

O MV no geral é bem divertido, basicamente um dia inteiro de festa com Block B e uma galera que só quer saber de dança, incluindo uma criancinha que impressiona tanto P.O quanto qualquer um que assiste ao MV. Isso tudo com um toque da tal estética VHS aqui e ali pra dar aquele estilinho a mais.

Resumão: Block B faz comeback bom e não surpreende ninguém.

Victon – Remember Me

Victon está de volta com uma das melhores músicas do grupo! <3 O MV de Remember Me é muito bonito, e mostra uma garota assistindo a vários dramas na TV (e os meninos do Victon são os atores!). E em várias cenas, a garota é mostrada junto de alguns membros e isso me faz lembrar da gente assistindo dorama, querendo ficar com o oppa!, hahaha. Com uma coreografia sensacional e uma música viciante, Victon fez um comeback maravilhoso nessa semana.

A letra de Remember Me fala sobre um garoto que quer reconquistar a garota amada após um término, e vemos isso claramente em “Lembre-se de mim em seu coração, então eu posso respirar com você para sempre. Lembre-se de mim. Para mim. Quem perdeu você”.

Não esqueçam de ver esse MV sensacional e ouvir o álbum From.VICTON, vocês não irão se arrepender! Dêem muito amor a esses meninos cheios de talento <3

 

Essa semana foi DESTRUIDORA! O K-Pop quis acabar com todo mundo com essa semana recheada de comebacks T_T <3 E ainda tem mais MVs por vir só nesse mês! Coreia, vamos com calma HAHAHA. Qual foi o MV favorito de vocês desta semana? Conta pra gente! <3

 

Textos por: Savi, Chugga, Bea, Hope e Guigo.

Gifs por: Guigo.