Happiness foi um drama bastante aguardado pela dramalândia em 2021. O motivo é bem simples, a produção marcou a volta do ator Park Hyung Sik as telinhas após cumprir seu alistamento obrigatório e também, o retorno da atriz Han Hyo Joo, depois do seu último trabalho no drama “W” em 2016. Com um elenco de peso como este, o k-drama tem uma história chocante e personagens bem construídos. 

9/10

Happiness

Título original: 해피니스

Roteirista(s): Han Sang Woon

Direção: Ahn Gil Ho

Elenco: Park Hyung Sik, Han Hyo Joo, Jo Woo Jin, Lee Joon Hyuk, Paark Joo HeeBaek Hyun Jin

Episódio(s): 12

Plataformas atendidas: Viki

Gênero: Ação, Thriller, Drama, Fantasia


HISTÓRIA 

Situado no contexto da pandemia de COVID-19, Happiness conta a história de Yoon Sae Bom (Han Hyo Joo) uma policial do serviços especiais SOU (Special Operation Unit) que tem como maior sonho ter a casa própria. Após saber que um novo complexo de apartamentos estava disponibilizando condições mais fáceis para alugar um apartamento para funcionários públicos que tivessem boa pontuação e fossem recém casados, ela decide pedir ajuda a seu amigo e detetive Jung Yi Hyun (Park Hyung Sik), para forjar um casamento. O plano acaba dando certo e os dois começam a morar juntos. 

Porém, quando eles pensam que vão viver uma vida feliz e tranquila, uma nova doença contagiosa surge transformando as pessoas em uma espécie de mortos vivos. Conhecida como a “doença do louco”, quem se contamina sofre com uma sede ininterrupta e começa a desejar o sangue de quem está por perto. Dessa maneira, o caos começa a surgir no complexo de apartamentos, já que a doença começa a se propagar por lá, e todos são obrigados a ficarem de quarentena completamente isolados de toda cidade. 

Enquanto estão tentando sobreviver e não deixar que mais pessoas do prédio sejam contaminadas, Sae Bom e Yi Hyun mantém contato com Han Tae Seok (Jo Woo Jin) um funcionário do governo que trabalhou como executivo em uma empresa farmacêutica, e que é o único responsável por controlar a propagação do “vírus” e conseguir encontrar a cura para essa doença assustadora. 

Além disso, enquanto tentam sobreviver, os moradores do edifício tem que encarar uma batalha social e psicológica, já que existe distinção de classe nos andares do complexo. 

PERSONAGENS 

Yoon Sae Bom (Han Hyo Joo)

é a personagem girl power que amamos. Ela tem uma personalidade forte e está sempre disposta a defender seu ponto de vista para o bem dos demais, mas no fundo tem suas inseguranças e um coração bondoso. 

Jung Yi Hyun (Park Hyung Sik)

é um ex-jogador de beisebol que teve sua carreira encerrada após sofrer uma lesão na perna. Com o seu futuro incerto, ele decide virar um detetive que investiga crimes violentos. Além disso, ele é ex-colega de turma da Sae Bom e nutre uma paixão não tão secreta assim por ela. 

Han Tae Seok (Jo Woo Jin)

Um dos personagens mais misteriosos do drama. Han Tae Seok é responsável por controlar os casos da nova doença e tentar encontrar uma cura, já que uma pessoa próxima a ele foi infectada com o vírus e está entre a vida e a morte. Com isso em mente, ele precisa tomar decisões que vão além do seu interesse pessoal e que podem mudar a vida de milhares de pessoas. 

OPINIÃO

O que mais chama atenção em Happiness é a história ter como pano de fundo a pandemia da COVID-19. Além de mencionar várias vezes os sintomas, as vacinas e o período que tiveram de quarentena, o contexto da pandemia está diretamente relacionado à nova doença que transforma as pessoas em mortos vivos. É interessante a abordagem que fazem, pois abre espaço para um debate sobre a fabricação de novos remédios e as consequências do mesmo, em um período em que todos estão desesperados para conter o vírus e descobrir a cura. 

Outro aspecto importante é a distinção de classe que é feita. O complexo de apartamentos é dividido entre os andares inferiores para pessoas que vivem de aluguel e os superiores são para as pessoas que compraram o imóvel, ou seja, as que possuem maior poder aquisitivo. Contudo, isso se torna uma questão quando todos os moradores precisam juntar forças para sobreviverem, e a situação fica ainda mais complicada quando é preciso fazer racionamento de água e comida. Em um certo momento, isso se torna o ponto central do drama, já que todos estão no meio de um apocalipse zumbi e vivendo a mesma situação, mas mesmo assim alguns moradores preferem manter o status social do que ajudar os outros.

A trama deixa uma reflexão bastante realista já que, durante a pandemia do novo coronavírus, os mais ricos sempre querem mais e tem uma condição melhor, enquanto os mais pobres não têm nem o que comer. Esse é um dos pontos que faz com que Happiness seja mais do que um k-drama sobre o “fim do mundo”, já que o drama faz um paralelo com a atual situação do mundo

Se tratando de uma produção que retrata um apocalipse zumbi, não podemos deixar de mencionar a caracterização dos personagens. Com várias produções de alto nível como “Trem para Busan” e “Alive”, Happiness não fica para trás no quesito maquiagem, já que é tudo pensado nos mínimos detalhes e deixa um aspecto bastante realista quando as pessoas são contaminadas pela doença. Tudo isso dá, também, pela boa atuação do elenco que fez um ótimo trabalho em despertar empatia por certos personagens – acredite se quiser – mas ao mesmo tempo faz com que desejássemos o mal para outros.

Com apenas 12 episódios, Happiness conseguiu transmitir a mensagem que queria passar para além de uma doença contagiosa. É um pouco decepcionante o final corrido que deram para o drama já que em certos momentos fica um pouco vago a forma como é possível encontrar uma cura e como certas situações foram resolvidas. Contudo, esse fator não anula o bom enredo e roteiro dos episódios anteriores. Para quem curte produções apocalípticas e com zumbis, Happiness é a escolha certa para começar uma maratona!  

Texto por Ana Carol | Revisão por Sisi | Equipe de Redação da K4US
www.k4us.com.br | Não retirar sem os devidos créditos