Num passado não muito distante, o Twitter do McDonald’s (famosa marca norte-americana de Fast Food, espalhada pelo mundo inteiro) pegou grande parte (ou toda ela) do fandom de K-Pop de surpresa ao postar este Tweet: 

Todo mundo ficou louco. Íamos ter um lanche temático de K-Pop, e o melhor, disponível em vários países (inclusive, o Brasil!), e sabemos que isso é um feito histórico. Não entrando no mérito de tudo o que o BTS já conquistou ao longo de sua carreira, eles não são o primeiro grupo de K-Pop a ter o seu lanche temático na rede, porém, são os primeiros a ter o lanche disponibilizado em diversos países! 

E daí, todo mundo ficou curioso. O que será que viria de diferente nesse lanche do BTS? Várias pessoas começaram a criar teorias se viriam brindes, se algo mais tradicional viria junto, e… Bingo! 

O próprio Twitter oficial do McDonald’s postou que dois molhos inéditos (que existem nos restaurantes coreanos) estariam disponíveis no lanche, como parte da “experiência” de ter um gostinho da Coreia no resto do globo. 

Então, com toda a comunidade ARMY (e outros Kpoppers também, vamos combinar) mobilizada e curiosa por mais informações, a rede foi liberando mais e mais infos de como seriam as pistas para nós. Até mesmo se inspiraram nos tradicionais posts dos grupos de K-Pop para revelar as datas:

Não vou mentir. Achei tudo muito bonitinho e conceitual. O McDonald’s, sabendo da imensa influência mundial do BTS atualmente, fez o dever de casa de forma correta e soube prender a atenção de todos.

Logo, foi liberado a todos que a “Méquizice do BTS” (chamada de BTS Meal em outros países) seria composta de: 1 caixa com 10 McNuggets, 1 Batata Frita (média), 1 Bebida de 500ml (a sua escolha) e 2 molhos inéditos: Sweet Chilli e Cajun. E que o lanche viria em embalagens personalizadas com escritas em Hangul, decoradas com o símbolo do BTS e na cor lilás/roxa. Um mimo. Mais uma vez, ponto pro McDonald’s.

Também foi liberada uma tabela com os países e datas onde a “Méquizice do BTS” estariam disponíveis. 

Descobrimos que o Brasil estava na lista (E o B-Army mais uma vez fazendo tudo!) e que estaria disponível para nós a partir do dia 26/05/2021. E eu, ansiosa que sou, saí direto do trabalho para conferir como seria. Minha curiosidade era grande e em diversos aspectos. Se realmente chegaria nos restaurantes selecionados (vai ter um link no fim do post que dá pra conferir todas as lojas brasileiras com o lanche disponível!), se iam vir nas embalagens personalizadas mesmo, se teriam os molhos, qual seria o gosto deles… 

Ao chegar numa das lojas, nem precisei perguntar. Tudo estava decorado de roxo, com plaquinhas sobre a “Méquizice do BTS”… Estava no lugar certo e aparentemente tudo estava disponível lá (Me perdoem não ter tirado foto da loja decoradinha, eu me esqueci!).

O preço sugerido (pela rede) é de R$ 29,90, mas pelo aplicativo do McDonald’s, você pega cupom de desconto e sai pelo valor de R$ 25,90. Achei bem ok, pois uma McOferta normal não sai por menos desse valor, apenas vem um Hamburger no lugar dos 10 Nuggets, mas em contrapartida, os molhos entram no valor do lanche, coisa que numa McOferta normal, você tem que pagar a parte se quiser. Eu, como boa indecisa que sou, adicionei um Cheeseburger e mais 1 molho por fora, pois achei que seria “pouca coisa”… Me enganei.

Ah, gente. Não vou mentir. Hoje completam 2 anos desde a última vez que o BTS fez show aqui e isso já deixa todo mundo meio sentimental, né… Aí a gente vê um lanche desse, todo bonitinho, decoradinho com as coisas do grupo… Não é preciso muito para iludir agradar um Kpopper. Meus olhos brilharam na hora e a definição de grunhidos foi atualizada com sucesso. 

Achei tudo muito fofo, da caixinha com o detalhe do borahae,  que significa “I Purple You”, ou no português adaptado, “Nós te roxamos”, e tem todo um significado tanto para o BTS, quanto para as ARMYs. No coreano, é uma junção das palavras 보라색 (roxo) + 사랑해 (amor), criado pelo V, dizendo que “significa amor e confiança por um longo período de tempo, pois roxo é a última cor do arco-íris” E que então, “ARMYs e o BTS vão se amar para sempre”, aos potinhos de molho com os nomes escritos em coreano, os desenhos da logo do BTS no lanche, tudo muito mágico. “Ah, mas é só um lanche”, concordo com quem disser. Mas, eu pensei assim: Quando é que talvez eu vá ter a oportunidade de provar um negócio que tem uma colaboração TÃO legal assim? De um grupo que eu gosto pra caramba, sabe? É muito forte para alguém como eu, que acompanho o BTS desde o pré-debut, ver onde eles chegaram, ao ponto de ter um lanche próprio no McDonald’s. Isso é praticamente inacreditável. Então como eu não sabia se depois teria essa oportunidade, preferi optar por seguir meu coração (e estômago também, não posso mentir) e me dei esse mimo sim.

Não perdi tempo. Depois das fotos, saí abrindo os molhos pra provar com os Nuggets e a Batata. Primeiro provei o Sweet Chilli. Ele é agridoce e apimentado ao mesmo tempo, pra quem nunca comeu comida coreana na vida, é bem assim que 90% das comidas de lá são: apimentadas. Então por isso, quando você come esse molho, logo vem a sua cabeça “isso é realmente bem o jeito culinário coreano de ser”. É um molho com aparência gelatinosa, bem gostoso. Só precisa ir com calma quem não tem costume de comer nada apimentado, beleza? Segue minha reação ao provar ele:

Já o Cajun é o que chamamos de maionese temperada. Só que também apimentada. É gostosa, mas não achei melhor que o Sweet Chilli. Sua aparência realmente lembra a de uma maionese, achei ela melhor com a Batata do que com os Nuggets, confesso. Não é ruim, só achei sem graça perto do Sweet Chilli.

Antes de acabar de lanchar, lembrei de tirar fotos aproximadas dos molhos para vocês perceberem as cores/aparências deles e também para que vocês percebam as partículas de pimenta nos molhos. Aviso novamente: quem não tem costume de comer pimenta, só vai com calma, hein!

Em suma, acho que foi uma sacada e tanto da rede. Pegar a imagem do grupo que é a sensação do momento, colocar um lanche “diferente” com molhos que são tradicionais do país desse grupo, e ainda personalizar ele, foi a cereja do bolo para um alavanque enorme nas vendas.

E isso aumenta muito as chances de fazer com que o K-Pop em si não cresça apenas para os adolescentes, mas para outras faixas etárias também, que vão comer nas lojas, ver o produto e na curiosidade, querer provar.

Isso também serve como um teste, para abrir os olhos das marcas ao redor do mundo sobre como eles observam o K-Pop como produto de venda, podendo explorar isso cada vez mais e com cada vez mais outros grupos (se Deus quiser, Ele quer e há de querer, amém). Não é atoa que a Melissa, marca brasileira do Grupo Grendene, lançou há pouco tempo sua linha de sandálias em parceria com a BT21, linha do BTS com a LINE Friends, vendendo não apenas para o Brasil, mas também para outros países. Outras marcas brasileiras também possuem parcerias com a BT21, como a Riachuelo, Lacre21 e a Jandaia. A tendência agora é apenas expandir, com marcas maiores e com alcance global.

Acho que valeu o preço, tanto pelo lanche em si, quanto pela experiência. Mas isso vai de mim, que banco meus próprios boletos. Não vou entrar no mérito de quem acha caro ou barato, sei que não estamos no melhor momento econômico do nosso país, e não vou julgar (mesmo) quem não concordar. Infelizmente, a única coisa que achei “chata” foi não vir nenhum brindezinho. Não custava nada fazerem a linha McLanche ARMY, né? Poxa… Um photocardzinho não ia machucar ninguém, Sr. McDonald’s… 

Procurei pela internet e eles dizem que o período de venda será limitado, mas não definiram de fato uma data limite. Acredito que seja mesmo até quando durarem os estoques. Ou vai que isso vende que nem água e eles resolvem permanecer com pelo menos os molhos no cardápio, né? (Alô McDonald’s, se quiser manter o Sweet Chilli no cardápio fixo eu não vou reclamar não, tá?)

Se você não estiver empolgado o bastante, segue abaixo o anúncio do BTS para a sua “Méquizice do BTS”, legendado pra vocês. E como prometido, também, o link onde vocês podem conferir todos os restaurantes/lojas participantes no Brasil. 

Não marquem bobeira, não se esqueçam que é por tempo limitado. Espero que vocês tenham essa mesma experiência única, até a próxima!