Essa é a parte 1 da série que aborda dicas para escrever. Essa é uma  parceria com a autora BtsNoona. Para ler a introdução, clique aqui


A MOTIVAÇÃO

Por que escrever? Eu, como autora, me pergunto isso o tempo todo. Se você escreve pelo reconhecimento, fama ou validação, talvez não seja sua vocação. Se escreve com o simples objetivo de agradar o leitor, tem algo errado. O bom autor é aquele que escreve porque quer, porque gosta, porque tem uma história presa em si e ela precisa sair. Eu, às vezes, não tenho nem opção: os personagens cospem palavras pelas pontas dos dedos, e quando vejo já estou de novo, frente a uma página em branco no computador, ou com a caneta sobre o papel.

Sou uma grande apreciadora de novos escritores. Admiro pessoas que, mesmo nos dias de hoje em que muito se vê e pouco se lê, ainda são fascinadas pela arte da literatura. Muitos, entretanto, se sentem desencorajados. Há muito na internet, e o anonimato de um perfil online pode trazer o pior das pessoas à tona. Ninguém quer ser julgado, ninguém quer que o texto fique esquecido e não seja lido. Mas se você realmente quer escrever, se precisa, então nada disso vai te parar.

Por isso amo as fanfics. As fanfics são um gênero à parte, em que tanto a leitura quanto a composição de histórias é incentivada por um amor em comum: o ídolo. Pode ser qualquer categoria: jogos, youtubers, livros ou bandas – não importa. As fanfics revelam novos autores, criam novos leitores e impulsionam a literatura nos moldes dos dias atuais. Não faltam leitores de fanfics. E se vier algum metido à besta me dizer que “autor de fanfic não é escritor”, eu vou mandá-lo para um lugar nada gentil.

Porque nós, autores de fanfics, trabalhamos. Bolamos narrativas inteiras, estudamos personagens, lemos, relemos, editamos e suamos pra escrever. A gente não é menos que escritor nenhum, seja lá o nome do personagem. Então, se você já ouviu isso por aí, esqueça. Se você quer mesmo escrever, não é um comentário acéfalo desses que vai te impedir.

Minha experiência é longa, mas eu não sou dona de verdade nenhuma. Tudo o que eu aprendi, tudo o que eu escrevo, nasceu com muito esforço e após a transposição de medos e bloqueios. Eu ainda tenho um percurso extenso, uma evolução infinita à minha frente. Mas, mesmo assim, penso que posso ser de alguma ajuda aos novos nesse universo. Àqueles que tem uma história no peito, que dói lá dentro, que precisam se livrar. Talvez eu possa ajudar com a melhor forma de se livrar dela. É pra isso que eu estou aqui.

Muita gente talentosa, muita gente criativa, mas sinto que são pedras brutas a serem lapidadas. Pois bem, me coloco a disposição para ajudar. Não estou aqui como a voz da razão e não pretendo julgar ninguém. Minha intenção, nesses textos, é abrir caminhos. Contar para vocês o que – na minha experiência e opinião – funciona ou não funciona num bom texto.

Sintam-se meus convidados a discordarem ou concordarem nos comentários. E perguntem! Me contem quais as suas dificuldades, e eu vou compartilhar as minhas. Talvez minhas experiências literárias, tudo o que aprendi até aqui, possa ser de alguma ajuda à novos talentos escondidos.

Beijocas amoras,

~BtsNoona

↞△↠


Estaremos postando toda semana uma dica sobre escrita!

Para ler a Parte 2, clique aqui

Acompanhe a BTSNoona no Twitter e no SpiritFanfics

Acompanhe a Deska, a artista da capa (e também de todas as artes da K4US) Nas redes socias:

Twitter //Instagram//Facebook

Até próxima semana!