Não é segredo para ninguém que o cinema sul-coreano vem se tornando um divisor de águas para o Cinema Internacional. Produções como “O Hospedeiro” (2006), “Parasita”(2020), dentre outras, estão caindo na graça do público e da crítica especializada, possibilitando até que seus artistas tenham um debut internacional (Park Seo Joon que o diga). Acredita-se que o ano de 2023 não será diferente dos anteriores, visto que durante o Festival de Cannes, que aconteceu em maio, muitas produções sul-coreanas merecerão nossa atenção quando estrearem e colocarão o cinema sul-coreano cada vez mais em evidência. E quem sabe, não garantem uma vaga para o Oscar 2024? Podemos sonhar e torcer!
Venha conhecer algumas dessas produções conosco. Ah, e lembrando, já fique de olho pois a estreia de alguns filmes está prevista para o 2º semestre!
COBWEB
Tido como uma das grandes apostas do cinema sul-coreano deste ano, “Cobweb” é dirigido por Kim Jae Won e traz consigo um roteiro simples, porém bem elaborado e de certa forma, “caótico”. Não por acaso, foi aplaudido de pé durante sua exibição em Cannes. A história do diretor que só deseja terminar seu filme e torcer para que a censura do governo não o vete, começa a dar uma prévia do que podemos esperar.
Por trazer a referência da censura ocorrida na Coréia do Sul durante os anos 70, o filme desperta o interesse do público, inclusive de cineastas que apreciam o estilo noir e bem como a arte de fazer cinema. E se você está familiarizado com o estilo de Wes Anderson, Christopher Nolan, esse filme deverá estar na sua lista. A fotografia em tons coloridos, mesclando com os tons frios durante as transições de cena deixarão um impacto vibrante e garantirá ao espectador uma verdadeira viagem no tempo.
O elenco caótico
“Cobweb” conta com um elenco de peso para contar essa história. Song Kang Ho (Parasita) dará vida ao diretor Kim, que está obcecado em terminar sua obra-prima em meio às loucuras da elaboração do roteiro; Oh Jung Se (Tudo Bem Não Ser Normal), será Kang Ho Se, um dos atores principais do filme; Im Soo Jung (Melancholia) será a atriz veterana Lee Min Mi, a qual fará par romântico com Kang Ho Se; Krystal Jung (Sweet & Sour) viverá Han Yu Rim, uma jovem atriz em ascensão no país e Jeon Yeo Bin (Vincenzo), viverá Shin Mi Do, a principal produtora e agente financeira do filme. Sendo esta última um dos grandes nomes da Coréia do Sul atualmente.
HWARAN
Já ouviram aquele ditado “Nada é tão ruim que não possa piorar”? Pois ele se aplica a história de “Hwaran”. Nessa trama dirigida por Kim Chang Hoon, personagens perigosos fazem escolhas arriscadas para escapar da dura realidade de suas vidas. O enredo é carregado de emoções sombrias e explora até o limite as consequências das escolhas feitas pelos personagens.
Assim como “Cobweb”, “Hwaran” vem cheio de expectativas, ainda mais por ser um filme estilo noir e independente, com poucos efeitos visuais, mas que traz uma fotografia marcante com seus tons frios. Pode-se dizer que possui semelhanças visuais ao famoso e aclamado “Zero Dark Thirty”, de Kathryn Bigelow. Ou seja, podemos esperar muita ação, drama e suspense.
Conheça o elenco
Se Cobweb já possui um elenco de estrelas, “Hwaran” não é diferente. O longa é estrelado por Song Jong ki (Vincenzo) como o criminoso e causador de sofrimentos, Chi Geon; O ator em ascensão Hong Xa Bin (Tune in for love) como Yeon Gyu, que busca fugir do inferno que sua vida se encontra. O filme também conta com a solista BIBI, Park Bo Kyung (Little Women), Jung Jae Kwang (Vertigo) e Kim Jong Soo (Kingdom).
PROJECT: SILENCE
É tensão e suspense que você quer? Pois aqui está! “Project: Silence” é o mais novo thriller sul-coreano dirigido por Kim Tae Gon e, assim como “Cobweb” e “Hwaran”, foi aclamado durante o Festival de Cannes. Traz em seu enredo a história de pessoas presas em uma ponte de aeroporto, a qual se encontra coberta por uma névoa espessa e não identificável, enfrentando a ameaça de colapso e lutando para sobreviver a uma inesperada cadeia de desastres.
Se você cresceu nos anos 2000, essa história lhe soará um pouco familiar. O Nevoeiro, clássico independente de 2006, traz uma história parecida, mas com uma diferença. Os personagens não demoram para identificar o que está por trás do nevoeiro, e se você se lembra bem, não era coisa boa. Mas em Project: Silence, os acontecimentos beiram a imprevisibilidade, tornando as tensões durante as transições de cena cada vez maiores.
Um elenco de estrelas
Project: Silence conta com um elenco relativamente conhecido do mundo dos k-dramas, do cinema e entretenimento. Lee Sun Kyun (Parasita), Ju Ji Hoon (Jirisan) serão os responsáveis por fazer a trama ganhar ritmo. Além disso, também estão escalados Kim Hee Won (House on Wheels), Moon Sung Geun (Life), Ye Soo Jung (The King of Tears), a atriz, cantora e modelo membro do extinto grupo M.I.L.K, Park Hee Bon, Park Ju Hyun (Mouse), Kim Tae Woo (Mr.Queen) e Kim Soo An (Train to Busan).
Não é para menos que as produções sul-coreanas vem ganhando oreconhecimento merecido. A onda “Hallyu” proporcionou que essas obras alcançassem o mesmo nível de produções ocidentais, chegando a competir em premiações a nível internacional. Esperamos que mais produções como essas continuem a entrar na briga por prêmios importantes e proporcionando maior visibilidade para os atores e para as produções do país.
Aguardamos ansiosos esses filmes chegarem no Brasil!
Gostou desse post? Nos acompanhe em nosso site e redes sociais para mais conteúdos relacionados!
Aproveite e leia também
Texto por Mari Araújo | Revisão por Ana Carol | Equipe de Redação da K4US | k4us.com.br | Não retirar os devidos créditos