O NCT DREAM retornou nesta semana com o novo mini álbum, “DREAM ()SCAPE”, trazendo em seis faixas uma história que gira em torno de temas que são angústias de muitos jovens adultos: a busca pelos seus sonhos, a melancolia que uma rotina trás e até mesmo as caixinhas que somos colocados depois que formamos nossa personalidade na adolescência. 

Mesmo que crescer e amadurecer seja uma experiência universal, Mark, Renjun, Jeno, Haechan, Jaemin, Chenle e Jisung sabem que não são jovens adultos ordinários e que sua história traz um peso diferente para tudo que representam hoje em dia. É isso que está presente tanto no conceito por trás dos vídeos do comeback quanto nas letras das músicas, que possuem participação deles. Mesmo assim, a abordagem não perde um tom teatral, principalmente quando esses assuntos são trazidos de forma romântica e sensual. Porém, não se engane, o negócio é muito mais profundo que isso!

Por isso, decidi fazer uma análise de cada faixa do EP, trazendo referências e minhas opiniões sobre cada uma, mostrando também como elas fazem parte de algo maior que sumariza em poucas faixas quase oito anos de carreira do grupo. É um “sussurro” de liberdade feito aos NCTzens.

Integrantes do NCT DREAM da esquerda para a direita, Haechan, Jeno, Mark, Renjun, Jaemin, Jisung e Chenle (foto:reprodução)

1) Icantfeelanything 

Na primeira faixa, o eu lírico da música está perdido e confuso, tentando sair de algo muito perigoso e escuro, sua própria cabeça. A música aposta em um gênero eletrônico (EDM) e mostra em sua instrumentação essa estranheza que ficar preso em pensamentos nos causa. “icantfeelanything” tem energia de uma intro, e cumpre muito bem o papel de sumarizar o que pretendemos encontrar no álbum a partir dali: a dualidade entre desistir de tudo ou escapar disso e seguir os próprios sonhos. 

2) Smoothie 

Seguindo a tradição de “Chewing Gum” e “Hot Sauce”, Dream retorna em seu single principal com mais uma analogia de comida em “Smoothie”, dessa vez mais safadinhos do que nunca. Mesmo que o MV traga referências aos curtas com uma pegada Sci-fi que falarei mais adiante, a sensualidade não é esquecida durante o clipe. Relações com frutas e órgãos sexuais, as vozes mais grossas dos integrantes, tudo passa ao ouvinte uma sensação visceral. Vamos dizer assim, não é uma vitamina de frutas que tá mexendo com a cabeça deles. Entretanto, isso não é novidade para nenhum fã de NCT, já que eles são reis em criarem hinos de duplo sentido. 

Uma curiosidade legal é que a faixa foi produzida por Alawn, produtor franco-americano responsável por hinos como “Baddie”, “After like” e “Love Dive”, do IVE. Imagina uma collab entre esses dois grupos, não ia sobrar para ninguém!

3) BOX

Assim, não queria dizer nada, mas “BOX” mal te conheço e já te considero pacas. Essa faixa traz um Dream indignado (já diria Gil do Vigor) que as pessoas os coloquem em caixas e os digam o que fazer e falar. Eu levei essa faixa como um recado àquelas pessoas que assumem coisas sobre os sete integrantes e criam uma ideia errada do que são, sejam elas a mídia ou os próprios fãs. Eles estão dizendo: eu sou mais que isso que você está vendo. 

Isso é algo importante, pois além da sociedade já normalmente nos colocar nessa posição, o NCT sente isso de uma forma diferente de nós. Quando se está numa indústria como o K-pop, há um controle ainda maior de falas e atitudes. Vide o que aconteceu com Seung Han, integrante do RIIZE que entrou em hiatus por tempo indeterminado por namorar. 

Em boygroups no geral é muito comum isso de definir papeis, o engraçado, o galante, o misterioso. De um ponto de vista comercial e para identificação dos fãs é muito benéfico, mas vejo nessa faixa uma analogia ao cansaço causado por esses papeis dados à eles. Pode ser loucura da minha cabeça, mas o fato de Mark ter participado no processo de escrita me deixa pensativa sobre o que a composição realmente quer dizer. 

Também, para quem gosta de saber curiosidades de produção, essa faixa teve participação do LDN Noise, duo responsável por músicas muito conhecidas dos SM stans como “4 Walls”, do f(x), “Power”, do EXO, e meu hino da vida, “Love Talk”, do WayV.

4) Carat Cake

Uma música que fala sobre fama e dinheiro, quase como uma forma de ostentação. E isso é demonstrado no trocadilho ao trocarem “Carrot”, cenoura, para “Carat”, quilates. Ou seja, o NCT Dream está contando os “plaque de 100” que seus oito anos como grupo de sucesso trouxeram, afinal não há como negar que eles são um dos grupos mais bem sucedidos da indústria do K-pop. Nessa faixa, é mostrado que talvez não haja só coisas ruins em terem se tornado ricos sendo tão jovens e bonitos. A ostentação é transcrita na produção da música, pois abusa de auto-tune em partes de rap, como é feito há muito tempo por grandes nomes do hip hop como o rapper estadunidense Lil Wayne. 

5) Unknown

Trazendo Mark e Jeno como dois dos co-autores da faixa, “Unknown” é uma música que incentiva o ouvinte a mergulhar de cabeça no desconhecido, mesmo se estiver com medo, deve-se ir com medo mesmo, pois isso pode ser algo decisivo para a realização de um sonho. É uma mensagem que o NCT DREAM sempre trouxe em sua discografia, e mais uma vez quer dividir com os Nctzens. 

Foi uma mensagem muito importante para mim pessoalmente porque estou em um momento importante da minha vida acadêmica onde tudo é muito incerto e nebuloso. O NCT DREAM está comigo em momentos importantes desde o ensino médio, e agora mesmo que todos nós sejamos adultos, sua música ainda me dá coragem para nunca perder aquela criança sonhadora que vive dentro de mim. Chenle cantou “Unknown” no “Lee Mujin Service” e falou que essa música é como se fosse um auto conforto. Então, espero que essa música seja esse conforto para vocês como está sendo para mim. 

Não mude, deixe ir

Seja corajoso, seja forte

Mas vá com calma, sem pressa”

Trecho traduzido de Unknown

6) Breathing 

Essa faixa é nossa “Rainbow’ ou nossa “Dear Dream” do mini álbum. Por mais que ela se disfarce de uma música de amor romântico, “Breathing” finaliza muito bem o EP trazendo uma temática de amizade e amor próprio. O destino trouxe os sete para serem um grupo. Mesmo vindo de diferentes lugares, o sonho os uniu e o que os restava era segurar as mãos uns dos outros, respirar fundo e pular no desconhecido juntos. Podemos ver como esse salto de fé trouxe frutos positivos, pois hoje em dia eles são essa referência para muitos novos artistas. 

É legal ver o grupo participando mais das composições, e nessa faixa não foi diferente, visto que Jaemin, Jisung, Mark e Jeno estão creditados na música. Espero que todos eles tenham oportunidade de se aventurar nisso no futuro se desejarem. 

( )SCAPE Film e outras referências 

Trazendo referências cinematográficas como “Matrix” e “A Origem”, e literárias como “Admirável mundo novo” e “1984”, NCT DREAM lançou pequenos curtas divididos em capítulos sobre jovens que estão presos em uma instituição mental na qual são controlados por medicamentos, monitorados 24 horas, e ranqueados ao ponto de terem que batalhar entre si até a morte.

Em cinco capítulos, é mostrado como eles vão contra o sistema e se juntam ao tentar escapar dessa simulação. “Realização”, “Confusão”, “Mudança”, “Quebra” e “Sonhar Além” é a tradução dos nomes de cada capítulo e combina muito bem com a temática geral. Cada um desses vídeos traz uma das b-sides do EP e com elas se encaixam na “lore” do comeback.

É interessante assistir cada um desses vídeos, pois é legal ver toda a ambientação de prisão mental que os personagens foram colocados. A atuação dos integrantes é maravilhosa e mostra um outro lado do que conhecemos deles como grupo. Não é a primeira vez que eles atuam em seus trailers e teasers, mas muito me agradou vê-los nesse cenário distópico e de ficção científica.  

“Dream Beyond”, o último capítulo traz referências ao Akai Ito, a lenda chinesa que fios vermelhos do destino foram amarrados em todas as pessoas, e os levam até sua alma gêmea. Então, podemos entender pelo vídeo que o NCT DREAM era o destino de todos e os integrantes são a alma gêmea um do outro. Acho isso muito lindo e comprova a teoria que o álbum é uma celebração desses anos de trabalho e união do grupo. 

Não podemos deixar de citar também como no “()SCAPE Film” há várias referências a borboletas e anjos, que representam liberdade, tema das faixas do EP. Neste contexto, todos os vídeos se passam num futuro distópico, mas como dito anteriormente podem fazer referência ao processo que passaram para se tornarem K-idols como o período de trainee e a fama.

Outros artistas da SM Entertainment também têm trazido conceitos de abuso mental e físico em seus MVs de como Taemin e o Red Velvet em seus últimos trabalhos. Ainda não sabemos se isso faz parte de um conceito geral da empresa ou se apenas os fantasmas das experiências em comum os seguem mesmo depois de tantos anos na indústria musical, de qualquer forma é uma mensagem muito forte. 

Ou seja, o NCT DREAM não é inocente (e nem bobo)!

Portanto, esse EP traz mais que temas românticos e sensuais, traz também as angústias que todos podemos nos identificar. NCT DREAM grita em silêncio pela sua liberdade e para que os fãs façam o mesmo, se livrando de quem os prende em caixas. Tenho certeza que alguma das faixas vai te tocar pessoalmente. 

O NCT DREAM veio ao Brasil em 2023 e é esperado que eles retornem para mais shows na América Latina ainda neste ano de 2024. Se eu tiver a oportunidade, não vejo a hora de cantar essas músicas novas em plenos pulmões no show dos kingos. 

10/10

DREAM ()SCAPE

Artista(s): NCT DREAM

Ano de lançamento: 2024

Duração: 18 minutos

Empresa(s): SM Entertainment